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Prefeitura de Londrina testa ônibus superarticulado

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o assessor executivo para projetos especiais, Carlos Alberto Geirinhas e os técnicos da Prefeitura participaram de um workshop sobre a tecnologia veicular da marca Mercedes-Benz. A apresentação foi realizada no auditório do SEST/SENAT e auxiliou os profissionais com mais informações técnicas para o Projeto SuperBus.

Durante o workshop, os profissionais da marca apresentaram dois modelos de ônibus trazidos para os testes em Londrina. Um deles é o superarticulado, de piso baixo, que mede 23 metros de comprimento (dois a mais do que os outros articulados), tem capacidade para transportar de 160 a 220 pessoas, pesa 37 toneladas e tem motor com 360 cavalos de potência. O outro é convencional, com piso alto, suspensão pneumática e conta com ar condicionado.

Segundo o prefeito, o Superbus é um projeto prioritário na Prefeitura, além disso é importante avaliar todos os aspectos que envolvem seu planejamento, desde os testes feitos com os veículos pelas ruas da cidade até a avaliação dos motoristas e dos usuários. “A partir destas informações vamos tomar a decisão de qual tipo de veículo vamos utilizar no SuperBus. Tive o cuidado de testar o sistema em outras cidades e realmente se confere a qualidade no deslocamento. Em Londrina, precisamos de um sistema de transporte coletivo que seja eficiente e que aumente o conforto ao usuário”, finalizou Kireeff.superbus.teste.mercedes.V3

De acordo com assessor executivo para projetos especiais,apesar de a Prefeitura já ter entregue os projetos do SuperBus para a análise da Caixa Econômica Federal (CEF), é importante verificar mais modelos de veículos que podem vir a ser utilizados no transporte público, porque podem haver especificações nestes modelos, que se adéquam melhor a realidade londrinense. “Precisamos consolidar as informações do projeto e sabemos que os modelos que desejamos seguem um padrão, mas que contam com especificidades, por isso dentro das especificações que temos, estamos analisando os modelos das diversas empresas. Os detalhes são importantes para fazermos a melhor escolha”, disse Geirinhas.

De acordo com o engenheiro da Mercedes-Benz, Gilson Zinetti, em São Paulo há cerca de 800 superarticulados em circulação e no Rio de Janeiro o modelo está começando a ser usado. Um diferencial do veículo é a tecnologia utilizada no motor, que permite a redução de emissão de gás carbônico em 6%, de 80% dos materiais particulados e em 60% do óxido de Nitrogênio. Estes são gases poluentes controlados, que aumentam o efeito estufa.

“Este ônibus é nosso sucesso de vendas, porque ele tem um custo/benefício muito interessante para o empresário e para a cidade, tem ótima capacidade de transporte de passageiros e a cada veículo deste colocado na rua, você consegue tirar outros três convencionais de circulação, ou seja, substituiu um por três”, completou Zinetti.

Durante o encontro, os profissionais coletaram informações técnicas sobre os ônibus e os participantes responderam a um questionário avaliativo. Ao final das análises das marcas, a Prefeitura divulgará o resultado dos questionários, que servirão de base para a escolha do melhor modelo.

Com o projeto SuperBus, a intenção é que novas tecnologias sejam implementadas, dando mais conforto para usuário e uma tarifa competitiva, garantindo, assim, melhoria na qualidade do transporte, diminuição na velocidade de deslocamento e tarifa compatível com a capacidade de consumo do usuário.

super.bus.teste.mercedes.V4Itinerário do teste - Durante a apresentação do veículo, as autoridades trafegaram pela rua Santa Terezinha; pelas avenidas Theodoro Victorelli, Jacob Bartolomeu Minati (Leste/Oeste), Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste), Rio Branco, Tiradentes, Universo, Abélio Benatti; Terminal Oeste; avenida Dez de Dezembro; Rua Portugal; avenida Duque de Caxias, passaram em frente à Prefeitura, rua Brasil e avenida Celso Garcia Cid.

Roteiros previstos para população - A partir de amanhã (15), a população poderá testar o ônibus superarticulado. Nesta quarta-feira (15) ele seguirá a linha 803. Já na quinta-feira (16), os londrinenses poderão testá-lo na rota 802. Na sexta-feira (17) ele circulará na linha 311. No sábado (18), trafegará pela linha 501. No domingo (19), ele não circulará, mas na segunda-feira (20), ele fará o trajeto da linha 801. Na terça-feira (21), os usuários da rota 505 poderão testá-lo e na quarta-feira (22), trafegará pela linha 350. Ao todo, ele circulará durante duas semanas em Londrina. A rota dos demais dias serão confirmadas pela CMTU.

Informações: Prefeitura de Londrina

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Terminais de ônibus de Curitiba têm mais 180 vagas para bicicletas

A instalação de paraciclos nos terminais do transporte coletivo, iniciada em março, já foi concluída em 15 dos 20 terminais. São 180 vagas instaladas e a previsão é de que até o fim desse mês sejam, no total, 238 novos espaços para guardar bicicletas.

As novas vagas fazem parte do projeto da Prefeitura de Curitiba de incentivo ao uso da bicicleta, que inclui a ampliação e melhoria da rede de ciclovias, criação de ciclorrotas, implantação de vias calmas, com espaço prioritário para bicicleta ao longo das canaletas, novo plano de ocupação para bicicletários públicos e adoção de um sistema público de locação de bicicletas. No caso dos espaços nos terminais, a intenção é permitir o transporte intermodais.

A novidade tem agradado ciclistas e usuários do transporte coletivo, além de pessoas que utilizam serviços no entorno dos terminais.

“É uma excelente iniciativa, que merece aprovação e incentivo e que precisa ser ampliada para toda a cidade”, afirma o professor universitário André Ricardo Ribeiro. Mesmo sem utilizar a bicicleta em função de seus horários e pontos de deslocamentos, ele considera que toda iniciativa voltada à mobilidade sustentável e ao bem-estar do cidadão é positiva.

A doméstica Maria Regina de França, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, passou a andar de bicicleta no trajeto entre sua casa e o terminal. “Antes eu vinha de carro com o meu marido até aqui e pegava o ônibus para o meu trabalho no Centro, duas vezes por semana. Agora não dependo mais de carona. Venho de casa de bicicleta, ainda dou uma volta a mais para fazer um pouco de exercício, e daqui vou para o Centro de ônibus. Na volta, no horário de pico do trânsito, fica muito mais fácil. Chego no terminal e vou embora na hora”, diz Maria Regina, entusiasmada com o paraciclo no terminal Boqueirão. 

Ela mora na Vila Pantanal e deixa a bicicleta no Terminal Boqueirão. Conta que, na sua casa, todos usam bicicleta. “As crianças já vão aprendendo desde cedo, faz muito bem. E tendo onde deixar a bicicleta, no meio do caminho, fica melhor ainda”, afirma.

No terminal Pinheirinho, Antônio Romildo, que trabalha no mercado do Terminal, transportando compras dos fregueses, atesta a grande procura pelo paraciclo. “Tem dias que fica lotado, até motoristas e cobradores de ônibus estão vindo de bicicleta para entrar no turno de trabalho”, conta Adriano dos Santos, que trabalha com Antônio no mercado.

Além disso, a bicicleta passou a fazer parte dos projetos da cidade. No caso dos terminais de transporte, quando houver reforma e ampliação, contará com implantação de bicicletários, com a criação de espaços internos que não prejudiquem a operação dos ônibus e garantam a segurança de quem transita no terminal.

É o que deve  acontecer nos terminais de transporte dos eixos Leste e Oeste, que serão reformados para receber o novo Ligeirão da cidade. As obras da primeira etapa, de adequação da canaleta no início do eixo Oeste, estão em fase de licitação.

No caso dos paraciclos, eles são instalados de lado de fora do terminal, sendo uma opção para quem quer deixar sua bicicleta a meio do caminho. A localização é definida levando em conta o espaço disponível ao lado dos terminais, que contam com câmeras de segurança e guarda municipal. Diferentemente do bicicletário, onde há um funcionário cuidando das bicicletas, a segurança, no paraciclo, é de responsabilidade do proprietário.

Informações: URBS

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Greve de ônibus no Recife chega ao fim

quarta-feira, 15 de julho de 2015

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco encerrou a greve dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus, na noite desta quarta-feira, após o julgamento do dissídio pelo Tribunal Regional do Trabalho. Após a concessão do reajuste de 12% nos salários e de 59,57% no tíquete de alimentação, a categoria colocou fim na paralisação, que foi deflagrada à 0h dessa terça, e disse estar satisfeita.

"Com esse percentual, a greve está encerrada. Estamos bastante satisfeitos", comemorou o presidente do sindicato, Benilson Custódio. Atualmente, os trabalhadores recebem R$ 188 no tíquete de alimentação. Com o aumento de 59,57%, o benefício chega a R$ 300. Os motoristas de ônibus ganham R$ 1.765 e passarão a receber R$ 1.976,80, os cobradores, que ganham R$ 812, receberão R$ 909,44, e os fiscais, pagos por R$ 1.141, vão ganhar R$ 1,277,92. Na última mesa de negociação entre rodoviários e empresas de ônibus, na quinta passada, foi oferecido um reajuste de 27% no valor do tíquete de alimentação, que passaria de R$ 188 para R$ 220, e de 9,5% nos salários. A categoria rejeitou a proposta e, em assembleia na sexta, decretou estado de greve.

A decisão do reajuste de 12% foi aprovada através do voto de dez desembargadores, dos 11 que participaram do dissídio. Seis deles também votaram no aumento de 59,57% do benefício de alimentação. Ainda na noite desta quarta-feira, o Ministério Público do Trabalho emitiu um parecer informando não considerar a greve abusiva e sugerindo reajuste de 9,31% para a categoria.

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Prefeitura de Fortaleza lança aplicativo que diz horário de ônibus nas paradas

A Prefeitura de Fortaleza apresenta, nesta terça-feira (14/07), o aplicativo Meu Ônibus, que tem como objetivo oferecer aos usuários do transporte público as informações sobre os horários de chegada dos veículos nos pontos de parada. Os detalhes sobre a funcionalidade do aplicativo serão apresentados a partir de 9h, durante coletiva de imprensa, no Paço Municipal.

Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play e procurar pelo “Meu ônibus Fortaleza” que estará disponível a partir de amanhã (14/07). A versão para IOS estará disponível em breve. Todas as funcionalidades do novo app serão apresentadas e, posteriormente, podem ser testadas em um ponto de parada próximo ao Paço Municipal.

A iniciativa faz parte do Programa de Informação ao usuário do transporte público. As ações preveem a oferta do aplicativo de previsão de chegada dos ônibus, bem como a instalação de painéis de informação instalados nos pontos de parada com o itinerário/mapa das linhas que passam pelo referido ponto. A formulação do aplicativo foi capitaneada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Empresa de Transporte Urbano (Etufor) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

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BikePoa atinge 665 mil viagens

Criado em setembro de 2012, o BikePoa já alcançou 665 mil viagens (dados de junho de 2015). Ao todo, 150 mil pessoas estão cadastradas no sistema de bicicletas compartilhadas na cidade, com utilização de 400 bikes disponíveis em 40 estações. A estação mais procurada é a localizada na Usina do Gasômetro, com mais de 30 mil retiradas. Ao todo, Porto Alegre tem 27 km de espaços de ciclovias. 

A previsão da EPTC é completar o ano com 35 km implantados, com a conclusão dos espaços, atualmente em obras, da Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva.

O gerente de projetos especiais da EPTC, arquiteto Antônio Vigna, avalia esta nova realidade da cidade: “Chegamos ao 34º mês do BikePoa com apoio da população. Este projeto experimental será consolidado neste segundo semestre com o encaminhamento da licitação. Vivemos uma mudança de cultura muito importante na circulação da cidade, com a valorização da bicicleta”.

Recentemente a EPTC realizou contagens na ciclovia da Ipiranga, focadas no cruzamento com a avenida Azenha. Foram registradas 400 viagens, concentradas principalmente nos horários de pico. “Este fato demonstra o perfil no interesse dos deslocamentos, com muitos ciclistas  direcionados  aos seus locais de trabalho, e não somente para lazer. É uma nova realidade na circulação da cidade, muito positiva para todos nós”, conclui Vigna.

Informações: EPTC


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Em SP, Linha de ônibus é criada para atender moradores de Itaim Paulista

A SPTrans informa que a partir deste sábado, 18/07, os moradores do Jd. Romano, na zona leste, ganharam  mais  uma opção de  linha de ônibus no bairro.

Será a  implementação da linha 3015/10 ‘’Jardim Romano – Jardim das Oliveiras”, que  terá seu itinerário circular. 

A linha atenderá a rua Domingos Fernandes Nobre, via paralela à linha 12 da CPTM, que faz a ligação com a Av. Mal. Tito, através do Viaduto Carlito Maia e Av. Itaim, onde está localizado o Hospital Santa Marcelina, além de outros pólos de interesses da região.

Vale ressaltar,  que o os moradores do Jd Romano já contam com três opções de linhas de ônibus que são: 2005/10 Jd. Romano – São Miguel, 2769/10 Jd. Romano – Metrô Tatuapé e 273J/10 Jd. Romano – Metrô Penha.                        

Confira o itinerário da linha:
Linha: 3015/10 “Jardim Romano – Jardim das Oliveiras” (Circular)
O Ponto Inicial  será na rua Rua Duarte Martins Mourão, 581.

Itinerário: Rua Duarte Martins Mourão, Av. Tomás Lopes de Camargo, Praça da Igreja, Av. Tomás Lopes de Camargo, Av. Diogo da Costa Tavares, Rua Jerônimo Maranhão, Rua Domingos Fernandes Nobre, Travessa Maria Soldado Martins. Viad. Carlito Maia, Av. Itaim, Rua Manuel Bueno da Fonseca, Av. Academia de São Paulo, Rua Jacarena, Rua Piracatinga, Rua Felizardo Ribeiro Lisboa, Rua Renata Agondi, Rua Vinte e Oito e Rua Carlos Aguiar, Rua Renata Agondi, Av. Fernando Pacheco Jordão, Av. Pupunha, Rua Lago Caracares, Rua Felizardo Ribeiro Lisboa, Rua Caracatinga, Rua Jacareana, Av. Academia de São Paulo, Rua Manuel Bueno da Fonseca, Av. Itaim, Viad. Carlito Maia, Rua Cachoeira Manganal, Rua Ambuá, Rua Domingos Fernandes Nobre, Rua Jerônimo Maranhão, Av. Diogo da Costa, Rua Manuel Felix de Lima e Rua Duarte Martins Mourão.

Informações: SPTrans

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