Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Projetos de corredores de ônibus em Goiânia são aprovados pelo Ministério das Cidades

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, anunciou ontem que os projetos dos corredores preferenciais de ônibus apresentados pela Prefeitura de Goiânia foram aprovados pelo Ministério das Cidades, que divulgou portaria incluindo as obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Pacto pela Mobilidade. Após a análise técnica bem-sucedida, a administração municipal está apta a iniciar o processo burocrático junto à Caixa Econômica Federal para a realização das licitações.
Foto: Rede Integrada de Transporte Coletivo
Neste ano, o prefeito Paulo Garcia fará um dos maiores investimentos em obras de mobilidade da história da Capital. Somente em corredores preferenciais de ônibus, ele aplicará R$ 145.323.461,00.

Os projetos beneficiam as avenidas T-7, T-9, 85, 24 de Outubro, Independência e T-63. Paulo Garcia diz que a administração está investindo em projetos que vão garantir a mobilidade futura da população. "O planejamento do trânsito é prioridade para a Prefeitura de Goiânia, que está promovendo obras estruturais que vão dar fluidez ao transporte coletivo e organizar o trânsito, garantindo uma melhor mobilidade urbana para as próximas décadas".

A presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Patrícia Pereira Veras, afirma que este é um trabalho inédito para a Capital e o País, que está recebendo recursos vultosos para os corredores preferenciais de ônibus. "Essas obras vão permitir uma estruturação viária com espaços democráticos para pedestres, transporte coletivo, ciclistas e veículos particulares".

Patrícia explica que, com esses corredores preferenciais, a Capital terá 46,5 km destinados à circulação dos ônibus, que vão promover a integração de 66 linhas, beneficiando 601.164 usuários do transporte coletivo por dia.

Liberação dos recursos

A presidente da CMTC afirma que os técnicos da companhia e da Caixa Econômica Federal já estavam com diálogo adiantado sobre os procedimentos que serão necessários para a liberação dos recursos. Segundo ela, o ingresso com os documentos na Caixa é prioridade e acontecerá nos próximos dias.

O coordenador dos Corredores Preferenciais de Goiânia, Sávio Afonso, diz que, após essa etapa, a CMTC vai aguardar apenas o aval da Caixa para a abertura de licitações. A previsão é de que a concorrência pública para as obras do corredor da Avenida T-7 seja aberto no segundo semestre.

"A implantação desses corredores é fundamental para que tenhamos melhorias efetivas para o cidadão, que deixará de enfrentar longo tempo de espera, e no serviço prestado pelas empresas concessionárias", afirma.

Novas licitações

Ainda no segundo semestre, a Prefeitura de Goiânia também deve realizar os outros processos licitatórios contemplando as outras cinco obras dos corredores, o que vai garantir agilidade na execução das seis faixas preferenciais. Sávio reforça que Goiânia é uma das cidades brasileiras que receberam recursos neste ano, e deve iniciar as obras com mais agilidade porque os projetos de tráfego dos corredores estão todos concluídos.

Ele se recorda que depois do anúncio dos recursos para a mobilidade urbana pela presidente Dilma Rousseff, em 13 de março deste ano, o governo federal publicou a decisão no Diário Oficial da União, em 23 de abril. A partir desta data, o Ministério das Cidades abriu prazo para as cidades enviarem as cartas-consultas dos projetos. "Os projetos de Goiânia foram encaminhados de forma quase que imediata e a administração municipal teve a aprovação do Ministério das Cidades e agora já pode iniciar os trâmites de liberação dos recursos junto à Caixa Econômica Federal".

Por Hemilton Prateado
Informações: Diário da Manhã

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960