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Estruturas inacabadas de BRT viram esqueletos na Avenida Brasil

domingo, 12 de março de 2017

São ao menos cinco passarelas provisórias, três abrigos de ônibus improvisados e de madeira, além de uma estação e três viadutos inacabados. Ao longo da Avenida Brasil, a promessa de solução para aproximar a Zona Oeste do Centro, facilitar o acesso para quem vem da Baixada e proporcionar a integração com outros corredores se transformou em incômodos esqueletos. As obras do corredor BRT Transbrasil estão paradas desde julho do ano passado.
Foto: Guilherme Pinto / Extra

O secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, promete que até o fim de junho, o cenário começará a mudar, com o reinício da obra.
— Já acertamos a retomada nesse semestre. Só não tenho ainda uma data, porque depende de acertos burocráticos — diz Indio da Costa.

O atraso vai custar caro aos cariocas. Segundo o secretário, a prefeitura já acertou com o consórcio formado pela Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS o pagamento do primeiro reajuste no valor de R$ 47 milhões. Indio da Costa diz que o reajuste, que é anual, é previsto no contrato. Um segundo pagamento está em discussão. O consórcio diz que a correção é para manter o equilíbio econômico e financeiro da obra.
— É dinheiro nosso pelo ralo. Quanto mais tempo passar, mais vão gastar — critica o mecânico de gás, Valdez Miranda, de 40 anos, que contava com o BRT para encurtar a distância de casa, em Cordovil, e o trabalho, em Bonsucesso.

O funcionário público Ronaldo Brasil, de 58 anos, morador de Madureira, faz coro nas críticas:
— É uma falta de responsabilidade começar uma obra dessa e não concluir. Tem que cobrar, principalmente, do governo que saiu. Essa situação traz transtornos para quem passa por aqui todos os dias e tem de conviver com esses esqueletos. É uma pena, pois o BRT seria útil para quem utiliza o transporte público. Do jeito que está, ela (a obra) não beneficia ninguém. Pelo contrário. Deve recomeçar logo, até porque, certamente, a demora na conclusão vai gerar mais gastos. A gente tem exemplos recentes, como o Maracanã — lembra.

A promotora de vendas Vanderly Nicolau, de 48 anos, do Jardim América, calcula que o corredor reduziria a uma as duas horas que leva até o trabalho, no Centro. Quinta-feira, ela esperava o ônibus num abrigo de madeira e com cobertura de zinco. A passarela fixa, que era perto da parada, foi derrubada. Agora, tem uma provisória, feita com tubulações metálicas a cem metros dali. A frase, “Por que parou” pichada no esqueleto da estação, perto da Fiocruz, traduz a indignação com a demora na conclusão da obra.

Corredor até o Caju
A prefeitura garante que vai concluir as obras, mas a prioridade é para o que a gestão passada deixou inacabado, ou seja, de Deodoro ao Caju. A ligação do corredor com o Centro — permitindo acessar o trecho da Rodoviária à Central, a cargo Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) — , bem como a construção de três terminais vão ficar para uma segunda etapa, pois, segundo Indio da Costa, nem os terminais nem foram licitados.

O de Deodoro, ponto de conexão com o Transolímpica e Transoeste, é um deles. Os outros dois são os de ligação com a Baixada: no Trevo das Margaridas, pela Dutra, e das Missões, pela Washignton Luiz. A nova previsão para conclusão das obras é meados do ano que vem. O custo inicial do corredor foi de cerca de R$ 1,4 bilhão, sendo que pouco mais da metade deste montante foi pago. De acordo com o secretário, o valor já desembolsado corresponde ao mesmo percentual de execução da obra, ou seja 55% do total.

Entenda o histórico
Iniciadas em novembro de 2014, as obras do BRT Transbrasil foram paralisadas no fim de julho do ano passado, pouco antes da Olimpíada, com o argumento de que era para facilitar a mobilidade nos Jogos. A previsão de retomada em setembro não se concretizou. De início, a prefeitura tentou negar que as obras estivessem paradas, mas o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada revelou, em outubro, que 90% da mão de obra dos canteiros, que girava em torno de 1.200 operários, havia sido dispensada.

Logo depois, a prefeitura admitiu a paralisação, mas garantiu que não era por falta de dinheiro. O impasse seria por conta do pedido de reajustes e aditivos. No começo do ano, a atual gestão informou que a empresa responsável cobrava R$ 40 milhões em novos itens e R$ 45 milhões de reajuste no contrato para prosseguir com as obras. A prefeitura ficou de avaliar o pedido e agilizar o recomeço, o que ainda é só promessa.

Informações: Extra
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Em SP, Tarifa congelada faz número de usuários subir pela 1ª vez em 4 anos

sexta-feira, 3 de março de 2017

Pela primeira vez desde 2013, o mês de janeiro deixou de registrar queda no número de passageiros transportados pelos ônibus municipais da capital. A interrupção nas quedas ocorre em meio ao congelamento do preço da tarifa de ônibus, mantida a R$ 3,80 neste ano.

A elevação é pequena, de 1,5%. Em janeiro deste ano, segundo dados da SPTrans, foram feitas 210 milhões de viagens nos coletivos da cidade. Em janeiro de 2016, foram 207 milhões.

O congelamento da tarifa — que, descontada a inflação, na prática torna a tarifa mais barata — vem resultando em gastos inéditos com subsídios ao transporte público. Até o dia 1º de março, a Prefeitura já havia desembolsado R$ 407,7 milhões em subsídio para as empresas. Fora isso, até a mesma data, a empresa já tinha uma dívida acumulada de R$ 246 milhões com as empresas que operam o transporte público.

Questionada sobre as razões do aumento, a Prefeitura considerou que janeiro deste ano teve mais dias úteis do que em 2016 — foram 22 contra 20. Mas não fez mais comentários.

Informações: ANTP
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Metrô de Fortaleza tem horário de funcionamento ampliado

A Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos está aumentando o horário de funcionamento da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A partir desta quinta-feira (2), estações e trens começam a funcionar uma hora mais cedo. As estações passam a abrir às 5h20 e os trens começam a circular a partir das 5h30, com partida simultânea nas duas extremidades da linha (estações Chico da Silva, no Centro, e Carlito Benevides, em Pacatuba).

Com essa medida, a Linha Sul tem aumentada a quantidade de horas em operação, de 12 horas e 30 minutos, para 13 horas e 30 minutos, diariamente. O intervalo de espera pelo próximo metrô, em todas as estações, continua em aproximadamente 20 minutos. Segundo o diretor-presidente da Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz, a ampliação do horário de funcionamento faz parte de um conjunto de investimentos para melhorar o funcionamento do sistema.“Como resultado de um processo de melhoria das condições operacionais, temos a expectativa para os próximos meses de novas ampliações de horário, além de todos os outros investimentos que estão acontecendo”, explica Eduardo.

A Linha Sul tem recebido investimentos em tecnologia, com a implantação de sistemas de telecomunicações, bilhetagem eletrônica e sinalização e controle de trens. Este último será o sistema o responsável por viabilizar o funcionamento automatizado da Linha Sul, o que abrirá possibilidades de redução do tempo de espera para cerca de oito minutos, sem reduzir os níveis de segurança operacional.

Já o sistema de telecomunicações - que implantou câmeras, monitores, sistemas de som, rádio digital e fibra ótica interligando toda a Linha Sul - já está em pleno funcionamento. E o sistema de bilhetagem eletrônica está em fase de final de testes, com expectativa de começar a funcionar nas próximas semanas. Paralelamente à implantação dos sistemas, a utilização da Linha Sul pela população tem crescido. No ano passado, o número de passageiros aumentou 17%.

Informações: Governo do Ceará
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Tarifa de ônibus em Sorocaba aumenta para R$ 4,10

Os usuários do transporte coletivo de Sorocaba sofreram um aumento de 7,89% nas passagens, reajuste que elevou a tarifa para R$ 4,10 e que foi anunciado semana passada pelo governo do prefeito José Crespo.

Em nota encaminhada pela Prefeitura de Sorocaba, o aumento tem objetivo de "recuperar as perdas de 14 meses sem elevação". O maior reajuste ocorreu na passagem de domingo e foi de 66,6%, com a passagem passando de R$ 1,50 para R$ 2,50. O vale-transporte subiu 15%, de R$ 4 para R$ 4,60. Já o passe estudante vai subir 6,6%, de R$ 1,50 para R$ 1,60.

Em nota, o prefeito reconheceu que o aumento da tarifa deverá repercutir negativamente junto à população e acrescentou que o sistema de transporte de Sorocaba tem "diferenciais importantes" que outras cidades não possuem. O principal deles é a integração temporal ou bilhete único, que permite ao usuário fazer até quatro viagens com uma mesma tarifa.

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul
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Anápolis terá app para usuário acompanhar horário de ônibus

Os usuários do transporte coletivo de Anápolis, município da Região Metropolitana de Goiânia, devem perceber melhorias no serviço em breve. A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) estuda a implantação de um sistema que acompanhará em tempo real o deslocamento de toda a frota de ônibus da cidade. A expectativa é que a plataforma esteja funcionando em até 90 dias.

O presidente da CMTT, Carlos César Toledo, explica que o sistema permitirá que a fiscalização em relação a atrasos e cumprimento de todos os itinerários seja realizada de forma mais eficiente. Além da parte operacional, Toledo afirma que um aplicativo para smartphone será criado para que a população possa acompanhar os horários dos ônibus, semelhante ao serviço que já está disponível em Goiânia. “Se houver atraso, o usuário do transporte ficará sabendo e poderá se deslocar para o ponto de ônibus apenas quando for necessário”, diz o presidente.

De acordo com Toledo, a Urban – a concessionária responsável pelo transporte coletivo na cidade – mostrou-se interessada no sistema. “O investimento e aplicação será de total responsabilidade da empresa, que vai optar por locar ou adquirir os aparelhos”, afirma o presidente. O valor que será investido no sistema ainda não foi divulgado.

Ao todo, Anápolis possui 200 ônibus e 121 linhas. Apesar de existir solicitação de novos itinerários por parte da população, a CMTT ainda não realizou os estudos necessários para expansão do serviço. “Acabamos de assumir a gestão da companhia. Vamos analisar a conveniência das novas linhas”, disse o presidente.

Informações: emaisgoias.com.br
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Passagem de ônibus em Porto Alegre subirá R$ 0,30

Após protestos, discussões e desavenças envolvendo os rodoviários de Porto Alegre, o acordo salarial da categoria foi assinado ontem junto à patronal. Com a previsão de dissídio de 5,5%, o aumento em alguns benefícios e o encarecimento de materiais necessários para o serviço, como o combustível, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que o valor da passagem de ônibus na Capital será acrescido em R$ 0,30, passando de R$ 3,75 para R$ 4,05.

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, a prefeitura está aguardando o recebimento oficial do teor do acordo, pois, além do reajuste de 5,5%, há outras cláusulas sociais e econômicas envolvidas e é preciso avaliar a sua repercussão no custo do transporte público. "Ao receber a proposta, vamos calcular uma tarifa técnica e propor um valor. Deve ficar em cerca de R$ 4,05, pois a simulação que fizemos foi com a perspectiva de índice inflacionário de 5,15%, então o percentual ficou próximo", explica. 

Após calcular a tarifa técnica, a EPTC enviará a proposta de novo preço da passagem para o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), que, por sua vez, terá um prazo mínimo de sete dias para analisar e votar. Soletti espera encaminhar o novo valor ao conselho até o final desta semana e já ter a tarifa reajustada em vigor em até duas semanas, aproximadamente no dia 18 de março. O reajuste, assinado com o sindicato, prevê aumento de 5,5% no salário, pagamento de R$ 25,00 de vale-alimentação (hoje, o valor é R$ 23,48) diariamente, inclusive nas férias, e manutenção do passe livre para rodoviários afastados. 

Além disso, está previsto subsídio de 87% do custo do plano de saúde familiar da categoria por parte do contratante, contra 13% pagos pelos próprios funcionários (antes, 82% eram pagos pela empresa, e 18%, pelos trabalhadores). Mesmo assim, devido ao aumento da mensalidade do plano do Centro Clínico Gaúcho, serão descontados mensalmente R$ 45,00 do rodoviário. 

O valor anterior era de R$ 30,00. Também ficou acertada a garantia de permanência por pelo menos mais três anos da função de cobrador. A assembleia na qual foi discutida a contraproposta da patronal foi realizada no dia 22 de fevereiro, quando a nova oferta foi lida. A votação ocorreu na sexta-feira, dia 24. Conforme o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, Adair da Silva, foram 2.975 votos a favor e 1.325 contra.

"Basicamente, quem votou contra foram os servidores da Carris, que não tiveram seu plano de saúde cortado. Com o atraso no pagamento dos planos de saúde, os funcionários do restante das empresas estavam sem o serviço, mas isso já está normalizado desde sexta-feira", garante.

Informações: Jornal do Comércio 
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