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Curitiba: Vagas para bicicletas em terminais incentivam transporte multimodal

sábado, 4 de julho de 2015

A instalação de paraciclos nos terminais do transporte coletivo, iniciada em março, já foi concluída em 15 dos 20 terminais. São 180 vagas instaladas e a previsão é de que até o fim deste mês sejam, no total, 238 novos espaços para guardar bicicletas.

As novas vagas fazem parte do projeto da Prefeitura de Curitiba de incentivo ao uso da bicicleta, que inclui a ampliação e melhoria da rede de ciclovias, criação de ciclorrotas, implantação de vias calmas, com espaço prioritário para bicicleta ao longo das canaletas, novo plano de ocupação para bicicletários públicos e adoção de um sistema público de locação de bicicletas. No caso dos espaços nos terminais, a intenção é permitir o transporte intermodais.

A novidade tem agradado ciclistas e usuários do transporte coletivo, além de pessoas que utilizam serviços no entorno dos terminais.

“É uma excelente iniciativa, que merece aprovação e incentivo e que precisa ser ampliada para toda a cidade”, afirma o professor universitário André Ricardo Ribeiro. Mesmo sem utilizar a bicicleta em função de seus horários e pontos de deslocamentos, ele considera que toda iniciativa voltada à mobilidade sustentável e ao bem-estar do cidadão é positiva.

A doméstica Maria Regina de França, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, passou a andar de bicicleta no trajeto entre sua casa e o terminal. “Antes eu vinha de carro com o meu marido até aqui e pegava o ônibus para o meu trabalho no Centro, duas vezes por semana. Agora não dependo mais de carona. Venho de casa de bicicleta, ainda dou uma volta a mais para fazer um pouco de exercício, e daqui vou para o Centro de ônibus. Na volta, no horário de pico do trânsito, fica muito mais fácil. Chego no terminal e vou embora na hora”, diz Maria Regina, entusiasmada com o paraciclo no terminal Boqueirão. 

Ela mora na Vila Pantanal e deixa a bicicleta no Terminal Boqueirão. Conta que, na sua casa, todos usam bicicleta. “As crianças já vão aprendendo desde cedo, faz muito bem. E tendo onde deixar a bicicleta, no meio do caminho, fica melhor ainda”, afirma.

No terminal Pinheirinho, Antônio Romildo, que trabalha no mercado do Terminal, transportando compras dos fregueses, atesta a grande procura pelo paraciclo. “Tem dias que fica lotado, até motoristas e cobradores de ônibus estão vindo de bicicleta para entrar no turno de trabalho”, conta Adriano dos Santos, que trabalha com Antônio no mercado.

Além disso, a bicicleta passou a fazer parte dos projetos da cidade. No caso dos terminais de transporte, quando houver reforma e ampliação, contará com implantação de bicicletários, com a criação de espaços internos que não prejudiquem a operação dos ônibus e garantam a segurança de quem transita no terminal.

É o que deve  acontecer nos terminais de transporte dos eixos Leste e Oeste, que serão reformados para receber o novo Ligeirão da cidade. As obras da primeira etapa, de adequação da canaleta no início do eixo Oeste, estão em fase de licitação.

No caso dos paraciclos, eles são instalados de lado de fora do terminal, sendo uma opção para quem quer deixar sua bicicleta a meio do caminho. A localização é definida levando em conta o espaço disponível ao lado dos terminais, que contam com câmeras de segurança e guarda municipal. Diferentemente do bicicletário, onde há um funcionário cuidando das bicicletas, a segurança, no paraciclo, é de responsabilidade do proprietário.

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Tarifa para ônibus intermunicipais em SP sobe até 13,4% a partir de domingo

A tarifa das linhas de ônibus intermunicipais rodoviárias e suburbanas vai ficar mais cara a partir da 0h domingo (5) no estado de São Paulo. As passagens sobem 10,53% para o transporte rodoviário de passageiros e 13,4% para o suburbano.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), as tarifas ficaram congeladas por 17 meses e tiveram aumento abaixo da inflação do período. O reajuste não se aplica às linhas da EMTU, que atuam dentro da Região Metropolitana de São Paulo.
Os bilhetes no valor antigo podem ser comprados até este sábado (4). Eles têm validade de um ano.

Rodoviário x suburbano
De acordo com a Artesp, as linhas rodoviárias são aquelas que operam em terminais rodoviários ou agências de vendas de passagens. Os veículos têm poltronas numeradas e bagageiro, não é permitido viajar de pé e o número de paradas é reduzido.

Já as linhas suburbanas são aquelas em que a cobrança de passagens é feita no interior do veiculo e as paradas são feitas em pontos ao longo de todo o trajeto. Os assentos não são numerados e é possível viajar em pé até a capacidade máxima do veículo.

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Itinerários de três linhas de ônibus são ampliados na Grande Goiânia

Três linhas de ônibus que ligam a capital aos municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Brazabantes, na Região Metropolitana, tiveram os itinerários ampliados nesta semana. Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), as alterações foram feitas após estudos técnicos constatarem a necessidade de melhoria ao atendimento aos moradores dessas regiões.

Com isso, os ônibus da linha 506 (Terminal Araguaia/Cepaigo) passaram a circular pela Avenida Goianazes, Rua Paracanas, Rua Jurema e Rua Tupinambas, em Aparecida de Goiânia. Antes os veículos faziam o trajeto circular somente pela Avenida Goianazes.

Já a linha 214 (Terminal Padre Pelágio/Brazabrantes) passou a atender também ao Setor Esplanada. Na região, os ônibus agora seguem pela Rua 13, no Setor Central, e pelas ruas 9, 14 e 5, no setor Esplanada Norte, voltando pela Rua 13, de onde continuam o itinerário normal. Para atender essa extensão, novos pontos de ônibus foram criados.

Por fim, a linha 331 (Terminal Senador Canedo/Boa Vista) também foi alterado. Dentro do Residencial Boa Vista, os ônibus passaram a trafegar pelas ruas BV 28, BV 17 e Joviano F. Araújo. O atendimento nas ruas BV 13 e Avenida Antônio Flávio Lima foi desativado.

Informações: G1 GO

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Fortaleza poderá ter paralisação de ônibus na terça

Enquanto o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro) se mobiliza para a greve da categoria, agendada para começar na próxima terça-feira, 7, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) aposta em medidas judiciais para garantir a circulação de ônibus em Fortaleza.

De acordo com o advogado do Sindiônibus, Cleto Gomes, os empresários vão pedir ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que exija do Sintro circulação mínima de 80% da frota nos horários de pico e 60% em outros horários. Ainda de acordo com o advogado, o sindicato tem uma ordem judicial de interdito proibitório, que impede manifestações a até 200 metros das garagens e pode multar e prender quem tentar impedir a circulação dos veículos.

Os dois sindicatos afirmam estarem abertos a negociações. No entanto, não há reuniões previstas entre as entidades. De acordo com o Sindiônibus, a proposta de 8,34% de reajuste no salário dos motoristas é a mais alta que os empresários podem oferecer.

Os motoristas e cobradores de transporte público pedem aumento salarial de 13%, vale-alimentação de R$ 13, cesta básica de R$ 130 e redução do intervalo de lanche e descanso de duas horas para 30 minutos. Segundo o presidente do Sintro, Domingo Neto, os trabalhadores estão dispostos a voltarem à mesa de negociações desde que os empresários ofereçam uma proposta melhor ou “provem que não é possível fazer o reajuste”.

Por Fábio Lima
Informações: O Povo Online
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Em Salvador, Linhas de ônibus têm novos pontos de parada

Quem precisou pegar ônibus na Estação Iguatemi, teve que ter uma maior atenção. Tudo por conta do remanejamento de 15 linhas de ônibus que passavam pelo local e tiveram trecho do itinerário alterado já que as obras da Linha 2 do metrô de Salvador estão sendo realizadas. Além das linhas que rodam pela cidade, outras 27 linhas da região metropolitana também tiveram alterações.

Desde a última quinta-feira, doze destas quinze linhas que rodam para o subúrbio do município, vindos da Avenida Tancredo Neves, agora terão que acessar o início da Avenida Paralela e farão o retorno no viaduto Luis Eduardo Magalhães.

Com a mudança, os novos pontos de parada desses coletivos são a passarela que fica em frente a Madeireira Brotas e a Plataforma 1 do terminal em frente a Estação Rodoviária.

Já as três linhas restantes, que vinham pela Avenida ACM, em direção a Paralela, passam a trafegar também pela Tancredo Neves. Agora, os pontos de parada desses coletivos são na Avenida ACM, no ponto de ônibus em frente ao G Barbosa, além de outro ponto em frente ao Centro Empresarial Iguatemi. A mesma situação vale para os coletivos da região metropolitana.

A equipe da Tribuna da Bahia esteve, na manhã de ontem, na Estação Iguatemi, além do Terminal da Rodoviária e verificou que agentes da Transalvador estavam nos locais passando orientação aos motoristas que ainda tinham algumas dúvidas. Alguns até chegaram a fazer o trajeto anterior, passando por dentro da Estação, mas logo eram advertidos pelos funcionários do órgão de trânsito.

Avisos
Para os passageiros, funcionários da CCR – concessionária que administra a Estação Iguatemi – estavam distribuindo avisos com informações relativas às mudanças nas linhas. Além disso, banners foram colocados tanto na estação como nos novos pontos dando o mesmo aviso. Segundo os funcionários, muitas pessoas ainda estavam um pouco perdidas, mas não houve registro de confusão.

No entanto, alguns deles se queixaram. “Estou aqui nesse vai-e-vem há mais de 40 minutos esperando um ônibus para a Barroquinha. Quando cheguei no Estação, disseram que era pra eu vir pra cá, para a Rodoviária”, reclamou o aposentado Hamilton Santana. “Eu pegava um ônibus para a Avenida Paralela aqui. Agora, eles me informaram que o meu ponto foi modificado. Acho que faltou um maior aviso”, falou a dentista, Juliana Araújo.

Mas também tiveram aqueles que disseram que tudo era uma questão de adaptação. “Eu não estava sabendo das mudanças. Mas, quando cheguei na estação, o fiscal me informou que meu ônibus agora passa aqui. Acho que está tudo tranqüilo”, disse a caixa, Rita de Cássia Santos Silva, que esperava um coletivo para Paripe. A mesma sensação teve o sapateiro, Aristóteles Santos. “Estou indo para Lauro de Freitas e não tive nenhum problema em conseguir informação”, contou.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), as mudanças vão acontecer enquanto durarem as obras do metrô na região pela concessionária – as obras no trecho das estações Acesso Norte, Detran e Rodoviária devem ficar prontas até fevereiro de 2016. Mas adiantou que as outras linhas que ainda rodam dentro da Estação Iguatemi devem, futuramente, também sair do local – não havendo prazo para tal –, já que a previsão é de que, no local, funcione uma sala de apoio ao metrô de Salvador.

O que mudou
As linhas do Subúrbio que foram remanejadas para o terminal rodoviário e para o ponto em frente a Madeireira Brotas são:
-- Vista Alegre/Pituba (1534); Paripe/Pituba (1611)
-- Paripe/Rodoviária (1612); Plataforma/Pituba (1616)
-- Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato–Pituba (1622)
-- Alto de Coutos/Pituba (1634)
-- Mirantes de Periperi/Boca do Rio—Rodoviária (1637)
-- Mirantes de Periperi/Boca do Rio—Rodoviária (1637 - 01)
-- F.Coutos/Pituba (1643)
-- Base Naval/Pituba (1644)
-- Alto de Santa Terezinha—Rio Sena/Pituba (1645)
-- São João do Cabrito/Pituba (1652)

Já as linhas que agora param nos pontos que estão em frente ao G Barbosa e ao Centro Empresarial do Iguatemi são as seguintes:
-- Parque São Cristóvão/Barroquinha (1034)
-- Vale dos Rios—Stiep/ Lapa (0919)
-- Conjunto Marback/Barroquinha (0923)

Por Yuri Abreu
Informações: Tribuna da Bahia
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Protesto de motoristas de ônibus travou trânsito no Centro do Recife

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Um protesto de motoristas de ônibus organizado pela Central Sindical Popular travou o trânsito em parte do Centro do Recife , durante aproximadamente duas horas, até o começo da tarde desta sexta-feira (3). Rodovários desceram dos ônibus em frente à Agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, e impediram o tráfego de veículos.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), a Guararapes e uma faixa da Avenida Conde da Boa Vista ficaram completamente paradas. O órgão interditou a Conde da Boa Vista, no trecho que vai da Rua do Hospício até a Avenida Guararapes. Os ônibus voltaram a circular pouco antes das 13h.

Segundo Genildo Pereira, assessor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, essa mobilização não é oficial. "Essa atuação não é feita por gente ligada a nós. O Sindicato dos Rodoviários está em plena campanha salarial. Temos inclusive uma reunião marcada para segunda, às 14h, no Grande Recife Consórcio de Transporte", afirmou.

Os manifestantes disseram que entregaram, há mais de 30 dias, uma pauta de reivindicações à Urbana-PE, entidade que reúne os donos das empresas de ônibus. Entre os pedidos estão reajuste salarial de 30% e aumento no tíquete-refeição. Como, segundo eles, não houve avanço nas negociações, o grupo decidiu suspender as atividades nesta manhã.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte disse que foi "surpreendido com a paralisação de alguns ônibus na manhã dessa sexta-feira (3), no Centro do Recife. A equipe de fiscalização do Consórcio constatou que havia sete veículos obstruindo a circulação do trânsito. O fato foi identificado e as empresas serão notificadas por abandono de direção e estacionamento irregular do veículo. As empresas possuem um prazo de oito dias úteis, a partir do recebimento do auto, para apresentação de recurso de defesa".

A Urbana-PE informou, através de nota, "que o serviço de transporte público por ônibus foi restabelecido em sua totalidade após paralisação ilegal promovida por dissidentes do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco. A Urbana-PE reforça que estabeleceu entendimento com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público do Trabalho, garantindo que nenhuma paralisação ou protesto deveriam ser promovidos até o final das negociações do dissídio coletivo da categoria. Lamentavelmente, esse entendimento foi descumprido e, mais uma vez, a população e economia local foram penalizados por um movimento que busca apenas projeção política para projetos individuais e não contribui para a negociação coletiva em andamento".

Informações: G1 PE

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Três novos trens entram em operação na SuperVia

A Secretaria de Estado de Transportes, em parceria com a SuperVia, informa que três novos trens chineses entraram em operação nesta quinta-feira. As composições circularão em operação assistida durante uma semana e serão gradualmente inseridas à grade do sistema ferroviário. Ao todo, 71 dos 100 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro já estão circulando, o que permite a oferta de mais de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado.

Para garantir a segurança dos passageiros, os carros contam com sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens e são equipados, ainda, com passagem interna entre os vagões, circuito interno de câmeras, bagageiro e painéis de LED. Cada trem comporta até 1.200 passageiros.

A entrada em operação desses três trens permitiu aposentar mais de 60 composições dos modelos mais antigos e representa mais um passo no processo de modernização que será concluído em 2016, quando os passageiros da SuperVia terão à disposição uma frota 100% refrigerada. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.

Informações: Jornal do Brasil
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Metrô do Recife sofre com lixo colocado pelos usuários

Lixo, lixo e lixo. É só andar pela cidade – seja em bairros populares ou sofisticados – para se observar o descarte indevido de detritos em ruas, rios, praias, praças. Como mostrou o JC de quarta-feira, a culpa pela seboseira não é só do poder público. Mas sobretudo da população, carente de educação doméstica. Pois agora as reclamações que chegam à coluna vêm do metrô. São enviadas por usuários e até pelos próprios servidores. Eles se queixam da sujeira em escadarias, trilhos, vagões. “Nossa cidade é suja, e somos parte disso. Os trens são limpos a cada viagem, mas no quesito educação, o passageiro ainda tem muito o que aprender”, desabafa um funcionário do Metrô do Recife (Metrorec). “Uso esse meio de transporte, mas acho que a principal fonte da sujeira são os ambulantes”, acusa o economista Henrique Inojosa Cavalcanti. Conta que os “vendedores” não se limitam a oferecer as mercadorias. “Gritam, empurram, transportam sacos enormes e até ameaçam os passageiros”, diz o bancário.
Foto Ricardo Labastier

Ele já foi até ameaçado de levar uma facada, só porque exigiu o seu direito livre de ir e vir. “As autoridades não fazem nada, mas é porque não querem”, conclui. O leitor faz comparação. “Qualquer cidade civilizada não possui ambulantes no metrô”. Lembra que na última sexta-feira pegou um trem em Camaragibe, e que estava repleto de camelôs. “Já fui ameaçado por um deles, só porque reclamei dos empurrões”. Ele relata, em e-mail enviado ao JC nas ruas, que os ambulantes fazem uma corrente para avisar sobre uma eventual fiscalização. “Mas nem precisa, porque quando o metrô abre as portas, não se vê fiscal nenhum”. E indaga: “as câmeras existem prá quê”?     A Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) gasta R$ 9 milhões por ano para recolher lixo em trilhos, trens e estações. Mas não informou a quantidade de detritos recolhidos.  Henrique  reside em Camaragibe e trabalha em uma agência bancária no Recife Antigo.

“Com relação ao metrô, o que acho mais absurdo é a situação dos ambulantes, porque parece uma coisa sem controle. Na estação Joana Bezerra, eles invadiram a área completamente. E quando se olha para os trilhos, o que se vê é um mar de garrafas plásticas de água mineral. Os vigilantes parecem não querer problemas para eles, porque nada fazem, só observam. Os passageiros contribuem, porque compram dos ambulantes e descartam o material no chão, nos trilhos do metrô, em todo lugar. Já vi turistas pasmos com aquela situação selvagem no metrô. Nas estações, vemos escadas rolantes quase sem funcionar, sujeira, superlotação, fiscais que não fazem nada”, relata. Conta que quem reclama dos empurrões pode até se dar mal. Para o passageiro, viajar de metrô é um suplício. “Nunca presenciei assalto em metrô, mas há uns seis meses atrás, peguei um trem por volta das oito da noite, e de repente arremessaram uma pedra do lado de fora que quebrou uma das janelas do vagão onde eu estava. Foi vidro para todo lado. Quando desci, avisei a um segurança da estação de Camaragibe”.

E relata que quem leva empurrão, pode até se dá mal se exigir mais educação dos outros passageiros. “Outra vez, reclamei a um homem que dizia pertencer a entidade que ajudava a drogados, e estava vendendo canetas.Reclamei porque viajava tranquilo e ele passou empurrando passageiros que estavam de pé. Ele começou a me xingar, quando desci na Estação de Camaragibe. Na porta, ele gritou para mim: “Da próxima vez que te encontrar, estarei com uma faca. Quando cheguei em casa, enviei e-mail para o Disk-denúncia”, conta.

Informações: JC Online
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