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Empresas do transporte coletivo de Manaus aderem à campanha Maio Amarelo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Com objetivo de conscientizar condutores para a redução de acidentes, as dez empresas do sistema de transporte coletivo de Manaus também aderiram à campanha Maio Amarelo. Desde o dia 1º de maio, todos os ônibus do transporte coletivos foram decorados com laço amarelo, símbolo da campanha. Nas garagens das empresas os motoristas também irão receber palestras e orientações para trabalharem em um trânsito mais seguro.

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito. Como o trânsito é a especialidade das empresas, elas se uniram para divulgar a importância e a prevenção de acidentes aos seus colaboradores, tornando assim um trânsito mais seguro para todos.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Global Green, Carla Rodrigues, é de grande importância à conscientização para os colaboradores, pois como eles fazem parte do trânsito diariamente, precisam ser orientados incansavelmente para evitar acidentes e serem exemplo para os demais condutores.

“Essa iniciativa das empresas fazerem parte do movimento, surgiu durante uma reunião entre os RHs de todas as concessionárias que atuam no sistema de transporte coletivo. Entendemos que trabalhar a conscientização é ideal para evitar acidentes, valorizando o ser humano. Estamos trabalhando ativamente para tornar as empresas de transporte coletivo consciente de que o trânsito precisa ser mais humano”, destacou a gerente.

Além das ações dentro das garagens, colaboradores das empresas estão nas ruas para orientar os condutores. Nas abordagens, são encenadas peças teatrais sobre os principais fatores que influenciam acidente e a impudência dos condutores no trânsito, além da distribuição de materiais informativos.

 *Com informações da assessoria de comunicação. 

Fonte: A Crítica

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Prefeitura de São José dos Campos implanta sistema de reconhecimento facial nos ônibus da cidade

A Prefeitura de São José dos Campos está usando a tecnologia para garantir ainda mais avanços no transporte público da cidade. Já está em funcionamento o novo sistema de reconhecimento facial, capaz de identificar as pessoas com benefícios na tarifa (estudantes, idosos e deficientes).

O objetivo é verificar se o portador do cartão é realmente o dono do bilhete, evitando que terceiros utilizem o benefício que é pessoal e intransferível. Atualmente a média de viagens registradas por estes passageiros passa de 2 milhões por mês. O reconhecimento facial foi adquirido pelas empresas concessionárias a partir de uma exigência da Prefeitura, sem custo adicional ao município.

O funcionamento é simples. Ao passar pela catraca, um aparelho instalado próximo ao leitor do cartão capta em segundos três imagens do passageiro, por meio da geometria e das proporções do rosto. Esses pontos são gravados e armazenados em um banco de dados, que os reconhecem por meio de cálculos, fazendo o comparativo automático com as imagens já cadastradas pelos usuários no Consórcio 123.

Quando é verificado que o cartão está sendo utilizado por uma pessoa não autorizada é feito um bloqueio e o titular é chamado para esclarecer a situação, podendo ter o uso do cartão bloqueado por até 30 dias caso a irregularidade seja confirmada.

Esta tecnologia, chamada de biometria facial, é considerada um dos métodos mais seguros de identificação. O sistema consegue se ajustar às variações de idade, a um novo estilo de cabelo, óculos ou alterações de iluminação temporária.

O usuário que perder ou tiver o cartão roubado deve comunicar o Consórcio 123 imediatamente pelos telefones 156 ou 0800-7727730, evitando que outra pessoa utilize o documento e seja flagrado pela biometria. A nova via estará disponível na sede do consórcio 24 horas depois do extravio ter sido comunicado.

O uso de tecnologias no transporte público de São José dos Campos já está facilitando a vida de milhares de usuários. O E-Passe, lançado no início deste ano, já beneficiou cerca de 20 mil estudantes na compra de passe escolar. O aplicativo Moovit já foi adquirido sem custo por mais de 19 mil usuários, que acessam em poucos cliques todo mapa do transporte coletivo de São José.

Prefeitura de São José dos Campos

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Ponto Vitória volta a funcionar para celulares

Após meses fora do ar, o serviço Ponto Vitória voltou a funcionar para dispositivos móveis, nesta segunda-feira (04). O aplicativo indica o horário em que os ônibus do sistema municipal passarão pelo ponto.

Uma equipe da TV Vitória/Record foi até um ponto de ônibus para testar se o serviço realmente voltou a funcionar. E o teste foi positivo. A equipe testou no ponto de ônibus do Parque Moscoso, no Centro da Capital. O ônibus monitorado pela reportagem chegou no tempo programado pelo aplicativo. A prefeitura diz que este é um dos serviços mais utilizados pelo cidadão.

Ainda segundo a administração, o serviço foi aprimorado e, agora, disponibiliza também a geolocalização automática do usuário, permitindo que o ponto de ônibus mais próximo seja encontrado.

Com a atualização do sistema, os usuários têm mais exatidão na hora de consultar os horários em que os ônibus passam pelos pontos de parada. Além disso, o serviço ganhou novo visual para facilitar a navegação via celular. Assim, quem estiver na rua terá acesso facilitado às informações sobre a hora das linhas do transporte coletivo municipal.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, explicou a diferença entre as versões para celular e computador. "Na versão desktop, basta que o cidadão digite sua localização para pesquisar em qual ponto vai pegar o ônibus. Já no aplicativo, por estar em um celular, o sistema utiliza o GPS do aparelho para localizar os pontos mais próximos do usuário e quais linhas vão circular naquela região".

Serviço: para baixar o aplicativo pelo celular, basta procurar na loja de aplicativos, o app Vitória Online. O serviço também está disponível pela internet.

Informações: Folha Vitória

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VLTs de Natal e João Pessoa operam com tecnologia de ponta da Voith Turbo

Empresa forneceu engates, redutores e sistemas de tração a diesel para a Bom Sinal, fabricante dos trens. A Voith, por meio da divisão Voith Turbo – líder mundial em soluções para transmissão de potência, foi a responsável pelo fornecimento de componentes como engates, redutores e sistemas de tração para os VLTs (veículos leves sobre trilhos) que já operam em Natal (RN) e João Pessoa (PB).

O contrato foi firmado com a Bom Sinal, fabricante dos trens, e envolveu o fornecimento das seguintes soluções: engates semipermanentes, engates semiautomáticos, amortecedores com antiencavalamento e redutores, além do RailPack, um inovador sistema de tração a diesel integrado que inclui motor a diesel, transmissão hidromecânica DIWA 884.5 com unidade reversora integrada, sistema de refrigeração, sensor de Nox, quadros e suportes para fixação do conjunto no VLT.

Graças ao RailPack, os VLTs da Bom Sinal podem trafegar em vias não energizadas, eliminando assim os altos custos para implantação de subestações de energia elétrica e de linhas de distribuição tipo catenária nas vias férreas já existentes. Com isso, há uma redução significativa no custo total de implantação de infraestrutura do sistema ferroviário como um todo.

"O principal desafio desse projeto foi convencer o cliente de que a solução de tração a diesel era a melhor alternativa. Isso porque o mercado estava acostumado com trens, metrôs e VLTs movidos à tração elétrica, e apenas as locomotivas possuíam tração a diesel. Dessa forma, o VLT da Bom Sinal foi o primeiro no Brasil apostar nesta inovação", destaca Adelson Martins Junior, gerente da divisão ferroviária da Voith Turbo.


Em Natal, o sistema de VLT começou a operar em dezembro de 2014. Já em João Pessoa, as operações tiveram início em fevereiro deste ano. Nos dois sistemas, o VLT possui três carros e dois Railpacks da Voith, tendo capacidade total para transportar 562 passageiros, destes 152 sentados.

Sobre a Voith Turbo

A Voith Turbo, divisão do Grupo Voith GmbH, é especialista em soluções de acionamento inteligente. Clientes de diversas indústrias, tais como petróleo e gás, energia, mineração e processamento de metais, engenharia mecânica, tecnologia marítima, ferroviário e veículos comerciais dependem de tecnologias avançadas da Voith Turbo.

A Voith define padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, além de transporte e indústria automotiva. Fundada em 1867, a Voith emprega mais de 39.000 funcionários, gera 5,3 bilhões de euros em vendas, opera em cerca de 50 países ao redor do mundo e é hoje uma das maiores empresas familiares na Europa.

Informações: Segs.com.br

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Infrações no trânsito aumentam após implantação do BRT em Uberaba

Desde a inauguração do Sistema Vetor/BRT até o começo de abril, mais de 160 motoristas foram autuados por utilizar a faixa exclusiva de ônibus, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Uberaba (Settrans). 

Além deles, outros 155 motoristas também receberam multa por estacionar em local proibido.

A Guarda Municipal (GM) reconhece que os números podem ser bem maiores, já que é difícil manter uma fiscalização rotineira ao longo da Avenida Leopoldino de Oliveira.

Contudo, segundo a GM, a quantidade de multas não é a principal preocupação do órgão, e sim, a dificuldade em conseguir convencer os motoristas uberabenses sobre a importância de seguir as regras atuais de tráfego. “A gente percebe que algumas pessoas já tomaram consciência e têm o respeito com relação ao setor do vetor. Mas ainda há muito flagrante. Não só do condutor do veículo automotor, mas a gente percebe ciclista utilizando essa faixa, motocicleta e travessia do pedestre de forma errada”, explicou o chefe de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal, Carlos Humberto Cunha.

Os pedestres também não estão respeitando as regras de trânsito e se arriscam ao atravessar a avenida fora das faixas de travessia. Cunha também alertou que as regras para os motoristas também existem para os pedestres infratores. “Existem artigos específicos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) referente ao pedestre. Juntamente com uma equipe da educação de trânsito, a gente vai à rua e orienta essas pessoas. Muitas vezes esses pedestres não têm conhecimento dos artigos do Código.”, informou.

Trechos em obras
Ao longo da Avenida Leopoldino de Oliveira há trechos onde os veículos do transporte coletivo têm de ocupar o mesmo espaço que os veículos de passeio, já que em determinados pontos a faixa exclusiva para os ônibus encontra-se em obras para melhoria da via. Em outros trechos, há situações que favorecem que os motoristas se sintam em uma via sem regras, já que alguns semáforos estão inoperantes e dificultam o tráfego local.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal explicou que alguns semáforos foram desligados para a realização das obras de recuperação da faixa exclusiva para ônibus. A interrupção é uma medida de segurança, já que os cabos de energia estão próximos da área onde o trabalho é realizado. A assessoria informou, ainda, que os equipamentos serão religados com o fim da obra.

Informações G1 Triângulo Mineiro

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Grande Recife com obras da 2ª e 3ª perimetrais e Radial Sul engavetadas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

As obras da 2ª e 3ª perimetrais serão executadas pela Prefeitura do Recife. No caso da 2ª perimetral, o projeto contempla a requalificação viária  para implantação de um corredor exclusivo de ônibus para todo o trajeto. Com a redução de uma das faixas no Túnel da Abolição, o corredor não será mais todo exclusivo. A perimetral terá 9,4 quilômetros de extensão e irá atravessar 12 bairros do Recife de Norte a Sul.

No sentido Norte/Sul ela começa em Olinda, depois passa pelas avenidas Cidade Monteiro,  Beberibe, Estrada Velha de Água Fria, Rua Cônego Barata, Rua Pe. Roma, Rua Sebastião Malta Arcoverde, Rua João Tude de Melo, Ponte Viaduto da Torre – Parnamirim, Rua José Bonifácio, Rua Professor Trajano de Mendonça, Rua Real da Torre (onde está o túnel), Rua João Ivo da Silva, Rua Cosme Viana, Rua Santos Araújo, Rua Quitério Inácio de Melo, Rua Augusto Calheiros e Ponte Gilberto Freyre.

A ideia é que a 2ª perimetral faça ligação no futuro com a Via Metropolitana Norte, que nascerá em Paulista, passará por Olinda e irá se encontrar a perimetral por meio de um viaduto desenhado sobre o Terminal da PE-15. A obra da Via Metropolitana Norte já foi iniciada, mas ainda não há previsão de quando a 2ª Perimetral sairá do papel. Ela está entre as obras contempladas com os recursos do PAC de Mobilidade. No final do ano passado, a Caixa Econômica Federal liberou recursos para elaboração dos projetos executivos da 2ª e 3ª perimetrais, além da Radial Sul.

Informações: Diário de Pernambucp | Blog Mobilidade Urbana

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