Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ruas de Curitiba podem ganhar faixa exclusiva para ônibus

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Urbs estuda implantar faixas exclusivas para a circulação de ônibus em algumas ruas de Curitiba com o objetivo de aumentar a velocidade média do transporte coletivo. Muitas linhas que circulam fora das canaletas exclusivas enfrentam lentidão em vias comuns.
Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo
O presidente da Urbs, Ro­berto Gregório da Silva Júnior, diz que o transporte coletivo terá prioridade em relação ao individual. “Vamos trabalhar no estudo de faixas exclusivas, ampliação dessas faixas, de forma a garantir um padrão mínimo de velocidade do transporte coletivo.”

Essa proposta também foi apresentada na Câmara Mu­nicipal. O vereador Valdemir Soares (PRB) reapresentou um projeto de lei – arquivado em 2008 – que propõe a instalação dessas faixas na Zona Central de Tráfego (ZCT) em vias com três ou mais pistas de circulação. De acordo com o projeto, os ônibus terão uma faixa preferencial quando a via tiver até três pistas de rolamento e exclusiva no caso de ruas com quatro ou mais pistas. Em sua justificativa, o vereador diz que a medida tornará o sistema mais eficiente, atraindo mais usuários.

Planejamento

Especialistas veem com simpatia a ideia de faixas exclusivas, mas discordam da forma como o processo está sendo conduzido. “O transporte coletivo tem que ser prioridade, não há dúvida. 

Pista só para ônibus é uma realidade em São Paulo

Em São Paulo, as faixas exclusivas para ônibus são comuns. Os motoristas que desrespeitam a exclusividade das faixas, por onde só circulam ônibus e táxis com passageiros, são punidos com multas. Carros só podem trafegar pela faixa em finais de semana e feriados, com horários determinados.

O professor Ramiro Gonçalez faz uma analogia do quadro de Curitiba com o da capital paulista. Na avaliação de Gonçalez, durante anos São Paulo priorizou o transporte individual, com a construção de viadutos e alargamento de avenidas, que resultaram em um imenso congestionamento. Mesmo com a adoção de faixas exclusivas de ônibus e metrô, ele avalia o transporte paulistano como lento.

Para ele, Curitiba está indo pelo mesmo caminho, mas tem tempo de reverter a situação e a adoção de faixas exclusivas é uma solução viável. “Caminhamos para ter, com a Região Metropolitana de Curitiba, 3 milhões de pessoas e 2 milhões de carros. Cada carro ocupa seis metros quadrados. Não tem espaço físico para todo mundo. Sou favorável a qualquer ação no sentido de priorizar o transporte coletivo”, afirma. (FT)

Por Fernanda Trisotto

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960