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Ônibus pega fogo na avenida Conde da Boa Vista, no Recife

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Um ônibus da empresa Vera Cruz, que fazia a linha Vila da Sudene, do Sistema Estrutural Integrado (SEI), pegou fogo na tarde desta quarta-feira (24) na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife. O incêndio no coletivo foi registrado por volta das 15h em frente ao Atacado dos Presentes, entre as ruas Gervásio Pires e do Hospício, no sentido Derby. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco, acionado por volta das 15h22, encaminhou três viaturas ao local para conter as chamas. Nenhuma pessoa ficou ferida. 

Era a quarta viagem do veículo e a primeira do dia do motorista Severino Alberis da Silva, 57 anos, que trabalha há quatro anos na Vera Cruz. De acordo com testemunhas, uma chama começou no motor do veículo. O motorista usou quatro extintores para conter o fogo, sendo um que ficava dentro do coletivo e outros três de taxistas que pararam para ajudar. No momento, havia 20 pessoas dentro no ônibus. A maioria dos passageiros era idosa. 

Populares ajudaram a tirar os passageiros de dentro do coletivo. Uma parada de ônibus da avenida, que estava cheia de usuários do transporte público, também pegou fogo. A energia da estação atingida, a Gervásio Pires 2, foi cortada. "Quanto mais eu usava o extintor, mais o fogo subia", relatou o motorista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo - que não atingiu edificações da avenida e se restringiu ao ônibus e a uma parada, completamente destruídos pelas chamas - foi controlado por volta das 15h50.

O ambulante Gilson Alexandre Nascimento disse que estava dentro do ônibus no momento em que o fogo começou. "Eu estava vendendo doces e água. Deixei as coisas dentro do ônibus e corri. Foi desesperador. Achei que eu ia pegar fogo também", contou. Quem também presenciou o incêndio foi o ambulante Willamis de Sena, 20 anos. Ele disse que tinha acabado de descer de um ônibus quando viu uma fumaça saindo do coletivo de placa PFS-0943. "Começamos a gritar para o motorista abrir para o pessoal descer do ônibus. Ele abriu rápido. Graças a Deus que ninguém ficou ferido, embora não tenha conseguido salvar o ônibus", disse Willamis.

O incêndio foi considerado de média proporção. Foram oito agentes do Corpo de Bombeiros e três viaturas, sendo um auto-bomba tanque, um bomba-tanque e um ACO00, num total de sete mil litros de água utilizados. "Nossa maior preocupação foi evitar a irradiação do fogo para outros locais, sobretudo por ser uma avenida de grande circulação de pessoas e carros. Nesses casos, há diversos componentes inflamáveis, além do motor, do combustível e do óleo que facilitam a propagação", informou o tenente do CB, Almir Neto. Ninguém precisou ser socorrido. 

O incidente está gerando engarrafamento em várias vias do Centro do Recife nesta tarde. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que o trecho da Avenida Conde da Boa Vista na altura do Atacado dos Presentes está bloqueada nos dois sentidos da via. "Os veículos estão sendo desviados para as ruas da Aurora e do Hospício", informou o órgão. Agentes da CTTU estão no local para orientar os condutores.

Corredor viário

Pela Avenida Conde da Boa Vista - que tem 1,6 km de extensão, 21 metros de largura e seis faixas de rolamento, passam 72 linhas de ônibus (cerca de 20% das linhas que operam na Região Metropolitana do Recife). Diariamente, 183.602 passageiros usam os coletivos que passam pelo corredor viário. Por dia, são realizadas cerca de 6 mil viagens pela avenida, isto é, um intervalo de 16 segundos entre os ônibus na via. Ao todo, 35 mil veículos circulam pela Conde da Boa Vista, que tem sete semáforos e 15 faixas de pedestres.

Informações: Diário de Pernambuco


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Grupo de mobilidade se reúne em Cuiabá para discutir viabilidade do VLT

Membros do grupo de trabalho sobre o sistema de mobilidade da região metropolitana farão visitas para saber como estão as condições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e até onde as obras avançaram. A ideia é fazer um diagnóstico da situação do VLT para decidir se há viabilidade técnica e operacional, mas há vários entraves pra se resolver.
Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Enquanto isso, um grupo de técnicos da Secretaria de Infraestrutura prepara um relatório detalhado junto com a Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre tudo o que foi feito até agora.

Conforme o chefe do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, Carlos Fávaro, uma série de questões ainda deve ser discutida.

“São ações judiciais, a própria delação do ex-governador Silval Barbosa que narra os fatos envolvendo corrupção e causou a anulação do contrato com o consórcio na Justiça, além da viabilidade da tarifa”, afirmou.

Registros de componentes das partes superior e interna dos vagões mostram que a manutenção é periódica e eles estão em boas condições.

O VLT já custou mais de R$ 1 bilhão e ainda há parcelas do empréstimo feito para a construção, que somam R$ 12 milhões por mês.

Esta semana, o movimento Pró-VLT - uma organização da sociedade civil - discutiu a conclusão do percurso que vai do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o Porto, em Cuiabá, totalizando 3,5 km.

O grupo de trabalho precisa ainda atualizar o valor da tarifa. Para isso, além dos dados de origem e destino do transporte coletivo da região metropolitana, vai levar em conta a demanda de passageiros, a distância percorrida pela frota (inclusive de ônibus), o custo operacional e os custos de investimentos do operador.

No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a passagem custa R$ 3,80. Mas o consórcio que administra o VLT pediu a rescisão do contrato na Justiça por causa de dívidas da prefeitura, que fez uma parceria público privada, mas não está conseguindo bancar o sistema por falta de retorno.

Em Santos (SP), a tarifa ficou em R$ 4,40 e é de responsabilidade da empresa metropolitana de transportes urbanos, que também opera as linhas de ônibus.

Em Cuiabá e Várzea Grande, a troca de modal não foi totalmente descartada.

O grupo tem até novembro para apresentar uma alternativa para a questão.

Informações: G1 MT

                                
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Retirada de pontos de ônibus cobertos revolta passageiros em Campo Grande

A retirada de pontos de ônibus cobertos nas avenidas Florestal e Presidente Vargas tem intrigado os usuários do transporte coletivo em Campo Grande. Diversos pontos foram retirados na última semana e substituídos pelos postes laranjas, uma troca nada justa para os passageiros.

Para quem presenciou a troca, não fazia sentido retirar os pontos, que estavam em bom estado de conservação. O professor Breidyson Santos conta que um dos pontos foi retirado na avenida Florestal ainda nesta quinta-feira (9). Ele conta que até perguntou para os funcionários da Prefeitura de Campo Grande, que responderam que pontos novos seriam colocados no lugar.

“Eles tiraram rapidinho, não levou nem 20 minutos. Eu só não entendo o porquê, o ponto estava bom. Os vizinhos já reclamaram porque ninguém sabe quando os novos serão instalados”, relata.

O pedreiro Vicente Vargas ficou revoltado com a troca do ponto pelo poste laranja. Ele conta que os ônibus demoram a passar na avenida Florestal e que os pontos cobertos eram uma maneira de oferecer um mínimo de conforto para quem pega o ônibus.

“Estão retirando tudo e colocaram esse poste laranja sendo que o ponto estava ótimo. Isso é ruim porque as pessoas precisam de um lugar para se abrigar da chuva ou do sol. O ponto ainda tinha um banco, para as pessoas esperarem sentadas pelo ônibus que demora tanto”, diz.

A jornalista Sarah Santos também reparou a retirada dos pontos e levantou a discussão em um post nas redes sociais. “Queria saber se os gestores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que decidiram por tirar a cobertura dos pontos de ônibus da Coophatrabalho, nunca precisaram pegar ônibus para trabalhar em dia de muito sol ou de chuva. Ou, se não possuem familiares idosos, ou com deficiência, ou até mesmo crianças, que dependem do transporte público”, questiona.

Na avenida Presidente Vargas, outros pontos cobertos foram retirados. Assim como os outros moradores, o vendedor Carlos Guimarães também não entendeu o motivo da mudança. Entretanto, ele diz que ainda não ouviu muitas reclamações de passageiros, já que o ponto de ônibus não era tão utilizado.

No início do ano, a Prefeitura chegou a anunciar a instalação de 500 novos pontos, com investimento de R$ 2,1 milhões. O que os moradores estranharam foi a retirada de pontos cobertos que estavam em bom estado de conservação. 

Informações: Midiamax

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Em SP, Duas linhas terão horários iniciais de partidas antecipadas a partir desta segunda-feira na Zona Leste

A SPTrans informa que a partir do dia 19 de agosto, segunda-feira, as linhas 2719/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Vl. Matilde e 2725/10 Metrô Artur Alvim – Jd. São Carlos terão os horários das primeiras partidas nos dias úteis alterados.

A linha 2719/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Vl. Matilde terá seu horário alterado das 4h48 para 4h08 em direção ao Metrô Vila Matilde. Não haverá mudanças no sentido de Ermelino Matarazzo.

Já a linha 2725/10 Jd. São Carlos – Metrô Artur Alvim terá sua primeira partida antecipada das 3h50 para 3h40.

Para informações sobre itinerários ligue 156


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Secretaria de transportes divulga piores linhas de ônibus do Rio

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) do Rio de Janeiro divulgou o ranking das piores linhas de ônibus da cidade. O consórcio Santa Cruz liderou a lista negativa, com 13 rotas nos três quesitos apontados no levantamento.

O ranking é estabelecido pelo número de reclamações feitas pelos usuários de ônibus pela Central 1746 de Atendimento ao Público da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Dividida em três partes, a lista traz as dez piores linhas em relação ao atendimento dos funcionários (motoristas, cobradores, fiscais e despachantes), estado de conservação dos veículos e reclamações gerais (irregularidades nos intervalos dos ônibus, falta de coletivos e excesso de passageiros).

A partir das reclamações recebidas, a SMTR pode intensificar a fiscalização dos coletivos. Segundo a secretária municipal de transportes, Virgínia Maria Salerno, a denúncia dos passageiros ajuda na melhoria das linhas.

"A SMTR mantém monitoramento constante das linhas e realiza ações de fiscalização frequentes com o objetivo de verificar as condições da frota. A população tem um papel muito importante no registro de queixas para direcionar nossas ações e sanar o problema identificado pelo passageiro", disse Virgínia.

Veja o ranking:

Reclamações no quesito conduta (atendimento dos funcionários):

1- Linha 777 (Consórcio Santa Cruz) - PADRE MIGUEL X MADUREIRA
2- Linha 608 (Consórcio Intersul) - GRAJAÚ X PRAÇA SECA
3- Linha 840 (Consórcio Santa Cruz) - SÃO FERNANDO X CAMPO GRANDE
4- Linha 895 (Consórcio Santa Cruz) - SERRINHA X CAMPO GRANDE
5- Linha 842 (Consórcio Santa Cruz) - PACIÊNCIA X CAMPO GRANDE
6- Linha 847 (Consórcio Santa Cruz) - RIO DA PRATA X CAMPO GRANDE
7- Linha 331 (Consórcio Transcarioca) - PRAÇA SECA X CASTELO
8- Linha 770 (Consórcio Santa Cruz) - CAMPO GRANDE X COELHO NETO
9- Linha 635 (Consórcio Internorte) - BANANAL X SAENS PENA
10- Linha 409 (Consórcio Intersul) - SAENS PENA X HORTO

Estado de conservação dos veículos:

1- Linha 821 (Consórcio Santa Cruz) - CORCUNDINHA X CAMPO GRANDE
2- Linha 397 (Consórcio Santa Cruz) - CAMPO GRANDE X CANDELÁRIA
3- Linha 822 (Consórcio Santa Cruz) - CORCUNDINHA X CAMPO GRANDE (VILA NOVA)
4- Linha 847 (Consórcio Santa Cruz) - RIO DA PRATA X CAMPO GRANDE
5- Linha 327 (Consórcio Internorte) - RIBEIRA X CASTELO
6- Linha 841 (Consórcio Santa Cruz) - VILAR CARIOCA X CAMPO GRANDE
7- Linha 302 (Consórcio Transcarioca) - RODOVIÁRIA X ALVORADA
8- Linha 868 (Consórcio Santa Cruz) - URUCÂNIA X CAMPO GRANDE
9- Linha 693 (Consórcio Transcarioca) - MÉIER X ALVORADA
10- Linha 895 (Consórcio Santa Cruz) - SERRINHA X CAMPO GRANDE

Reclamações gerais (irregularidades nos intervalos dos ônibus, falta de coletivos e excesso de passageiros):

1- Linha 828 (Consórcio Santa Cruz) - SÃO JORGE X CAMPO GRANDE
2- Linha 836 (Consórcio Santa Cruz) - CABOCLOS X CAMPO GRANDE
3- Linha 963 (Consórcio Transcarioca) - SANTA MARIA X TAQUARA
4- Linha 825 (Consórcio Santa Cruz) - CAMPO GRANDE X JESUÍTAS
5- Linha 693 (Consórcio Transcarioca) - MÉIER X ALVORADA
6- Linha 434 (Consórcio Intersul) - GRAJAÚ X SIQUEIRA CAMPOS
7- Linha 895 (Consórcio Santa Cruz) - SERRINHA X CAMPO GRANDE
8- Linha 327 (Consórcio Internorte) - RIBEIRA X CASTELO
9- Linha 868 (Consórcio Santa Cruz) - UCRÂNIA X CAMPO GRANDE
10- Linha 580 (Consórcio Intersul) - LARGO DO MACHADO X COSME VELHO

Informações: R7.com


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Grande Recife facilita o embarque no TI Santa Luzia com o uso do Cartão VEM

Com o objetivo de otimizar o tempo de embarque e aperfeiçoar os estudos de origem e destino do usuário, o Grande Recife muda a operação no Terminal Integrado Santa Luzia. A partir do próximo sábado, dia 10 de agosto, todos os passageiros passarão a circular entre o TI e a Estação de Metrô exclusivamente com o Cartão VEM. A medida vem sendo divulgada por meio de cartazes, divulgadores no terminal e a distribuição do VEM Comum nas comunidades do entorno.

Devido à mudança na operação, o usuário que desembarcar no TI Santa Luzia em direção ao metrô deverá passar seu Cartão VEM (Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum) na bilheteria do metrô para ter acesso à Estação, sem o pagamento de uma nova tarifa.

No sentido contrário, ao sair do metrô e entrar no TI para embarcar nas linhas 102 – TI Santa Luzia/Ibura, 106 – TI Santa Luzia/Parque Aeronáutica e 204 – TI Santa Luzia/Loteamento Jiquiá, o usuário deverá acessar o ônibus obrigatoriamente pela porta dianteira e passar o cartão no validador do coletivo, girando a catraca para completar o embarque, sem o pagamento de uma nova tarifa.

De acordo com o Grande Recife, a implantação da integração temporal no TI Santa Luzia faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação. Isso acontece porque, quando o usuário passa o cartão duas vezes no validador, é possível identificar a sua origem e o seu destino. Além de diminuir a entrada irregular de passageiros no sistema.

“A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano. Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que está sendo distribuído mediante cadastro no próprio Terminal. É possível fazer a recarga deste cartão na máquina do VEM presente na Estação do Metrô ou com os operadores que estarão portando as máquinas de POS (sem a cobrança da taxa)”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT


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