Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em São Luís, BRT contará com tecnologia embarcada

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Lawrence Melo ressaltou que a obra foi dividida em etapas porque se fosse iniciar várias frentes de trabalhos a cidade iria ficar literalmente paralisada. “Estamos mexendo em duas avenidas onde tem o fluxo de tráfego muito intenso todos os dias, que é a Avenida dos Holandeses e Av. Litorânea. O primeiro equipamento de mobilidade urbana que vai ser entregue será o prolongamento da Av. Litorãnea e a gente pode mexer nele porque como não existia antes não passava carro por lá e pretendemos entregá-lo em dezembro de 2019. Iniciamos recentemente outra frente de trabalho, que foi na Av. Atlântica do Araçagi ate a Av. São Luís Rei de França deveremos entregar até fevereiro ou março do que vem”, disse o presidente da MOB.

“O BRT estará em operação no segundo semestre de 2021”

Também está previsto para o mês de setembro  intervenções na rotatória do quartel da Polícia Militar que deverá ser entregar em fevereiro de 2020 e toda a conclusão do lote 1 será em dezembro do mesmo ano.  Já o lote 2 que é a requalificação da Av. dos Holandeses inclusive o trecho do Araçagi e a Av. São Luís Rei de França, além das intervenções rotatória do Golden Shopping, rotatória do Caolho que dá acesso Av. Daniel de La Touche, na rotatória do Shopping doAutomóvel com previsibilidade de entrega em junho de 2021. “O BRT estará em operação no segundo semestre de 2021”, afirmou Lawrence Melo.

BRT TERÁ UM CORREDOR EXCLUSIVO, ALÉM DE CICLOVIAS
Para veículos particulares, o fluxo na Avenida dos Holandeses não sofrerá alterações. “Toda a Avenida dos Holandeses terá o trânsito em sentido duplo. Na Avenida Litorânea, dependendo do horário, teremos duas vias em um sentido ou em outro”, comentou Lawrence.

“Será um sistema de transporte coletivo localizado na parte norte da Ilha que terá impactos em todas as outras regiões”

Além disso, o BRT contará com tecnologia embarcada, que permitirá o aviso aos usuários dos horários da passagem do veículo nas paradas de ônibus e também a programação dos sinais de trânsito, que para o corredor, estarão sempre verdes. “Será um sistema de transporte coletivo localizado na parte norte da Ilha que terá impactos em todas as outras regiões uma vez que se cria um novo corredor e se desafoga o grande fluxo que hoje existe em pontos como a Forquilha, Cohab, São Cristóvão, das pessoas que precisam sair dos outros municípios em direção ao centro de São Luís”, declarou o presidente da MOB. 

O que o novo sistema BRT incluirá:

– Ônibus biarticulado com tecnologia embarcada

– Avisa quando vai passar

– Corredor exclusivo

– Sinal sempre verde

– Redução de 1 hora no tempo das viagens

– Ciclovias, calçadas e pistas de corrida ou caminhada em 20 km da Ilha de São Luís

Por: Samartony Martins
Informações: O Imparcial


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Prefeito de SP assina 32 contratos para operação de transporte público no valor de R$ 63 bilhões

Após a suspensão da greve parcial de motoristas de ônibus da capital, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), assinou ontem 32 novos contratos para operação do transporte público da capital paulista, que vinham sendo barrados por contestações na Justiça e no Tribunal de Contas do Município (TCM) desde 2013. Agora no valor de R$ 63 bilhões, essa é uma das maiores licitações do País. Em relação à paralisação, a polícia ainda investiga locaute – paralisação patrocinada pelos empregadores.

Os contratos assinados, por 15 anos, não alteram as empresas que já operam nem as estimativas de gasto anual do serviço. Nos bastidores, alguns empresários do setor defendiam a renovação dos atuais contratos de emergência, que custam mais caro aos cofres públicos, até que os donos das empresas e a Prefeitura chegassem a um acordo sobre o prazo de vigência e os valores envolvidos. A resistência a esses novos contratos é apontada pelos auxiliares mais próximos do prefeito como uma das causas da paralisação, que afetou 30% da frota.

Essa mobilização ocorre em um momento em que empresas de ônibus da zona sul perderam cerca de 28% dos passageiros para a Linha 5 do Metrô. E às vésperas da implementação de mudanças na rede. As linhas mais afetadas foram justamente das empresas Sambaíba e Santa Brígida, na zona norte. Com a nova organização do sistema, os itinerários estruturais das viações ficaram menores.

O cenário de crise estaria por trás da falta de caixa que impediu o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para os motoristas e cobradores, que decidiram cruzar os braços. A avaliação dos aliados do prefeito é que esse cenário ruim para os empresários se associou à vontade política do sindicato de fazer a greve.

Ofício assinado pelo secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, foi enviado à Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) para fazer representação formal sobre suspeitas de locaute. A delegada Fabíola de Oliveira Alves decidiu abrir inquérito ainda ontem. “Cabe à polícia (dizer se foi locaute). Quem investiga prática de crimes é a Polícia Civil”, afirmou o prefeito.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, Francisco Christovam, descartou possibilidade de locaute. “Não procede, é uma informação equivocada que foi passada para ele (Covas).” Valdevan Noventa, presidente do sindicato dos motoristas e deputado federal pelo PSC de Sergipe, também negou ação conjunta.

Covas relatou ter feito diversas reuniões com motoristas e cobradores. Esses profissionais alegavam temor de que, com os novos contratos, a quantidade de coletivos em operação seja reduzida e os cobradores acabem demitidos. O prefeito destacou que a assinatura dos termos ocorreu após aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM), e não teve relação com a greve. Ele disse também que a Prefeitura se comprometeu a não fazer de forma imediata a revisão da frota ou do papel dos cobradores.

O prefeito descartou atraso em repasses às empresas do setor e disse que haverá uma antecipação de R$ 40 milhões nos pagamentos que pode ajudar na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos funcionários. “O resultado é positivo. Desde 2013, das gestões do PT, a cidade vivia com contratos emergenciais, o que ajudou a sucatear o sistema.”

A Prefeitura argumenta que, além de reduzir o tempo de duração dos contratos, os empresários terão menos lucro. A taxa de retorno do setor deve mudar de 9,8% para 9,1% do investido. O valor dos contratos, que para um prazo de 20 anos era de R$ 71 bilhões, passará para R$ 63 bilhões. A mudança de prazo atendeu ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que entendeu que a lei que havia determinado duração de 20 anos para os contratos foi aprovada na Câmara de forma irregular.

Futuro
Questionado se essa decisão pode levar a novas ações, Covas disse que sim. “Toda decisão pode ser questionada pelo Poder Judiciário, isso faz parte do regime democrático. Mas é para isso que a gente consulta a Procuradoria.” 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


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Metrô do Recife tem tarifa reajustada novamente

Os usuários já estão pagando mais caro pela passagem do Metrô do Recife. Seguindo o planejamento de reajustes escalonados, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) elevou, a partir deste domingo (8), a tarifa ao valor de R$ 3. Este é o terceiro aumento de uma série que fixará o tíquete em R$ 4 até março de 2020.

Entre a população que utiliza o modal para se locomover pela região, o clima é de insatisfação. “Não temos conforto, os trens só vivem quebrados e ainda assim somos obrigados a pagar a mais por isso? É um verdadeiro absurdo uma coisa dessa acontecer”, reclama a aposentada Cleide Ferreira de Santana, de 66 anos.

Uma moradora de Surubim, que há um mês está no Recife, também não poupa críticas ao aumento de preços. “Se você estivesse pagando por um serviço decente, até justificava o preço alto. Porém, não temos o mínimo conforto para justificar uma conta tão cara”, relata Ediuza de Souza, que completa afirmando que a tarifa era para baixar e não aumentar. Ao ser informada que em março do próximo ano a passagem irá custar R$ 4, ela foi taxativa. “ Agora que ninguém anda mais de metrô”, disparou.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o aumento das tarifas de metrô tem como objetivo suprir um déficit com a operação, folha de pagamento e indenizações da empresa. A CBTU justifica que o custo com a manutenção da rede em Estado é de R$ 541 milhões somente neste ano. No entanto, a arrecadação máxima chegou a apenas R$ 70 milhões.

Informações: Folha de Pernambuco


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SPTrans informa as linhas que passam na exposição no Ibirapuera

A SPTrans informa as linhas que atendem o Ibirapuera, onde será realizada a exposição The Art of the Brick: DC Super Heroes entre os dias 12 de setembro e 29 de dezembro, de terça a sexta-feira das 9h às 20h e sábado e domingo das 9h às 19h.

A exposição será na Oca do Ibirapuera localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 2 – Ibirapuera, Zona Sul e as linhas que o atendem passam pela R. Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Brig. Faria Lima e R. Manoel da Nóbrega.

Confira a relação de linhas que atendem a região:

Rua Abílio Soares

475R/10 Jd. São Savério – Term. Pq. D. Pedro II

509J/10 Jd. Selma - Pq. Ibirapuera

509M/10 Jd. Miriam - Term. Princ. Isabel

5154/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel

5164/10 Vl. Sta. Catarina - Pq. Ibirapuera

5185/10 Term. Guarapiranga – Term. Pq. D. Pedro II

5194/10 Jd. Apurá - Pq. Ibirapuera (não opera de fim de semana)

5300/10 Term. Sto. Amaro - Term. Pq. D. Pedro II

5317/10 Sesc/Orion - Pça. do Correio (não opera aos domingos)

5318/10 Chác. Santana - Pça. da Sé

5362/10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé

5362/41 Pq. Res. Cocaia – Pq. Ibirapuera (não opera de fim de semana)

5370/10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco

5370/21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera (não opera de fim de semana)

5391/10 Jd. Ângela - Lgo. São Francisco

5611/10 Eldorado - Pça. João Mendes

5614/10 Eldorado - Pça. João Mendes (não opera de fim de semana)

5614/21 Eldorado - Pq. Ibirapuera (não opera em dia útil)

5630/10 Term. Grajaú - Metrô Brás

5630/21 Cid. Dutra - Lgo . São Francisco (não opera de fim de semana)

5632/10 Vl. São José - Lgo. São Francisco (não opera aos domingos)

5652/10 Jd. IV Centenário - Pça. da Sé (não opera de fim de semana)

5652/22 Jd. IV Centenário - Pq. Ibirapuera (não opera em dia útil)

6338/10 Jd. Miriam - Pq. Ibirapuera

Av. Brig. Luís Antônio

475R/10 Jd. São Savério – Term. Pq. D. Pedro II

477A/10 Sacomã - Term. Pinheiros

5100/10 Term. Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II (não opera de fim de semana)

5111/10 Term. Sto. Amaro - Term. Pq. D. Pedro II

5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco

5119/22 Term. João Dias – Largo São Francisco (não opera de fim de semana)

5131/10 Cid. Ademar - Pq. D. Pedro II (não opera aos domingos)

5154/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel

5164/21 Cid. Leonor - Pq. Ibirapuera

5175/10 Baln. São Francisco – Praça da Sé

5178/10 Jd. Miriam – Praça João Mendes

5185/10 Term. Guarapiranga – Term. Pq. D. Pedro II

6412/10 Paraisópolis - Paulista

669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel

7550/10 Term. Sto. Amaro - Metrô Sta. Cecília (não opera de fim de semana)

967A/10 Imirim – Pinheiros (não opera de fim de semana)


Av. Pedro Álvares Cabral

175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara

509J/10 Jd. Selma - Pq. Ibirapuera

509M/10 Jd. Miriam - Term. Princ. Isabel

5154/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel

5164/10 Vl. Sta. Catarina - Pq. Ibirapuera

5164/21 Cid. Leonor - Pq. Ibirapuera

5175/10 Baln. São Francisco – Praça da Sé

5178/10 Jd. Miriam – Praça João Mendes

5185/10 Term. Guarapiranga – Term. Pq. D. Pedro II

5194/10 Jd. Apurá - Pq. Ibirapuera (não opera de fim de semana)

5300/10 Term. Sto. Amaro - Term. Pq. D. Pedro II

5317/10 Sesc/Orion - Pça. do Correio (não opera aos domingos)

5318/10 Chác. Santana - Pça. da Sé

5362/10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé

5362/41 Pq. Res. Cocaia – Pq. Ibirapuera (não opera de fim de semana)

5370/10 Term. Varginha - Lgo. São Francisco

5370/21 Term. Varginha - Pq. Ibirapuera (não opera de fim de semana)

5391/10 Jd. Ângela - Lgo. São Francisco

5611/10 Eldorado - Pça. João Mendes

5614/10 Eldorado - Pça. João Mendes (não opera de fim de semana)

5614/21 Eldorado - Pq. Ibirapuera (não opera em dia útil)

5630/10 Term. Grajaú - Metrô Brás

5630/21 Cid. Dutra - Lgo . São Francisco (não opera de fim de semana)

5632/10 Vl. São José - Lgo. São Francisco (não opera aos domingos)

5652/10 Jd. IV Centenário - Pça. da Sé (não opera de fim de semana)

5652/22 Jd. IV Centenário - Pq. Ibirapuera (não opera em dia útil)

6338/10 Jd. Miriam - Pq. Ibirapuera

6358/10 Jd. Luso – Term. Bandeira

6455/10 Term. Capelinha – Largo São Francisco

647C/10 Term. João Dias – Hosp. Das Clínicas (não opera aos domingos)

709A/10 E.T. Água Espraiada – Metrô Ana Rosa

857A/10 Term. Campo Limpo – Metrô Santa Cruz



Rua Manoel da Nóbrega

509J/10 Jd. Selma - Pq. Ibirapuera

5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel

5164/21 Cid. Leonor - Pq. Ibirapuera

5175/10 Baln. São Francisco – Praça da Sé

5178/10 Jd. Miriam - Pça. João Mendes

5185/10 Term. Guarapiranga - Term. Pq. D. Pedro II

709A/10 E.T. Água Espraiada – Metrô Ana Rosa

857A/10 Term. Campo Limpo – Metrô Santa Cruz

Para informações sobre itinerários ligue 156.

Informações: SPTrans


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Em Salvador, 300 pontos terão mapa de orientação sobre itinerário de ônibus

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O soteropolitano que nunca contou com a ajuda do pedestre ao lado para se orientar sobre em qual ponto pegar determinada linha de ônibus possivelmente nunca precisou do transporte público. O fato de as 3.402 paradas da capital não oferecerem qualquer tipo de informação sobre linhas e, menos ainda, itinerários, de acordo com o prefeito ACM Neto, motivou a prefeitura a criar um mapa interativo para facilitar a vida do passageiro.

Para começar, os mapas que informam as linhas e todas as localidades pelas quais o ônibus vai passar, além do desenho de cada percurso, serão instalados, a partir desta quarta-feira (4), em locais como as avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Luiz Viana Filho (Paralela), além da Suburbana, ACM, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães, Vasco da Gama e região da Sete Portas. 

Classificados como os “principais corredores de tráfego”, os locais foram eleitos, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), por concentrarem  o maior número de usuários do transporte público. Além da informação, vai ser possível, ainda, conferir a previsão de chegada de cada coletivo por meio de QR Code - o que já é possível no app CittaMobi. Até novembro, de acordo com a pasta, 800 mapas devem ser instalados em 300 paradas de ônibus. 

“É uma evolução do nosso aplicativo. Então, quem tiver um smartphone e colocar a câmera no QR Code vai conseguir visualizar todos os ônibus que vão passar por aquele ponto. Hoje, é um dos sistemas mais modernos do Brasil e, agora, ganha esse plus, com a possibilidade de as pessoas identificarem suas linhas em qualquer ponto da cidade”, explica Neto.

Os mapas, que distinguem as localidades por cores, são feitos com materiais resistentes à chuva, riscos e incidência de raios solares. Eles serão instalados pelo setor de Equipamentos Urbanos da Semob. O prefeito disse ainda que, além dos soteropolitanos, os turistas também ganham com a novidade, já que “não vão precisar interromper a viagem para perguntar ao motorista sobre o roteiro”.

A caminho da Barroquinha, a operadora de caixa Cíntia Batista, 32, disse que o principal interesse dela é pelo horário do ônibus. "A gente agora está meio perdido, por causa dos ônibus que saíram de linha. Então, a gente vai poder ficar melhor informado. Eu uso o aplicativo às vezes e tento vir sempre no mesmo horário", conta ela, que estava a caminho do trabalho.

Já a autônoma Aline Pitanga, embora saiba 'de cor' o itinerário dos ônibus que contemplam sua ida até o trabalho, contou que a informação do horário em tempo real, por meio do QR Code, pode ajudar ainda mais. "A espera no ponto acaba colocando a gente em risco. O aplicativo é importante, mas o mapa onde a gente pode ver vai funcionar bem e vai ajudar muito", torce.

Segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, o retorno positivo da população é o que interessa à prefeitura. “As pessoas reclamavam muito de não ter as informações sobre as linhas. O mapa dá uma explicação e nossa ideia é melhorar sempre, para atender às necessidades dos usuários”, garante.

Reclamar de ponto de ônibus é o que o técnico em Contabilidade Marcos Costa, 30, diz que não faz mais desde que as paradas da orla do bairro da Boca do Rio, onde mora, foram contempladas pela proteção, o que a prefeitura chama de "abrigo". Segundo o município, dos 3.402 pontos de ônibus da cidade, 2.902 já contam com cobertura que diminui a exposição do pedestre ao sol.

"Nossa, eu sofri horrores com aquilo. Às vezes, me sentia torrando. Quando mudaram isso, já me deixou bem feliz. O ônibus com ar, eu ainda não tive a oportunidade, porque uso mais o metrô atualmente. No entanto, acredito que vai ser muito importante para pessoas que conhecem pouco Salvador, que só circulam por determinadas áreas e ficam perdidas, sem saber o que fazer", pontua ele, ao observar a imagem representativa do mapa.

Informações: Correio 24 Horas


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Em um mês, ônibus em Curitiba e região perdem quase 3 milhões de passagens

A perda contínua de passageiros de ônibus do transporte público de Curitiba e região, que se estende pelo menos desde 2016 até agora, causou uma mobilização simultânea da prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), do governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolita (Comec), e das empresas concessionárias. Com 15.356.397 passagens pagas, o mês de agosto de 2019 foi o pior dos últimos quatro anos, com uma queda de 16% em comparação com o mesmo mês de 2016.

De acordo com dados disponíveis no site do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp), o mês de agosto perdeu 2.906.494 passagens pagas. Os relatórios também apontam, mês a mês, que a projeção da Urbs para o número de pagantes é sempre menor do que o concretizado. Com isso, as empresas reclamam de defasagem constante para manutenção do sistema.

Dados disponíveis no site da Urbs, apontam que quase 20 mil pessoas (2,7% do total) deixaram se locomover de ônibus no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado. No primeiro semestre 2018, a Rede Integrada de Transporte (RIT) registrou 718.135 usuários, uma queda de 1,14% se comparados os números do mesmo período de 2017. A queda proporcional é ainda maior, se for considerado que a população aumentou no período. Curitiba, por exemplo, segundo o IBGE, tinha 1.893.997 habitantes em 2016 e agora, tem 1.933.105, conforme dados divulgados na última semana.

A equação, que envolve a queda de usuários, custo do sistema, lucro das empresas, taxas, impostos e melhorias já é debatida à exaustão, em especial durante o período tradicional de reajuste, em fevereiro. Esse cálculo em constante mudança cria desafios permanentes aos gestores. O valor da tarifa é apontado como causa para perda de passageiros, que atualmente têm nos aplicativos de transporte um “concorrente” mais em conta em determinados horários.

Uma solução conjunta, projetada pela prefeitura, pelo governo e acompanhada pelas empresas é a redução do valor das tarifas em horários com menor movimento, como forma de incentivo à retomada de passageiros que têm buscado alternativas ao transporte público. Uma delas, também vista como responsável pela queda, é o uso de aplicativos de motoristas. Não há uma estimativa de quantos passageiros os ônibus perderam para os aplicativos, mas é consenso entre os gestores do sistema que o fenômeno é causado por essa migração.

O prefeito Rafael Greca (DEM) editou recentemente nova regulamentação para a atuação de aplicativos de motoristas, mas mesmo assim ainda não foi suficiente para equilibrar a “competição”. “A maior parte dessa perda (de passageiros) ocorre devido à crise econômica. E um conjunto de outras pequenas partes contribui para que os usuários deixem aos poucos de usar os ônibus – entre elas, os aplicativos de transporte. A nossa avaliação é a de que o serviço de aplicativos de transporte deveria ser regulamentado, ou seja, obedecer a normas e procedimentos nos mesmos moldes a que estão sujeitas as empresas de ônibus, por exemplo. Do contrário, cria-se uma competição desigual”, dizem as empresas em nota enviada pelo Setransp.

Curitiba e região devem reduzir valores

Como medida para atrair mais usuários ao transporte público, a Comec elaborou um projeto-piloto com tarifas mais baratas em horários de menor movimento. O anúncio foi feito nesta semana pelo presidente da Comec, Gilson Santos. Testes vão começar na próxima semana, na linha Pinhais-Guadalupe. A nova tarifa, de R$ 3,90, é 60 centavos mais baixa que a convencional e será praticada a partir da próxima segunda-feira. Os testes seguirão até o dia 29 de novembro.

O novo valor valerá para os períodos compreendidos entre 9 e 11 horas; 14 e 16 horas e das 20 horas até meia-noite. De acordo com a Comec, a linha foi escolhida por contar com veículos articulados, que podem comportar um número maior de passageiros com o possível aumento da demanda nos horários de menor movimento. Atualmente, cerca de 9 mil usuário utilizam essa linha, que sai do Terminal de Pinhais e segue até o Terminal do Guadalupe, no Centro de Curitiba.

A Capital deve seguir o mesmo caminho. Na terça-feira a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal deu parecer positivo a um projeto de lei da Prefeitura que estabelece condições legais para tarifas diferenciadas no transporte coletivo da capital. O texto diz que a medida valerá conforme as linhas de ônibus, o horário da utilização e os pontos de embarque e desembarque. A proposta ainda estabelece que um decreto do prefeito definirá os critérios para a diferenciação tarifária com base na modalidade de pagamento do serviço, a quantidade de utilização do transporte pelo usuário dentro de uma periodicidade, dentre outros.

Para o Setransp, não há nenhum impeditivo, contanto que não haja desequilíbrio nos contratos de concessão.

As empresas afirmam que outras medidas foram tomadas para tentar atrair mais passageiros. Em nota, cita “renovação da frota: desde a assinatura do termo de ajuste, em novembro de 2017, já foram entregues 262 novos ônibus. Serão 450 até o fim de 2020; mais conforto, com eficiência e segurança (os novos veículos vêm equipados com câmeras) para os passageiros; criação de novas linhas, como o Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão; retomadas de integrações com a região metropolitana; aumento do número de faixas exclusivas; Operação Fura-Catraca; compra de créditos para o cartão transporte por aplicativos no celular; e política de subsídio para a manutenção da tarifa ao usuário em valor módico”.

Informações: Bem Paraná

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