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Plano de Mobilidade Urbana do Recife está emperrado

quinta-feira, 5 de março de 2015

O Plano de Mobilidade Urbana do Recife enviado à Câmara Municipal pela gestão anterior e retirado pela atual gestão ainda está no limbo e a cidade segue sem definição das políticas públicas na área de mobilidade para os próximos anos. Faltando um mês para os municípios apresentarem seus planos, a situação é de total estagnação. E Recife, não é a única. 

Termina agora, em abril de 2015, o prazo fixado pela Lei 12587/2012 para que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborem seus Planos Diretores de Mobilidade Urbana. Caso contrário, essas cidades não poderão obter recursos federais para suas obras de transporte urbano.

Face o aperto do prazo, tramita no Congresso um projeto de lei propõe que os municípios tenham mais três anos para cumprir a exigência, ou seja, até abril de 2018. “A escassez de pessoal qualificado para realizar o trabalho, aliada a problemas financeiros que atingem grande parte dos municípios tem trazido uma imensa dificuldade para elaboração dos planos de mobilidade”, afirmou o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) na apresentação da proposta.

Consultado, o Ministério das Cidades informou que não há qualquer previsão de alargamento do prazo fixado pela Lei 12587, mas esclareceu que “o prazo estabelecido em Lei marca na verdade o início da obrigatoriedade dos planos como requisito para contratação de novas operações que utilizem recursos orçamentários federais”. Assim, na prática, os municípios obrigados pela lei ficarão temporariamente impedidos de celebrar novos contratos até que apresentem o plano, respondeu a assessoria do Ministério.

Informações: Diário de Pernambuco e Mobilize

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Plataforma da CPTM da Estação Água Branca será interditada fora do horário de pico

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] promoverá mudanças na Estação Água Branca, devido às obras de modernização da rede aérea, na Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato], a partir da próxima segunda-feira [09/03].

Para a realização das obras será necessário interditar a plataforma 1 da Estação Água Branca, utilizada pelos trens que circulam sentido Francisco Morato, nos seguintes horários: entre 10h e 15h30 e das 23h30 até o final da operação. 

Assim, os trens com sentido Francisco Morato não irão parar na Estação Água Branca nesses horários e os usuários deverão adotar os seguintes procedimentos:

- Quem for embarcar na Estação Água Branca para seguir viagem sentido Francisco Morato deverá pegar o trem no sentido Luz e descer na Estação Palmeiras-Barra Funda, onde entrará em uma nova composição, que seguirá até Francisco Morato.

- Quem estiver no sentido Francisco Morato e for desembarcar na Estação Água Branca, terá de prosseguir viagem até a Estação Lapa, onde pegará uma nova composição sentido Luz para descer na Água Branca.

Os usuários que utilizam o trem sentido Luz para embarque ou desembarque na Estação Água Branca não serão afetados pela interdição. 

A previsão é que as obras de melhorias no sistema de rede aérea na Linha 7-Rubi sejam concluídas em 30 dias. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Informações: CPTM

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Metrô-DF lança edital para planejamento de transportes sobre trilhos

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lançou, nesta quarta-feira (4), edital de concorrência para contratação de serviços de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Transporte Público Sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT/DF) e da Pesquisa de Mobilidade Urbana do DF (PMU/DF).

A sessão pública para recebimento da documentação e das propostas das empresas interessadas será dia 23 de abril, às 10h, no auditório da Companhia, em Águas Claras. O contrato será no valor de R$ 5.562.419,06.

Com o PDTT, a companhia fará um planejamento, a médio e a longo prazos, do Sistema de Transporte Público sobre Trilhos do Distrito Federal (STPT/DF). A intenção é seguir um modelo de desenvolvimento físico-sustentável e adequado ao padrão de atendimento da demanda por transporte urbano no DF, idealizado para um horizonte futuro de 20 anos.

Para subsidiar esse planejamento, será necessário levantar dados referentes à mobilidade urbana no DF, como viagens geradas por domicílio, modo de transporte dos deslocamentos, atributos socioeconômicos dos viajantes, entre outros.

"É bom deixar claro que transporte de alto impacto no mundo tem nome: trilho. O trem é a única forma de recuperarmos a mobilidade urbana e semiurbana nas médias e grandes cidades brasileiras. Precisamos recuperar o tempo perdido", afirmou o diretor presidente do Metrô, Marcelo Dourado.

O edital e seus anexos estão à disposição, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no Edifício Sede do Complexo Administrativo e Operacional do Metrô-DF, na Avenida Jequitibá, 155, térreo, Águas Claras e no sítio www.metro.df.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3353-7155/7112.

Informações: Metrô DF

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Em Salvador, Terminal de ônibus Pirajá passará por modernização

quarta-feira, 4 de março de 2015

A Prefeitura de Curitiba iniciou ontem a preparação do pavimento para a implantação de duas novas faixas exclusivas para ônibus na cidade, nas ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen. As duas faixas deverão entrar em operação até o fim de março, reforçando a política municipal de priorização do transporte coletivo. A primeira faixa exclusiva da capital funciona desde julho do ano passado na Rua XV de Novembro.

A faixa exclusiva da Marechal Deodoro será demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. Ela beneficiará 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo. A velocidade máxima permitida na via será de 40km/h. A faixa exclusiva da Desembargador Westphalen irá da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas, beneficiando 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela via.

Com as faixas exclusivas, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. As outras faixas de circulação da Marechal Deodoro e da Desenbargador Westphalen também passarão a ter a velocidade máxima permitida nos trechos correspondentes das faixas exclusivas.

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Tarifa de ônibus em Pindamonhangaba vai a R$ 3,20

O preço na passagem de ônibus em Pindamonhangaba passou a valer R$ 3,20 a partir desta quarta-feira (4). Antes, os passageiros pagavam R$ 2,85 na tarifa -o que corresponde a um aumento um aumento de 12,2%.

De acordo com a prefeitura, o reajuste é necessário para a manter a operação do sistema após o aumento nos preços dos combustíveis e mão de obra nos últimos anos. Ainda segunda o Executivo, o índice autorizado é menor que a inflação no período, que foi de 15%, conforme o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

O último reajuste do transporte na cidade aconteceu em dezembro de 2012. O aumento autorizado pela prefeitura é menor do que o pretendido pela Viva Pinda, responsável pelo transporte público na cidade -a empresa pediu R$ 3,66, mas o valor foi negado.

Para quem tiver crédito nos cartões, o valor de R$ 2,85 continua a valer pelos próximos 30 dias.

Em abril deste ano,vence o contrato entre a administração municipal e a Viva Pinda. Com isso, será feita uma nova licitação. Para o novo contrato, a Prefeitura de Pinda pretende estebelecer melhorias como corredores de ônibus, novas linhas e integração do sistema.

Informações: Meon

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Licitação dos ônibus de Porto Alegre é confirmada para 6 de maio

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, confirmou para 6 de maio a data de publicação dos editais da nova licitação do transporte coletivo de Porto Alegre.

Segundo a EPTC, os técnicos da empresa estão trabalhando na reelaboração do projeto básico, contemplando questões como ar-condicionado na frota e o conselho de usuários. A ideia é que a tarefa seja concluída até o final deste mês.

Nas duas primeiras semanas de abril, serão realizadas discussões sobre o tema com a comunidade, via Orçamento Participativo, e, entre os dias 13 e 15, a prefeitura promove uma audiência pública. As contribuições aceitas serão incorporadas ao edital pelos técnicos na última semana de abril. A previsão é de que sejam de oito a 10 editais, abrangendo todas as bacias do transporte público da capital.

O primeiro edital para o transporte coletivo de Porto Alegre foi publicado em 31 de março de 2014. O recebimento das propostas foi definido para 3 de junho, mas não houve interessados. Após o resultado, foi estabelecido o prazo máximo de seis meses para o lançamento de um novo edital, com possibilidade de inclusão de empresas internacionais, além de ajustes técnicos no documento original. Em 19 de setembro do ano passado foi publicado o novo edital, mas novamente não houve interessados.

Informações: G1 RS


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