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Em Salvador, Integração de linhas urbanas da Lapa com metrô começa hoje; confira lista

domingo, 10 de julho de 2016

As 121 linhas urbanas de ônibus que circulam pela Estação da Lapa começam, a partir de hoje, a integrar com o metrô de Salvador, segundo informou a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Com a chegada das linhas da Lapa, sobe para 172 o número de linhas urbanas a fazer a integração com o sistema metroviário.
(Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO)

As primeiras dez linhas foram disponibilizadas no mês de janeiro e outras 41 passaram a fazer a integração na Estação Pirajá no último mês de junho. Para saber se a linha faz parte ou não da integração, o usuário deverá ficar atento ao adesivo da cor vermelha, identificando o ônibus na parte da frente, na traseira e nas laterais. Nestes casos, ele pagará uma tarifa única de R$ 3,30 e poderá pegar os dois modais no intervalo de duas horas.

Mas quem fizer a integração no domingo terá que ficar atento à tarifa. Como o metrô não faz parte do  Domingo é Meia, o passageiro terá que pagar o valor integral, de R$ 3,30, e não de R$ 1,65. Para fazer a integração, é preciso utilizar o Salvador Card ou o cartão do metrô. Para facilitar o processo, cartões do Bilhete Avulso (Salvador Card) estão sendo distribuídos, gratuitamente, em todos os pontos do Salvador Card e na rede credenciada.

Para utilizar o cartão, é preciso fazer uma recarga mínima de R$ 6,60 (duas passagens). Já o Cartão Integração do metrô pode ser adquirido em qualquer bilheteria, também mediante pagamento de duas tarifas (R$ 6,60). É possível fazer a identificação do cartão na Estação da Lapa. 

Linhas que serão integradas a partir deste domingo (10):
NUMERO
LINHA
0131
Lapa – Patamares R1
0132
Lapa – Patamares R2
0136
LB1- Lapa-Chame chame
0137
LB2- Lapa/Barra Avenida
0138
LB3 –Lapa –Garibaldi/Ondina
0208
Massaranduba – Lapa
0216
Ribeira-Lapa
0224
Thomé de Souza – Lapa
0227
Vila Rui Barbosa – Lapa
0230
Ribeira – Hospital Geral
0234
Vila Rui Barbosa- Engenho Velho de Brotas R2
0305
Bom Juá – Lapa
0316
Fazenda Grande  Retiro - Lapa
0322
Mal Rondon – Estação Lapa
0337
S. Caetano – Lapa
0353
Capelinha-lapa /Campo Grande/Barra R1
0354
Capelinha-lapa /Campo Grande R2
0403
Caixa D`Agua – Lapa
0417
Iapi –Lapa
0420
Pau Miúdo – Lapa
0503
Brotas-Lapa
0508
Cosme de Farias-Lapa100
0510
Daniel Lisboa-Lapa/Garibaldi R1
0511
Daniel Lisboa-Garibaldi/ Lapa R1
0514
Eng. Velho de Brotas-Lapa
0517
Luis Anselmo – Lapa
0708
Nordeste-Lapa
0715
Santa Cruz-lapa
0726
Vale das Pedrinhas – Lapa
0805
Pituba –Lapa
0902
Boca do Rio – Lapa
0903
Boca do Rio – Lapa (via Vasco da Gama90)
0904
Conj G Marback – Lapa
0919
Vale dos Rios/Stiep – Lapa
1003
Aeroporto – Lapa
1005
Itapuan – Lapa
1007
Jardim das Margaridas – Lapa
1019
Bairro da Paz – Lapa
1022
Praia do Flamengo – Lapa
1044
Alto do Coqueirinho- Lapa
1050
Estação  Mussurunga  - Lapa
1102
Cabula 6- Lapa
1105
Narandiba/Doron – Lapa
1108
N. Senhora do Resgate – Lapa
1113
Pernanbués- Lapa
1113-01
Pernanbués- Lapa
1113-02
Pernanbués- Lapa
1113-03
Pernanbués- Lapa
1116
Saboeiro – Lapa
1120
São Gonçalo/Lapa- Campo Grande
1206
Tancredo Neves- Lapa
1209
Colinas de Pituacu – Forte São Pedro
1215
Engomadeira – Lapa
1215-01
Engomadeira – Lapa
1217
Mata Escura-Comércio/ Lapa
1219
Mata Escura – Lapa
1223
Sussuarana – Lapa
1225
Sussuarana – Lapa ( Via Vasco da Gama)
1236
Novo Horizonte- Lapa
1242
Arenoso –Lapa- Campo Grande
1302
Vila 2 de Julho/ Trobogy- Lapa
1304
Castelo Branco-Lapa60
1304-01
Castelo Branco-Lapa
1315
Mata dos Oitis – Lapa
1318
Estação Pirajá – Lapa
1319
Pau da Lima- Lapa/ Barra
1323
São Marcos- Lapa/ Barra Avenida
1326
Vale dos Lagos- Lapa
1334
Sete de Abril – Lapa
1348
Canabrava / Cidade Nova- Lapa
1392
Jardim Nova Esperança-Lapa/Barra
1402
Cajazeira 5 – Aquidabã/Lapa
1413
Boca da Mata – Lapa
1418
Cajazeira 7/6 – Lapa
1426
Cajazeiras 8 – Lapa
1427
Cajazeiras 10 –Lapa
1428
Cajazeiras 11 –Lapa
1429
Fazenda Grande 1 /2 -Lapa
1430
Fazenda Grande 3 /2 -Lapa
1443
Fazenda Grande 4 -Lapa
1443-01
Fazenda Grande 4 -Lapa
1465
Cajazeiras  6/7 – Lapa
1507
Pirajá (RN) –Lapa
1507-01
Pirajá (RN) –Lapa
1510
Valeria – Lapa
1526
Vista Alegre – Lapa
1526-01
Vista Alegre – Lapa
1533
Fazenda Coutos-Lapa
1602
Alto de Coutos – Lapa
1604
Base Naval /São Tomé/Escola de Menores-Lapa
1615
Plataforma – Lapa
1619
São João do cabrito - Lapa
1627
Alto Santa Terezinha - Lapa
1627-01
Alto Santa Terezinha - Lapa
1628
Rio Sena – Lapa
1630
Alto do cabrito - Lapa
1630-01
Alto do cabrito - Lapa
1631
Boa Vista do Lobato – Lapa/Barra
1651
Base Naval/São Thomé - Lapa
1380
Lapa-Dom Avelar/Vila Canária
N026
Estação Lapa-Plataforma/ Rio Sena
N027
Estação Lapa – Pirajá
N028
Lapa-Fazenda Grande Retiro/Capelinha
N029
Lapa-Ribeira
N030
Estação Lapa-Santa Mônica
N031
Lapa- Brotas
N032
Lapa-Aguas Claras/Cajazeiras 6/7/8
N033
Lapa-Sete de Abril /Nova Brasília Faz Grande
N034
Lapa-Castelo Branco/Cajazeiras 8/10/11 Faz Grande 1/3
N035
Lapa-Pernanbués e Sussuarana
N036
Lapa- Vale dos Lagos/São Marcos/Pau da Lima
N037
Lapa-Centro Convenções/Imbuí/Boca do Rio
N038
Lapa-Barra/Graça
N039
Lapa-Chapada/Itaigara
N040
Lapa-Federação/Cardeal da Silva/Engenho Velho
N041
Estação da Lapa-Paripe
R004
Reguladora-Estação da Lapa
R004
Reguladora-Estação da Lapa
T001
Reguladora-Estação da Lapa

Informações: Correio 24 Horas
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VLT Carioca passa a operar aos fins de semana

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Concessionária do VLT Carioca, informa que o VLT Carioca passa a operar aos fins de semana a partir deste sábado. O esquema será semelhante aos dias úteis, de 8h às 17h. O intervalo entre as composições será de 20 minutos. 

Em um mês de operação com passageiros, o VLT Carioca acumula 126 horas de serviço e 851 viagens realizadas. Foram percorridos 2.924 km e transportadas 207.028 pessoas.

Prevista para operar inicialmente com dois trens, o sistema funcionou com três composições já a partir do segundo dia e desde a última semana de junho há quatro trens circulando diariamente. Para revezar o atendimento, seis VLTs têm sido utilizados ao longo do período. A média de intervalo inicial foi de 20 minutos nas primeiras três semanas, passando para 15 desde o dia 27 de junho.

Informações: O Globo
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Ação da Defensoria Pública proíbe a Greve de ônibus em Manaus

O juiz plantonista do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Diógenes Vidal Pessoa Neto, acolheu neste domingo (10), o pedido de tutela de urgência da Defensoria Pública do Amazonas para impedir a paralisação do serviço de transporte coletivo, sob pena de multa diária. O juiz fixou multa de R$ 50 mil para cada empresa por dia de descumprimento ou por tentativa de subverter a decisão.

A decisão de entrar com o pedido de tutela de urgência, que visa evitar prejuízo à população em razão da paralisação anunciada pelo segmento para esta segunda-feira (11), foi tomada pela força-tarefa dos órgãos de defesa do consumidor, da qual também fazem parte, além da Defensoria Pública,  o Ministério Público do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, Procon e Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus.

O pedido de tutela de urgência requeria, ainda, a expedição de mandados intimatórios, com urgência, para o efetivo cumprimento das medidas requeridas, sob pena de prisão em caso de desobediência.  Os demandados na ação são as empresas que prestam o serviço de transporte público e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus.

Argumentou-se, no pedido, que a decisão de, no movimento de greve, reduzir para apenas 30% a frota de ônibus nos horários normais e 70% nos horários de pico, vai gerar grave prejuízo aos usuários do transporte público de Manaus, o que se caracteriza como evidente violação aos direitos fundamentais dos usuários. Na argumentação, lembra-se, ainda, que as discussões sobre funcionamento, valor da tarifa e custeio dos serviços de transporte já vem sendo travadas.

A paralisação parcial, segundo o pedido da Defensoria Pública, traduz em clara retaliação ao impedimento do aumento da tarifa, tendo em vista que a Prefeitura de Manaus determinou que o valor permanecerá em R$ 3. “Dessa forma, caso não seja atendida a medida aqui requerida, os usuários do serviço de transporte público de Manaus serão os principais prejudicados pela paralisação promovida pelos rodoviários com identidade de interesses dos empresários do setor”, diz a fundamentação do pedido.

A Defensoria Pública argumenta, também, que os usuários serão os principais prejudicados, mas não os únicos. “Diversos setores da economia e da indústria do município sentirão os efeitos reflexos da redução substancial da frota de transporte pretendida pelos rodoviários, agravando a crise enfrentada pela população”.

O valor da causa foi estimado em R$ 5,4 milhões, com base no prejuízo econômico decorrente da paralisação dos serviços, calculado a partir do custo do transporte, ida e volta, pelo número de usuários, que chega a ser de quase 900 mil.

Informações: A Crítica
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Governo do Rio quita débito de R$ 350 milhões com consórcio da Linha 4 do metrô

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O governo do Estado do Rio fez hoje (5) o repasse de R$ 350 milhões ao consórcio responsável pela Linha 4 do metrô por trabalhos já executados pelas empreiteiras que trabalham na conclusão das obras para os Jogos Rio 2016. Dessa forma, a Secretaria de Estado de Transportes está em dia com o consórcio.

Com a quitação do débito, faltam ainda outros R$ 150 milhões para as obras do entorno das estações da Linha 4, como asfaltamento, iluminação e calçadas. De acordo com o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, a Linha 4 começa a funcionar a partir de 1° de agosto, ligando Ipanema, na zona sul, ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na zona oeste, de modo a atender a demanda dos Jogos Rio 2016, que começam no dia 5 de agosto.

O secretário informou que os 15 trens que serão usados na Linha 4 já estão sendo utilizados nas linhas 1 e 2. Os demais testes são realizados, desde o ano passado, sistema a sistema. Entre os dias 1º e 5 de agosto, a linha será utilizada apenas por portadores de credenciais para os Jogos Olímpicos.

A partir de 5 de agosto, além dos portadores de credenciais, todos os que portarem ingressos para os jogos poderão usar o metrô no trecho. Após os jogos, a partir do dia 19 de setembro, a linha será aberta ao público entre 11h e 15h. O período será ampliado até o fim do ano, conforme a operadora for diminuindo o intervalo entre os trens e puder absorver a demanda.

Entenda a obra

A Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca — Ipanema) transportará mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa, deslocando-se, por exemplo, da Barra da Tijuca à Pavuna. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em 34 minutos.

O projeto é o maior legado em transporte que a população do Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. O investimento é de R$ 9,7 bilhões, sendo R$ 8,4 bilhões de recursos do governo do estado e o restante da Concessionária Rio Barra, responsável pela implantação da Linha 4 do Metrô, que emprega cerca de 9 mil colaboradores, entre contratados e subcontratados.

Após passar por uma fase de testes, a Linha 4 entra em operação no primeiro semestre de 2016, quando estarão em funcionamento as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

A Estação Gávea teve o projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio e será concluída em 2018. Essa alteração não gera qualquer impacto na operação do metrô durante as Olimpíadas e traz benefícios à população do Rio de Janeiro com a flexibilização do sistema para futuras expansões.

Por Armando Cardoso
Informações: Agência Brasil EBC
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Em Salvador, Mobilidade urbana melhora com integração metrô/ônibus

A vida de muitos baianos mudou para melhor no que diz respeito à mobilidade urbana na metrópole Salvador. Um dos motivos foi a inclusão, em 12 de junho, das 27 linhas de ônibus alimentadoras do Terminal Pirajá na integração com o metrô, que resultou em aumento de 44% na média diária de passageiros transportados. A possibilidade de usar os dois meios de transporte pagando apenas R$ 3,30, aliada à rapidez e conforto do sistema metroviário, atraiu 11 mil novos usuários que hoje contabiliza um fluxo de 36 mil pessoas/dia.

Ontem, à tarde, a reportagem da Tribuna andou de metro, cuja primeira estação da linha 2 (Detran), em construção, deverá estar concluída em agosto,  e pode comprovar, in loco, a eficiência e pontualidade do sistema, bem como a satisfação dos passageiros em fazer a integração com os ônibus, a partir do Terminal de Pirajá, pagando apenas uma passagem. Para a auxiliar administrativa Jamile Neto Soares, 19, a integração entre os dois meios de transportes públicos “foi muito boa. Eu moro em Pirajá e trabalho no shopping Bela Vista, mas antes eu nem podia trabalhar lá por conta do acesso que era muito ruim. Agora além de gastar pouco tenho dois transportes: Depois do ônibus pego o metrô, saio na Estação Acesso Norte, atravesso a passarela e estou no trabalho. Ganho no bolso e no tempo também”, relatou a passageira que há quase um mês faz este roteiro todas as tarde utilizando o sistema. 

Já o vendedor Valdemir Santos, 32, morador de Coutos, no subúrbio ferroviário, também se adaptou rapidamente ao novo esquema de transporte que permite circular na cidade fazendo economia. “Essa integração era necessária. Venho de ônibus de Paripe e vou de metrô até a estação Acesso Norte de onde sigo para o Iguatemi, onde trabalho. E brevemente vai ficar melhor ainda com o metro chegando até lá. Aprovo a integração porque facilita a vida de todo o mundo”, disse, confirmando fazer o novo percurso quase que constantemente. 

Depois de sair de ônibus da Mata Escura, a assistente financeira Carla Farias  chegou à Estação Pirajá onde  fez a integração com o metrô pela primeira vez, seguindo com destino à Estação Campo da Pólvora. “Acho que, em média, a viagem deve durar uns 20 minutos até lá, no máximo”, calculou externando uma dose de satisfação com a experiência inédita.  A integração só pode ser feita com cartão e o usuário pode escolher entre o Cartão do Metrô (que é aceito em todos os ônibus municipais e metropolitanos, integrados ou não) e o SalvadorCard -que também é aceito no metrô-.. Para adquirir o Cartão do Metrô, basta fazer uma carga inicial de, no mínimo, R$ 5,00, valor que já fica como crédito para pagamento das passagens. 

Utilizando uma cadeira de rodas para se locomover, o aposentado Almirando Saturnino Lima, 46, aproveitou a tarde de ontem para, sozinho, ir ao shopping, algo que até pouco tempo era impossível tentar fazer utilizando o transporte público sem acompanhante. “Agora posso andar só, ganhei liberdade. É a segunda vez faço essa integração numa boa”, disse, enquanto era conduzido por um funcionário do metrô pela Estação Pirajá, que o ajudou a acessar o elevador transportador de pessoas que precisam de cuidados especiais. “Essa assistência é maravilhosa durante todo o tempo que eu estiver no metrô. Quando chego a estação (Acesso Norte) tem um funcionário lá que me leva pela passarela até o shopping, se caso eu queira. Não tenho o que reclamar, só elogiar”, acrescentou depois de concluir a  viagem que durou exatos sete minutos. 

O tempo de viagem de metrô da Estação Pirajá para a Lapa é de apenas 15 minutos. Juliana Santos, trabalhadora autônoma, fez o percurso no sentido inverso e, no final de linha pegou o ônibus para Cajazeiras. Antes comentou com o repórter que “foi uma grande conquista pra todos nós esta integração. Fui ao centro fazer compras e já estou de volta pra casa. Melhorou bastante para quem mora na periferia”, admitiu.          
                
Portanto, quem usa o metrô em seu cotidiano ganha mais tempo livre e mais qualidade de vida. Outro exemplo é o da estudante Isabela Farias de Santos Lima, 22 anos, moradora do Jardim Santo Inácio, que estuda radiologia no Campo da Pólvora. Antes de utilizar o metrô, o que fez a partir da integração com os ônibus municipais de Salvador, Isabela saía de casa às 6h40 e quase sempre chegava atrasada para a aula, que começa 8h.

Bastou começar a usar o metrô para se tornar uma aluna pontual e economizar tempo. Agora, a jovem sai de casa às 7h20, pega um ônibus até o Terminal Pirajá e atravessa a passarela até a Estação Pirajá. Após o embarque no trem, bastam, no máximo, 15 minutos para chegar à Estação Campo da Pólvora. Os 40 minutos economizados no deslocamento, Isabela usa para descansar melhor e chegar ao curso mais disposta. “Foi a melhor coisa. Otimiza o tempo”, avaliou. 

Entre os usuários do metrô, a inclusão de linhas do Terminal Pirajá quadruplicou o número de adeptos da integração, que anteriormente era restrita a dez linhas das estações Lapa, Acesso Norte e Retiro. A expectativa é que o fluxo de passageiros aumente ainda este mês, com a ampliação da integração urbana.

“O metrô está preparado para integrar com todas as linhas municipais e metropolitanas que circulam em Salvador, transportando a população com rapidez, conforto e segurança, na medida em que a prefeitura de Salvador descida ampliar a integração”, ressalta o gestor de Arrecadação da CCR Metrô Bahia, Júlio Freitas, lembrando que a Linha 1 já tem capacidade para transportar 200 mil passageiros/dia. As linhas municipais do Terminal Pirajá que são integradas ao metrô atendem principalmente ao bairro de Cajazeiras e arredores, localidades do Subúrbio Ferroviário e bairros às margens da BR-324, como Valéria. É possível também chegar à Barra, Chame-chame e Ondina utilizando o metrô até a Lapa e depois seguir em uma das três linhas que já integram na Estação Lapa.

Veja como funciona o sistema

Metrô - Ônibus
O usuário que embarcar em qualquer estação de metrô, passa o Cartão do Metrô ou SalvadorCARD nas catracas de acesso, debitando R$ 3,30, correspondente ao valor da passagem. Ao desembarcar, ele passará no validador do ônibus ou do terminal o mesmo cartão utilizado para acessar o metrô, podendo, em seguida, pegar qualquer uma das linhas sinalizadas com o adesivo vermelho “Integração Metrô”.

Ônibus - metrô
O usuário que embarcar em um ônibus, deverá utilizar seu Cartão do Metrô ou SalvadorCARD no validador, gerando a cobrança de R$ 3,30, correspondente ao valor da passagem. Ao desembarcar, o usuário deve se dirigir à estação de metrô para embarque, onde passará seu cartão (o mesmo usado no validador do ônibus) nas catracas de acesso. Neste caso, após desembarcar do metrô, o usuário poderá ainda usar o mesmo cartão para pegar um segundo ônibus com o símbolo “Integração Metrô” sem tarifa adicional, desde que a viagem seja realizada no intervalo de duas horas contadas a partir do embarque no primeiro. 

Para adquirir e recarregar o cartão do metrô dirija-se à  bilheteria de qualquer uma das oito estações do metrô e nas máquinas de autoatendimento da Estação Lapa do metrô. Para os usuários que portarem cartões do metrô, o atendimento poderá ser feito em qualquer uma das estações ou através da Ouvidoria, pelo telefone 0800 071 80 20.

Informações: Tribuna da Bahia
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Novo projeto prevê implantação de serviço de bicicletas compartilhadas em Goiânia

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) apresentou nesta terça-feira (5) o edital referente à implantação de serviço de bicicletas compartilhadas em Goiânia. O projeto prevê a instalação de 30 estações com 300 bicicletas espalhadas em pontos estratégicos da capital.

O edital para implantação do serviço está aberto aos interessados em participar do chamamento público. No dia 10 de agosto, as propostas técnicas deverão ser apresentadas à Comissão Permanente de Licitação da CMTC.

De acordo com o diretor técnico da Companhia, Sávio Afonso, os trechos cicloviários têm estimulado o uso da bicicleta e a expectativa é de que a instalação das estações reforce o comportamento.

Informações: Diário de Goiás
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