Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande inicia obras na avenida da Prainha

sábado, 21 de setembro de 2013

O Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande inicia as atividades referentes às obras de reforço sobre o canal da Prainha. As equipes de engenharia estão se mobilizando e neste sábado serão iniciados os trabalhos na nova frente de serviço, com a execução das estacas, que faz parte da fundação da estrutura.

Para que a obra seja realizada serão necessárias intervenções no trânsito ao longo da avenida. A construção será feita por etapas e a primeira delas será no trecho compreendido entre o entroncamento com as XV de Novembro e Dom Bosco. As atividades nos demais trechos serão executadas após autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que está analisando os relatórios do resgate arqueológico realizado na região.


No trecho liberado para as obras, inicialmente será necessário o bloqueio de uma faixa de rolamento de ambos os lados da pista para executar o estaqueamento. O maior fluxo de trabalho será realizado no período noturno, com objetivo de reduzir o impacto no trânsito.

Por se tratar de uma estrutura histórica em Cuiabá, o córrego da Prainha será totalmente preservado. A área foi minuciosamente estudada pelas equipes de engenharia civil (projetista e de produção) e ambiental, incluindo arqueologia e sondagens usando um scanner sobre o canal, que verificou a profundidade do canal e outros elementos importantes na definição do método construtivo.

Sobre o canal reforçado será implantada a via permanente, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Para tanto, o Consórcio VLT adotou um método construtivo que vai impactar minimamente na estrutura do canal, que tem cerca de 2 km de extensão, entre a avenida XV de Novembro, no Porto, até próximo à sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA).

A OBRA

O sistema construtivo adotado pelo Consórcio VLT prevê a execução de estacas nas laterais do canal e a colocação de lajes sobre a estrutura original do córrego, de forma a construir um reforço supracanal, sem sequer apoiar na atual estrutura, preservando toda a composição existente atualmente. Isso possibilitará um sistema construtivo mais moderno, ágil e que diminui significativamente a quantidade de obras no local.

Informações: O Documento

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960