Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Curitiba: Frota de ônibus fica 5% menor

terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Desde ontem, a Urbanização de Curitiba (Urbs) reduziu o número de veículos utilizados no transporte coletivo da Grande Curitiba em 5%, o que corresponde a 91 dos 2.225 ônibus da frota operante na capital e região metropolitana. A medida, tomada anualmente, é justificada pela redução de 20% dos usuários nos meses de janeiro e fevereiro.De acordo com a prefeitura, a redução dos usuários é causada pelas férias coletivas, escolares e pela redução do fluxo de pessoas que vão para o centro da cidade, ao contrário do que acontece no Natal, por exemplo. “Com a redução, oferecemos uma oferta mínima e atrativa aos usuários de Curitiba e região metropolitana. Os passageiros não sentirão diferença na qualidade do serviço, inclusive nos horários de maior movimento”, garante o gestor de Operação do Transporte Coletivo da Urbs, Luiz Filla.


Mesmo com as garantias da qualidade do transporte, os usuários não estão contentes com a redução dos ônibus nesses dois meses. “Hoje (ontem) já peguei o biarticulado Santa Cândida-Capão Raso lotado. Acredito que essa mudança, mesmo que temporária, só vai atrapalhar ainda mais a vida de quem pega ônibus todos os dias”, diz o passageiro Rodner Brito. A aposentada Cleide Stelle afirma que já percebeu um tempo de espera maior. “Estou há 20 minutos esperando o ônibus. O pior é saber que vou enfrentar tudo isso até fevereiro”, reclama.Já para Mariuza Silva da Cunha a mudança não irá alterar a rotina. “Sempre pego ônibus em horários tranquilos, não me importo em esperar um pouco mais, estou feliz com a quantidade de ônibus na cidade”, garante.O gestor afirma que a Urbs está de prontidão para atender aos usuários caso o aumento da frota seja necessário. “Temos maior preocupação com o setor sul e Região Metropolitana de Curitiba. Ambos são locais onde os dados de estudo de demanda, realizado em 2008, podem ser maiores agora, em 2009, o que pode causar uma procura maior pelo serviço”, explica Filla.De acordo com o gestor, no primeiro dia útil de março o transporte coletivo de Curitiba estará com 100% da frota operante.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960