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Prefeitura de Salvador multa 769 em 4 dias na faixa exclusiva da Pituba

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Em quatro dias, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) notificou 769 condutores por trafegarem na faixa exclusiva para ônibus na avenida Paulo VI, na Pituba. Em média, 192 motoristas foram multados por dia.

A operação com fiscalização eletrônica ocorreu entre os últimos dias 23 e 26 de março, por meio de radar estático. Antes, a ação era realizada apenas por agentes de trânsito do órgão. Apesar de a operação continuar, estes são os dados mais recentes da Transalvador.

Mesmo com a sinalização informando que a faixa da avenida no sentido orla é apenas para ônibus, é muito comum encontrar veículos particulares trafegando na via. Na última sexta-feira, A TARDE foi ao local e constatou que os motoristas ignoram a determinação.

Além de utilizarem a faixa, muitos acabam prejudicando os usuários de transporte coletivo. Em horários de pico, como algumas ruas transversais à avenida Paulo VI costumam ficar congestionadas, os condutores que desejam acessá-las não conseguem e, consequentemente, impedem a passagem dos ônibus.

"Acho errado, afinal as mudanças deram resultado, o trânsito da [avenida] Paulo VI melhorou", opinou o estudante Alex Brito, 22. Apesar de condenar a imprudência, ele utilizou a faixa na última sexta-feira e admite, ainda, que usa em outros momentos.

"Às vezes estou com pressa e o trânsito está 'pesado' e não tem jeito, passo pela faixa exclusiva mesmo. Mas fico atento ao movimento de ônibus, se for pequeno, passo por ela", justifica ele.
Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, avaliações do órgão já haviam detectado a imprudência de condutores que trafegam pela região. No ano passado, 4.424 notificações foram realizadas por agentes no local.

"A gente tem notado que as pessoas têm descumprido a cada dia mais, mesmo mantendo os agentes em determinados horários de maior circulação. Estamos mantendo o radar praticamente todos os dias", pontua o superintendente.

O condutor flagrado é autuado por tráfego irregular. A multa para a infração, considerada de natureza leve pelo Código de Trânsito Brasileiro, é de R$ 53,21, acrescentando três pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Intensificação
Morador da Pituba, o autônomo Antônio Rabelo, 40, concorda com a intensificação da fiscalização. Ele diz nunca ter usado a via exclusiva. "Se foi comprovado que é melhor para o trânsito, então as pessoas devem cumprir a lei. Se todo mundo quiser priorizar o seu desejo no lugar do bem do trânsito, vira uma baderna".

Muller destaca que a instalação do radar estava prevista desde a implantação da faixa. "Recebemos poucas reclamações. Os moradores dão uma volta maior, mas conseguem fazer os trajetos em menos tempo, porque os longos congestionamentos acabaram", frisa.

Informações: A Tarde Online

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No Recife, Motoristas da empresa de ônibus Caxangá cruzam os braços

Motoristas da empresa de ônibus Caxangá cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira. Em Olinda, município atendido pela empresa de transportes, as paradas de ônibus estão lotadas. Os trabalhadores realizaram um protesto na garagem da empresa, localizada nas imediações do Terminal Integrado de Xambá, que teve o movimento afetado. Os passageiros reclamam da falta de informação. 

Localizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, o TI de Xambá atende diariamente cerca de 44 mil pessoas. O terminal oferece 19 linhas de ônibus e 160 veículos, que fazem 2.034 viagens por dia. Entre as linhas, 11 transportam os usuários do subúrbio para o terminal; cinco ligam Xambá aos TIs Joana Bezerra, Afogados e Rio Doce; e outras três têm o Centro do Recife como destino

Outro caso - Em fevereiro deste ano, os passageiros sofreram a ausência de ônibus da empresa Vera Cruz nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na garagem da empresa, na BR-101, bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, cerca de 30 trabalhadores bloquearam a saída dos coletivos. A Vera Cruz possui 35 linhas, atendendo ao Grande Recife. Segundo os trabalhadores, apenas 10% da frota circula hoje.

Os trabalhadores alegaram falta de pagamento das horas extras, além outras irregularidades como desconto de horas mesmo com a apresentação de atestado médico e carga-horária abusiva. Os passageiros foram pegos de surpresa. Nas ruas, grandes filas se formaram nas paradas de ônibus. Leitores enviaram imagens para o WhatsApp do Diario de Pernambuco.

Informações: Diário de Pernambuco

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Faixa azul de Maceió completa um ano com avaliação positiva e perspectiva de ampliação

Há pouco mais de um ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) adotou o uso da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e parte da Tomás Espíndola. Depois do período inicial de conscientização e adaptação, o trecho da via conhecido como “faixa azul”, que facilita a vida dos usuários do transporte coletivo, complementar regulamentado e táxis, será ampliada.

É o caso da estudante de relações públicas Rafaela Maria, que utiliza o corredor de transporte diariamente. “A faixa azul foi uma ideia maravilhosa. Realmente, é nítida a diferença no tempo de viagem. E também escuto dos amigos o mesmo. Se olharmos a curto prazo, dá pra dizer que deu uma melhorada significativa”, elogia a estudante.

Visando dar continuidade ao avanço das condições do transporte público coletivo e ao sucesso que a faixa exclusiva trouxe para milhares de usuário de ônibus na capital, a SMTT implantará, em junho próximo, a ‘faixa azul’ nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, no bairro do Poço e Mangabeiras. Vinte e uma linhas de ônibus integram 143 veículos que circulam diariamente em dias úteis pelas vias e a medida deverá tornar mais rápido e tranqüilo o fluxo dos transportes coletivos.

“Neste um ano de implantação da faixa exclusiva nas principais vias da parte alta de Maceió, a redução do tempo de viajem das linhas que por lá circulam foi substancial para que a população não somente aprovasse a iniciativa, mas que também voltasse a procurar no ônibus o melhor e mais rápido meio de locomoção para tarefas simples diárias”, enfatiza o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Nas avenidas Durval de Goés, Fernandes Lima e Tomás Espíndola a SMTT tem fiscalizado o uso por parte dos condutores de veículos particulares e de transportes coletivos, coibindo práticas irregulares no uso da faixa. Somente no período de 12 meses, desde o início da faixa nestas vias, foram registradas mais de 7 mil autuações envolvendo veículos particulares circulando indevidamente pela faixa azul e cerca de 250 ocorrências de ônibus flagrados transitando fora da faixa exclusiva. Ambas as infrações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

“Agentes de Trânsito realizam diariamente a fiscalização, mas temos conhecimento, por meio de reclamações, que ainda existem muitos condutores que trafegam pela faixa exclusiva de forma errada”, disse Tácio Melo.

A faixa exclusiva funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h. Só podem nela transitar por no máximo o espaço de dois quarteirões os veículos que terão acesso às ruas adjacentes e lojas comerciais ao longo das vias.

por Secom - Maceió
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No Recife, Túnel da Abolição é aberto após vários atrasos e linhas de ônibus tem itinerários alterados

domingo, 12 de abril de 2015

O secretario das Cidades (Secid), André de Paula, informa que, mediante determinação do governador Paulo Câmara, o Túnel da Abolição foi aberto para o tráfego de veículos neste domingo, 12 de abril. Com a abertura, a circulação das vias do entorno, nos bairros da Torre e da Madalena, será alterada. As mudanças serão as seguintes:
Foto: Roberta Soares/Jornal do Commercio

Rua Real da Torre

O condutor que se utilizar da rua Real da Torre, no sentido Aeroporto, Afogados e Cidade Universitária, ao entrar no túnel deve se manter na faixa da direita. Quem vai utilizar a mesma via para chegar ao Centro e à Boa Viagem, ao entrar no túnel deve se manter na faixa da esquerda. Já o condutor que vai para a avenida Caxangá, no sentido Camaragibe, deve-se manter na faixa da direita, sem entrar no túnel.

Avenida Caxangá

O usuário que adentrar a avenida Caxangá na via da direita, no sentido Centro, e que tem como destino os bairros do Aeroporto, Afogados, Prado e Cidade Universitária, deverá utilizar as vias da rua João Ivo da Silva, obedecendo o seguinte:

·         Sentido Prado e Cidade Universitária – ao chegar no cruzamento da avenida Caxangá com a rua João Ivo da Silva, utilizar a primeira entrada da mesma via e seguir em frente.

·         Sentido Aeroporto – ao chegar no cruzamento da avenida Caxangá com a rua João Ivo da Silva, utilizar a segunda entrada da mesma via (ao lado do Bradesco) e seguir em frente.

Rua José Osório

Com a abertura do Túnel, a rua José Osório, que atualmente tem a circulação no sentido avenida Beira Rio/avenida Caxangá, volta a ter sentido duplo de circulação.

Circulação de ônibus

A abertura do túnel também representa mudança no itinerário dos ônibus que circulam pela localidade. Assim, o Grande Recife informa que ao todo, as 15 linhas que realizavam trajeto temporário pela rua José Osório e avenida Caxangá voltam a trafegar pela rua Real da Torre, atravessando o túnel em direção à rua João Ivo da Silva.

Com a mudança, essas linhas deixam de parar no ponto de ônibus nº 080050, localizado na rua José Osório (do lado oposto à loja de veículos Auto Max) e passam a atender as paradas nº 180429 e nº 180427, ambas na rua Real da Torre. Apenas as linhas 425 – Barbalho (Detran) – Via Maurício de Nassau e 2460 – TI Camaragibe (Príncipe), que seguem para a avenida Caxangá, não tiveram alteração nos itinerários e continuam a atender ao ponto de ônibus na rua José Osório.

Para auxiliar os usuários, cartazes foram fixados nas paradas de ônibus que deixaram de ser atendidas pelas 15 linhas. Além disso, divulgadores do Grande Recife estarão em pontos estratégicos para orientar os passageiros sobre as mudanças.

Confira as linhas que tiveram seus itinerários alterados e as paradas que cada ônibus irá atender:

Linhas

313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 – Mangueira
315 – Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
332 – Totó (Abdias de Carvalho)
341 – Curado I

Passarão a atender a parada nº 180429, situada na Rua Real da Torre, em frente ao Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

411 – Estrada dos Remédios
413 – Avenida do Forte
680 – Vasco da Gama/Afogados
700 – Beberibe/Afogados
800 – Dois Unidos /Afogados
870 – T.I. Xambá / T.I. Largo da Paz
914 – PE-15/Afogados

Essas linhas de ônibus atenderão a parada nº 180427, localizada na Rua Real da Torre, em frente ao Mercado da Madalena.

Informações: Sec. das Cidades/PE

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Em SP, Antigas cooperativas do transporte público ameaçam parar e deixar a pé 4 milhões de pessoas

Responsáveis por transportar 43% dos usuários de ônibus na capital, as cooperativas, obrigadas pela Prefeitura desde o início do ano a se transformarem em empresas, ameaçam deixar a pé quatro milhões de passageiros diariamente. 

A advertência, segundo os ex-cooperados, que operam sobretudo os micro-ônibus que circulam pelos bairros e no Centro expandido, é reflexo do acréscimo de despesas decorrentes da alteração jurídica. A categoria afirma que a mudança resultou em aumento de gastos  tributários e trabalhistas e isso não foi compensado pelo governo municipal.

Desde 2003, quando foram regularizados na gestão  Marta Suplicy (PT), os antigos perueiros recebem repasse da Prefeitura menor do que as empresas convencionais, donas da maior parte dos ônibus de 13 metros e biarticulados. 

Da tarifa de R$ 3,50,  ficam com R$ 1,71 por passageiro transportado. As empresas tradicionais recebem R$ 2,63 do total da passagem. A categoria  pede uma maior fatia desse bolo. A alteração do modelo, de acordo com a SPTrans, é por causa da nova licitação (leia mais ao lado).    

Os cooperados cobram da Prefeitura uma diferença que pode chegar a  R$ 360 milhões por ano. “Se não houver aumento (do repasse), as novas empresas fecham em menos de seis meses”, disparou o presidente da Federação das Cooperativas do Estado de São Paulo, Paulo Sirqueira Korek.

Ex-cooperados querem uma mudança com transparência

Os ex-cooperados ouvidos pelo DIÁRIO estão  esperançosos com a mudança de contrato dos micro-ônibus, que passaram a ser, desde o início do ano, empresas. Na avaliação deles, a alteração pode resultar em ampliação dos direitos trabalhistas e reajuste do piso salarial dos motoristas, passando de R$ 1,5 mil para R$ 2,1 mil, valor recebido pelos condutores das empresas convencionais. 

Por outro lado,  reclamam de falta de transparência da Prefeitura e de líderes da categoria. Para eles, as decisões são tomadas sem consulta à base. “Essa falta de comunicação abre espaço para comentários negativos que, muitas vezes, não se concretizam”, disse o ex-cooperado Ireno Fernandes Sousa, de 44 anos.

Usuário do transporte, o açougueiro Gelbecier de Lima, 36, usa com frequência os micro-ônibus. Para ele, algumas coisas podem melhorar no serviço como, por exemplo, o excesso de velocidade. “Parece que estão disputando corrida.”  Para a técnica em enfermagem Eusania Ribeiro, 40, a demora das linhas irrita. “Precisamos de mais micro-ônibus.”

RESPOSTA DA SPTRANS

Segundo a SPTrans, “a futura remuneração do sistema deverá ser definida ao fim do processo licitatório”. A previsão é de que a licitação ocorra em julho. De acordo com a empresa que gerencia o transporte público na capital, “os contratos atuais para operação dos serviços preveem reajustes anuais, referenciados a uma cesta de índices setoriais. Em 2013, o subsídio representou um dispêndio total, segundo o governo, de R$ 1,2 bilhão, valor que aumentou para R$ 1,7 bilhão em 2014.”  Ainda de acordo com a  SPTrans, “parte desse aumento  deveu-se à regularização da mão de obra das cooperativas”. A Prefeitura contrata os serviços e os remunera com um valor fixo por passageiros transportado”.

Por Eduardo Athayde 
Informações: Diário de SP

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Ônibus da Região de Curitiba deixam de aceitar cartão da Urbs nesta segunda

A partir de segunda-feira (13), passageiros que utilizam o sistema de ônibus da Região Metropolitana de Curitiba, só vão poder usar os coletivos se pagarem a passagem em dinheiro ou com passes de papel. Os atuais cartões da Urbs, autarquia que cuida do sistema na capital, deixarão de ser aceitos nesta data.

Segundo a determinação, os créditos que foram colocados no cartão da Urbs até o dia 12 de fevereiro, ainda podem ser usados nos ônibus da Região Metropolitana. Já as passagens compradas no cartão após essa data só podem ser usados nas linhas de Curitiba.

A mudança vai atingir os passageiros de 13 cidades, que utilizam o sistema integrado com a capital. A medida foi tomada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), vinculada ao governo do estado. Inicialmente, os passes seriam cobrados a partir de 29 de março, mas a data foi alterada.

Para muitos passageiros, isso acabou soando como uma surpresa. “O meu patrão já me carrega o cartão todo mês. Agora, vou ter que desembolsar dinheiro para pagar o ônibus”, reclama um deles.

Quem precisar comprar novas passagens para usar os ônibus a partir do dia 13, pode se dirigir até a sede da Metrocard, na Rua Benjamin Constant, no Centro de Curitiba ou nos terminais metropolitanos. As passagens custam R$ 3,30.

Informações: G1 PR e RPC

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