Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Curitiba, Estação-tubo Comendador Fontana é reaberta

domingo, 7 de julho de 2019

A estação-tubo Comendador Fontana, que fica na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, passou pela revitalização da placa de concreto que suporta os ônibus durante as paradas no ponto. E, desde a última terça-feira (2/7), foi reaberto aos usuários do sistema de transporte coletivo de Curitiba.

As obras duraram pouco mais de 20 dias e, no período, os passageiros das seis linhas que param na estação-tubo Comendador Fontana utilizaram a estação-tubo Prefeitura, a poucos metros do local, no sentido Praça Nossa Senhora de Salete.

A revitalização da placa de concreto garante mais segurança e conforto para motoristas e passageiros das linhas 210 CIC-Cabral, sentido Terminal CIC (opera somente aos domingos); 256 Barreirinha-Guadalupe, sentido Terminal Guadalupe; 505 Boqueirão-Centro Cívico, sentido Terminal Boqueirão; 607 Colombo-CIC, sentido Terminal CIC (não opera aos domingos); 700 Pinheirinho-Cabral, sentido Terminal Pinheirinho; e X35 Pinheirinho-Prefeitura, sentido Terminal Pinheirinho (não opera aos sábados e domingos).

Informações: URBS


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Governo de SP desiste de monotrilho e linha 18-Bronze do ABC paulista será BRT

Após meses de expectativa sobre a chegada do monotrilho ao ABC paulista, o governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (3), que a linha 18-Bronze será BRT (singla em inglês para transporte rápido por ônibus). O modal fará a integração entre a região e a capital paulista.

O prazo para conclusão das obras do BRT será de 18 meses, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy. O custo é estimado em R$ 680 milhões para implantação do novo modal. O monotrilho era avaliado em cerca de R$ 6 bilhões.

Desde março, o governador e o secretário vêm questionando a viabilidade da construção do monotrilho por causa dos altos custos da obra. Também foram considerados os impactos financeiros gerados pelas desapropriações, que, segundo o governo estadual, custariam de R$ 600 milhões.

O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, e contou com a presença dos prefeitos de Santo André, Paulo Serra; São Bernardo do Campo, Orlando Morando; e São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

E O METRÔ?
Uma das maiores promessas para o transporte do ABC paulista é o metrô. Prevendo críticas à alteração do projeto inicial da linha 18-Bronze, o governo anunciou a aprovação de estudos para a linha 20-Rosa, que ligaria o bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, à Lapa, passando por Pinheiros e pelo Ibirapuera.


Além disso, a série 2100 de trens da linha 10-Turquesa será totalmente substituída por equipamentos mais novos.

Informações: MetroJornal


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Metrô de São Paulo abre licitação para sistema de reconhecimento facial

O metrô de São Paulo (SP) iniciou um processo de licitação para implementar um sistema de monitoramento eletrônico que, entre outras tecnologias, vai usar reconhecimento facial e inteligência artificial. O sistema deve funcionar nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, as principais da malha metroviária da capital paulista e sob a administração do governo do estado.

A tecnologia vai funcionar não apenas na análise dos rostos dos usuários do metrô, mas também para identificar objetos e detecção de invasão de áreas não+autorizadas para o público. Câmeras serão responsáveis pelo trabalho, enquanto uma inteligência artificial indicará situações de interesse e potenciais riscos para que os agentes e guardas possam tomar as atitudes devidas.

Além das estações em si, o sistema também deve contemplar os Centros de Controle Operacionais, vias e pátios de manutenção e guarda de trens, como os disponíveis em Itaquera, Belém, Tamanduateí e Jabaquara. Hoje, afirma a administração do metrô, a segurança é feita por uma combinação de câmeras analógicas e digitais, com nem todas ligadas às centrais. O novo sistema deve mudar isso.

No edital, é proposto um orçamento referencial de R$ 69,5 milhões, sendo que R$ 49,3 milhões seriam investidos apenas em equipamentos, softwares e outros elementos necessários para a instalação dos sistemas nas estações. Os interessados têm até o dia 20 de agosto para apresentarem suas propostas, com a expectativa de que o valor aceito seja menor que o indicado pela administração.

Informações: CanalTech


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No Recife, Consórcio reduz tempo de viagem em 17 linhas do Terminal Integrado Tancredo Neves

quinta-feira, 4 de julho de 2019

O Grande Recife Consórcio de Transportes altera o plano de circulação dos ônibus na chegada ao TI Tancredo Neves. A mudança, que acontece em parceria com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem início nesta sexta-feira (05) e reduzirá o tempo de viagem de 17 linhas em, aproximadamente, seis minutos.

O Governo de Pernambuco, por meio do Grande Recife, Prefeitura do Recife e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), após diálogos com a comunidade do Ibura, criaram um novo acesso à Avenida Sul após a descida do Viaduto Tancredo Neves.

A novidade beneficia a todos, uma vez que deverá melhorar o tráfego na área. Assim, o usuário chegará mais rápido ao seu destino e o operador passará menos tempo no trânsito. Ao todo, 17 linhas, das 22 que operam no terminal e trafegam no sentido Ibura/TI Tancredo Neves, serão contempladas pela iniciativa. A ação beneficiará uma média de 20 mil passageiros por dia.

Confira, abaixo, o novo trajeto dos ônibus:

…Avenida Recife, Viaduto Presidente Tancredo Neves, descida do viaduto para o acesso à Avenida Sul, giro à esquerda na Avenida Sul, Terminal Integrado Tancredo Neves.

Veja quais linhas farão este novo itinerário:

060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
2060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 – Vila do Sesi/TI Tancredo Neves
125 – Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
126 – UR-03/TI Tancredo Neves
132 – UR-02 (IBURA)/TI Tancredo Neves
133 – Três Carneiros/TI Tancredo Neves
134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
135 – UR-10/TI Tancredo Neves
136 – UR-05/TI Tancredo Neves
137 – UR-11/TI Tancredo Neves
138 – Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves
141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 – UR-06/TI Tancredo Neves
144 – UR-04/TI Tancredo Neves

Ao longo deste mês de julho, o Consórcio irá acompanhar a circulação destas linhas para avaliar os ganhos operacionais que podem ser revertidos em melhorias dos serviços nos horários de pico.

Com a nova circulação, os usuários devem ficar atentos, pois deixam de ser atendidas as seguintes paradas no sentido Ibura/TI Tancredo Neves: nº 020504, localizada na Rua João Fontes, antes do cruzamento com a Avenida Mascarenhas de Moraes; nº 020053, na Avenida Mascarenhas de Moraes, em frente à UPA; e nº 020541, que fica na Rua Coronel Fabriciano, em frente ao Atacado dos Presentes. A opção para o usuário é embarcar ou desembarcar diretamente no TI Tancredo Neves.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT


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Governo de SP apresenta soluções para mobilidade urbana no ABC Paulista

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Nesta quarta-feira (3), o Governador João Doria, o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o Prefeito de Santo André, Paulo Henrique Serra, e o Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, anunciaram a solução de mobilidade urbana para a população do ABC Paulista.

A coletiva de imprensa foi realizada no Palácio dos Bandeirantes. “Hoje, vamos anunciar um novo modal de transporte metropolitano no ABC. Uma decisão importantíssima do Governo do Estado, depois de vários anos de retardo. Será uma opção de menor custo, de menor tempo, de mais eficiência e de menos manutenção”, ressaltou o Governador.

Além de ser implementado um BRT na região, a Linha 10-Turquesa, da CPTM, se tornará um metrô de superfície e terá início a contratação do projeto da Linha 20-Rosa, do Metrô, que será alimentada com a demanda do BRT e demais modais da região. Em agosto deste ano, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentará os dados do projeto com todos os trâmites e cronogramas previstos.

“Apresentamos a solução que vai ao encontro dos anseios da região, pois a Linha 18-Bronze, se atualizarmos os custos de obras, teríamos uma obra para ser executada na ordem de R$ 6 bilhões. A solução poderá substituir a construção do monotrilho, na ordem de R$ 680 milhões. Uma solução de transporte público eficiente e adequado para a sociedade”, salientou Alexandre Baldy.

Trajeto

O BRT do ABC sairá do Paço Municipal de São Bernardo do Campo e levará os passageiros até a estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde, do Metrô.

“Nós não temos no Estado um BRT no modelo que foi apresentado aqui hoje. O que estamos apresentando é uma solução com melhor qualidade, superior ao corredor que já existe e é bem avaliado. E, o mais importante, atende à demanda do ABC”, destacou Rodrigo Garcia.

O BRT pode ser implantado em 18 meses, a partir do início de sua construção, e tem capacidade para transportar até 340 mil passageiros por dia. Será um sistema inteligente de transportes, com Centro de Controle Operacional (CCO) e diversas modalidades de serviços.

Além das linhas tradicionais, com paradas, será possível operar serviços semiexpressos e expressos. Os ônibus transitam em espaço totalmente separado das outras faixas de rolamento.

Os veículos terão plataforma no nível da entrada dos ônibus, facilitando a acessibilidade e o embarque de pessoas com deficiência; cobrança de tarifa nos locais de embarque; monitoramento por câmeras em estações e terminais, sistema com informação em tempo real pela internet e painéis nas paradas que mostrarão tempo de espera.

CPTM

A região do ABC também será beneficiada com os investimentos na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O ramal será adequado ao padrão do Metrô de qualidade. A partir da próxima quarta-feira (10), haverá troca da frota para trens mais modernos. A sinalização será modernizada e os passageiros também ganharão uma nova estação de trem, a Pirelli.

A CPTM assinou, no início deste ano, convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos para a implantação dessa nova estação entre Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, na Linha 10-Turquesa. “Essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC”, disse o Vice-Governador, Rodrigo Garcia.

Informações: Governo de SP


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Em Natal, CBTU implementa novos horários de viagens

Em mais uma ação voltada à expansão e melhoria do transporte sobre trilhos no Rio Grande do Norte, a Superintendência de Trens Urbanos de Natal implementa, desde o 1º de julho, 05 novas viagens em sua grade horária, ligando a capital à zona norte da região metropolitana.

Há alguns meses, 03 viagens extras foram implementadas de forma experimental, para suprir a crescente demanda. Deram tão certo que mais 02 serão incorporadas à grade horária do sistema.

Além das novas viagens, os horários foram ajustados de maneira a permitir que os usuários consigam chegar ao centro de Natal mais cedo, antes dos horários de início de expediente e das aulas, assim como facilitar o retorno, após a saída do trabalho/escola.

De acordo com Leonardo Diniz, Superintendente da CBTU, o estímulo à expansão dos trens urbanos da Grande Natal é meta permanente de sua gestão. “Com essas ações, além de 05 novas viagens, foi possível aumentar de 07 para 13 o número de integrações entre as linhas Norte e Sul. Com uma única passagem, o usuário poderá ir de Ceará-Mirim a Parnamirim ou vice-versa”, complementou o superintendente.

Confira abaixo os novos horários e a grade horária completa:

  - Pela manhã, os usuários contarão com novas viagens partindo às 05h05 e às 06h36 de Ceará-Mirim, com destino a Natal;

  - No turno da tarde, mais uma viagem partindo de Natal às 14h43 com destino a Nova Natal e outra às 15h16 de Nova Natal para Natal;

  - Ao início da noite, às 18h35, mais uma partindo de Natal com destino a Ceará-Mirim.

Informações: CBTU

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