Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Taubaté, Greve parcial dos motoristas e cobradores, atrasou a vida de muita gente

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quem depende do transporte público em Taubaté precisou de paciência na manhã desta segunda-feira (10). Pelo menos 60% dos motoristas e cobradores paralisaram as atividades, de acordo com o sindicato da categoria. O motivo: o não pagamento das horas extras dos trabalhadores.

O jardineiro Celso de Oliveira começou o dia diferente, andando em duas rodas. Geralmente, ele poupa energia para o trabalho utilizando o transporte público. Mas, nessa segunda-feira, o exercício foi obrigatório. “Tem que vir de bicicleta daquela lonjura para vir aqui no local, para ver se consigo me locomover lá para o final da rodoviária nova e agora tem que ir de bicicleta”.

Dos 90 ônibus da ABC Transportes, apenas 18 veículos cumpriram o itinerário no início da manhã, segundo o sindicato dos condutores. Mas, por volta das 9h, já havia mais ônibus circulando pela cidade.

Mesmo assim, a greve parcial dos motoristas e cobradores, atrasou a vida de muita gente. A empregada doméstica, Jurema Santos, que usa o cartão eletrônico da ABC, não teve outra opção se não esperar por quase uma hora o transporte coletivo. “Muita gente não tem o dinheiro para pagar a passagem, fica aqui aguardando”.

Quem teve escolha, embarcou no transporte complementar. A maioria das vans do Tctau saía lotada dos pontos. Normalmente, pela manhã, 35 vans fazem o transporte de passageiros. Mas, para conseguir atender a demanda, foram disponibilizados mais 20 veículos.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Agentes de trânsito fiscalizaram alguns pontos para impedir a atuação de clandestinos. Boa parte da frota da ABC permaneceu na garagem da empresa. O sindicato da categoria reuniu os funcionários para uma assembleia. A categoria reivindica o pagamento de 100% das horas trabalhadas no feriado do padroeiro de Taubaté, no último dia 4 de outubro. “Os trabalhadores querem que a hora extra que faça no feriado, conforme está em convenção coletiva de trabalho seja pago 100% e não colocar para ser compensado, sem saber o dia que vai descansar”, disse o representante do sindicato, José Carlos.

Enquanto as negociações entre os trabalhadores e a empresa não avançam, o atraso na rotina dos passageiros continua.

Por telefone, a diretora da ABC transporte informou que a negociação está sendo feita entre o sindicato dos condutores e a associação das empresas de transporte do Vale do Paraíba. Segundo a Avetep, eles foram pegos de surpresa com a greve, já que desde a semana passada estava prevista para amanhã uma reunião para decidir a questão da hora extra do feriado.

Além disso, a associação alega que a convenção coletiva da categoria prevê folga ou pagamento em dobro no caso de trabalho em feriados. Por enquanto, não há previsão de uma nova reunião entre o sindicato e Avetep.

Fonte: VNews

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960