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Passageiros de Votorantim terão 35 novos locais de acesso para utilizar o sistema BRT durante as viagens de ônibus em Sorocaba

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Uma mobilidade urbana eficiente é fundamental na rotina de uma cidade e em Sorocaba não será diferente. Para embarcar nos veículos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), o passageiro que vem de Votorantim e região terá a comodidade de escolher qual dos 35 acessos será melhor para o seu deslocamento em Sorocaba. Serão três terminais, quatro estações de integração e 28 estações preferenciais, totalizando 35 novos locais de embarque. Para diferenciar esses três tipos de acesso será bem simples.

Os terminais são estruturas mais robustas que permitirão a integração de diferentes linhas que compõem a rede de transporte do município. As linhas serão provenientes das vias expressas BRT, dos corredores estruturais (já existentes) e das linhas alimentadoras que chegarão dos bairros. Esses terminais terão plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido e um prédio administrativo e operacional responsável pela gestão do fluxo de veículos e pessoas. Os passageiros terão central de atendimento para informações, sanitários, wifi, carregadores de aparelhos eletrônicos e a segurança de estarem em um ambiente seguro com central de monitoramento 24 horas.

Além dos Terminais Santo Antônio e São Paulo, já em pleno funcionamento, a cidade ganhará os terminais Vitória Régia, no corredor Itavuvu, o São Bento, no corredor Ipanema, e o Nova Manchester, no corredor Oeste. 

As estações de integração são aparelhos urbanos menores, em comparação com os terminais, e que permitem que o passageiro faça sua transferência de linha, através de uma viagem continuada utilizando um ou mais ônibus desde o local de partida até o ponto final, com uma única tarifa e sem pagar nada a mais por isso, dentro do período de tempo de integração.

As estações preferenciais têm como característica o acesso direto ao BRT. Se o passageiro estiver no corredor Itavuvu, por exemplo, ele poderá pegar o ônibus em um dos 12 pontos de parada.  Já no corredor Ipanema serão 10 pontos e no corredor Oeste, 10 pontos. Esse fluxo dará mais comodidade e rapidez à rotina das pessoas durante as viagens.

Para Rodrigo Pasquali Fabbri Martins, Gerente da Concessionária BRT Sorocaba, o projeto BRT foi estruturado visando agilidade, conforto e segurança para todos. “A eficiência do sistema é pensada especialmente em atender as necessidades dos usuários e queremos que os sorocabanos adotem o transporte público como meio para transitar na cidade. A quantidade e conforto dos acessos facilitará a chegada aos terminais, com isso, acreditamos que o fluxo aumentará consideravelmente conforme as pessoas forem conhecendo a nova rede. Para quem passa na Av. Itavuvu já é possível ver a construção das estruturas de concreto das futuras estações”, explica.

Responsabilidade ambiental

Toda operação nos terminais, estações e garagem terá a energia fotovoltaica como fonte alimentadora, ou seja, um sistema com energia limpa que é abastecido pela irradiação solar e irá gerar energia elétrica. Esse é um recurso renovável e inesgotável que contribui não somente para o funcionamento do BRT, mas também para o meio ambiente.

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. Seus principais diferenciais são:

Rapidez na viagem: deslocamento por corredores e faixas exclusivas.
Economia e embarque rápido: tarifa paga na entrada das estações.
Conforto: veículos com ar-condicionado, wi-fi gratuito e câmeras de segurança.
Acessibilidade e segurança: estações no canteiro central sinalizadas e protegidas.
Mobilidade: interligação com as linhas de ônibus.
Previsibilidade: viagens monitoradas e informações de espera e de deslocamento fornecidas em tempo real por monitores nas estações, possibilitando que as pessoas se planejem melhor.

Informações: OS2 Comunicação


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No Recife, Ônibus pega fogo e assusta passageiros em Olinda

Ônibus que fazia a linha Pau Amarelo, da empresa Cidade Alta, pegou fogo na Avenida José Augusto Moreira, em Casa Caiada, Olinda, por volta das 10h deste domingo (25). O coletivo estava com cerca de 50 passageiros, mas ninguém ficou ferido. As chamas foram tão intensas que também destruíram uma parada de ônibus, em frente à uma farmácia. Uma faixa da via foi interditada para retirada do ônibus e o trânsito no local ficou complicado.

O motorista do ônibus disse ao Corpo de Bombeiros (CB) que o incêndio começou no motor do veículo e que ao perceber um aquecimento no local parou o coletivo e tentou conter o princípio de incêndio com três extintores. Não obtendo sucesso, acionou o CB para controlar a situação. Uma viatura da corporação foi enviada ao local, que extinguiu o fogo antes que ele atingisse lojas das proximidades.

A estudante de arqueologia Jeane Alves, 50 anos, foi surpreendida com a fumaça entrando em seu apartamento. Ela disse ainda que também ouviu explosões. "Ficamos todos assustados, mas quando cheguei na janela já me deparei com o ônibus pegando fogo", disse. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

O professor Reinaldo Xavier também estava em casa quando tudo aconteceu. Ele disse que cobradores de outros coletivos pararam para ajudar a apagar as chamas, mas não conseguiram. "Foi tudo muito rápido. Sorte que as pessoas desceram logo do ônibus. Fiquei com medo que o tanque de combustível explodisse", comentou. O veículo ficou totalmente destruído.

Informações: Folha de Pernambuco


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Em Piracicaba, Começam as obras para reconstrução do novo Terminal Piracicamirim

A Prefeitura de Piracicaba (SP) iniciou, nesta terça-feira (27), as obras de reconstrução do novo Terminal de Ônibus Piracicamirim. O prazo para conclusão é de 12 meses e, neste período, os usuários terão à disposição uma estrutura coberta que funcionará como um terminal provisório atrás de onde serão realizadas as obras.

De acordo com a prefeitura, o investimento será de R$ 5.329.391,21, o que representa uma economia de 23,84% do valor previsto, que era R$ 6.997.779,12.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), o novo terminal seguirá os padrões do Terminal Vila Sônia e do Terminal Pauliceia. A pasta afirmou que a rotina dos usuários do Piracicamirim não será afetada durante as obras.

O projeto do terminal prevê ampliação de 10 para 12 vagas para ônibus. A plataforma terá 1.347 metros quadrados e área coberta de 2.513 m². Serão instaladas tela anti-pássaro, iluminação LED e pista de rolagem em concreto.

Há, ainda, previsão de construção de sala para Guarda Civil Municipal, bicicletário, reservatório de água com capacidade de 36 mil litros, bilheterias, a área de convívio para motoristas, vestiários masculinos e femininos acessíveis, banheiro para família e para ostomizados.

Reclamações e atraso
O Piracicamirim tinha estrutura defasada e foi alvo constante de reclamações dos usuários do transporte, já que a chuva invadia com facilidade os locais em que as pessoas ficavam abrigadas. Por isso, o terminal precisará ser demolido e reconstruído.

A prefeitura anunciou a abertura da licitação para reconstruir o Terminal Piracicamirim em 11 de janeiro, quatro meses depois do prazo previsto, que era setembro de 2018. O Executivo chegou a atualizar a data para novembro, mas também não conseguiu cumprir.

Em 3 de agosto de 2018, o G1 mostrou que a chuva que atingiu a cidade causou transtornos para os passageiros que usam o terminal. As várias goteiras faziam com que os usuários tentassem se abrigar juntos. Em pouco tempo, formaram-se poças no chão do local.

A situação foi semelhante em 10 de outubro daquele ano. O mesmo temporal que alagou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Sônia e derrubou o muro de uma escola causou problemas no terminal. As calhas não suportaram o volume de água.

Em 25 de outubro do ano passado, novamente os usuários sofreram com o terminal. Na época, a licitação estava atrasada e a prefeitura disse que ela sairia em novembro. Segundo a administração, foi necessário renegociar a compra de um terreno ao lado do terminal, o que empacou o processo.

Informações: G1 Piracicaba


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Rodoviária de Foz do Iguaçu obtém quatro estrelas em avaliações no Google

Uma pesquisa no Google é quase sempre a primeira e a última parada para quem está procurando produtos e serviços. O site de pesquisas traz informações, detalhes de contato, localização no mapa e também serve como indicador da qualidade ao mostrar se os clientes estão satisfeitos com os estabelecimentos. A Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu tem recebido avaliações positivas dos usuários. Mais de seis mil pessoas já registraram comentários e numa escala de 1 a 5 estrelas, onde 1 é “ruim” e 5 é “excelente”, a Rodoviária de Foz alcançou a média de satisfação de 4 estrelas.   

Em comparação com rodoviárias de outras cidades brasileiras, o índice obtido por Foz do Iguaçu é maior do que em Gramado (3,4), Florianópolis (3,3), Rio de Janeiro (3,6), Curitiba (3,7) e Cascavel (3,80). “O Google serve de referências e a nota quatro nos motiva a melhorar cada vez mais”, considera o engenheiro Renato Pena Camargo, diretor da Tarobá Construções, empresa gestora do terminal.   


Avaliações

Com uma rápida busca no Google, pela Rodoviária de Foz do Iguaçu estão vários comentários de pessoas que estiveram no local e destacaram os bons espaços para espera, lanches e cafezinho até o ônibus sair; a variedade do comércio e serviços como caixa eletrônico, farmácia, lanchonete, lojinhas, wifi grátis e os banheiros limpos. As condições de segurança, estrutura de apoio ao passageiro e disponibilidade de assentos na sala de embarque são reconhecidas pelos usuários. “Isso não é uma Rodoviária, é um aeroporto disfarçado. Amei estar aqui e super recomendo. Um lugar extremamente organizado comparado às rodoviárias que conheço pelo Brasil”, elogiou Alais Paixão. Na opinião de Jeremias Cavalcanti, “o terminal rodoviário é bastante acolhedor e super limpo”.

Desde 2016, o local é administrado pela Tarobá Construções. Nesse período, a rodoviária vem passando por transformações e melhorias. Entre elas estão banheiros equipados com cabines para o viajante que quiser tomar banho. Para utilizar o banheiro é cobrada a taxa de R$ 1 que visa evitar a depredação, vandalismo e serve também como prevenção a ilícitos. Crianças, idosos e Pessoas com Deficiência (PCD’s) estão isentos do pagamento. O terminal também dispõe de banheiro gratuito, próximo à Administração. “Nos anos anteriores, as pessoas entravam para roubar torneiras, fechaduras e até mesmo para esconder mercadorias, drogas e armas, felizmente hoje o momento é outro”, afirma Renato.

Os espaços comerciais são diversificados. Os viajantes encontram de barbearia, casa de câmbio até lojas de artigos para viagens. A mais recente novidade é a locadora de automóveis inaugurada este mês, ampliando a oferta de produtos e serviços ao público.

Informações: Portal da Cidade

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Em SP, Bicicletário do Terminal Pq. Dom Pedro ll terá controle de acesso

Com o intuito de melhorar o atendimento e a segurança dos passageiros que utilizam o bicicletário do Terminal Pq. Dom Pedro ll, a partir desta segunda-feira, 26 de agosto, contará com o sistema de controle de acesso. O local conta com 148 vagas e para utilizar o serviço é necessário realizar um cadastro. 

O bicicletário funcionará 24 horas por dia, mesmo horário de operação do Terminal Parque Dom Pedro ll. O endereço é Av. do Exterior, s/nº - Sé.

Cadastro

Para deixar a bicicleta em um dos bicicletários é necessário fazer um cadastro, informar nome completo, telefone, endereço e e-mail, apresentar um documento com foto e levar cadeado próprio.

As bicicletas são alocadas e retiradas apenas pelo controlador de acesso, sendo que terceiros não têm acesso ao local. Quando chegar, o ciclista receberá dois cartões de identificação: um que ele leva e outro que fica com a bicicleta pelo tempo em que estiver no terminal. Na hora da retirada, basta apresentar seu cartão e um documento com foto.

Por questões de segurança e falta de espaço para essa finalidade, mochilas e baús não poderão ser guardados no bicicletário.

Capacidade

Além do Terminal Pq. Dom Pedro ll, a medida já foi implantada em outros dez terminais, contabilizando 973 vagas ao todo, distribuídas da seguinte forma: 

Amaral Gurgel - 41 
Tiradentes - 148 
Campo Limpo - 64 
Sacomã - 146 
Pinheiros  - 34
Princesa Isabel - 66 
Lapa - 74
Pirituba - 156
Guarapiranga - 24
João Dias - 72
Parque Dom Pedro ll - 148

Informações: SPTrans


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Prefeitura de Porto Alegre anuncia GPS em 100% da frota

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Por volta das 11h desta quinta-feira (15), o repórter abriu o aplicativo TRI Porto Alegre e selecionou a "função GPS". Estava em uma parada da Avenida Ipiranga, no bairro Praia de Belas, bem perto da Redação do Diário Gaúcho e de GaúchaZH. No celular, a indicação era de que um ônibus da linha T1D (Transversal 1/Direta), da Carris, passaria por ali em dois minutos. Exatamente às 11h2min o coletivo chegou. 

Esse encontro pontual entre passageiro e ônibus é fruto da implantação de GPS em 100% dos ônibus de Porto Alegre, anunciada oficialmente pela prefeitura e as empresas de ônibus na manhã de terça-feira. E, diferentemente do lançamento desta tecnologia — que deveria ter acontecido em dezembro do ano passado, conforme decreto do Executivo — o horário indicado no aplicativo não vem com atraso.

O passeio da reportagem pela Capital serviu para testar não só o tempo estimado para chegada dos ônibus, mas outras funcionalidades do sistema. Conforme o prometido na apresentação do aplicativo, é possível planejar o destino da viagem, salvar linhas e paradas de sua preferência, receber alertas para desembarque, além de procurar a melhor rota para um destino desejado. Destas opções, algumas apresentaram problemas durante o teste do DG. 

Alerta para descer
Depois de seguir na linha T1D até a Terceira Perimetral, a reportagem desembarcou e tentou traçar um caminho para o Centro Histórico. O aplicativo emitiu um alerta de erro: "sem rota". O mesmo se repetiu na tentativa de introduzir como destino o aeroporto da Capital. Nem personalizando a rota e aumentando a distância máxima de caminhada entre o desembarque e o destino escolhido o problema foi revertido. 

Então, como a função "traçar rota" não estava disponível, o DG resolveu embarcar no próximo ônibus que passasse pelo local e seguir em direção à Avenida Protásio Alves. Pelo o app, o coletivo seria da linha T11A (Transversal 11A), da Carris, que também chegou na hora certa. O sistema não detecta que o passageiro embarcou no ônibus, mas ao selecionar o veículo — já que o app mostra até o prefixo do carro que se aproxima — é possível selecionar uma parada de destino. Assim, ao se aproximar do ponto, um alerta avisa que é hora de desembarcar. Mas o passageiro deve ficar atento, pois a notificação é emitida menos de 100 metros distante do destino, podendo não haver tempo suficiente para solicitar a parada.

No horário exato
Da Protásio Alves, o DG seguiu em direção ao Centro a bordo da linha 490 (Morro Santana), operada pelo consórcio Via Leste. Quando a viagem é concluída, uma tela onde é possível avaliar como foi a viagem aparece. As funcionalidades do sistema apresentam pequenas incorreções quando os ônibus estão muito próximos de seus terminais. O aplicativo parece "não entender" se a viagem está finalizando ou iniciando. Porém, logo que o carro arranca, a previsão se ajusta nas paradas seguintes. Além da linha e do prefixo, o sistema ainda informa se o ônibus é acessível e se possui ar-condicionado.

Na região central, o DG ainda verificou a pontualidade de uma última previsão de chegada de linha. O CittaMobi, plataforma para qual o app do TRI redireciona o usuário, indicava a chegada do veículo de prefixo 4502, da linha 494 (Rubem Berta), do consórcio Via Leste, às 12h23min. Foi o horário exato em que o veículo chegou ao terminal.

"Traçar rotas ainda está em desenvolvimento"
A funcionalidade que apresentou o maior problema durante o teste do DG ainda está em desenvolvimento, segundo Guilherme Rocha Bittencourt, engenheiro e coordenador do projeto GPS nos ônibus. Conforme Guilherme, o chamado roteirizador está passando por ajustes e será aperfeiçoado:

Outro ponto do aplicativo é a função de mapa, que mostra onde o ônibus está. Entretanto, Guilherme ressalta que essa localização é atualizada a cada parada e não acompanha o movimento real do veículo. Ou seja, para saber quando embarcar, o usuário deve usar como base a previsão de chegada e não a localização no mapa.

— O mapa é ilustrativo, para mostrar o trajeto do ônibus e qual a última parada que ele passou — explica Guilherme. 

O engenheiro informa que os dados enviados pelos usuários ao final de cada viagem são compilados em um banco de dados compartilhado pelas empresas e pela prefeitura. Além disso, os canais de contato oficiais seguem valendo e com atendentes treinados para esclarecer dúvidas sobre o app.

Esclareça suas dúvidas
Críticas, elogios ou sugestões ao aplicativo podem ser enviadas para os telefones 156, da prefeitura e 118, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 
Na ATP, o contato é pelo 3027-9900 ou o e-mail comunicacao@atppoa.com.br. 
Também é possível buscar mais informações pelo site www.tripoa.net.br/gps.

Informações: Gaúcha ZH


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