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Marcopolo amplia família de ônibus urbanos e rodoviários no Brasil

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Apesar da crise que também assola o setor de transporte de passageiros (leia aqui), a Marcopolo decidiu lançar cinco modelos de ônibus – três do segmento urbano e dois rodoviários – que ainda não faziam parte do portfólio de produtos da encarroçadora de ônibus. A família Torino ganhou três novas opções: os modelos Express (articulado), Low Entry (convencional) e Torino motor traseiro, enquanto os novos Ideale e Paradiso 1350 completam a gama de lançamentos.

“O objetivo é oferecer aos nossos clientes a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio e serviço. Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o de menor custo de aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais de 130 passageiros”, afirma Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo. 

Indicado para operações simples em corredores planejados ou exclusivos, como BRT, o novo Torino Express articulado tem comprimento total de 20 a 23 metros, que permite acesso ao veículo em plataformas de nível ou mesmo em vias simples, como calçadas comuns. O modelo, já testado por operadoras, como a Transoeste, do Rio de Janeiro, pode ser montado sob quaisquer chassis. Entre as novidades, conta com novo painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional, além de novos conjuntos óticos (traseiro e frontal) que incluem luz diurna. O salão de passageiros ficou 0,05 centímetros mais largo, agora com 2,55 metros de largura, aumentando o espaço do corredor entre os bancos dos passageiros.

O segundo modelo, o Torino Low Entry, como o próprio nome diz é uma opção de carroceria com entrada em piso baixo, sendo um produto complemento do Torino Express articulado. A suspensão pneumática, assim como a versão Express, facilita o acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que o veículo desce ao nível da plataforma de embarque/desembarque. Com comprimento de até 13,3 metros e largura de 2,60 metros, possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno, tem capacidade para transportar até 90 passageiros. “Diversas cidades ainda não têm sistemas de BRT’s. Criamos o Torino Low Entry por ser uma opção mais barata que um articulado ou um modelo para BRT ou BRS. A vantagem é que sua padronização se encaixa com os demais modelos, gerando a comunização das peças, reduzindo o custo de manutenção”, comenta Petras Amaral Santos, gerente de design e inovação. 

Por sua vez, o novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Torino com motor dianteiro e traz como principal diferencial o melhor conforto termoacústico. Para ele, foi desenvolvido um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros. Também com piso baixo, o veículo facilita o acesso para embarque e desembarque, sem a necessidade da instalação de elevadores para cadeirantes. 

Já os rodoviários Ideale e Paradiso foram reformulados: o primeiro foi atualizado a partir do design mais moderno, com nova grade e para-choque dianteiros, além de conjunto óptico de LED. O veículo é indicado para operações que demandam menos sofisticação que a família G7 (Geração 7). Com largura de 2,55 metros (antes eram 2,50 metros), o novo Ideale traz nova porta no sistema In-Swing, que abre para dentro, evitando contanto e acidentes com os passageiros, com opções de vidros de correr ou de borracha. Internamente, são disponíveis as novas poltronas de 1 e de 1,03 de largura contra as anteriores de 9,70 utilizada na versão antiga, além das luzes de LED em todo o corredor e o sistema eletrônico embarcado. 

Já o Paradiso 1350, lançado no México em 2012, sofreu algumas alterações para atender o mercado brasileiro: o modelo topo de linha da família Paradiso traz como diferenciais o maior espaço para bagagens – 1,35 metro de saia lateral com até 19,57 metros cúbicos – novo interior, com novas poltronas e toalete redesenhado, desenvolvido para atender as necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias. 

O painel de instrumentos segue padrões da indústria automobilística de veículos leves. Como opcional, há possibilidade de montagem de duas classes, como primeira classe e executiva, semelhante aos aviões de grande porte. Com 14 metros de comprimento e 2,60 metros de largura, o Paradiso 1350 pode ser montado com diferentes marcas de chassis, nas configurações 6x2. 

PREÇOS

Torino Express articulado: R$ 400 mil
Torino Low Entry: R$ 215 mil
Torino motor traseiro: R$ 200 mil
Novo Ideale: R$ 215 mil (com ar-condicionado) 
Paradiso 1350: R$ 370 mil (com ar-condicionado).

Informações: Automotive Business
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No Recife, Corredor Norte/Sul passa a operar com 22 estações de BRT

terça-feira, 7 de julho de 2015

O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais duas estações em funcionamento, a partir desta quarta-feira (8). A estação Araripina, localizada na Av. Cruz Cabugá, próxima ao prédio da Contax, e a estação IEP, também situada na Av. Cruz Cabugá, próxima ao Instituto de Educação de Pernambuco (IEP) e a Igreja Assembleia de Deus terão suas operações iniciadas a partir das 4h e seguirão até às 23h40. 

Os usuários das linhas do BRT Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto), 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), 1976 – TI Pelópidas (PCR) e 1946 – TI Igarassu (PCR) agora contarão com 22 estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum. 

Informações: GRCT

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InterContinental São Paulo participa de mais uma edição do Pedal Voluntário

O InterContinental São Paulo, empreendimento do IHG – InterContinental Hotels Group, é novamente apoiador do Pedal Voluntário, evento que ocorre a cada dois meses na capital paulista e tem como propósito amparar instituições de caridade. A próxima ação acontecerá dia 19 de julho, domingo, e beneficiará a ONG Casa Nany Apple, que aguarda a liberação do convênio com a Secretaria Municipal da Educação para ampliar o atendimento que realiza a pessoas com deficiência física e intelectual.

Localizada na Zona Norte, a Casa Nany Apple acolherá as pessoas que eram atendidas pela ONG Naceme – fechada em 2015 – e mais 100 novos integrantes que aguardam na fila de espera. Atualmente, 25 pessoas são atendidas pela entidade. A Nany Apple oferece aos alunos cursos profissionalizantes e atividades que contribuem para um melhor convívio em sociedade, contribuindo também com a melhoria da qualidade de vida.

A campanha dessa edição do Pedal Voluntário tem como foco arrecadar materiais pedagógicos, como: telas de diversos tamanhos, tinta óleo acrílica de cores variadas, pincéis, espátulas, solvente, camisetas brancas, panos de prato branco, linhas de nylon, missangas em tamanhos e modelos diferentes, lãs e linhas para crochê. A entidade também aceita e necessita de outros tipos de doações, como produtos de higiene e limpeza.

O percurso do pedal será de nível intermediário, com 40 quilômetros, tendo como ponto de encontro e partida o InterContinental São Paulo, localizado na Alameda Santos, 1.123, a partir das 8h30. O hotel oferecerá aos participantes um coffe, com frutas, lanches, chás variados, água e barras de cereais. A saída com destino à Nany Apple está marcada para 9h. A previsão de chegada à instituição está prevista para as 10h30, com permanência de 1h30 contando com uma apresentação musical que haverá no local.

As dações podem ser feitas no próprio hotel, qualquer dia da semana, até a data do Pedal Voluntário (19/07). No dia do evento um carro de apoio levará todo o material até a ONG Casa Nany Apple.

Lúcia Furlan
ASSESSORIA LÚCIA FURLAN, IMPRENSA & RP 

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Criador do BRT Transmilenio diz que BRT Rio é um exemplo para o mundo

O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, aprovou o sistema de BRTs do Rio de Janeiro. Conhecido mundialmente por implantar o sistema de corredores exclusivos para ônibus na capital colombiana, ele visitou o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema, na Barra da Tijuca, onde foi recebido na última quarta-feira pelo gerente-geral do Consórcio BRT, Alexandre Castro.

“Acredito que esse sistema aponta para o futuro do transporte nas cidades.No Rio, me impressionou a construção de passarelas especialmente para os usuários do BRT, o que não fizemos em Bogotá. É um exemplo para o mundo”, disse ele, que criou o BRT Transmilenio, no final dos anos 90.

Além de conhecer as instalações do CCO, Peñalosa acompanhou a operação de embarque e desembarque de passageiros no Terminal Alvorada no início do horário de pico da tarde e embarcou num ônibus do serviço semidireto Alvorada - Galeão pelo corredor Transcarioca. Peñalosa fez todo o trajeto até Vicente de Carvalho em pé. 

Ao longo da viagem, Peñalosa constatou que o corredor atende bairros densamente povoados como Jacarepaguá e Madureira e aproveitou para colher depoimentos de usuários do sistema. Crítico do hábito carioca de estacionar carros nas calçadas,o ex-prefeito de Bogotá cobro do secretário de Transportes, Alexandre Sansão, a ampliação das calçadas nas bordas das estações para facilitar a circulação”. 

Para Alexandre Castro, a visita de Peñalosa reflete a importância crescente do BRT do Rio no cenário internacional. Com pouco mais de dois anos de operação, nosso trabalho aqui vem servindo de referência. Tivemos a oportunidade de debater com ele aspectos operacionais e o retorno que tivemos dele nos ajudam a aperfeiçoar nosso sistema, observou.

Informações: BRT Rio

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Prefeitura de SP anuncia fechamento do Minhocão aos sábados

Após realizar dois testes no último mês, a Prefeitura de São Paulo decidiu fechar para automóveis o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, também aos sábados.

O bloqueio terá início às 15 horas e é definitivo. A mudança começa a valer a partir do próximo fim de semana, dia 11 de julho.

Até então, a via era bloqueada para carros a partir das 21h30 de sábado e liberada às 6h30 de segunda-feira. O horário de reabertura para automóveis foi mantido. Com a decisão pelo bloqueio também aos sábados, a livre circulação para pedestres e ciclistas vai durar quase 40 horas.

Segundo nota divulgada pela Companhia de Engenharia do Tráfego (CET), estudos realizados aos sábados, durante a Virada Cultural, no dia 20, e no fim de semana passado "indicaram que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade, bem como o serviço de transporte coletivo".

Nos primeiros meses, período de adaptação, agentes da CET estarão na região do Elevado para orientar os motoristas sobre rotas alternativas.

No sentido Leste-Oeste, o trajeto pode ser feito pela Praça Roosevelt, Rua Amaral Gurgel, Largo do Arouche, Avenida Duque de Caxias, Avenida São João, Avenida General Olímpio da Silveira e Avenida Francisco Matarazzo.

No sentido oposto, Oeste-Leste, os caminhos alternativos sugeridos pela CET são a Avenida General Olímpio da Silveira, Rua das Palmeiras, Rua Sebastião Pereira, Rua Amaral Gurgel e Praça Roosevelt.

O monitoramento da CET, focado nas rotas alternativas, pode resultar em ajustes nas sinalizações vertical, horizontal e semafórica.

A companhia não soube informar quais cruzamentos poderão passar por mudança no tempo semafórico e informou que a operação segue em estudo técnico para avaliar o comportamento do trânsito.

Também em julho, a Prefeitura vai inaugurar a ciclovia sob o Minhocão, que vai percorrer a Rua Auro Soares de Moura Andrade, as Avenidas São João e Duque de Caxias e chegará até a Rua Amaral Gurgel.

Sem impacto

Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo apresentou estudos da CET indicando que o fechamento do Minhocão durante a Virada Cultural não causou grandes transtornos ao trânsito.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, já havia sinalizado sobre a possibilidade de veto definitivo do Elevado para automóveis.

Questionado sobre adaptações para que a estrutura seja mais receptiva e adequada aos pedestres, o secretário afirmou que o Minhocão precisará de escadas e acessos para deficientes.

Para andar sobre o Elevado é preciso usar os mesmos acessos dos automóveis. Diferentemente da Avenida Paulista, a via é de uso exclusivo de automóveis e motocicletas. Ônibus e caminhões não passam pelas pistas.

Informações: Exame Abril

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Greve de ônibus em Fortaleza chega ao fim

Os motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza decidiram encerrar a greve em assembleia na tarde desta terça-feira (7), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE). A frota, que estava reduzida desde a meia-noite, deve ser normalizada até o final do dia. Segundo Tobias Neto, diretor do sindicato, todos os trabalhadores voltam às atividades nesta quarta (8).

A categoria aceitou a proposta de aumento salarial sugerida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, de 9,5%, além de cesta básica de R$ 100, R$ 11 de vale alimentação e R$ 131,40 de auxílio-creche. Os novos valores foram negociados durante uma reunião entre representantes do Sintro e do Sindiônibus nesta tarde na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará. O Sindiônibus, sindicato dos empresários do setor, decidiu no início da noite desta terça também aceitar o aumento em 9,5%.

A greve, iniciada a 0 h desta terça-feira, foi deflagrada após realização de uma reunião nesta segunda sem acordo entre empresários e trabalhadores do transporte público, mas não houve forte adesão ao movimento na manhã desta terça.

Reinvindicações
Os empresários do setor ofereciam reajuste salarial de 8,34%, enquanto os trabalhadores reivindicam um aumento de 13%. Os trabalhadores pediam também aumento do vale-alimentação de R$ 10 para R$ 13; da cesta básica de R$ 90 para R$ 130 e regulamentação da jornada de trabalho.

O Sindiônibus, no entanto, afirmou que o atual panorama socioeconômico do País não permitia um aumento com este percentual, superior a inflação. “Não é possível”, disse o presidente interino da entidade Mário Albuquerque. Em relação a greve, Albuquerque disse que o Sindiônibus se preparou e acredita que tudo deve correr de forma tranquila.

Informações: G1 CE

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