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BRT Rio faz últimos testes antes de multar quem dá calote no sistema

domingo, 21 de julho de 2019

O BRT realizou nessa sexta-feira (19) os últimos testes antes do começo da fiscalização contra calotes nas estações. Duplas formadas por agentes do sistema e guardas municipais verificam os bilhetes dos passageiros. A operação para valer será a partir desta segunda (22).

Na ação desta sexta, uma pessoa foi flagrada sem pagar passagem na estação do Barra Shopping. Os fiscais pedem o Bilhete Único do passageiro e, por meio de uma máquina, conferem o último uso do bilhete. A multa é de R$ 170 pela infração.

O BRT também está testando um sistema de monitoramento, que será controlado a partir do Terminal Alvorada, no qual eles conseguem verificar por meio de câmeras os passageiros que entram sem pagar e se algum equipamento foi roubado.

Informações: G1 Rio


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Curitiba terá novas faixas exclusivas para o transporte coletivo

Curitiba terá seis novas faixas exclusivas para o transporte coletivo e a tarifa está congelada até pelo menos fevereiro do ano que vem. O anúncio foi feito durante a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o governo do estado nesta sexta-feira (19).

O convênio formalizou o repasse de 90 milhões de reais que serão utilizados na Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e da região metropolitana. Dessa verba, 40 milhões são recursos do Estado e o restante, 50 milhões, são recursos da Prefeitura. 

Segundo a Prefeitura, o acordo permite a manutenção do valor da tarifa em de R$ 4,50 durante o período tarifário 2019-2020, até no mínimo fevereiro de 2020. Para tal, os recursos serão injetados no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) a título de subsídio tarifário.

Outro item anunciado envolve a criação de novas faixas exclusivas para a circulação dos ônibus, que permitirão a integração entre Pinhais e o Terminal Centenário. O objetivo é reduzir o tempo de operação de algumas linhas. As novas faixas exclusivas serão implantadas nas seguintes ruas: 

– Rua João Negrão (entre as ruas André de Barros e Almirante Gonçalves);

– Rua Alfredo Bufren (entre as ruas Presidente Faria e Tibagi);

– Avenida Marechal Deodoro (entre a Rua Ubaldino do Amaral até a Praça das Nações);

– Rua Emiliano Perneta (entre as ruas Dr. Muricy e Visconde de Nácar);

– Rua Amintas de Barros (entre as ruas Conselheiro Laurindo e Ubaldino do Amaral);

– Rua Imaculada Conceição (da altura do portão de entrada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR até a Linha Verde).  

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba


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Em Porto Alegre, EPTC prorroga período de orientação a motoristas nas faixas exclusivas de ônibus

O motorista que trafega pela Rua da Conceição, junto à rodoviária de Porto Alegre, terá um tempo maior para adaptar-se às duas faixas exclusivas para ônibus implementadas desde o início do mês. A Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) decidiu ampliar o período de acompanhamento e orientação aos condutores, que encerraria na segunda-feira (22).

Ainda não há data para que motoristas que não respeitarem a sinalização sejam multados. A EPTC decidiu aproveitar o período de férias escolares e das universidades — quando o fluxo diminui — para divu o a motoristas nas faixas exclusivas de ônibus  lgar a implantação da faixa exclusiva.

Apesar de muita reclamação por parte dos motoristas de carro e de dificuldade de entendimento da sinalização, a EPTC avalia que foi possível observar a diminuição da fila de ônibus que se formava desde a saída do túnel da Conceição.

Informações: Gaúcha ZH



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SPTrans reorganiza itinerários de 17 linhas no Metrô Conceição

A SPTrans informa que a partir deste sábado, dia 20 de julho, 17 linhas que atendem a Estação Conceição do Metrô, na Zona Sul, terão seus itinerários reorganizados paramelhorar o desempenho dos ônibus e o atendimento aos passageiros dessas linhas.

Confira as alterações:

175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara

Ida: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, acesso à Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

4721/10 Shop. Plaza Sul – Metrô Jabaquara

Ida: normal até Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

5091/10 Jd. Ubirajara - Metrô São Judas

Sentido único: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, (sentido bairro), Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5106/10 Jd. Selma – Lgo. São Francisco

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5106/21 Jd. Selma – Term. Água Espraiada

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5164/10 Vl. Sta. Catarina – Pq. Ibirapuera

Sentido único: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, (sentido bairro), Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5164/21 Cid. Leonor – Pq. Ibirapuera

Sentido único: normal até Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, (sentido bairro), Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5290/10 Div. Diadema – Term. Pq. D. Pedro II

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

574A/10 Americanópolis – Lgo. Cambuci

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

574A/21 Americanópolis – Metrô Vl. Mariana

Sentido único: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, (sentido bairro), Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

576M/10 Vl. Clara – Pinheiros

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

577T/10 Jd. Miriam - Metrô Ana Rosa

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

607G/10 Metrô Conceição – Term. Água Espraiada

Sentido único: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, (sentido bairro), Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

N604/11 Metrô Jabaquara – Term. Pq. D. Pedro II

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

5123/10 Jd. Miriam – Hosp. São Paulo

Ida: sem alteração.

Volta: normal até Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

627J/10 Jd. Miriam – Metrô São Judas

Sentido único: normal até Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, (sentido bairro), Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.

Para informações sobre itinerários ligue 156.

Informações: SPTrans


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Em Salvador, Passageiros e rodoviários aprovam novo ônibus elétrico

quinta-feira, 18 de julho de 2019

O novo ônibus elétrico, que começou a circular em Salvador na manhã desta terça (16), deixou uma boa primeira impressão para passageiros e rodoviários. Equipado com ar-condicionado e com um sistema diferente dos coletivos tradicionais, ele foi bastante elogiado pelo conforto que oferece.

Durante os 30 dias de testes, o veículo irá operar em quatros linhas da cidade: Estação Pirajá/Ribeira, Pirajá/Barra, Pirajá/Pituba e Paripe/Aeroporto, uma por semana.

O primeiro ônibus 100% elétricos da empresa chinesa BYD, em parceria com o consórcio Integra Plataforma, rodou nesta terça pela manhã. A linha escolhida para daro pontapé inicial na nova tecnologia foi a 1505, que sai do fim de linha de Pirajá com destino à Barra. No trajeto, o novo veículo passou pelos bairros de Campinas de Pirajá, São Caetano, Largo do Tanque, Calçada, Comércio e Campo Grande pegando passageiros nos pontos de ônibus. Durante o percurso, a tarifa não foi cobrada, pelo menos nesta primeira viagem. Nos próximos 30 dias de testes, a tarifa de R$ 4 será cobrada normalmente, assim como acontece com os ônibus convencionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o objetivo neste mês é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

O secretário da pasta, Fábio Mota, destacou a importância e os benefícios do novo modelo de transporte para os usuários e também para o meio ambiente. Ele disse ainda que, caso os ônibus elétricos sejam aprovados, circularão apenas nos trilhos destinados ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), por causa da sua estrutura física. O equipamento, que custa cerca de R$ 1,4 milhão, é cerca de quatro vezes mais caro que um ônibus convencional, que são comercializados por R$ 400 mil.

“Estamos testando as questões da autonomia, motorização, acessibilidade e logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre esse ônibus e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente. Se for aprovado nos testes, irá agregar muito no nosso pensamento de que o sistema BRT seja operado por esse tipo de veículo. A conta para a utilização desses veículos nas frotas convencionais vai depender dos testes e a avaliação das concessionárias nesses 30 dias”, disse.

O protótipo elétrico possui capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados. Como não utiliza combustíveis, o veículo não emite qualquer tipo de poluição. O equipamento possui dois motores, sendo um em cada roda, tem freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.

De acordo com o gerente de manutenção do Consórcio Integra Plataforma, Marcos Matos, outra vantagem do transporte elétrico é o maior conforto ao passageiro. 

Sustentabilidade
Durante o teste será avaliado o sistema de regeneração do ônibus. Quando acionado o freio, será possível recarregar as baterias em movimento, o que foi pensado para aumentar a durabilidade da carga durante as viagens.

Inicialmente, a autonomia da bateria é de 250 km com a carga máxima. O protótipo terá seu comportamento no dia a dia da cidade avaliado. A expectativa é que, se o teste for positivo, o veículo integre a frota que será utilizada no BRT.

O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. O ônibus é conectado em uma tomada até concluir o processo. 

Sustentável, o ônibus possui, dentre as características, a presença de 100% de suspensão pneumática, que justifica a sensação de conforto narrada pelos passageiros. Ele possui um sistema de ajoelhamento, que é a compreensão de um piso baixo e a ausência de degraus.

Com acionamento de um botão, o veículo é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada para facilitar o acesso dos cadeirantes e pessoas com deficiência com tranquilidade e segurança.

* Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier 

Informações: Correio 24 Horas


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Metrô de SP terá sistema de reconhecimento facial

O Metrô de São Paulo irá instalar câmeras que fazem reconhecimento facial, tecnologia que permite a identificação de pessoas por meio de imagens dos rostos. A novidade faz parte da implantação de um novo sistema de monitoramento eletrônico para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Segundo o Metrô, o objetivo é "a melhoria e ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmeras". O edital para a compra deste novo sistema foi lançado no final de junho no Diário Oficial do Estado.

Nele, a companhia usa, como referência de orçamento para o projeto, o valor de R$ 69 milhões. As propostas serão apresentadas por empresas ou consórcios no dia 20 de agosto.

Além das câmeras novas, a compra vai contemplar a elaboração do projeto, o fornecimento, instalação e testes de equipamentos de imagem com alta capacidade para as instalações do Metrô. Hoje, o monitoramento é feito com câmeras analógicas e outras digitais. Nem todas estão integradas aos centros de controle operacional (CCOs), segundo o Metrô.

O novo sistema de monitoramento, além de reconhecimento facial, prevê a identificação e rastreamento de objetos e de áreas invadidas. Ele terá uma autonomia de 30 dias para armazenamento de imagens.

Informações: G1 SP
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