Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Novos motores de ônibus deixam as ruas mais silenciosas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Quem tem o hábito de andar de ônibus sabe que a simples tarefa de manter uma conversa é difícil às vezes: o barulho do motor do ônibus muitas vezes é mais alto que qualquer outro som, e outros barulhos do transporte ajudam a deixar a poluição sonora ainda mais intensa. Pensando nisso, um novo ônibus, chamado de DesignLine, foi colocado nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, e se destaca por não fazer barulho.
Quando o ônibus arranca ou pára bruscamente, faz pouco mais que um som baixo, que é facilmente abafado pelo ar-condicionado de dentro do transporte público. O motorista James Sollecito dirige ônibus da cidade há mais de quinze anos, e afirma que nunca andou em um ônibus tão silencioso e com uma aceleração tão boa.
O silêncio, tão em falta nas ruas das grandes cidade, é conseguido jogando fora o elemento mais básico do design de automóveis: a combustão interna. Em vez de um motor barulhento, baseado em pistões, os criadores da DesignLine fizeram o automóvel à base de uma bateria de lítio – uma forma de energia limpa geralmente usada em computadores. Isso faz com que o ônibus tenha menos partes móveis, e muito menos chances de fazer barulho com elas.
Três dos ônibus deste tipo estão fazendo viagens no Brooklyn e em Manhattan, e custaram 559 mil dólares cada – cerca de 965 mil reais. Se o projeto-piloto foi aprovado, 87 novos ônibus começarão a ser usados na cidade a partir do fim de 2010, como parte de um contrato de 60 milhões de dólares (100 milhões de reais) fechado com a DesignLine, empresa criada na Nova Zelândia.
Os ônibus têm 37 assentos, e seu interior é iluminado por painéis de LED, e as baterias são recarregadas toda vez que o motorista aciona os freios. “É o veículo mais avançado que temos na nossa frota”, afirma Charles Seaton, porta-voz da Secretaria de Trânsito de Nova York.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960