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Porto Alegre: EPTC vai realizar contagem de ciclistas nas vias

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão realizar contagens de viagens de bicicleta em vias da Capital. O objetivo da ação é mapear o número de ciclistas e obter dados para a instalação de ciclovias futuras, além da qualificação das existentes. 

A medição ocorrerá por meio de um equipamento móvel, doado pelo Itaú (empresa patrocinadora do projeto BikePoa), que poderá ser instalado tanto em vias como em ciclovias. “Ele possui laços que são colocados no asfalto, não contando veículos automotores, só bicicletas. A partir disso, um software repassa os dados e nós poderemos avaliar o perfil, horários de maior e menor circulação, assim como a demanda, se há muitos ou poucos ciclistas no local”, afirma o gerente de Projetos Especiais da EPTC, Antônio Vigna. 

O primeiro teste do equipamento, realizado dia 22 de abril, na ciclovia da Ipiranga, próximo à Azenha, teve 280 ciclistas circulando, entre 15h e 19h. Os dados das pesquisas também serão disponibilizados a organizações não-governamentais, associações e aos interessados pelo tema. As primeiras vias que terão contagens de ciclistas, nos próximos dias, será a avenida Ipiranga e a rua José do Patrocínio (ambas possuem ciclovias). 

Ciclovias – Porto Alegre conta com 25 quilômetros de espaços exclusivos para quem utiliza bicicleta. As implantações das ciclovias tiveram início em 2009, com a criação do Plano Diretor Cicloviário. O ponto mais recente é a ciclovia da Érico Veríssimo, com 500 metros, que interliga as ciclovias da José do Patrocínio e da Ipiranga. Além disso, a cidade conta com 40 estações e 400 bicicletas compartilhadas no sistema BikePoa.  

Informações: EPTC


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Prefeitura de Fortaleza prorroga validade das carteiras de estudantes por 60 dias

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), informa que a carteira estudantil terá seu prazo de validade prorrogado por 60 dias. O prazo terminaria no dia 30 de abril, mas, para que as entidades estudantis distribuam todos os documentos nos estabelecimentos de ensino, a Etufor e as entidades decidiram pela prorrogação do prazo até 30 de junho.

No total, foram solicitadas 327 mil carteiras estudantis, sendo 208 mil de estudantes da rede pública (escolas e universidades públicas), 68 mil de estudantes secundaristas de escolas particulares e 51 mil de universidades particulares.

A Etufor alerta aos estudantes que, para ser considerada a solicitação concluída, o aluno deve cumprir as duas etapas do processo: fazer o pedido do documento na instituição de ensino ou através do site da Etufor e realizar o cadastro da biometria facial. Além disso, a instituição de ensino deve realizar a confirmação da matrícula no site da Etufor, para que os documentos sejam desbloqueados. As solicitações continuam sendo feitas durante todo o ano e o prazo de entrega é de 35 dias.

Os estudantes contam com mais este prazo para solicitar e receber as novas carteiras a tempo, utilizando o documento atual. Para quem já solicitou o documento, a carteira será entregue a partir de maio pelas entidades estudantis nas instituições de ensino (escolas e faculdades), desta forma, os alunos não precisarão fazer deslocamentos para recebê-lo. Os alunos que não possuíram carteira de estudante em 2014 já recebem a carteira habilitada para uso na rede de transporte público de Fortaleza.

Mais detalhes:

São três passos básicos:
- Solicitar a carteira de estudante na instituição de ensino ou internet;
- Entregar documentação na instituição de ensino ou Etufor;
- Realizar o cadastro da biometria facial (quem já possui não precisa repetir o procedimento).

Instituições de ensino (escola/universidade) particulares
Os alunos deverão solicitar seu boleto impresso na secretaria da instituição ou pela internet, entregar a documentação na instituição de ensino ou sede da Etufor e realizar o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único.
                
No caso dos alunos da Unifor, os veteranos poderão imprimir o boleto no site da Etufor, realizar o pagamento em uma casa lotérica, anexar a declaração de matrícula e cópia do RG do aluno e devolver toda documentação no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial.

Os valores das carteiras da rede particular variam entre R$16,00 e R$20,00, dependendo da entidade estudantil que lhe representa.

Alunos da rede pública municipal e estadual

A secretaria da instituição de ensino é encarregada de solicitar a carteira de estudante de 2015 no caso dos alunos de ensino fundamental e médio. O aluno deve procurar a secretaria para confirmar se a solicitação foi realizada e devem fazer o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único.

Alunos da UFC, UECE e IFCE podem fazer seu pedido através da internet. Basta imprimir a solicitação da gratuidade 2015, anexar os documentos exigidos e devolvê-los nos seus nos respectivos DCE´s ou Etufor. Os alunos também devem possuir o cadastro da biometria facial.

Postos de cadastro da biometria facial
- Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União (de segunda a sexta das 8h às 16h30).
- Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8h às 17h).
- Terminais do Siqueira, Parangaba, Papicu e Antônio Bezerra (de segunda a sábado das 6h às 21h).
- Vapt-Vupt Messejana: de segunda a sexta, de 8h às 17h.
- Praças Coração de Jesus e José de Alencar (de segunda à sábado das 7h às 18h).

Informações: Etufor

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Faixa Azul de Maceió: Primeira etapa da pintura da faixa exclusiva é concluída

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) finalizou a primeira etapa da pintura da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança. A medida, que é parte das ações da Prefeitura de Maceió para melhorar a mobilidade urbana, passa a vigorar a partir do dia 1º de junho. O trabalho tem previsão para ser concluído no mês de maio, após a pintura completa da faixa, que possui 3,35 km de extensão, além da implantação das placas de sinalização nas vias.

Nessa primeira etapa, foi finalizada a pintura do trecho entre a Rua Salvador Calmon, na Avenida Comendador Leão, e a Travessa Joatan, localizada no início da Avenida Dona Constança. A SMTT também implantou as placas de regulamentação, a exemplo da sinalização de “Proibido parar e estacionar” em todo o percurso da faixa exclusiva para ônibus, além de orientação de sentido de vias. O trabalho está sendo realizado após as 22h, devido à diminuição do fluxo de veículos no local.

A próxima etapa será a pintura da faixa em toda a extensão da Avenida Dona Constança e a conclusão da colocação das placas de trânsito. Ao entrar em vigor, a medida funcionará inicialmente sem punições para que os condutores se adaptem ao sistema da faixa nas avenidas. A SMTT fará trabalho de orientação, por meio de equipes da Educação do Trânsito.

Semelhante ao uso da faixa exclusiva nas avenidas Durval de Goés Monteiro, Fernandes Lima e Tomás Espíndola, os condutores poderão somente circular pelo espaço quando forem entrar em uma via paralela às avenidas, sendo proibido transitar por mais de duas quadras sobre a faixa exclusiva.

Fonte: Ascom SMTT

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Seminário discute as propostas da Volvo para eletromobilidade e combustíveis alternativos

Em tempos onde o marketing ecológico ganha cada vez mais peso na indústria automotiva mundial, a Volvo escolheu uma meta ousada: ser líder mundial em transporte sustentável. Em um seminário realizado na cidade catarinense de Itajaí, nas instalações edificadas para a realização da etapa brasileira da regata transoceânica Volvo Ocean Race, a marca sueca reuniu alguns de seus especialistas para falar sobre suas apostas no transporte coletivo de passageiros e de cargas. Nos ônibus, a eletromobilidade busca soluções seguras, rentáveis e amigáveis com o meio ambiente. Já em termos de caminhões, a fabricante sediada em Gotemburgo desenvolve motores capazes de ter o máximo de eficiência energética e de rodar com combustíveis alternativos e renováveis.

Para o transporte de cargas, os combustíveis alternativos são a base da política da Volvo de buscar maior eficiência energética com o menor impacto ambiental possível. Atualmente, a Volvo estuda três alternativas especialmente interessantes: Metano – Gás Natural ou GNL –, HVO e DME. O caminhão Volvo metano-diesel já foi inclusive introduzido comercialmente no Reino Unido, Suécia e nos Países Baixos. Já o GNL – Gás Natural Liquefeito – é especialmente adequado para tráfego regional e rotas de longa distância. No Brasil, a Volvo é a primeira marca a testar um caminhão movido a GNL – Gás Natural Liquefeito – e a diesel. O veículo é movido com cerca de 70% de GNL e o restante a diesel. “Esta é uma tecnologia viável. Os primeiros caminhões movidos a GNL fabricados pela Volvo já estão circulando com sucesso na Europa e nos Estados Unidos. O gás liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, ressalta Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Já o HVO é um diesel sintético, que pode ser usado com a tecnologia atual. É possível substituir uma proporção de diesel por gás metano, hoje o combustível alternativo mais acessível. É relativamente barato em muitos mercados e oferece ganhos em emissões de particulados e de dióxido de carbono. Esta é uma grande vantagem, pois as regulamentações ambientais em áreas urbanas, por exemplo, cada vez mais exigem transporte com o menor impacto ambiental possível.

A terceira maior aposta da Volvo em termos de combustíveis alternativos é o DME, o dimetil éter, um gás manuseado em forma líquida sob baixa pressão que é produzido pela gaseificação de biomassa. “É a melhor opção do ponto de vista ambiental, proporcionando 95% menos emissões de dióxido de carbono. Comparando-o com outros combustíveis, oferece um aumento na eficiência energética com potencial para substituir 50% do diesel atualmente usado no transporte rodoviário pesado até 2030 na Europa. Mas existe um limite para a produção de biocombustíveis. No futuro, iremos precisar de mais de um tipo de combustível”, observa o Lars Matensson, diretor de meio ambiente da Volvo Trucks. Segundo ele, a produção em escala de biodiesel na Europa substitui apenas 3% do consumo de diesel.

Em termos de transporte de passageiros, o portfólio da Volvo Bus é composto por veículos movidos a diesel, híbridos e elétricos híbridos. Os ônibus híbridos começaram a ser comercializados pela Volvo em 2010 e atualmente mais de dois mil híbridos da marca estão em circulação em 21 países, em cidades como Londres, Edimburgo, Viena, Estocolmo, Gotemburgo, Bogotá e Curitiba. “O desenvolvimento do transporte urbano eletrificado tem evoluído muito rapidamente”, explica Hakan Agnevall, presidente mundial da Volvo Bus. Segundo a Volvo, o sucesso dos modelos híbridos deve-se à segurança operacional, tão alta quanto a dos ônibus com motores diesel, e também por ser economicamente viável. Mesmo com um investimento inicial maior, a marca assegura que o custo total do veículo é igual ao de um modelo a diesel operando nas mesmas condições, devido à redução dos gastos com combustível e por oferecer a mesma capacidade de transporte de passageiros.

Já os ônibus elétricos híbridos possuem tecnologia plug-in, que permite recarga rápida nos pontos de embarque e desembarque de passageiros. O transporte coletivo com veículos elétrico híbridos já está em operação em Gotemburgo, na Suécia; Hamburgo, na Alemanha; e na cidade de Luxemburgo, em Luxemburgo. Lançado comercialmente em agosto do ano passado, na feira  IAA em Hannover, na Alemanha, o modelo elétrico híbrido possui tecnologia plug-in. Segundo o fabricante, reduz o consumo de combustível e de emissão de gás carbônico em até 75%, em comparação com o ônibus diesel convencional. O consumo total de energia é reduzido em 60%. O elétrico híbrido é oferecido às cidades com um pacote abrangente, que inclui também infraestrutura para recarga da bateria nos pontos de parada e serviços de pós-venda para otimizar a operação. Como no modelo híbrido, a bateria não é vendida junto com o veículo, é cedida ao operador de transporte por um custo fixo por quilômetro rodado.

A Volvo desenvolve no Brasil, conjuntamente com a matriz na Suécia, seu ônibus elétrico híbrido articulado. O início dos testes com o veículo está previsto para 2016 em Curitiba, no Brasil; e em Bogotá, na Colômbia. Há ainda a previsão de avançar o projeto para outras cidades na América Latina, como Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil; e Santiago, no Chile. “Estamos customizando um projeto global para atender as necessidades de transporte da América Latina de ônibus de alta capacidade para circular nos corredores do BRT. A demanda por ônibus com baixas ou zero emissões está crescendo na América Latina. Bogotá, adotou um ousado plano de redução de emissões no transporte urbano. No Brasil, Curitiba e Rio de Janeiro também estão caminhando nesta direção”, aponta Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Paralelamente aos projetos de eletromobilidade e combustíveis alternativos, a Volvo aposta também em outras alternativas mais a longo prazo, como estradas elétricas e o Platooning, comboios de veículos conectados eletronicamente entre si. A nova linha de caminhões da Volvo ampliou consideravelmente a conectividade como uma importante ferramenta para aumentar a eficiência no transporte. “Não basta oferecer produtos de ponta. É necessário que tenhamos o veículo correto para cada aplicação do transportador”, afirma Nilton Roeder.

Informações: Salão do Carro
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Exposição na Cinelândia mostra como será o VLT

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) integrará Centro e Região Portuária em 28 km de trilhos. Se você está curioso para ver de perto o transporte que mudará a vida de quem circula pelo Centro a partir de 2016, visite o vagão em exposição na Cinelândia de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. 

Informações: Porto Maravilha

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Em Salvador, Fiscalização será reforçada na Estação Pirajá após confusão

A fiscalização da prefeitura na Estação Pirajá será reforçada, segundo ficou definido, na tarde desta quarta-feira, 22, em reunião entre representantes da Secretaria de Mobilidade do Município (Semob) e das empresas de ônibus de Salvador.
Joá Souza/ Ag. A TARDE
O tema do encontro foi o transtorno gerado pelo reordenamento no espaço, que atende diariamente, em média, a 125 mil usuários, quase 5% da população da cidade. A plataforma C está interditada por conta de obra que irá integrar a estação ao sistema do Metrô de Salvador, realizada pela concessionária CCR Metrô.

A intervenção, conjuntamente com a mudança no sistema e as novas cores dos ônibus, tem deixado a população que utiliza a estação em dúvida sobre o ponto onde pegar cada linha.

Segundo a Semob, "os ônibus da plataforma C estão parando na A e B e a partir dessa quinta-feira será reforçado o número de fiscais para indicar aos passageiros para qual plataforma se dirigir para utilizar cada uma das linhas". Além disso, os usuários do serviço devem prestar atenção ao número e ao letreiro do ônibus.

Essa ampliação na fiscalização também ocorre por conta do desentendimento entre motorista e passageiro na manhã desta quarta, que deixou parte dos ônibus sem circular.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Hélio Ferreira, o motorista foi ameaçado após solicitar que o passageiro levantasse da cadeira reservada para idosos.

O diretor de comunicação do sindicato, Daniel Motta, no entanto, afirmou que situações como essa também são causadas pela falta de ordenamento por conta da reforma. A obra ocorre desde março de 2015. A previsão é que a obra acabe em 6 meses.

Informações: A Tarde Online


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