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Decisão judicial mantém tarifa de ônibus em Manaus a R$ 2,75

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Ministério Público do Estado (MPE) informou, nesta sexta-feira (21), que dentro de 20 dias, a contar da próxima terça-feira, 25, entrará com recurso para tentar reverter o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 2,75. Ainda segundo o MPE, a Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon) está aguardando os autos do processo para que seja feita a análise dos documentos apresentados pelo município de Manaus.

Na noite de quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) derrubou liminar que mantinha a tarifa a R$ 2,25 na capital.

O presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, informou que, nesta sexta, as empresas iniciaram a reprogramação dos computadores de bordo dos ônibus para a cobrança da tarifa de R$ 2,75.

Cavalcante disse, ainda, que agora só depende das empresas fazer valer a nova tarifa. “Elas são as maiores interessadas, afinal se deram conta de modificar o sistema quando o reajuste foi suspenso, imagina agora que é para ganhar mais”, disse.

Na manhã desta sexta, o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), Fernando Borges, informou que as empresas ainda não haviam recebido nenhum comunicado oficial da SMTU sobre o reajuste da tarifa e que, dificilmente, a nova tarifa passaria a vigorar neste sábado, já que são necessárias 48h para a reconfiguração dos carros.

Reação
Os deputados estadual José Ricardo (PT), federal Francisco Praciano (PT) e o vereador Waldemir José (PT) informaram que vão ingressar no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com uma Ação popular contra o reajuste da tarifa.
Segundo José Ricardo,  os advogados estão verificando todos os aspectos legais da peça, e caso o plantão do Tribunal aceite, a ação será protocolada antes de terça-feira, 25.

“Não podemos ficar calados. Esse é um reajuste abusivo é  um chute de informações que a Prefeitura fez com base em dados das empresas”, disse ele, referindo-se ao argumento das empresas de que somente com o aumento da tarifa é possível renovar a frota.

Na semana passada, José Ricardo encaminhou requerimento para o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) solicitando a relação dos ônibus recém-chegados à cidade para que com a análise dos chassis, haja a confirmação se todos são novos.  “Há indícios de que parte desses coletivos foi apenas maquiada para parecer nova. Estamos falando de renúncia fiscal, dinheiro do povo retirado da saúde, da segurança e da educação e colocado nas mãos dos empresários do transporte coletivo”, disse.

Executivo
Com a derrubada da liminar que suspendia o reajuste da tarifa de ônibus, o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Equias Sobrinho, garantiu que, a partir de hoje, o valor cobrado pelos ônibus executivos salta de R$ 3 para R$ 5,50.


Fonte: D24 AM

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Prefeitura de Curitiba entrega mais 161 ônibus novos nesta segunda

Curitiba ganhará na segunda-feira (24) mais 161 ônibus zero quilômetro para a Rede Integrada de Transporte.  Serão 13 novos biarticulados de 28 metros; 35 Ligeirinhos; 6 Interbairros; 63 Alimentadores e 44 Convencionais.

Esta é a terceira entrega de ônibus feita neste ano como parte de um projeto que prevê uma renovação de 30% da frota em 2011. Até dezembro serão 557 ônibus novos no total, num investimento de R$ 253 milhões.

Com os novos ônibus, a idade média da frota de Curitiba cai de 4,7 para 4,5 anos. Os resultados são mais conforto e segurança para os passageiros e redução na emissão de poluentes.  Só a renovação da frota neste ano significa 18.273 toneladas de poluentes a menos.

Modernos, os novos veículos atendem em 100% as normas nacionais de acessibilidade. Esta é outra vantagem da renovação constante que vem sendo feita: a acessibilidade no sistema de transporte em Curitiba é de 90%.

A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem 1.915 ônibus e registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil. São 355 linhas, 364 estações tubo, e seis mil pontos de parada. Os ônibus da RIT percorrem por dia 490 mil quilômetros e fazem 21 mil viagens/dia.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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Usuários apontam problemas do transporte público no Maranhão

Em grande parte do Estado do Maranhão, as dificuldades dos usuários de transporte público são praticamente as mesmas. Tanto na capital quanto em vários municípios, a frota não é suficiente para atender a demanda. Em algumas cidades, as pessoas são obrigadas a esperar horas por transporte debaixo do sol porque faltam abrigos nos pontos. E, às vezes, acredite, falta o próprio transporte público.

As prefeituras de Timon e Bacabal se manifestaram sobre os problemas mostrados na reportagem. Em nota, a assessoria da Prefeitura de Timon reconheceu o problema com as paradas de ônibus e disse que trabalha no desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana em parceria com o governo federal. Já segundo a assessoria de Comunicação do município de Bacabal, não existem linhas definidas para o transporte coletivo no município, mas existe, na Câmara Municipal, um projeto para regulamentar o serviço de transporte publico.


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Frota de transporte coletivo será reforçada em Cuiabá para atender os candidatos do Enem

A frota de transporte coletivo de Cuiabá será reforçada neste sábado e domingo (22/23-10), em virtude da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As instituições de ensino com maior número de candidatos terão linhas ampliadas para atender a demanda de usuários.
 
As universidades de Cuiabá (Unic) e Cândido Rondon (Unirodon), localizadas na avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), são os locais de provas que receberão mais candidatos, dez mil em cada instituição. Por conta disso, no primeiro dia de prova, sábado (22-10), o número de ônibus que atenderá a região permanecerá o mesmo no período da manhã, com 39 veículos.
 
“A frota de sábado pela manhã conseguirá atender o número de candidatos. Como as provas começarão às 12 horas (meio-dia), horário em que há pouco fluxo no transporte, os veículos serão suficientes”, explicou o diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Gabriel Muller.
 
No sábado à tarde (22-10) e no domingo (23-10) as linhas serão ampliadas com mais veículos. Além das linhas 306, 313, 315, 360, 409, 410, 512, 602, 606, 704, que já atendem a demanda da Unic e Unirondon, as linhas 301, 315 e 360 deverão auxiliar a região, estendendo seu itinerário, das 9h às 12h e das 15:30h às 18h. A linha 308 atenderá o Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec), localizado na avenida Presidente Afonso Penna, onde receberá 4 mil candidatos.
 
De acordo com Gabriel Muller, além do reforço, carros ficarão de prontidão para atender demandas não previstas.  
 
Tranquilidade
 
Para não comprometer a fluidez no trânsito, os agentes da SMTU, juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar coordenarão o tráfego de veículos na capital, orientando os motoristas a não estacionarem em locais proibidos e em fila dupla.
 
Para evitar transtornos, o coordenador de Trânsito do SMTU, Rogério Taques, orienta os candidatos no sentido de se organizarem. “Até o horário de entrada da prova, o trânsito ficará intenso. É recomendável que as pessoas saiam mais cedo, evitando qualquer imprevisto”, informou.
 


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Curitiba reforça o número de ônibus no fim de semana por causa do Enem

Dezenas de linhas do sistema de transporte coletivo terão reforço, neste sábado e domingo (dias 22 e 23), a partir das 10h, em virtude da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2011, em diversos estabelecimentos de ensino de Curitiba. Algumas linhas especiais também funcionarão apenas por causa do evento.

Em todos os endereços, sábado e domingo, os portões abrem às 12h; o fechamento dos portões e início da prova será às 13h. No sábado, o término das provas será às 17h30, e no domingo, às 18h30. Nos dois dias, candidatos inscritos, e que sigam os preceitos do culto sabatista, iniciam as provas às 19h, com término previsto para as 23h30.

As provas se realizarão no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR), no Prado Velho; Universidade Positivo, no Campo Comprido; Universidade Brasil, no Tarumã; Faculdades Santa Cruz, no Capão Raso; Faculdades Opet, no Bom Retiro; Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico, no Jardim das Américas; Faculdade Espírita, no Mossunguê.

Confira as alternativas das linhas especiais e de reforço disponíveis:

• Sábado / Domingo - Especial José Loureiro / PUC – às 10h30 e às 10h52, é o reforço da linha Raquel Prado / PUC, no trecho entre a rua José Loureiro e a Universidade.

• Sábado / Domingo -  Especial Linha Direta (Ligeirinho) Aeroporto – às 10h20 e 10h50, reforço no Centro Cívico; às 10h30, reforço também na estação-tubo que fica na praça Baden Powell, na esquina da rua Mariano Torres com a avenida Sete de Setembro.

• Sábado -  Interbairros I (sentido horário) – reforço – no sentido PUC, reforço, às 10h46 e 11h06, no ponto da rua Tapajós. Às 10h50, esse reforço se dará no ponto Prefeitura. Domingo – o reforço, na rua Tapajós, será às 10h41 e 11h11. Já no ponto da Prefeitura, haverá ônibus de reforço às 10h45.

• Sábado / Domingo – Itupava / Hospital Militar – reforço – às 10h30, reforço de frota no ponto da praça Zacarias, em direção ao Hospital Militar.

• Sábado / Domingo -  Especial Nilo Peçanha – reforço – Candidatos com prova agendada na Faculdade Opet, cujo campus fica na rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro, contam, às 10h30, com reforço da linha no ponto inicial no centro, que fica na travessa Nestor de Castro – fundos da Catedral Basílica Menor.

• Sábado / Domingo -  Especial Praça Tiradentes / Tuiuti Barigui – estudantes dispõem de reforço, às 10h30, de ônibus que saem da praça Tiradentes, em direção à Universidade Tuiuti do Paraná – campus Barigui.

• Sábado / Domingo -  Especial Capina do Siqueira / Tuiuti Barigui -  Às 10h e 11h, ônibus de reforço saem do Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti, e atendem também a Faculdade Espírita do Paraná.

• Sábado / Domingo -   Especial Universidade Positivo – Às 10h e 11h, reforço, no Terminal Campo Comprido, rumo à Universidade Positivo.

• Sábado -  Interbairros II – reforço – ônibus articulados da Empresa Tamandaré reforçam o atendimento, às 10h30 , no Terminal Hauer.

•  Sábado -   Cabral / Portão – reforço – ônibus extras saem, respectivamente, do Terminal Cabral, rumo ao Terminal Portão, às 10h30 e 10,54, facilitando o deslocamento para quem se dirige à PUC. No domingo, esse atendimento será às 10h30 e 10h41.

• Sábado / Domingo – Interbairros II – reforço – ônibus articulados saem do Terminal Campina do Siqueira.

• Sábado / Domingo -   Especial Linha Direta Inter 2 – reforço -  esse reforço se dará, nos dois dias, às 10h30, no Terminal Cabral, permitindo deslcomentos rápidos dos candidatos aos vários pontos de provas.

• Sábado / Domingo – Especial São João – reforço -  também no Terminal Cabral, no fim de semana, reforço, em direção aos bairros, em carros extras às 10h30.

• Sábado / Domingo -  Cassiopéia -  o reforço será cvom ônibus que às 10h30 saem em maior número, se necessário, do Terminbal Boa Vista para os bairros.

• Sábado / Domingo -  - Cabral / Osório – reforço -  a linha troncal, ligando o Terminal Cabral à praça Osório, reforça a frota às 10h30, nos dois dias. O reforço atenderá prioritariamente a Faculdade Opet, cujo campus fica na rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro.

• Sábado – Cabral / Portão – reforço -  às 10h34, linha que liga o Terminal Cabral ao do Portão terá reforço, com a entrada em operação de mais ônibus articulados. No domingo, esse reforço, no mesmo sentido, se dará às 10h14.

• Sábado / Domingo -  Sagrado Coração – reforço -  nos dois dias, ônibus extras saem, às 10h30, da praça Santos Andrade até o Terminal Bairro Alto, atendendo o público que fará prova na Unibrasil, no Tarumã.

• Sábado / Domingo -   Especial Linha Direta Bairro Alto / Santa Felicidade – reforço -  às 10h30, reforço de ônibus ligeirinhos no Terminal Bairro Alto.

• Sábado -  Especial Interbairros V -  Às 10h28 e 10h30, os candidatos contam com reforço de frota no Terminal Oficinas, rumo aos terminais Portão e Fazendinha, atendendo prioritariamente quem se dirige à PUC-PR. No domingo,  esses reforços serão às 10h05 e 10h30.

• Sábado / Domingo -  Especial Linha Direta Inter 2 -  Ligeirinhos reforçam o atendimento, nos dois dias, às 10h30, com embarques no Terminal Capão da Imbuia. Ainda no sábado e no domingo, também às 10h30, a linha Inter 2 tem reforço no Terminal Hauer.

• Sábado / Domingo -  Especial Santa Bárbara – reforço -  nos dois dias, saídas de carros extras, às 10h30, da praça Ruy Barbosa.

• Sábado -   Cabral / Portão – reforço -  saída de carros extras, às 10h54, do Terminal Portão, em direção ao Terminal Cabral. No domingo, o atendimento se repete às 10h27.

• Sábado / Domingo -  Interbairros II – reforço – ônibus reforçam atendimento, às 10h30, no Terminal Capão Raso.

• Sábado / Domingo – Especial Linha Direta Inter 2 – nos dois dias, às 10h30, haverá reforço de frota nos terminais Capão Raso e Portão.

• Sábado / Domingo -   Especial Capão Raso / Faculdades Santa Cruz – campus sede -  nos dois dias, saídas de ônibus extras, às 10h15, do Terminal Capão Raso, rumo à Faculdade.

• Sábado / Domingo -   Interbairros V  -  nos dois dias, reforço, às 10h30, com saída dos ônibus do Terminal Fazendinha.

• Sábado / Domingo -  Às 10h15 e às 10h45, respectivamente, ônibus extras da linha Vila Velha saem da praça Ruy Barbos, em direção à Uniandrade, que fica no bairro Santa Quitéria.

• Sábado / Domingo -  Especial Fazendinha / Uniandrade Santa Quitéria – via Cotolengo -  saídas, nos dois dias, às 10h15 e 10h45, respectivamente, de ônibus extras, do Terminal Fazendinha.

• Sábado -  Especial Interbairros V – carros extras ligam os terminais Fazendinha, Portão e Oficinas, beneficiando quem faz provas na PUC, que fica no Prado Velho. No domingo, esse reforço, no Terminal Fazendinha, será às 10h23.

• Sábado / Domingo - Especial Campina do Siqueira / Tuiuti Mossunguê – nos dois dias, às 10h30, reforço da linha que liga o Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti – Campus Mossunguê.

• Sábado -   Interbairros I – sentido anti-horário – reforço – às 11h10, o candidato dispõe de reforço de frota no ponto Prefeitura, que fica perto da rótula do entro Cívico, em direção à PUC. No domingo,  esse reforço no mesmo local será às 11h15.

• Sábado / Domingo – Especial Linha Direta Bairro Alto / Santa Felicidade – reforço -  nos dois dias, os ligeirinhos com embarque na estação-tubo da praça Tiradentes, a poucos metros da Catedral, terão frota reforçada, em direção ao Terminal Bairro Alto, às 10h30.


Informações da URBS

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Pernambuco corre contra o tempo para deixar os terminais integrados prontos até 2014

Já não era sem tempo. O governador Eduardo Campos anunciou a ordem de serviço de obras estruturadoras dos terminais integrados de passageiros. E tempo de execução é curto.

A meta do governo é fazer a entrega dos equipamentos em 2012. Aliás, 2012 vem sendo apontado como o ano chave para entrega de grande parte dos equipamentos viários anunciados desde 2009.

Entre as obras está a do Terminal Integrado São Cosme e Damião, que será o principal ponto de integração para a cidade da Copa. O TI fica entre as cidades de Recife e São Lourenço da Mata e terá investimentos na ordem de R$ 17 milhões. O terminal terá duas plataformas de embarque e desembarque.

Uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. A obra tem duração de 12 meses.

Já a  obra do Corredor do Ramal de Acesso à Cidade da Copa, que fará a ligação do TI Cosme e Damião à Arena também já começou. A Ordem de Serviço foi dada no início deste mês. As empresas consorciadas Mendes Junior/Servix venceram a licitação – um investimento R$ 131 milhões.

Enquanto isso, os processo de licitação dos corredores exclusivo de ônibus dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste ainda estão em andamento. um investimento total de R$ 476 milhões, sendo R$ 129 milhões de recursos do Tesouro Estadual e R$ 347 milhões do PAC Copa. Para o Norte-Sul, o investimento é de R$ 159 milhões, já o Leste-Oeste terá um custo de R$ 165 milhões.

E finalmente, a passarela do Aeroporto Internacional Recife/Guararapes – Gilberto Freyre também ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. Sua licitação também será anunciada pelo governador Eduardo Campos – um investimento de R$ 27 milhões.

Segundo o secretário Danilo Cabral, Pernambuco segue em ritmo acelerado para cumprir os prazos com o Governo Federal. “O Governador Eduardo Campos assumiu com a presidente Dilma a responsabilidade de finalizarmos todas as obras de mobilidade até o final de 2013 e é isto que estamos fazendo”.

Demais intervenções: Serão lançados também os editais de licitação para a reforma dos Terminais do Recife, Igarassu e Camaragibe e para contratação de projeto executivo de reforma dos TIs de Afogados e Cavaleiro. Ainda serão licitados equipamentos (kit básico) que irão padronizar os 13 Terminais existentes e os que estão em construção. Através do Fundo de Manutenção, também será dada a Ordem de Serviço para a reforma emergencial dos Terminais de Integração do Barro e Cavaleiro e de outros cinco miniterminais.


Fonte: Blog da Mobilidade Urbana

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Mau tempo adia implantação de novo corredor BRS na Zona Sul do Rio

A implantação do corredor exclusivo de ônibus rápido (BRS) na Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo e a Avenida Lauro Sodré, na Zona Sul da cidade, foi adiada. O corredor seria instalado no sábado (22). As informações foram divulgadas pela Secretaria municipal de Transportes, nesta quinta-feira (20).

Segundo a secretaria, o motivo do adiamento foi o mau tempo nos últimos dias, que impossibilitou a pintura da faixa preferencial nas duas vias. Ainda não há uma nova data prevista para a implantação do BRS.

BRS na Zona Norte

Na quarta -feira (19), a prefeitura anunciou que os corredores exclusivos de ônibus rápidos vão chegar à Zona Norte da cidade até o ano que vem. No Centro, o sistema começa a funcionar já em dezembro.  O modelo é aposta do governo municipal para organizar o trânsito e o transporte para a Copa do Mundo de 2014.

No Centro, o sistema será instalado nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Presidente Vargas. Haverá ainda um novo corredor nas Ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul. Já na Zona Norte, o modelo será implantado na Tijuca, em Vila Isabel e nas Avenidas Marechal Rondon e 24 de Maio.

Zona Sul

O BRS na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.
No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a operar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.



Fonte: G1.com.br


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Tarifa de ônibus em Manaus vai custar R$ 2,75 á partir de sábado

O juiz plantonista do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, anunciou na noite desta quinta-feira a suspensão da liminar do juiz Rossilberto Himenes, a qual impedia a prática da tarifa do transporte coletivo da capital reajustada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a nova tarifa de R$ 2,75 – R$ 0,50 a mais que a tarifa atual - passa a valer a partir deste sábado (22/10).

Foto: Ney Mendes
No último dia 7, foi publicado o decreto assinado pelo prefeito Amazonino Mendes que determinava o aumento e que passaria a valer no feriado do Dia das Crianças (12/10). A tarifa, mesmo com suspensão por ordem judicial sob a alegação de que faltavam provas do cumprimento das condições previstas no contrato assinado após a licitação, foi praticada pelas dez empresas que detêm a concessão do serviço na capital, por dois dias seguidos.

A ação que culminou na suspensão foi de autoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), o qual se manifestou, no início da semana, sobre a polêmica, informando por meio de nota que o aumento poderia ser concedido com a comprovação do cumprimento do contrato. Nele, o reajuste fica liberado após a chegada de metade da frota nova prevista para Manaus, ou seja, cerca de 350 ônibus, o que, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetran), já havia sido feito.
 



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Sistema cicloviário de Salvador não sai do papel

Apresentado na Câmara Municipal de Salvador no último mês de julho, o projeto do sistema cicloviário da capital baiana segue na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) a espera de recursos para finalmente sair do papel. Orçadas em R$ 40 milhões, a obra tem início previsto para 2012 e duração de dois anos.

O projeto, que prevê a instalação dos 188 quilômetros de malha cicloviária em Salvador, foi dividido em três etapas. A primeira contempla a orla da cidade e integra a capital baiana com Lauro de Freitas, onde serão construídos outros 60 quilômetros de ciclovia. Nessa etapa inicial, toda a estrutura voltada para os ciclistas, que já existe na região de borda da capital baiana será requalificada, incluindo ainda a construção de ciclofaixas e bicicletários.

A segunda etapa engloba o Centro Histórico de Salvador, onde se estuda a implantação de um plano piloto de bicicletas públicas, assim como ocorre em Paris, na França, e em Santiago, no Chile. Nessas localidades, os habitantes pagarão uma taxa e terão o direito de trafegar com bicicletas cedidas pelo Governo do Estado. A prática é considerada uma solução viável para aqueles que não possuem meio de transporte próprio e também não podem arcar com a passagem cobrada pelos veículos de transporte coletivo.

A terceira e última parte do projeto segue da Avenida Luis Viana Filho (Paralela) em direção ao centro da cidade. As principais estações de transbordo da capital baiana, como Iguatemi, Lapa, Pirajá e Mussurunga, bem como os pontos de acesso ao metrô e terminal náutico, serão interligadas às ciclovias como parte de um plano de integração entre transportes.

Além de apresentado na Câmara Municipal, o projeto que prevê a construção de ciclovias em Salvador também conta com uma lei de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT) e já sancionada pelo prefeito João Henrique. A legislação institui diretrizes para a implantação de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, rotas operacionais de ciclismo e locais específicos para estacionamento como parte de um esquema de transporte voltado à mobilidade urbana sustentável, normatizando o plano de construção do sistema cicloviário confeccionado pela Conder.

A medida determina também que os terminais e estações de transportes de passageiros, edifícios públicos, escolas, shoppings e outros locais de grande concentração de pessoas se adéquem implantando meios que facilitem o acesso dos ciclistas, grande reivindicação de quem costuma se locomover pela cidade com uma bicicleta.

Perfil - Encomendada pela Coder, uma pesquisa piloto revelou o perfil dos ciclistas de Salvador. Conforme o estudo, existe a predominância do sexo masculino entre os que utilizam a bicicleta como meio de transporte (a maioria com idade entre 18 e 35 anos). Boa parte dos ciclistas está empregada nas áreas do comércio, serviços e construção civil, com renda de até um salário mínimo.

Ainda segundo a pesquisa, entre as motivações para a utilização da bicicleta nas vias urbanas da capital baiana, destacam-se o preço elevado das passagens de ônibus, a insuficiência das linhas existentes e ainda o fato das viagens serem mais curtas e rápidas. Os que não utilizam a bicicleta justificaram o perigo no trânsito e a pavimentação inadequada das vias de tráfego.





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Passageiros reclamam do transporte coletivo de Caxias do Sul

As reclamações sobre o transporte coletivo em Caxias do Sul aumentam a cada dia, assim como o número de veículos. Uma média de 50 veículos começa a circular diariamente na cidade.

Os constantes engarrafamentos gerados por este aumento na frota, comprometem os horários dos coletivos, consequentemente, geram transtornos aos usuários dos ônibus, que cobram melhorias da Viação Santa Tereza (Visate), única concessionária que atende Caxias.

O presidente da empresa, Fernando Ribeiro, atribui os atrasos e a superlotação dos ônibus à estrutura viária e à falta de prioridade do transporte coletivo no município. Ele acrescenta também, que a empresa poderia ampliar a frota e até mesmo reduzir a tarifa, caso a política de concessão de passagens gratuitas ou com desconto por parte da prefeitura não fosse tão generosa.

Outra alternativa apontada pelo presidente é a construção de estações de transbordos, prometidas pelo governo Pepe Vargas (2004) e confirmada por Sartori. Atualmente, apenas a estação do bairro Floresta está em obras, enquanto que a do Imigrante aguarda a aprovação da procuradoria federal para o início da construção.

A respeito das queixas da população e também da Visate, o secretario de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Edson Néspolo, informa que em um prazo de dez dias apresentará uma nova proposta, com alternativas que deverão desafogar e diminuir os gargalos no trânsito e, assim, melhorar o  transporte coletivo.



Fonte: O Pioneiro


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Em Aracaju, velocidade média dos ônibus está em apenas 14km/h

Os constantes atrasos dos ônibus reclamados pelos usuários do transporte coletivo tem sido um dos principais fatores preocupantes para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro de Aracaju (Setransp). Em estudo, para avaliar a situação, o sindicato notou que os ônibus coletivos estão circulando com uma velocidade média de 14km por hora, e identificou que esta morosidade no trânsito é gerado pela falta de estrutura de mobilidade nas vias. “Além do fator principal que é a falta de corredores de ônibus nas vias da capital, os ônibus são interrompidos pela desordenação do trânsito com carros, motos e ônibus todos na mesma via, e ainda pelos inúmeros quebra-molas que podiam ser substituídos por lombadas eletrônicas e outros redutores de velocidade”, reclamou o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio.

De acordo com ele, o Setransp apresentou medidas que podem ser adotadas em curto prazo e a baixo custo, e que devem fazer parte do Plano Diretor de Aracaju como forma de prevenir a prioridade ao transporte público. “A gente tem procurado na medida do possível fazer nossa parte, colocando novos ônibus, investindo em tecnologia para o serviço, mas só isso não resolve. Os ônibus precisam de estrutura para circular. É preciso priorizar o transporte coletivo no Plano Diretor, por exemplo, para que as vias já sejam construídas pensando na mobilidade do transporte coletivo. Porque se temos 500 veículos que transportam cerca de 300 mil pessoas por dia, temos que valorizar esses veículos”, cobrou ele.
Segundo Amâncio, “nos últimos dez anos o transporte público viveu uma realidade de falta de estrutura viária, porque não se preocuparam em destacar essa questão no Plano Diretor. Não podemos aceitar que essa situação se repita. A nossa participação é pequena comparada à abrangência do Plano, mas acho que devem ser feitas algumas alterações no projeto de revisão do Plano Diretor para promover a estrutura do serviço do transporte de massa”, ressaltou ele.
Linha férrea pode virar corredor de ônibus

Em entrevista a Rádio Jornal AM, esta semana, o superintendente Carlos Amâncio chegou a sugerir que a prefeitura transforme o espaço hoje ocupado pela linha férrea, que corta a cidade, em corredor exclusivo de ônibus. “Seria uma estrutura que somaria muito com a mobilidade e beneficiaria a maior parte da população que utiliza o ônibus”, disse ele. Já na Rádio Jovem Pan, o superintendente destacou que a cidade de Aracaju está fora do PAC de Mobilidade, e por isso perde recursos para investir no trânsito. “É uma situação difícil, que o prefeito precisa ver uma forma de resolver, porque hoje Aracaju já dá sinais de que pode viver um verdadeiro caos no trânsito no futuro, então é essencial que se pense na mobilidade urbana agora”, alertou ele.

Fonte: Faxaju

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São José dos Campos: Transporte coletivo terá reforço nas linhas para o ENEM

A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar ônibus extras para atender aproximadamente 19.300 candidatos que prestarão o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana (22 e 23). Serão 57 veículos extras circulando em 24 linhas da cidade entre 13h e 17h30 no sábado e no domingo até as 18h30. A intenção é facilitar o deslocamento dos estudantes.

O reforço será nas linhas 111 – Esplanada / Monte Castelo; 121/128 – Urbanova; 214 – Tesouro / José Longo; 230 – Tesouro / Colonial; 306 – Limoeiro; 313 – Aquárius; 129 – Santana; 204 – Novo Horizonte; 206 – Santa Inês; 215 – Tesouro / Aquárius –; 218 – T. Central / Rodoviária; 231 – Tesouro / Vila Dirce; 232 – Novo Horizonte; 244 – Jd. São José; 302 – Putim; 307 – Morumbi; 308 – Bosque; 310 – Residencial União; 315 – Interlagos; 316 – Torrão de Ouro; 317 – Campo dos Alemães; 322 – Capuava; 323 – Campo dos Alemães.

As demais linhas do sistema também receberão reforço extra de acordo com a necessidade.

As provas serão realizadas nas escolas municipais Homera da Silva Braga; Áurea Cantinho Rodrigues; Maria de Melo; Ana Berling Macedo; Vera Carnevalli Barreto e Palmyra Santana; nas estaduais: Zilah Ferreira Passarelli; Benedito Matarazzo; Professor José Vieira Macedo; Marechal Rondon; Professor Nelson Ferreira da Silva; Professor Ayr Picanço de Almeida; Olavo Bilac; João Cursino. Nos colégios Nossa Senhora Aparecida, Anglo, Unip, ETEP (Esplanada e Jardim Satélite; Univap (Centro, Aquarius e Urbanova) e Ecompo (Santana).


Fonte: Sua Cidade

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Frota de ônibus de Fortaleza vai ser ampliada nos dias do Enem

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou nesta quinta-feira (20) que vai reforçar a frota de transportes coletivos, por conta da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana.

Segundo a Etufor, além dos ônibus que já circulam aos sábados e domingos, 80 extras farão o deslocamento da população. Para cada dia serão disponibilizados 40 veículos, que estarão distribuídos pelos terminais de integração de maior demanda.

A Etufor ressalta que no domingo, dia 23, vigora a Tarifa Social, que reduz o preço da passagem para R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia). Em dias normais, a passagem de ônibus custa R$ 2,00 e a meia R$ 1,00.

A empresa informa ainda que agentes da Etufor acompanharão a operação dos coletivos em tempo real, diretamente das centrais de monitoramento via GPS, localizadas nos próprios terminais. Esse acompanhamento permitirá uma maior organização da circulação dos ônibus, afirma a empresa.
 

Fonte: G1.com.br


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Licitação do transporte coletivo de Maceió deve ter edital pronto no dia 24

A comissão constituída pelo prefeito Cícero Almeida para elaborar o edital de licitação do transporte coletivo de Maceió deverá concluir até segunda-feira (24) o texto oficial do documento. Logo em seguida, o prefeito encaminhará o edital ao Ministério Público, em nome da promotora Fernanda Moreira, que deverá fazer uma análise mais apurada do processo. A ideia é não deixar brechas para falhas nesse processo.
 
A promotora, segundo o prefeito, tem sido uma parceira na discussão do edital. Para Almeida, o acompanhamento do Ministério Público nesse caso não deixa dúvidas de que o compromisso da gestão municipal é com a lisura do processo. “O que importa é que tudo transcorra dentro da legalidade, uma vez que essa é a aspiração de todos os que fazem a Prefeitura e da própria população”, afirmou o prefeito.
 
Cícero Almeida informou que pretende finalizar todos os ajustes do edital até o fim deste mês. Tão logo o texto esteja pronto, com o aval do Ministério Público, será imediatamente publicado no Diário Oficial, de maneira que o processo seja iniciado e concluído ainda este ano. “O que todos queremos é ver Maceió dotada de uma frota de veículos capacitada para atender à demanda e que seja nova e confortável como o maceioense merece. Esse é o desejo da nossa administração e o da população usuária também”, disse Almeida.


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