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Itinerários de oito linhas de ônibus são alterados pela SMTU

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Oito linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Os ajustes passaram a vigorar no último sábado, segundo o órgão, com o objetivo de otimizar a operação do transporte público na capital. Nesta segunda-feira (27), os usuários ainda estavam confusos com a mudança e criticavam as alterações realizadas pelo órgão.
Foto: Marcio James
Entre as linhas que tiveram modificações estão os ônibus que atendem os bairros de Santo Agostinho, São Raimundo, Ouro Verde, Vale do Sinai e Monte Sinai.

Em atendimento às reclamações dos passageiros, a linha 118 que teve a rota alterada no dia 28 de fevereiro, passou a cumprir o itinerário normal. Os usuários do transporte público reclamam da falta de comunicação sobre a mudança.

Para a estudante, Laís Pinheiro, a informação deveria ser amplamente divulgada antes de entrar em vigor. Segundo ela, não houve mudanças significativas que justificassem a alteração do órgão.

“A mudança, para mim, não fez nenhum sentido, porque tirou o trânsito da péssima Avenida Constantino Nery e levou para péssima Avenida Djalma Batista”, critica. “Hoje, no ônibus, descobri que a rota foi mudada de novo. Um rapaz no ônibus que ficou na parada, entre a Constantino e a Djalma, que gritou quando viu o ônibus tomar o rumo antigo. Aparentemente, ninguém sabia”.

Outro itinerário alterado foi dos ônibus 100, 439 e 442, que conforme a SMTU, deixam de atender as Ruas Marciano Armond, Teresina e praça Chile, na zona centro-sul da cidade.

A partir de agora, os passageiros seguem no sentido bairro, pela Avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife; passam pela Avenida Boulevard Álvaro Maia e após a Rua Comendador Clementino, seguem a rota normalmente. O trajeto dos ônibus 016 e 541, também deixa de atender as mesmas ruas, no entanto, segundo a SMTU, deve seguir no sentido bairro, Avenida Mário Ypiranga Monteiro, em seguida o Boulevard, a Avenida Kako Kaminha.

De acordo com a SMTU, os ajustes foram divulgados na semana passada por meio da página da Superintendência no Facebook e foram anexados os novos itinerários no interior dos veículos. Segundo a assessoria do órgão, um estudo foi realizado nos locais a fim de garantir uma diminuição no tempo de viagem principalmente nas linhas circulares como os ônibus da rota 056, 058 e 016.

Ainda conforme a superintendência, as alterações realizadas após os estudos podem ser desfeitas, conforme o desempenho das linhas, segundo o órgão, o trânsito é uma atividade dinâmica que permite este tipo de ajuste.

Após aguardar cerca de uma hora e meia o ônibus da rota 056, Mayra Ferreira, 26, teve que andar cerca de 20 minutos com a mãe, para chegar ao ponto de ônibus que a linha passou a atender, porque não tinha conhecimento da mudança. A estudante que é moradora da comunidade Vale do Sinai, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, relata que perdeu a consulta com a mãe por causa da falta de informação.

“A parada tava lotada, tinha criança, tinha idoso e ninguém sabia de nada, ficamos esperando, sendo que não tinha um aviso na parada, nem passou nada na TV, desse jeito a gente não tem como saber. E o pior é que eles mudam sem consultar a gente. O resultado é que perdi a consulta da minha mãe que já estava marcada desde janeiro. Acho uma falta de respeito”, disse.

Conforme a SMTU, a mudança na linha do 058, que atende a Nova. Cidade rumo ao Terminal 3, é para dar mais uma opção de deslocamento aos moradores do Conjunto Cidadão XII, tendo em vista que a linha 029 deixou de atender aquela localidade. A rota do 056 que atende os usuários do transporte coletivo no Monte Sinai e Vale do Sinai até o Terminal 3, passou a circular em mais vias dentro dos bairros e menos na avenida principal.

Por Gisele Rodrigues
Informações: d24am.com

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Aplicativo dá informação em tempo real sobre linhas de ônibus em Cuiabá

Um aplicativo de celular que deverá auxiliar os usuários do transporte coletivo e que já é utilizado em mais de 55 países agora está disponível em Cuiabá. Chamado de "Moovit", a ferramenta oferece informações em tempo real sobre as linhas de ônibus da capital. O aplicativo é gratuito, está disponível nas plataformas Android, IOS e Windows Phone, e foi lançado pela prefeitura da capital.

As informações contidas no aplicativo são alimentadas pelos usuários. Assim, quanto mais pessoas utilizarem o Moovit, melhor e mais precisas serão as informações relacionadas a horário e local do ônibus passar. Os passageiros também podem informar as condições de determinados veículos, dizendo se está limpo ou lotado, por exemplo.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Associação Mato Grossense dos Transportes Urbanos (MTU), em Cuiabá cerca de 330 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente.

O número reduz entre 30% e 50% aos fins de semana, feriados e ferias escolares. Estima-se que 17 mil pessoas na capital utilizem o Moovit.

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Aplicativo 'Ônibus Manaus' terá atualização com horários dos coletivos

domingo, 26 de abril de 2015

O aplicativo Ônibus Manaus terá uma atualização que promete dar mais praticidade ao dia a dia de quem depende de transporte coletivo na capital.

A partir de agora, além de informações sobre o itinerário dos ônibus que circulam pela cidade, será possível consultar também seus horários. O lançamento da nova ferramenta será realizado no Manauara Shopping, que agora patrocina o 'app', no próximo dia 27, às 11h.  O centro de compras é um dos cinco destinos mais procurados no aplicativo.

De acordo com o CEO do Trânsito Manaus, Luiz Eduardo Leal, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, o horário da chegada dos veículos em cada parada será feita pela localização dada pelo GPS instalado nos ônibus que fazem parte do transporte coletivo da capital amazonense.

“Os horários serão disponibilizados a partir da localização do usuário. Da própria parada de ônibus, ele informa a linha que pretende utilizar e, através de geo-localização, o aplicativo mostra o horário que o ônibus vai chegar no ponto”, explicou Luiz.

Essa primeira atualização acontecerá para o sistema Android, presente em mais de 80% dos celulares comercializados em Manaus. Em seguida o site do aplicativo será atualizado para também fornecer os horários dos ônibus. Em seguida será a vez dos dispositivos com plataformas Windows Phone e iOS.

Para a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Maria Ferreira, apoiar este tipo de iniciativa é fundamental para se realizar mudanças no transporte público de Manaus. “O engajamento com ações de melhoria de transporte coletivo é importantíssimo para criarmos uma cidade melhor e com um trânsito mais confortável para todos. O Manauara Shopping entende isso”, afirmou.

Sobre o Ônibus Manaus

Com mais de 80 mil downloads realizados desde seu lançamento em 2012, hoje, o aplicativo fornece, através da troca de informações de usuários, itinerários, mapas, localização de rotas, entre outros. 

Informações: d24AM.com

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Em Sorocaba, Novos coletivos entram em operação nesta 2ª feira

Os novos 24 ônibus do transporte coletivo de Sorocaba foram apresentados na manhã de ontem no estacionamento do Paço Municipal. Os veículos serão utilizados em linhas das zonas norte, leste e oeste da cidade, operadas pela empresa Sorocaba Transporte Urbano (STU).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Segundo a Urbes, esses novos ônibus são maiores e apresentam acabamento diferenciado, com maior qualidade e espaço interno. Todos atendem às normas de acessibilidade vigentes, com carroceria com três portas de serviço, rampa e elevador na porta central, mostrador de itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, câmeras de vigilância e GPRS para melhor controle da operação e segurança aos usuários.

Inicialmente, os veículos serão utilizados nas linhas Senac (10), Jardim São Paulo/Jardim Capitão (15), Aparecidinha/Castelinho (48), Ouro Fino (60), Santa Bárbara (77), Ufscar (80), Interbairros I (301) e Interbairros III (303). Ele começarão a rodar na próxima segunda-feira. (G.B.)

Informações: Cruzeiro do Sul

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Porto Alegre: EPTC vai realizar contagem de ciclistas nas vias

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão realizar contagens de viagens de bicicleta em vias da Capital. O objetivo da ação é mapear o número de ciclistas e obter dados para a instalação de ciclovias futuras, além da qualificação das existentes. 

A medição ocorrerá por meio de um equipamento móvel, doado pelo Itaú (empresa patrocinadora do projeto BikePoa), que poderá ser instalado tanto em vias como em ciclovias. “Ele possui laços que são colocados no asfalto, não contando veículos automotores, só bicicletas. A partir disso, um software repassa os dados e nós poderemos avaliar o perfil, horários de maior e menor circulação, assim como a demanda, se há muitos ou poucos ciclistas no local”, afirma o gerente de Projetos Especiais da EPTC, Antônio Vigna. 

O primeiro teste do equipamento, realizado dia 22 de abril, na ciclovia da Ipiranga, próximo à Azenha, teve 280 ciclistas circulando, entre 15h e 19h. Os dados das pesquisas também serão disponibilizados a organizações não-governamentais, associações e aos interessados pelo tema. As primeiras vias que terão contagens de ciclistas, nos próximos dias, será a avenida Ipiranga e a rua José do Patrocínio (ambas possuem ciclovias). 

Ciclovias – Porto Alegre conta com 25 quilômetros de espaços exclusivos para quem utiliza bicicleta. As implantações das ciclovias tiveram início em 2009, com a criação do Plano Diretor Cicloviário. O ponto mais recente é a ciclovia da Érico Veríssimo, com 500 metros, que interliga as ciclovias da José do Patrocínio e da Ipiranga. Além disso, a cidade conta com 40 estações e 400 bicicletas compartilhadas no sistema BikePoa.  

Informações: EPTC


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Prefeitura de Fortaleza prorroga validade das carteiras de estudantes por 60 dias

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), informa que a carteira estudantil terá seu prazo de validade prorrogado por 60 dias. O prazo terminaria no dia 30 de abril, mas, para que as entidades estudantis distribuam todos os documentos nos estabelecimentos de ensino, a Etufor e as entidades decidiram pela prorrogação do prazo até 30 de junho.

No total, foram solicitadas 327 mil carteiras estudantis, sendo 208 mil de estudantes da rede pública (escolas e universidades públicas), 68 mil de estudantes secundaristas de escolas particulares e 51 mil de universidades particulares.

A Etufor alerta aos estudantes que, para ser considerada a solicitação concluída, o aluno deve cumprir as duas etapas do processo: fazer o pedido do documento na instituição de ensino ou através do site da Etufor e realizar o cadastro da biometria facial. Além disso, a instituição de ensino deve realizar a confirmação da matrícula no site da Etufor, para que os documentos sejam desbloqueados. As solicitações continuam sendo feitas durante todo o ano e o prazo de entrega é de 35 dias.

Os estudantes contam com mais este prazo para solicitar e receber as novas carteiras a tempo, utilizando o documento atual. Para quem já solicitou o documento, a carteira será entregue a partir de maio pelas entidades estudantis nas instituições de ensino (escolas e faculdades), desta forma, os alunos não precisarão fazer deslocamentos para recebê-lo. Os alunos que não possuíram carteira de estudante em 2014 já recebem a carteira habilitada para uso na rede de transporte público de Fortaleza.

Mais detalhes:

São três passos básicos:
- Solicitar a carteira de estudante na instituição de ensino ou internet;
- Entregar documentação na instituição de ensino ou Etufor;
- Realizar o cadastro da biometria facial (quem já possui não precisa repetir o procedimento).

Instituições de ensino (escola/universidade) particulares
Os alunos deverão solicitar seu boleto impresso na secretaria da instituição ou pela internet, entregar a documentação na instituição de ensino ou sede da Etufor e realizar o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único.
                
No caso dos alunos da Unifor, os veteranos poderão imprimir o boleto no site da Etufor, realizar o pagamento em uma casa lotérica, anexar a declaração de matrícula e cópia do RG do aluno e devolver toda documentação no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial.

Os valores das carteiras da rede particular variam entre R$16,00 e R$20,00, dependendo da entidade estudantil que lhe representa.

Alunos da rede pública municipal e estadual

A secretaria da instituição de ensino é encarregada de solicitar a carteira de estudante de 2015 no caso dos alunos de ensino fundamental e médio. O aluno deve procurar a secretaria para confirmar se a solicitação foi realizada e devem fazer o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único.

Alunos da UFC, UECE e IFCE podem fazer seu pedido através da internet. Basta imprimir a solicitação da gratuidade 2015, anexar os documentos exigidos e devolvê-los nos seus nos respectivos DCE´s ou Etufor. Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial.

Postos de cadastro da biometria facial
- Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União (de segunda a sexta das 8h às 16h30).
- Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8h às 17h).
- Terminais do Siqueira, Parangaba, Papicu e Antônio Bezerra (de segunda a sábado das 6h às 21h).
- Vapt-Vupt Messejana: de segunda a sexta, de 8h às 17h.
- Praças Coração de Jesus e José de Alencar (de segunda à sábado das 7h às 18h).

Informações: Etufor

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