Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Volvo apresenta ônibus elétrico híbrido no Smart City Business America

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Volvo, empresa sueca eleita a mais sustentável do setor autoindústria pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014, apresentará na Smart City Business America Congress & Expo o projeto do ônibus elétrico híbrido articulado. O evento acontece entre os dias 19 e 21 de maio deste ano em Curitiba. O ônibus será testado na Linha Verde da capital paranaense, no primeiro semestre de 2016.

O projeto de eletromobilidade é uma parceria entre a prefeitura de Curitiba e a Volvo Bus Latin America. O projeto conta ainda com o apoio da Urbs, da Universidade Federal do Paraná e do Sindicato das Empresas de ônibus do Transporte Coletivo.

A montadora também será responsável pela realização do Fórum de Mobilidade, durante o Smart City Business, que reunirá lideranças políticas, empresas e especialistas em torno da discussão sobre melhorias e inovações tecnológicas para a mobilidade nas cidades.

O modelo convencional do ônibus elétrico híbrido foi lançado em outubro deste ano em Hannover, na Alemanha, na Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA). A tecnologia foi testada em Gotemburgo, na Suécia, e os resultados demonstram uma redução no consumo de combustível e de emissões de CO2 em até 75% em relação ao ônibus convencional movido à diesel. O veículo desenvolvido para Curitiba irá operar 70% no modo elétrico, 30% no modo híbrido, e terá tecnologia plug-in com dispositivos para recargas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

“Mais uma vez Curitiba sai na frente e dá passos concretos em direção de ser uma cidade inteligente e sustentável”, diz Leopoldo de Albuquerque, presidente do Smart City Business America Congress & Expo.

Os testes do novo veículo atenderão a demanda de Curitiba por alta capacidade de transporte e baixa emissão de poluentes. O projeto não terá custos para o município, referência no país em termos de planejamento urbano, qualidade de vida e acessibilidade. "Nosso grande desafio é provar que a tecnologia é viável do ponto de vista econômico, ambiental e operacional", afirma Rafael Nieweglowski, coordenador do City Mobility da Volvo Bus Latin America. Além de Curitiba, participam do projeto as cidades de Estolcomo, Londres, Edimburgo, Luxemburgo, Montreal, Bogotá, Santiago, Xangai, Bagalore e Iskandar.

Sobre o Smart City Business America
O evento Smart City Business América Congress & Expo acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio de 2015, e discutirá os principais desafios das cidades, especialmente as demandas estruturais relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia.

Durante o encontro serão apresentadas novas tecnologias e tendências para levar às cidades mais inteligência e qualidade de vida. Será também um espaço de debates entre governos, empresas e entidades ligadas ao planejamento urbano e à busca de soluções transformadoras.

O Smart City Business America Congress & Expo é realizado pelo Instituto Smart City Business em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná e a Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Informações: Maxpress

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960