Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Manaus: Prefeitura lançará edital do transporte coletivo em dezembro

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, assinou, nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, a nova licitação do transporte público do município. Em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura Municipal, ele anunciou que o edital para contratação de novas empresas deve ser publicado em meados de dezembro deste ano.
Com a nova licitação, Amazonino promete que o transporte público de Manaus terá 'a frota mais nova do Brasil'. Segundo o prefeito, o edital determina que as empresas contratadas deverão substituir todos os ônibus velhos. Assim, até abril de 2011, a cidade receberá 450 ônibus. E, em junho de 2011, o município já deverá contar com um total de 900 unidades novas. Deste número final, o usuário irá contar com 800 ônibus comuns e 100 veículos articulados.

Conflito com a gestão anterior
Sempre comparando a nova licitação com a aplicada em 2007, durante a gestão do ex-prefeito Serafim Correa (PSB), Amazonino afirma que trará empresas de outros estados para operarem o transporte público em Manaus.
O prefeito também destaca que as empresas relacionadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) só poderão concorrerem no edital 2010 se comprovarem por meio de documentos que estão legais.
"Na gestão anterior foi inventado uma espécie de consórcio. As empresas não podiam participar e fizeram uma fraude. Depois, eles formaram uma caixa-preta e não deixaram nós (Prefeitura) termos acesso às informações. Agora, vemos que o sistema está totalmente falido. Estas empresas estão com uma dívida de R$82 milhões", afirmou o prefeito Amazonino Mendes.

Passagem pode aumentar
Durante a coletiva, o prefeito Amazonino relatou a dificuldade de atrair novas empresas para o edital, devido ao caos no sistema atual. Entre as medidas para trazer outras empresas, o prefeito destaca a organização da própria gestão e a possibilidade de aumento da tarifa.
"Para eu estimular a vinda de empresas pra cá, eu cheguei a seguinte conclusão: eu vou ter que aumentar a tarifa", disse.
Ainda assim, Amazonino pede calma da população, afirmando que está é apenas uma hipótese que caso ocorra seria temporária.

Modernização
Após a licitação das empresas de ônibus, a Prefeitura também irá lançar um edital para contratar instituições responsáveis pelo monitoramento da frota e modernização do sistema.
Entre as mudanças promovidas pela utilização da tecnologia, o prefeito destaca a implementação de um novo sistema de bilhetagem e, ainda, que o usuário poderá receber informações sobre a saída e chegada dos ônibus via celular.


Fonte: D24am

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960