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PAC da Mobilidade libera R$ 370 milhões para construção do Sistema BRT em Goiânia

quinta-feira, 19 de março de 2015

A presidente Dilma Rousseff (PT) vem a Goiânia nesta quinta-feira, onde participa com prefeito Paulo Garcia (PT) da assinatura de ordem de serviços no valor de R$ 370 milhões para construção do Transporte Rápido de Ônibus (BRT), no percurso Norte-Sul. A obra terá início no Terminal do Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, cortando a cidade por cerca de 27 km até o Bairro Floresta, na região Noroeste de Goiânia. Além do BRT, a presidente também deve autorizar a compra de 70 novos ônibus para os transporte coletivo da Capital.

Prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, vereadores e lideranças políticas do PT e dos partidos aliados foram mobilizados para o evento, que irá contar também com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB) e secretários de Estado, às 15h, no Paço Municipal.

Esse será o primeiro evento público da presidente após os protestos do último domingo. Existe uma preocupação de que grupos promovam protestos. Na segunda-feira, durante entrevista de Dilma na TV, ouviu-se bater de panelas na capital goiana. A manifestação em Goiânia reuniu cerca de 50 mil pessoas. 

Segundo o jornal O Popular, o representante do Movimento Brasil Livre (MBL) em Goiás, o médico e empresário Sílvio Antônio Fernandes Filho, disse que o grupo fará panelaço porque virou “marca registrada” do movimento e “para não gerar confusão”. “Decidimos não fazer nenhum tipo de manifestação maior para não dar motivos para criar confusão, que é o que eles (equipe de segurança) esperam. Tudo é motivo para descambar. Como é perto da BR-153, um bloqueio ou algo assim é temerário”, diz.

Sobre uma possível manifestação de caminhoneiros, o governo federal acionou responsáveis pela negociação em Brasília para conter o protesto na capital goiana. A reportagem não conseguiu contato com lideranças de mobilização de caminhoneiros para saber se confirmam a mobilização.

Participação

No evento, movimentos sociais e de defesa de minorias também serão recebidos pela presidente, que nesta semana, assinou o novo Código de Processo Civil. Está prevista presença de sindicatos ligados à Central Ùnica dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), representantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Goiás (Fetaeg), além da participação de federações e sindicatos patronais.

Goiânia é a primeira cidade visitada pela presidente, após as manifestações, que ocorrem pelo País no último domingo. Pesquisa publicada pelo Instituto Datafolha, ligado ao jornal Folha de S.Paulo revelou que 82% dos manifestantes votaram em Aécio Neves (PSDB) nas eleições de outubro, 74% participaram do protesto pela primeira vez, 37% manifestaram simpatia pelo PSDB e 20% foram às ruas protestar contra o PT, 14% declararam descontentamento com todos os partidos, 27% defendiam o impeachment da presidente Dilma e 47% disseram que foram às ruas protestar contra a corrupção.

Mobilidade

O BRT Norte-Sul é uma obra do PAC da Mobilidade e faz parte do programa da presidente Dilma Rousseff para melhorar o trânsito nas capitais e grandes centros urbanos.

O corredor irá operar junto ao canteiro central e será de uso exclusivo dos veículos – ônibus. Nele irão operar linhas paradoras e semiexpressas em um sistema troncal, que utilizarão 82 veículos (30 articulados 52 convencionais/padron). As estimativas são de que 20 mil passageiros serão transportados na hora pico.

Com o novo sistema, o tempo de viagem será reduzido. Os veículos, por estarem em vias exclusivas e com controle informatizado, passarão a ter velocidade de 24 km/h, hoje eles operam com 21 km/h. O tempo de espera dos veículos nas estações também será menor. A prioridade de circulação dos ônibus em cruzamentos no corredor será feita com a implantação de um controle semafórico.

O Centro de Controle e Monitoramento será responsável pelo controle dos horários das viagens nos terminais, supervisão da operação das linhas, entre outras atividades de inspeção operacional. Haverá, ainda, o serviço de informação eletrônica aos passageiros.

Itinerário

O corredor exclusivo contará com seis terminais de integração – três novos (Correios, Rodoviária e Perimetral), dois reconstruídos (Isidória e Recanto do Bosque), um adaptado (Cruzeiro) e 39 estações de embarque e desembarque. Com atendimento direto para 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, o BRT será operado por ônibus articulados e beneficiará cerca de 120 mil usuários por dia.

O itinerário do corredor, que fará a ligação do terminal de integração Recanto do Bosque, região Noroeste, ao terminal de integração Cruzeiro do Sul, região Sudoeste (divisa com Aparecida de Goiânia) compreenderá as seguintes vias: Avenida Rio Verde, Avenida Quarta Radial, Avenida Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Rua 82 (Praça Cívica), Avenida Goiás, Praça dos Trabalhadores, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva, Rua Tapuios, Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida dos Ipês, Avenida Lúcio Rebelo, Rua Oriente e Avenida Mangalô.

A obra vai promover também a organização do trânsito e proporcionará mais segurança viária. Em toda a extensão do trecho vai receber nova iluminação, sensores e câmeras de monitoramento com funcionamento 24 horas por dia. (Com informações da Secom Goiânia)

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Metrô de Salvador ganhará mais duas estações

A Linha 1 do Metrô de Salvador ganhará mais dois trechos com a conclusão das obras das estações Bom Juá e Pirajá. A primeira tem inauguração prevista para o dia 9 de abril, marcando o início da operação de mais dois quilômetros, no trecho que segue do Retiro até a estrutura nova.

Atualmente, a linha segue desde a Lapa, passando pelo Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, até Retiro, todas já em operação, sob responsabilidade da CCR Metrô Bahia. Com as integrações, a linha chegará a cerca de dez quilômetros de extensão, com a entrega do próximo mês, e vai beneficiar mais 60 mil pessoas da região, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins. 

O percurso até Pirajá tem previsão de conclusão das obras até junho. Os 150 mil metros quadrados, onde está sendo construído um complexo, vai dar apoio a todo o sistema do metrô, com pátio de manutenção, centro de controle operacional definitivo, estrutura necessária para reparos dos trens, além da estação. 

“Em Pirajá, funcionará o ‘cérebro’ do sistema, porque, além da parte administrativa das Linhas 1 e 2, vai atender um centro importante de transporte de pessoas em Salvador, por meio da integração com o ônibus e com um dos pontos mais movimentados da capital, a Estação Pirajá”, explicou Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB).

Também já está em obra a Linha 2 do metrô, que vai do Acesso Norte até Lauro de Freitas, com a construção de mais onze estações, passando por regiões como o Detran, Iguatemi, Imbuí, Bairro da Paz e Mussurunga.

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Tarifa do metrô no Rio passa de R$ 3,50 para R$ 3,70 a partir de abril

quarta-feira, 18 de março de 2015

A partir do dia 2 de abril, os passageiros do MetrôRio paragarão mais caro pela passagem, que passará a custar R$ 3,70. A decisão foi autorizada em sessão regulatória realizada no último dia 26 de fevereiro pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) autorizou, com base no contrato de concessão, reajuste tarifário para o serviço público de transporte metroviário.

Para a base do reajuste, foi considerada a tarifa de R$ 3,5346, homologada no reajuste anterior, sobre a qual foi aplicado o índice de 3,98%, referente à variação do IGP-M (índice de inflação calculado pela Fundação Getúlio Vargas) entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, conforme previsto em contrato. 

O valor da tarifa reajustada chegou a R$ 3,6753. De acordo com cláusula contratual de arredondamento, a concessionária fica autorizada a passar o valor atual de R$ 3,50 para R$ 3,70.

Informações: G1 Rio

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Licitação em Porto Alegre prever todos os ônibus com ar-condicionado

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) pretende, até o início da próxima semana, informar o impacto da derrubada do veto ao projeto que estabelece a obrigatoriedade do serviço de ar-condicionado nos ônibus na tarifa prevista na licitação do transporte público de Porto Alegre, que deve ser lançada em maio. O diretor-presidente do órgão, Vanderlei Cappellari, acredita que, com refrigeração em 100% da tropa, a tarifa prevista na concorrência deve ter um aumento de pelo menos R$ 0,13.

"Com essa mudança, obrigatoriamente, haverá uma alteração no volume de veículos que, ao ingressarem na frota, terão de ter ar-condicionado. Isso terá um impacto que será dimensionado, até o inicio da semana que vem", disse Cappellari.

A EPTC planeja concluir o edital daqui a duas semanas, no dia 31, e publicar em 6 de maio, após a realização de audiências para apresentar o projeto à população. Antes da derrubada do veto, o projeto previa que pelo menos um quarto da frota já tivesse ar-condicionado, e em um prazo de 7 anos e meio, podendo chegar a 10 em “casos extremos”, todos os veículos contassem com o equipamento. Desta forma, Cappellari estima que o impacto seria de R$ 0,04 a R$ 0,05 na tarifa. “Porque o volume de ônibus será maior”, justifica.

A estimativa de Cappellari é superior à de R$ 0,10 apresentada na audiência realizada entre o final de 2012 e o início de 2013, quando a EPTC havia elaborado outro estudo para determinar o impacto na tarifa nos transportes públicos se todos os ônibus tivessem ar-condicionado.

"Feita a substituição de todos eles, representaria R$ 0,10. Hoje, com o aumento dos custos, representaria R$ 0,13, mas com o ingresso escalonado, seria diluído em torno no cronograma", explica.

Informações: G1 RS


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Metrô DF anuncia licitação para finalizar obras de estações da Asa Sul

Com planos de expansão, a diretoria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), anunciou que lancará licitações para terminar as obras das estações da 104, 106 e 110 Sul. "Em maio ocorrerá a licitação para dar início às obras", informou a Companhia. A verba disponível, garantida pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de mobilidade, é de R$78.950 milhões. De acordo com o Metrô-DF, as obras começaram em 1991, mas não foram para frente por falta de demanda. 

Segundo a Companhia, em abril está prevista a modernização dos sistemas fixos da linha 1, que liga a Zona Central de Brasília às cidades de Ceilândia e Samambaia, passando pelo Guará, Águas Claras e Taguatinga. "Ela é a mais antiga e precisa ser revista na questão operacional e de comunicação; isso é fundamental para dar mais agilidade ao fluxo de trens", explicou o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado. Para essa obra, o valor estimado é de R$181 milhões. A modernização inclui, ainda, a ampliação da capacidade energética do sistema de transporte. De acordo com Dourado, os atuais geradores não suportariam a ampliação do sistema. 

Ainda em abril, a companhia licitará obra para a construção de estações na área central de Brasília, ligando a Universidade de Brasília, o Sudoeste e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Estão reservados para essa etapa R$ 77 milhões.

Informações: Jornal de Brasília

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Usuários do BRT Transoeste sofrem com superlotação

O trajeto do BRT entre o terminal da Alvorada, na Barra da Tijuca, e o bairro de Santa Cruz, vem sendo complicado para os passageiros, que já enfrentam dificuldades no início da manhã. Ônibus lotados, falta de ar condicionado e dificuldades para embarcar dão a tônica para os moradores da região, que enfrentam uma viagem de 1h10.

Alguns estudantes, por exemplo, ainda não receberam o Riocard, que dá gratuidade no transporte público. As aulas começaram no dia 8 de fevereiro.

A direção da escola onde estudam deu a eles uma declaração em papel atestando que os adolescentes estão matriculados. O documento deveria ser apresentado ao motorista e os estudantes liberados de pagar a pasagem. Mas, na pratica, isso nem sempre funciona. Mesmo após apresentarem a declaração, o grupo não conseguiu embarcar.
“A gente tem a declaração da escola e os onibus não aceitam. Segundo eles, a empresa falou que se pararem pro estudante vão perder a cesta basica. e o site sempre dá inválido”, afirmou Ana Julia Oliveira Nascimento, estudante.

Kaique Gonçalves conta que, para não perder aula,está pagando a pasagem normalmente. “Minha tia tá me ajudando. Há vezes que trabalho com minha tia so pra comprar passagem. Muitas vezes nem vou nas aulas”, contou.

Em nota, A Secretaria Municipal de Transportes reconhece que há um aumento da demanda e com isso determina constantes reajustes no sistema a fim de garantir mais conforto à população. As fiscalizações são constantes (somente em 2014 foram emitidas 326 multas ao BRT). No final do ano passado, a Prefeitura determinou a aquisição de 10 ônibus articulados, a fim de aumentar a capacidade de transporte e reduzir os intervalos no horário de pico. A aquisição foi cumprida.
O consórcio que opera o sistema tem de garantir intervalos curtos de forma a evitar a superlotação, sobretudo nos horários de maior frequência.

De acordo com a fiscalização, os intervalos regulares nesse sistema têm sido, em média, de seis (6) minutos. Quanto ao ar-condicionado das estações, elas foram projetadas para que os usuários ficassem poucos minutos dentro delas, portanto, não expostos ao calor em excesso. Além disso, elas foram projetas para garantir mais ventilação. Já os ônibus da frota do BRT todos possuem ar-condicionado.

Também em nota, o BRT diz que a estação Santa Cruz é a hoje a terceira de maior movimento no corredor Transoeste e, além de sua demanda natural, recebe também passageiros oriundos de trechos atendidos por outras estações que preferem embarcar no sentido contrário com destino a Santa Cruz de onde eles pretendem seguir viagem para Barra e Recreio. O BRT ressalta ainda que há pessoas que entram sem pagar invadindo as estações e sobrecarregando o sistema.

Informações: G1 Rio

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