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São Paulo: CET promete sinalizar novo corredor de ônibus até domingo

sábado, 31 de julho de 2010


O corredor de ônibus Diadema-São Paulo entrou em operação na manhã deste sábado (31). A obra durou 24 anos. O objetivo é acelerar, facilitar a viagem de quem vive em uma cidade e trabalha em outra. Nesta manhã, a reportagem do SPTV constatou que ainda faltava sinalização, mas a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promete terminar os trabalhos até este domingo (1º).
A reportagem do SPTV percorreu nesta manhã toda a extensão dos 12 km do corredor, entre o Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, e o Terminal Diadema, no ABC. O trajeto foi rápido, cerca de 30 minutos, já que se trata de um sábado - dia de pouco trânsito.
A linha 376 (Terminal Diadema-Berrini) estava com poucos passageiros. Funcionários da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) estavam espalhados pela via, para monitorar o funcionamento do corredor no primeiro dia.

Ainda há problemas na sinalização. No cruzamento com a Avenida Washington Luís não há faixa para limitar o corredor. Já na Avenida Cupecê, carros e principalmente motos não respeitavam a faixa exclusiva dos ônibus. Pedestres foram flagrados atravessando em local proibido e pulando a tela do canteiro central. A divisória de metal, novinha, já está amassada.
A sinalização é de responsabilidade da CET, que prometeu terminar os trabalhos até este domingo. Em relação aos flagrantes de carros e motos no corredor, fica o alerta: trafegar na faixa exclusiva de ônibus dá multa. Na capital, a fiscalização é por conta da CET. Como os flagrantes foram na área de Diadema, a reportagem tentou entrar em contato com o departamento de trânsito da cidade, mas ninguém atendeu os telefonemas.
Segundo José Jacques Yazbeck, superintendente de engenharia da EMTU, as divisórias podem ser reforçadas ou até mesmo trocadas após avaliação junto com a CET.

Fonte: G1.com.br


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Motoristas de ônibus em Curitiba acumulam funções, correm para cumprir horários e têm parte do salário comprometida pelas infrações de trânsito


Houve um tempo em que a obrigação de um motorista de ônibus em Curitiba se resumia a conduzir passageiros. Hoje essa é só mais uma das suas múltiplas funções. Ele agora também tem de fazer a cobrança da passagem, precisa evitar depredações dos ônibus e das estações-tubo, deve ter coragem para conter invasões de usuários que não pagam tarifa e ser um ás ao volante para cumprir um horário que vem desde a época em que a frota era a metade da atual. Não pode sair do ponto antes do tempo nem chegar atrasado, não pode usar boné de marca ou fone de ouvido, nem ler jornal em serviço. Sempre há um fiscal de olho. E multa para tudo.
Em média oito motoristas de ônibus têm sido multados todos os dias em Curitiba pelos fiscais da Urbs, empresa que administra o transporte coletivo na cidade. Foram 1.237 multas entre janeiro e maio deste ano, média de 247 por mês, 8 por dia. A maioria, segundo a Urbs, por “direção inadequada”, como furar sinal, não respeitar faixa de pedestre ou fazer curvas em alta velocidade. Na comparação com anos anteriores, houve uma pe­que­na redução. Em 2007 foram 4.395 infrações, média de 366 por mês. No ano passado foram 5.439, ou 453 por mês. A infração mais comum, de acordo com a Urbs, foi sair do ponto antes do horário.

Atraso e superlotação

“Como o motorista vai sair adiantado se nem consegue chegar no horário?”, questiona o diretor admi­­nistrativo do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindi­moc), Valdecir Boleti. Atraso e superlotação são as principais causas de reclamações dos usuários. Em 2009, três em cada quatro li­-nhas da Rede Integrada de Trans­porte (RIT) tiveram problemas para cumprir o horário e geraram queixas. Os penalizados não são apenas os usuários, que perdem tempo, mas sobretudo os mo­to­ristas, que perdem parte do salário. A Urbs notifica as empresas, que repassam a multa para a frente.
“A gente recebe reclamações de motorista multado porque atrasou dois minutos”, diz Boleti. O problema, segundo ele, estaria na tabela de horários criada pela Urbs em 1994. Na época, a frota de Curi­tiba era metade da atual, havia menos semáforos, menos lombadas e menos passageiros, lembra a vice-presidente do Sindimoc, Ana Ilíbia Grenn. A Urbs informou que mexe nos horários de acordo com a necessidade relatada pelas empresas e sugestões dos motoristas. Se fosse a mesma tabela desde 1994, argumenta, o sistema não funcionaria. O Sindimoc, contudo, diz que a base de horários é a mesma. “Nós é que vivemos o problema todos os dias”, diz Ana Ilíbia.
Quando fica retido em algum congestionamento, o motorista precisa recuperar o tempo. Como a multa é certa se chegar atrasado, ele decide arriscar pisando no acelerador ou passando algum sinal vermelho na esperança de não ser flagrado. “Aí o risco passa a ser de todo mundo”, alerta Boleti. Se ele não fizer isso, pondera o sindicalista, os atrasos vão se somando e as multas comprometem o salário. “Ninguém chega atrasado porque quer. Não basta o motorista se qualificar, é preciso dar condições a ele para trabalhar bem.”
O salário inicial de um motorista é de R$ 1.238 e de um cobrador, R$ 780. A única diferença entre um iniciante e um veterano está no anuênio de 2%. Curitiba e região metropolitana têm 6,5 mil motoristas e 4,5 mil cobradores. Parte desses profissionais já desempenha a função de motorista e cobrador, no caso dos micro-ônibus. Ganham para isso um adicional de 10%.


Fonte: Gazeta do Povo

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Recife: Avenida Norte: uma via importante, mas com muitos problemas


A avenida Norte é uma das principais avenidas do Recife. Tem quase nove quilômetros de extensão. Ela passa por dez bairros, alguns deles com muitos moradores, que usam a via para se deslocar. Muita gente usa bicicleta, mas só existe ciclovia em um trecho da avenida, que passa por Santo Amaro. Para quem anda a pé, de carro ou de ônibus sobram os buracos.
A avenida começa na rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, e termina na BR-101, perto do Terminal de Ônibus da Macaxeira. Em todo o percurso de um dos principais corredores da cidade, é possível encontrar problemas. Pelo local, passam 58 linhas de ônibus. Os passageiros, aproximadamente 120 mil, sofrem com os buracos na pista e com as calçadas.
As placas de concreto são remendadas com piche. Eles abrem e se transformam em perigo, que os motoristas precisam desviar. “Isso deixa o trânsito lento, traz prejuízo para a gente”, disse o taxista Fábio de Lima.
Na saída do Alto José do Pinho, a placa de concreto que deveria cobrir a galeria não existe mais. No local, barras de ferro. Até os ônibus precisam reduzir a velocidade. Muitas galerias estão quebradas, entupidas. No inverno, a avenida Norte alaga. A aposentada Antônia Gomes, de 76 anos, reclama: “já levei tanto banho de chuva aqui. quando chove, alaga tudo e a gente não consegue ver os buracos”.
“A avenida Norte faz parte dos grandes corredores do Recife e receberá um tratamento diferenciado. As galerias, canaletas e pavimentação já foram recuperadas em diversos locais, mas o trabalho vai continuar. Até final de outubro, a população sentirá a modificação na via. Dentro do plano de manutenção, vamos trocar placas danificadas e, nos cruzamentos, iremos colocar um concreto de melhor qualidade”, falou o diretor de manutenção da Emlurb, Fernando Melo.
  • CICLOVIA
Pior para as pessoas que usam bicicletas. “É horrível andar por aqui. Devia ter uma ciclovia para a gente, dos dois lados. Começaram a construir uma, mas eu nunca usei”, disse o entregador de móveis Edilson Teixeira.
A ciclovia que ele se refere é esta no bairro de Santo Amaro. Um trecho que tem menos de um quilômetro e não atende todos os moradores da avenida Norte. Os ciclistas reclamam e os motociclistas também.
A assessora executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife, Ana Cláudia Mota, explicou que a obra da ciclovia não está concluída. “Por isso ainda não tem sinalização, nem fiscalização. Dos 1,5 quilômetros de ciclovia, a maior parte está pronta, mas ainda falta oito dos 135 terrenos que temos que desapropriar, através de processos judiciais, para poder dar continuidade ao trabalho. Até dezembro desse ano, a ciclovia deve estar concluída”, disse
  • FISCALIZAÇÃO DOS SEMÁFOROS
Além dessas denúncias, a empregada doméstica Genilda dos Santos fala que as motos vivem passando no farol vermelho. “É capaz até de a gente ser atropelada”, falou. Sobre isso, a CTTU diz que, diariamente, agentes de trânsito fazem rondas para fiscalizar o tráfego no local. Quando os agentes identificam alguma irregularidade, os condutores são notificados.
  • FAIXA DE PEDESTRES APAGADAS
Muitas faixas de pedestre apagadas foram encontradas. Sobre isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) esclarece que, em abril deste ano, renovou toda a sinalização horizontal da avenida Norte. E, assim que terminar o período de chuvas, as faixas de pedestre da via receberão uma nova pintura.
  • TEMPO DOS SEMÁFOROS
A reclamação da estudante Tâmires Gomes é sobre o tempo nos semáforos. A avenida Norte tem 24 sinais de trânsito. Ela diz que espera mais de meia hora para os sinais abrirem.
A CTTU informou que a sincronia dos semáforos é feita através de cálculos matemáticos obtidos em função do volume de veículos, da velocidade estabelecida para a via e da distância entre os sinais. Quanto ao tempo dedicado aos pedestres, a CTTU esclarece que também é determinado por um cálculo matemático em função da largura da via e da velocidade do pedestre.
Trata-se de uma regra mundialmente adotada pelos órgãos de trânsito. Mesmo assim, caso o pedestre identifique que o tempo para a travessia é curto, ele pode ligar para o para a CTTU, através 0800.081.1078, e solicitar uma vistoria do órgão informando o local do sinal.

  • PARADAS DE ÔNIBUS
Durante a reportagem, um flagrante de parada de ônibus quebrada foi encontrado no bairro da Encruzilhada. Um abrigo que não abriga ninguém. O passageiro reclama no verão e sofre no inverno.
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte disse que a parada quebrada é ponto de ônibus apenas da linha avenida Norte/ Macaxeira. O local, segundo a empresa, não tem espaço para a instalação de um abrigo. Em uma semana, a parada será trocada por uma nova, igual a anterior, com o nome parada seletiva, informou.
Fonte: pe360graus

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Processo de licitação para nova etapa das obras do Bigossi será em agosto


O processo de licitação da 2ª etapa de obras do Canal Bigossi, orçadas em R$ 11 milhões, deverá começar no mês de agosto. De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) o processo está seguindo o cronograma.
A segunda etapa da obra faz a ligação viária entre a Avenida Capixaba, no bairro São Cristóvão, com a Rodovia Carlos Lindenberg, na Glória. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Winker Denner, a expectativa é de que a obra seja inaugurada até o final de 2012.
A Prefeitura de Vila Velha recebeu o engenheiro Antônio Luiz Caus, da Setop, que apresentou os projetos de Prolongamento do Canal Bigossi e do Corredor Urbano Saída Sul, em fase de licitação pelo governo do Estado. A apresentação dos projetos foi feita durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdur), onde lideranças comunitárias tiveram a oportunidade de conhecer as mudanças que serão feitas para melhorar a mobilidade urbana em Vila Velha, no final da tarde de quarta-feira (28).
A Setop informou que serão construídas três faixas de tráfego para automóveis em cada sentido, com semáforos de dois tempos, já prevendo espaço para implantação do corredor exclusivo para ônibus no canteiro central.
Corredor Saída Sul
Outro corredor importante que será feito ligará o Canal Bigossi, da altura do Terminal de Vila Velha, até a Rodovia do Sol, passando pelos bairros Soteco, Boa Vista e Itaparica. A novidade irá suprir a demanda das avenidas Antônio Ataíde e Luciano das Neves, que hoje estão com as suas capacidades esgotadas.
Segundo Winker Denner, a obra, deverá custar aproximadamente R$ 30 milhões, será dividida em duas etapas de execução, sendo que ambas devem ser licitadas até o fim do ano e o projeto concluído em 4 anos, após a licitação. O secretário não soube informar quando as obras do corredor serão iniciadas. O secretário confirmou que a verba para a execução das obras sairá do cofres do governo do Espírito Santo.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Henrique Casamata, essa reunião teve a intenção de compartilhar as informações. "É importante que a população participe, se aproxime e conheça as melhorias antes mesmo que elas aconteçam", destacou Casamata.
Na reunião, foi reafirmada a importância da existência de uma legislação ativa que impeça que a cidade sofra com ocupações desordenadas, como aconteceu no passado. "Ao longo desses corredores que estão sendo criados, é importante deixar áreas livres para a expansão desses caminhos, preparando Vila Velha para o crescimento", lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Winker Denner.

Fonte: ESHoje

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Cuiabá: Governo e prefeituras vão discutir gestão unificada do transporte coletivo


A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) e a prefeitura de Cuiabá oficializaram junto à prefeitura de Várzea Grande, na manhã desta quarta-feira (28.07), a unificação da data-base do reajuste do transporte inter e intra municipal. A prefeitura de Várzea Grande começou os estudos para definir o índice de reajuste no transporte coletivo na cidade que completa um ano no final de agosto e, só então, será definida a data em que o novo preço irá vigorar nos dois sistemas, municipal e intermunicipal. Na semana passada, a Ager-MT aprovou o reajuste de 9,09% para a tarifa entre Cuiabá e Várzea Grande, que passa de R$ 2,20 para R$ 2,40. Na Capital, a prefeitura estipulou um aumento de 8,7% e a tarifa de R$ 2,30 passa a ser de R$ 2,50.
Unificar a data-base do reajuste é o primeiro passo para uma integração mais ampla não só entre Cuiabá e Várzea Grande, mas em toda Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá que é formada por 13 cidades. Segundo a presidente da Agência de Regulação, Márcia Vandoni, foi definida a criação de uma comissão para discutir o transporte na Região Metropolitana considerando as mudanças já em andamento. “A integração do transporte coletivo por meio do sistema BRT (Bus Rapid Transit) tem que envolver a Baixada Cuiabana e assim facilitar o acesso não das pessoas que vivem na região mas, principalmente, das que virão para Cuiabá participar da Copa 2014. A Capital é o Portal do Pantanal e a gestão do transporte intermunicipal e municipal é fundamental para garantir a mobilidade urbana com mais qualidade e eficiência”, afirmou Márcia Vandoni.

Fonte: 24 Horas News


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Bicicleta, o transporte do futuro

O problema de deslocamento em grandes cidades não é exclusividade do Brasil. Aqui isso tem se agravado. Em vez de investirmos em transporte coletivo, baixamos impostos para o transporte individual. Em vez de apostar em trens e navios para o transporte de cargas, mandamos tudo por caminhões. (Já notaram que, em grande parte dos acidentes, tem um caminhão ou ônibus envolvido?).
Um amigo foi perguntado por um europeu como era o transporte por trens no Brasil. “Incipiente”, respondeu. Comentário do europeu: “Então as estradas de vocês devem ser péssimas!”. Consequência disso? Somos os campeões mundiais em acidentes de trânsito e engarrafamentos.Enquanto isso acontece por aqui, os mais desenvolvidos centros urbanos do mundo caminham no sentido contrário.
Usar bicicletas para trabalhar ou se deslocar está deixando de ser coisa de pobre, para se tornar transporte de gente consciente. A cada dia que passa, mais gente tem escolhido a bicicleta como seu meio de transporte preferido, especialmente nas cidades mais ricas do mundo, como Nova York, Londres, Tóquio, Berlim. Frankfurt, há anos, vem estreitando ruas, para circularem menos carros no centro.
Em Copenhague, muitas ruas antes dominadas por carros em busca de estacionamento hoje são espaços para pedestres e bicicletas. Nova York já estuda pedágio e taxa de engarrafamento para carros no centro. E começou a fechar algumas ruas, em determinados períodos, para carros. Também lá estão trocando estacionamentos de carros, para estacionar bikes. Cresce a quantidade de ciclovias.
O número de bicicletas aumentou em 35% entre 2007 e 2008. Tóquio já tem cinemas com estacionamentos de bicicletas. Em algumas dessas cidades já acontecem festas com manobristas para bikes.
Em Paris, muitos conhecem a tentativa de usar bicicletas públicas, as Vélib (velo, de bicicleta, em francês e lib, de livre/liberdade). A pessoa passa o cartão de crédito e libera uma bike para uso próprio. Tem uma hora de graça, para estimular pequenos trajetos. Depois disso é cobrada uma taxa. O cartão serve como garantia: roubou=comprou.
No Brasil, cidades como Blumenau e Joinville sempre tiveram grande tradição em usar bicicletas. Por aqui, bicicleta tem sido coisa de pobre, ou veículo de passeio em fins de semana. Somos dependentes de automóveis.Com o aquecimento global, o uso dos carros é questionado fortemente. Imaginem quando os dois países mais populosos do mundo – China e Índia – tiverem grande quantidade de carros circulando. Em Porto Alegre, como em quase todas as cidades brasileiras, não temos metrô.
Nas poucas capitais que têm, como São Paulo, o metrô não tem grande capilaridade. Talvez agora, quando um dos principais artistas da novela da Globo é um ciclista, essa moda pegue.Mas, para que possamos usar a bicicleta no dia a dia, precisamos de ciclovias e locais para deixar as bicicletas, que não amarradas em postes e cercas.
E os motoristas precisam respeitar quem quer cuidar melhor do ar que respiramos e, junto com isso, fazer um bom exercício diário.Quando teremos iniciativas consistentes e corajosas para equipar Porto Alegre para esse que já está sendo considerado por muitos como o transporte do futuro?

Fonte: Alfredo Fedrizzi ao Zero Hora
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Últimos trens da Linha 4 do Metrô de SP chegam ao País


Os três últimos trens do lote inicial de 14 composições da Linha 4 - Amarela do Metrô paulistano (hoje operando com as estações Paulista e Faria Lima, mas que futuramente ligará a Luz à Vila Sônia) já estão no País, em um navio que os trouxe desde a Coreia do Sul, onde foram fabricados. Eles devem desembarcar no Porto de Santos até o fim desta semana, de onde seguirão por carretas até o Pátio Vila Sônia, na zona sul da capital, onde serão montados e passarão por testes.
Dos 11 trens que já estão nos trilhos, cinco composições estão operacionais e vem transportando passageiros diariamente entre as duas estações. De acordo com Luís Valença, presidente do Consórcio Via Quatro, operador da Linha, a média diária vem sendo de 11 mil passageiros transportados - "acima da nossa expectativa no início", diz ele.
As duas próximas estações da Linha 4 (Butantã e Pinheiros) devem, segundo Valença, ser inauguradas em novembro deste ano. E, para que a primeira fase fique completa, faltarão outras duas (República e Luz), a serem abertas até abril de 2011.
De acordo com Valença, a operação da linha, que conta com uma série de novos sistemas, como as portas de plataforma e os trens com tecnologia driverless (sem condutor) vem correndo sem problemas. "Apenas pequenos ajustes foram feitos", diz.

Fonte: Estadão


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Metrô de Fortaleza deve abrir 700 vagas


Com a chegada do Metrô de Fortaleza em vista, é natural a demanda por profissionais para seu devido funcionamento. Diante da perspectiva de início de funcionamento da linha Sul no segundo semestre de 2011, já está sendo solicitada ao Governo do Estado a realização de um concurso público que deve abrir, pelo menos, 700 novas vagas.
De acordo com a diretora de gestão empresarial do Metrô de Fortaleza, Ciça Maia, o certame só deve sair entre abril e maio do ano que vem. "Já foi feito um levantamento das nossas necessidades com uma empresa especializada, a Trends Consultoria. Quando o concurso for aprovado, daremos o perfil dos candidatos. Afinal, quem vai lidar com trem e metrô tem um perfil especializado, deve trabalhar com precisão", alerta a diretora.
Vagas de nível médio, técnico e superior
Ainda segundo a direção do Metrô de Fortaleza, as vagas que serão abertas devem garantir postos para pessoas com nível médio, técnico e superior. Os salários devem variar de R$ 674,20 a R$ 2.018,00, seguindo a atual remuneração dos funcionários.
Postos a serem abertos e remuneração prevista:
- Agente de segurança de operações - R$ 674,20- Agente de estação - R$ 751,91- Controlador de CCO - R$ 992,00- Supervisor de estação - R$ 1.122.00- Supervisor de trem - R$ 1,122,00- Supervisor de equipe - R$ 1362,00- Analista de gestão - R$ 1.565,00- Analista técnico - R$ 2.018,00
Dependendo do cargo escolhido pelos candidatos, haverá exigência em formações específicas. No caso das funções de analista de gestão, por exemplo, deverão concorrer pessoas com formação em Psicologia, Assistência Social, Administração, Direito, entre outras. Já o cargo de analista técnico deve exigir pessoas graduadas em Engenharia e suas especialidades.
"Devemos ressaltar que o concurso só deve acontecer ano que vem, mas após a realização, haverá um treinamento. Alguns dos nossos funcionários já estão sendo treinados na Itália, outros em Recife e São Paulo. Tudo isso para poder capacitar a mão de obra que será contratada. Nós estamos formando um corpo de instrutores internos", completa Ciça Maia.
Vagas: 700Cargo: váriosNível: médio a superiorRemuneração: até R$ 2.018,00Edital: em breve

Fonte: Portal Verdes Mares


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Rio de Janeiro: Secretaria recebe propostas de empresas interessadas na concessão das linhas de ônibus

sexta-feira, 30 de julho de 2010


A Secretaria municipal de Transportes recebeu, na manhã desta sexta-feira, as propostas dos consórcios interessados na concessão das linhas de ônibus da cidade. Os envelopes, porém, ainda não têm data para ser abertos. A Associação dos Contratados e Contratantes do Poder Público, em ação que pede a anulação da concorrência, conseguiu uma liminar que impede a análise imediata da documentação. De qualquer forma, os envelopes já não seriam abertos nesta sexta-feira, porque o Tribunal de Contas do Município ainda não concluiu a análise da documentação.
Os seis consórcios credenciados apresentaram propostas . Quatro têm como líderes empresas que já operam no mercado carioca. A maior disputa é para o Lote 2, que reúne os bairros da Zona Sul e Tijuca. Três consórcios disputam a concessão: o Inter-Sul, liderado pela Viação Real; o Via Sul - Metropolitana, liderado pela Via Sul Transportes Urbanos; e o SP Rio, liderado pela Vila Galvão Ltda. Os dois últimos são liderados por empresas baseadas em São Paulo.
Para o Lote 3 (Zona Norte), apresentaram propostas a SP Rio e o Consórcio Internorte, liderado pela Viação Nossa Senhora de Lourdes, com atuação no Rio. O consórcio Transcarioca, liderado pela Viação Redendotr e a Via Sul-Metropolitana são os consórcios que apresentaram propostas para o Lote 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá). Para o Lote 5, apenas a Santa Cruz Transportes, liderada pela Expresso Pégaso, apresentou proposta. O prazo de concessão é de 20 anos, e as empresas vencedoras terão que se comprometer em implantar o bilhete único até 31 de dezembro, além de operar os BRTS que estão sendo projetados.



Fonte: O Globo


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Corredor de ônibus liga Diadema ao sul de São Paulo


O governo paulista inaugurou hoje o corredor metropolitano Diadema-São Paulo, uma alternativa de integração dos moradores da região do ABCD e da zona sul de São Paulo com a região sudoeste da capital, e que será gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).
De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, com investimento de R$ 24,5 milhões, o corredor conta com 24 quilômetros de faixas de ônibus exclusivas, 36 pontos de paradas e nove estações de transferência. A operação será iniciada amanhã. O corredor é extensão do corredor ABD, que liga São Mateus ao Jabaquara.
O trajeto se inicia no terminal metropolitano Diadema, incluindo a Avenida Presidente Kennedy, em Diadema, seguindo pelas avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Júnior, em São Paulo, até a estação de transferência Morumbi.
A partir desse ponto, é possível fazer a integração com a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O corredor também permite integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo.
Circularão pelo corredor linhas metropolitanas de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP - operadas por concessionária - e linhas municipais, gerenciadas pela SPTrans. A demanda inicial total está estimada em 85 mil usuários por dia.

Fonte: G1


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Curitiba: Linha alimentadora especial ligará terminal Pinheirinho à marginal da BR 476


A partir do próximo dia 2 de agosto, a Urbs iniciará a operação da linha alimentadora X-17 Especial BR-476, que sairá do Terminal Pinheirinho e seguirá até a marginal da BR-476, na altura da empresa Todeschini, com paradas na Faculdade Tupy (Sociesc) e na empresa. O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento aos usuários da região.

O retorno ao terminal será realizado pelos fundos da empresa, com os ônibus circulando pelas ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Luciano Puzzi. A linha funcionará apenas em dias úteis, em horários de maior movimento. No Terminal Pinheirinho, embarques e desembarques serão feitos na plataforma da linha 631 – Piratini / BR-476, sentido da rodovia federal.

Horários – Por se tratar de uma linha especial, a X17 Especial BR-476 funcionará nos seguintes horários:

Saídas do Terminal Pinheirinho – 6h03; 6h05; 6h25; 6h48; 7h13; 7h38; 12h10; 12h35; 13h; 13h02; 13h30; 17h05; 17h30; 17h55; 18h20; 21h; 21h02; 21h30; 21h58; 22h20 e 22h40.

Saídas da Marginal da BR-476, defronte à fábrica da Todeschini – 6h15; 6h35; 6h48; 7h; 7h25; 11h58; 12h23; 12h48; 13h15; 13h45; 17h17; 17h42; 18h07; 18h32; 21h15; 21h45; 22h10; 22h30 e 22h50.

Fonte: URBS


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SPTrans cria linha de ônibus na Vila Olímpia e altera itinerário de ônibus no Tucuruvi

A SPTrans informa que a partir de 31 de julho, a linha 6401/52 Vila Olímpia - Metrô Armênia, irá operar aos sábados, com a frota de seis veículos, das 4h40 às 23h10, atendendo aos moradores da região dos bairros do Itaim Bibi e Vila Olímpia.
Linha e itinerário:
6401/52 Vila Olímpia - Metrô Armênia
Ida: Praça Dr. Roger Patti, Rua Alvorada, Rua Ribeirão Claro, Rua Gomes de Carvalho, Rua Funchal, Rua São Tomé, Rua do Rócio, Rua Ramos Batista, Rua Min. Jesuino Cardoso, Av. Brig. Faria Lima, Rua Nova Cidade, Rua Casa do Ator, Rua Ribeirão Claro, Rua das Fiandeiras, Rua Clodomiro Amazonas, Rua Tabapuã, Rua Bandeira Paulista, Av. Nove de Julho, Passagem sob Túnel Daher Elias Cutait, Av. Nove de Julho, Viaduto Dr. Plínio de Queiróz, Av. Nove de Julho, Viaduto Dr. Eusébio Stevaux, Pq. Anhangabaú, Túnel Papa João Paulo II, Av. Prestes Maia, acesso a, Viaduto Eng. Romero Zander, Av. Tiradentes, Ponte Sd. José B. de Andrade, Av. do Estado, Rua Eduardo Chaves, Rua Guaporé, Av. Tiradentes, Rua Porto Seguro, Rua Dom Rodó, Rua Guaporé.
Volta: Rua Guaporé, Av. Tiradentes, Av. do Estado, Ponte Santo Dumont, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia, passagem sub. Tom Jobim, Av. Prestes Maia, Túnel Papa João Paulo II, Pq. Anhangabaú, Av. Nove de Julho, Viaduto Dr. Plínio de Queiróz, Av. Nove de Julho, Rua Dr. Renato Paes de Barros, Rua Joaquim Floriano, Rua João Cachoeira, Rua Leopoldo Couto de Magalhães, Rua Prof. Atilio Inocenti, Rua Elvira Ferraz, Rua das Fiandeiras, Rua Olimpíadas, Rua Gomes de Carvalho, Rua Funchal, Av. Dr. Cardoso de Melo, Rua Baluarte, Rua Alvorada, Praça Dr. Roger Patti.
  • A SPTrans vai alterar o itinerário da linha 1722/10 Jardim Marina – Tucuruvi, durante a realização da Festa de Nossa Senhora das Neves, que acontece neste final de semana, 31 de julho e 1° de agosto, das 6h às 22h, no Tucuruvi.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:1722/10 Jardim Marina - Tucuruvi
Ida: normal até Avenida Comandante Antônio Paiva Sampaio, Avenida Guapira, prosseguindo normal.Volta: normal até Rua Guajaú, Avenida Maestro Villa-Lobos, Rua Pixibás, Avenida Guapira, Avenida Comandante Antônio Paiva Sampaio, prosseguindo normal.

Fonte: Sptrans



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Campinas: Operação Volta às Aulas da EMDEC chega à região central, a partir de segunda


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) intensificará as ações da Operação Volta às Aulas, iniciada nesta semana, com o monitoramento do trânsito nas escolas localizadas na região central da cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto.

Nesta segunda etapa do trabalho, o foco da EMDEC será o monitoramento do sistema viário no entorno de 13 escolas e três campi universitários da cidade, pontos onde qualquer interferência pode comprometer a fluidez do trânsito.

Para isso, a EMDEC disponibilizará 32 agentes da Mobilidade Urbana por turno no monitoramento da IBTA/Metrocamp, campus I da PUC-Campinas e campus Swift da Unip; além dos seguintes colégios: Anglo/COC, Aníbal de Freitas, Ave Maria, Carlos Gomes, Dom Barreto (estadual, na Avenida General Carneiro), Dom Barreto (particular, na Avenida Ângelo Simões), Escola Americana, Imaculada, Integral, Liceu, Novo Anglo, Pio XII, Progresso.

No trabalho, os agentes adotarão as medidas operacionais necessárias para facilitar a travessia com segurança dos alunos próximo aos portões das escolas e garantir agilidade no embarque e desembarque feito pelos pais e operadores do transporte escolar.

Além disso, os agentes vão coibir a parada em fila dupla e o fechamento de cruzamentos. Eles também serão responsáveis por fazer a reserva de vagas, com a proibição de estacionamento, nos pontos mais críticos nas imediações dos colégios para garantir a fluidez do trânsito.

Todas as intervenções no entorno dessas escolas e campi se estenderão, pelo menos, até a próxima sexta-feira, 6 de agosto.

Transporte escolar

Além do monitoramento do trânsito, a EMDEC disponibilizará outros cinco agentes por turno para fiscalizarem o transporte escolar na porta das escolas. Diariamente, os agentes vão fiscalizar três escolas até o dia 1º de setembro.

O objetivo desta ação é coibir que veículos que não passaram pela vistoria obrigatória do segundo semestre realizem o serviço. Além de checarem o estado de conservação dos veículos, os agentes darão atenção à situação da documentação do operador e do veículo e à conduta dos operadores.

Fonte: EMDEC


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Teresina: Bilhete eletrônico deve entrar em circulação no próximo mês


Os usuários de ônibus de Teresina passarão por mais uma modificação no sistema de transporte coletivo. A partir de 16 de agosto deve entrar em vigor os cartões magnéticos de vales eletrônicos, que substituirão os bilhetes em papel, tal como aconteceu com os vales estudantis. A medida faz parte da integração das linhas de ônibus que só deve entrar em 2011.

O superintendente da Strans, Ricardo Freitas, afirmou que a medida trará uma série de benefícios. “O patrão compra o vale não precisará mais sair com um pacote do vales, bastará depositar o dinheiro e creditar aos funcionários. Outra vantagem é que elimina a burocracia, já que aquilo na prática é dinheiro. Além disso, torna o trâmite mais rápido, elimina o excedente de vale e a venda paralela”, pontua. Ele descreve ainda que se o empresário não distribuiu todos os vales aos funcionários, os créditos podem ser repartidos no mês seguinte.
Freitas afirma que a implementação do sistema eletrônico ocorrerá de forma transitória até a total eliminação dos vales de papel, o que deve ocorrer em um prazo de dois a três meses, período no qual os dois tipos de bilhete devem circular ao mesmo tempo. “O vale não foi criado para haver um comércio paralelo. A intenção é disseminar ao máximo possível (a bilhetagem eletrônica)”, diz. Segundo ele, o pagamento da passagem com dinheiro não será extinto e os usuários que não recebem vales nos locais onde trabalham poderão comprar cartões avulsos.

Integração

O superintendente afirma que a bilhetagem eletrônica e a padronização dos ônibus urbanos fazem parte da integração das linhas. Entretanto, ele admite que este projeto só deve entrar em vigor em meados de 2011. “Tenho receio em dizer uma data limite, mas o certo é até o final de 2011. Esse projeto é prioridade do prefeito Elmano Férrer. Estamos nos preparando agora para captar recursos nos órgãos de fomento”, afirma. Freitas afirma que a construção dos terminais de integração, por exemplo, dependerá de recursos da prefeitura e do governo federal.

Fonte: CidadeVerde


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SPTrans cria linha de ônibus na Zona Sul


A SPTrans criou a linha 637P/21 Term. Sto. Amaro - Itaim Bibi, que operará nos dias úteis, das 4h30 às 00h20, a partir deste sábado, dia 31 de julho.

Para informações sobre itinerários e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

637P/21 - Term. Santo Amaro - Itaim Bibi

Ida: Term. Sto. Amaro, Av. Pe. José Maria, Lgo. Treze de Maio, Av. Adolfo Pinheiro, Av. Santo Amaro, Vd. Santo Amaro, Av. Santo Amaro, Pça Dom Gastão Liberal Pinto, Av. Santo Amaro, Av. Pres. Juscelino Kubitschek e Rua Prof. Geraldo Ataliba.

Volta: R. Prof. Geraldo Ataliba, Av. Henrique Chama, Av. Horácio Lafer, Av.Brig. Faria Lima, R. Tabapuã, R. Dr. Renato Paes de Barros, Av. Pres.Juscelino Kubitschek, Av. Santo Amaro, Vd. Santo Amaro, Av. Santo Amaro, Rua Dr. Antonio Bento, Pça. Da. Benta Vieira, Av. Mario Lopes Leão, Rua Barão do Rio Branco, Av. Pe. José Maria, Term. Sto. Amaro.

Fonte: Sptrans


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Recife: Parada desativada na Pan Nordestina altera parada de 17 linhas


Atendendo a uma solicitação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá desativar permanentemente, neste sábado (31/07/2010), o ponto de embarque/desembarque localizado na Av. Pan Nordestina, em frente à empresa SANVIDRO, no sentido Olinda/Recife.
A interdição acontecerá para dar continuidade às obras de construção do Viaduto do Complexo de Salgadinho. Com essa modificação, as 17 linhas que paravam no local serão relocadas para dois outros pontos, localizados na mesma via. As paradas ativas estão loc alizadas em frente às empresas CINDFEL E SOSERVI, de acordo com as linhas (veja listagem abaixo).
Os usuários serão informados da modificação com cartazes na parada desativada e nos ônibus que operam nas linhas afetadas. Em virtude do andamento das obras, os motoristas estão orientados a não parar neste ponto a partir da data de interdição.
Para maiores informações sobre itinerário ou ponto de paradas das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) pelo telefone 0800 081 0158. A CAC funciona todos os dias, das 7h às 19h.

Detalhamento da operação:
LISTA DE LINHAS QUE IRÃO PARAR EM FRENTE AO Nº 50 (CINDFEL):

050-PE-15/BOA VIAGEM
909-PAULISTA/JOANA BEZERRA
913-PE-15/JOANA BEZERRA
915-PE-15
916-OURO PRETO/JOANA BEZERRA
921-OURO PRETO (JATOBÁ I)
926-OURO PRETO (JATOBÁ II)
927-OURO PRETO (BACURAU)
936-MIRUEIRA (BACURAU)
946-IGARASSU (BR-101)
956-IGARASSU (BACURAU)
967-IGARASSU (SÍTIO HISTÓRICO)
976-PAULISTA (PREFEITURA)
977-PAULISTA (CONDE DA BOA VISTA)
979-PAULISTA (RUA DO SOL)

LISTA DE LINHAS QUE IRÃO PARAR EM FRENTE AO Nº 325 (SOSERVI):
821-JARDIM BRASIL I (ESTRADA DE BELÉM)
822-JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)

Fonte: CGRT


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São Paulo: EMTU inaugura novo corredor de ônibus Diadema-Morumbi nesta sexta


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) fará a cerimônia de inauguração nesta sexta-feira (30) de um novo trecho do corredor de ônibus ABD, que vai ligar a cidade de Diadema, na Grande São Paulo, ao bairro Morumbi, da capital paulista. Segundo o governo do Estado, o custo do novo trecho foi de R$ 22,9 milhões.


Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Além do Morumbi, os outros limites do ABD são o terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, e terminal do Jabaquara, zona sul, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, da Grande São Paulo.

No Morumbi haverá um novo terminal vai estar perto da estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (companhia que administra os trens de superfície de São Paulo). A linha 5-Lilás do Metrô deverá passar perto da estação, mas não há prazo para essa expansão do trem subterrâneo.

A inauguração conclui parcialmente promessa feita há 24 anos pelo governo estadual. No projeto inicial, o corredor seria todo percorrido por trólebus, que não poluem. Porém, a partir de sábado (31), somente veículos a Diesel passarão pelo novo trecho. Para amenizar o impacto dessa alteração no projeto, o governo teria que plantar 12 parques Ibirapueras.

Dois dias depois da publicação dessa matéria, o promotor Saad Mazloum fez uma inspeção no corredor ABD e fez uma recomendação para a Metra (empresa contratada pela EMTU que vai operar os ônibus) usar ônibus híbridos, que usam eletricidade e combustão a diesel.

De acordo com Mazloum, esses veículos poluem 90% a menos que a versão somente de diesel. A Metra disse que em 45 dias poderia fazer a adaptação dos ônibus, segundo o promotor.

Linhas de ônibus do novo traçado
607C/10 - Jd. Míriam – Shopping Morumbi
516N/10 - Jd. Míriam – Itaim Bibi
5131/10 - Cidade Ademar – Pq. D. Pedro II
6358/10 - Jd. Luso – Term. Bandeira
6358/41 - Vila Império – Term. Bandeira
509M/10 - Jd. Míriam – Term. Princesa Isabel
5178/10 - Jd. Míriam – Lgo. São Francisco
577T/10 - Jd. Míriam – Vila Gomes
5129/10 - Jd. Míriam – Term. Guarapiranga
5129/41 - Jd. Míriam – Santo Amaro
6312/10 - Jd. Luso – Term. Amaral Gurgel (noturna)
675P/10 - Shop. SPMarket – Metrô Conceição
6040/10 - Term. Capelinha – Itaim Bibi (circular)
376 - Diadema (Terminal) / Brooklin (São Paulo)
376VP1 -Diadema (Terminal) / Shopping Morumbi (São Paulo)
044 - Jardim Castelo (São Paulo) / Itaim Bibi (São Paulo)

Fonte: R7.com


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Recife: Copa projeta o futuro nos trilhos


A excelência em mobilidade durante a Copa do Mundo é uma exigência da Fifa para os países que se propõem a organizar a maior competição esportiva do planeta. Estipular um tempo de acesso até a arena e cumpri-lo à risca é algo que não pode sair da pauta do comitê organizador do Mundial, que recebe telefonemas (cobranças pesadas) da diretoria da Fifa de 15 em 15 dias. Em Pernambuco, a Cidade da Copa está no papel para ser o legado do estado pós-2014. Entre os corredores elaborados para facilitar o caminho à arena está o metrô.
Principalmente o metrô, diga-se. Orçada em R$ 5,85 milhões, a estação Cosme e Damião, que ficará a 700 metros do futuro estádio em São Lourenço da Mata, já está em franco processo de construção e deverá receber a grande maioria dos 46 mil torcedores a cada um dos quatro (ou cinco) jogos do Mundial no Grande Recife. A obra está prevista para acabar em dezembro. Assim, a capital pernambucana será a primeira das 12 subsedes do Mundial de 2014 a ligar o aeroporto à estação do estádio.
Hoje,o tempo do Aeroporto Internacional dos Guararapes até o terreno do estádio, considerando a espera na estação e o percurso, é de 1 hora e 15 minutos. Muito alto. A meta é tentar fixar o acesso em, no máximo, uma hora. O percurso passa por 17 das 28 estações da rede Metrorec e conta com a vantagem de ter uma tarifa unificada (R$ 1,40), além de uma rota direta - exceção feita à conexão na estação Joana Bezerra, para a troca da linha sul pela linha centro. Além do metrô, o estádio também está programado para receber o movimento tradicional no Recife para jogos de futebol, via carro - já inflado. O estacionamento tem capacidade para seis mil veículos e o tempo médio entre o Marco Zero e a arena (19 quilômetros) é de 30 minutos. Durante a Copa de 2014 é possível que sejam criados corredores exclusivos para facilitar o acesso até a Cidade da Copa. Depois disso, é melhor pensar em andar de metrô mesmo.

Fonte: Diário de Pernambuco


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Fortaleza: Motoristas ameaçam nova greve de ônibus na Capital


Com a suspensão do processo de negociação salarial com os empresários, motoristas de ônibus se reuniram em duas assembleias, nesta quinta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), e em ambas aprovaram que vão para um segundo momento de greve se nas próximas rodadas de conversa com os patrões não alcançarem os 15% de reajuste reivindicado para os salários.

Os profissionais também decidiram que farão uma passeata pelas ruas de Fortaleza esclarecendo a população o problema pelo qual passa a categoria. Nas reuniões, a diretoria do sindicato esclareceu que a classe deve se manter atenta. Explicou que embora a entidade patronal tenha enviado ofício as empresas informando que deverão acrescentar na folha deste mês 5,5% de aumento aos salários, retroativos aos últimos três meses, não devem assinar nenhum documento dando conta que concordam com o percentual.

Redação O POVO Online


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Maceió: Rodoviários podem deflagrar greve geral na próxima semana


Os trabalhadores rodoviários de Alagoas podem deflagrar greve a partir da próxima semana em Maceió. Os funcionários vão fazer uma assembleia geral com indicativo de greve, no próximo sábado (31), às 17h, na sede do sindicado, no bairro da Levada, para decidir os rumos da paralisação. Eles reivindicam reajuste salarial de 16%, direito a plano de saúde, o recebimento do quinquênio para os servidores que entraram a partir de 1998 e ticket alimentação no valor de R$ 260.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários em Alagoas, Écio Luiz Angelo, a greve vai depender de uma reunião marcada para segunda-feira (02), na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), às 9h, com o procurador Rodrigo Gazzanéo e empresários do setor.

O sindicalista informou que esta será a terceira rodada de negociações e, caso não entrem em acordo, a categoria vai declarar greve geral. De acordo com Écio, os empresários alegam que não podem atender as solicitações dos funcionários porque não existe evasão de receita e a SMTT, segundo ele, não disciplina o transporte público como deveria.

A última audiência com todos os envolvidos na questão foi realizada nessa quarta-feira (28), na PRT, mas não houve nenhum avanço.

Fonte: Gazetaweb



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BH: Bilhetes do metrô só serão aceitos nos ônibus até sábado


No próximo sábado será o último dia em que os bilhetes do metrô serão aceitos nos ônibus metropolitanos. Para continuar usufruindo dos mesmos benefícios da integração, os cerca de 20 mil usúarios que utilizam diariamente o ônibus e o metrô com o Vale-transporte Integrado e o Bilhete Integrado devem trocá-los por créditos nos cartões Ótimo, de 1º a 31 de agosto.

O Vale-transporte integrado pode ser substituído por créditos eletrônicos (Cartão Ótimo) no posto de venda do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, na Rua Aquiles Lobo, 504, no Bairro Floresta, na Região Leste de BH. Já a troca do bilhete integral pode ser realizada em qualquer uma das 19 estações do metrô.Para efetuar a troca, o usuário deve apresentar a nota fiscal da compra dos vales-transporte em papel e a carteira de identidade. Os bilhetes já utilizados parcialmente no metrô ou nos ônibus não poderão ser trocados.

Fonte: Uai Minas


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Metrô Rio instala 22 máquinas de autoatendimento em nove estações


Metrô Rio instalou nesta quinta-feira, mais 22 máquinas de autoatendimento para venda e recarga do cartão pré-pago em nove estações: Pavuna (2), Vicente de Carvalho (1), Nova América/Del Castilho (2), Saens Peña (4), Central (2), Uruguaiana (4), Catete (1), Cardeal Arcoverde (2) e Siqueira Campos (4).

Os equipamentos permitem que o passageiro compre ou adicione créditos no cartão sem precisar enfrentar filas na bilheteria. A compra pode ser feita somente em dinheiro, com carga mínima de R$ 10,00, e a recarga com notas iguais ou superiores a R$ 5,00. A iniciativa faz parte dos serviços que estão sendo implantados pela concessionária a partir da modernização do sistema de bilhetagem concluído em 2009.

A empresa já conta com outras 17 máquinas de autoatendimento nas estações Ipanema/General Osório (6), Cantagalo (2), Largo do Machado (2), Cinelândia (3) e Carioca (4). O objetivo é instalar mais 12 terminais distribuídos nas estações Flamengo, Botafogo e Afonso Pena até o fim do ano. A empresa esclarece que não haverá redução no número de bilheterias hoje existentes.

Fonte: O DIA ONLINE


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Manaus: Prefeitura aprova projeto que fixa horário de ônibus


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, ontem, o Projeto de Lei (PL) nº 006/2009, de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que obriga a instalação de placas indicativas do itinerário e horário das linhas do transporte coletivo nos abrigos onde os veículos são aguardados pelos usuários. A proposta altera a Lei nº 038 de 2 de maio de 2000. Na antiga lei, a divulgação dessas informações eram restritas, somente, aos terminais de ônibus. Agora, o projeto vai para a sanção do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes.

De acordo com o vereador Hissa, que também é ouvidor-geral da CMM, a nova legislação vai beneficiar cerca de 900 mil pessoas em Manaus, que equivale ao número de usuários do transporte coletivo na cidade. O parlamentar, também, explicou a importância da alteração na lei. “Espero que essa legislação possa pelo menos amenizar o sofrimento que muitos usuários de transporte passam nos pontos de ônibus. Agora, as empresas de ônibus são obrigadas a informar os horários das linhas de ônibus nos locais onde os usuários aguardam o serviço. E quero deixar claro que eu, mesmo, vou fiscalizar o cumprimento dessa lei”, declarou o parlamentar.

Pela nova legislação, os empresários do sistema de transporte coletivo, também, deverão divulgar nos pontos de ônibus dados como o número da linha de ônibus que passa pelo local; os principais logradouros que integram o itinerário da linha; o logradouro e o bairro de destino; o tempo médio da rota nas respectivas paradas de ônibus, com ressalvas para horários de tráfego intenso, bem como de congestionamento de veículos, e em casos eventuais como chuvas, temporais ou calamidades.

Ainda na proposta de Hissa Abrahão, a empresa de ônibus deverá informar o número do telefone para que a população denuncie ao órgão fiscalizador do município de Manaus, os problemas de atraso de linha ou ônibus superlotados. O parlamentar, também, lembra no projeto que a execução da lei deverá contar com a participação Instituto Municipal de Transportes Urbanos no que diz respeito a fiscalização dos seus dispositivos.

Fonte: Camara Municipal de Manaus


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Transporte, um desafio no Distrito Federal


O caos no transporte público do Distrito Federal está entre os principais temas de debate dos candidatos que disputam as eleições deste ano. As propostas preveem ampliação da linha de metrô, implantação de ciclovias, melhorias no sistema rodoviário e até mesmo a expansão das áreas de estacionamento — inclusive na parte subterrânea da Esplanada dos Ministérios. Lado a lado com saúde, educação e segurança, a questão do transporte tem interferência direta na vida da população. Muitas pessoas moram nas regiões administrativas que cercam a capital federal e dependem de ônibus, trem ou carro para chegar ao trabalho. As reclamações diárias dos passageiros tratam da má condição dos veículos, do valor elevado das passagens e dos congestionamentos. Em ano eleitoral, os usuários do transporte coletivo enfrentaram paralisações dos rodoviários e panes no sistema metroviário.

Além de incrementar o transporte coletivo, o futuro governante deverá pensar em soluções voltadas à grande quantidade de carros que circulam nas ruas da cidade — são mais de 2 milhões. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito (Detran), a cada ano, cerca de 100 mil veículos a mais tomam conta das ruas do DF. Esta realidade se reflete nos constantes engarrafamentos e na quantidade insuficiente de estacionamento para tantos veículos. Para amenizar os atuais problemas, o candidato a governador Agnelo Queiroz (PT) promete dar prioridade ao transporte coletivo, caso assuma o Palácio do Buriti em 1º de janeiro de 2011. No seu plano de governo, o petista garante a regularização da prestação de serviços de transporte é uma forma de tentar coibir a clandestinidade no setor. E ainda “romper o atual monopólio empresarial” com a renovação de concessões públicas e licitações.

Entre as propostas de Agnelo está a implantação do Plano Diretor de Transporte Público Coletivo. Segundo o ex-secretário nacional de Transportes Urbanos do Ministério dos Transportes e um dos responsáveis pelo setor na campanha petista, José Luiz Valente, a ideia é montar um fórum para pensar nas questões relacionadas à área a longo prazo. “A ideia é fazer um fórum para discutir ideias e elaborar um plano diretor. Algumas questões são óbvias: a necessidade de ampliar a abrangência do metrô e o funcionamento integrado das linhas de ônibus”, explicou. Ele aposta ainda na possível implantação do Veículo Leve sobre Pneus, seguindo os moldes do transporte público de Curitiba. “Mais na frente podemos chegar ao ponto de ter um bilhete único que dure até duas horas e meia nas mãos do passageiro. Além de ciclovias decentes para o DF”, disse.

Fonte: Correio Braziliense



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Centro de Fortaleza ganha linha de ônibus


A partir do próximo dia 2, os usuários do Centro terão mais uma opção de linha de ônibus para chegar e sair do bairro. Isso porque, na segunda-feira, começará a operar a 061, chamada de Linha Central. Implantada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha poderá ser utilizada, nos dias úteis, até as 20h e, aos sábados, até as 16h.

Só terão acesso aos veículos da 061, os usuários que disponham de vale transporte eletrônico, pagamento avulso ou carteira estudantil com crédito. Conforme detalhou o presidente da Etufor, Ademar Gondim, a Linha Central funcionará de duas formas. Aqueles que chegarem ao Centro terão até 30 minutos para entrar em outro veículo, sem pagar nada. Por outro lado, os que forem sair do bairro poderão pegar outra linha do Centro e pagar a quantia de R$ 0,40 (inteira) e R$ 0,20 (para meia passagem).

Além disso, os usuários que pagarem essa quantia poderão, em até 30 minutos, pegar outro ônibus urbano e terão de apenas completar a passagem com R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia passagem).

De acordo com o presidente da Etufor, a Linha Central terá, basicamente, o objetivo de possibilitar o acesso ao bairro, já que a Avenida do Imperador foi bloqueada devido às obras do Metrô de Fortaleza (Metrofor), além de funcionar como projeto-piloto para que passageiros treinem o uso da complementação tarifária, que será utilizada nos metrôs. "Será o primeiro momento do projeto-piloto que, daqui a 90 dias, terá seu desempenho avaliado", disse.

Fonte: Diário do Nordeste


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