Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Tarifa de ônibus em Campinas permanece congelada

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O secretário de Transportes de Campinas (SP), Carlos José Barreiro, afastou nesta segunda-feira (15) a hipótese de reajuste “a curto prazo” no preço da tarifa de ônibus na cidade. Durante lançamento do novo site da Emdec, ele considerou que o valor atual da passagem, de R$ 3,30, está adequado, mas frisou a alta no diesel.


“Subiu muito, é um insumo extremamente importante para nossos ônibus. Então essas avaliações [de preços] são feitas rotineiramente aqui pela nossa secretaria e não temos previsão nenhuma de mudança a curto prazo. Mas é uma condição avaliada de forma permanente”, explicou Barreiro. Ele alegou que o aumento de 10% na tarifa do transporte público da cidade, em vigor desde agosto, ocorreu após dois anos e meio sem reajuste. Em novembro, a Petrobras anunciou aumento do preço de venda nas refinarias de 3% para a gasolina e de 5% para o diesel.

Desconto para universitários
O projeto de lei do Executivo que autoriza desconto de até 50% na tarifa de ônibus a estudantes universitários de cursos presenciais de graduação da cidade será sancionado nesta semana, segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB). Atualmente, apenas alunos do ensino fundamental e médio têm desconto de 60% na passagem.

Pelo texto, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) ficará responsável por realizar o cadastro dos beneficiários, assim como a emissão, distribuição e venda dos bilhetes.

Recente aumento
À época do mais recente reajuste, a administração pública alegou que ele foi necessário por causa do aumento nos custos do serviço, tanto em relação a combustíveis e manutenção, como mão de obra, impostos e também os investimentos. O repasse da Prefeitura para as empresas foi, no primeiro semestre deste ano, de R$ 4,1 milhões.

Informações: Minuto Campinas

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Limpeza e rapidez chamam atenção dos baianos no metrô de Salvador

Conforto, agilidade e segurança faltam no transporte coletivo da cidade, mas sobram no metrô. A Tribuna da Bahia percorreu as estações do sistema metroviário da capital, e pôde constatar a reação e aprovação das pessoas que utilizam o sistema. É gente de todo o tipo, todas as idades, e com finalidades distintas.

Se uns aproveitam o transporte, ainda gratuito, para reduzir o percurso até o trabalho, outros aproveitam para passear. Diversão ou obrigação, o metrô, em seis meses de funcionamento, completados esta semana, já transportou mais de dois milhões de passageiros, conforme a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado). São 25 mil por dia, conforme a CCR Metrô, concessionária que administra o equipamento. O número, segundo a empresa, está dentro da expectativa.

A primeira parada da equipe de reportagem foi na Estação de Brotas. Um grupo de estudantes percorria a estação tirando foto e filmando. Eles faziam um trabalho para o curso em Técnica de Manutenção, e logo opinaram sobre o espaço.

“Hoje vim com o propósito de fazer um trabalho para o colégio, mas já utilizei algumas vezes para locomoção. Moro no Engenho Velho de Brotas e sempre que preciso ir ao Centro utilizo o do Shopping Bela Vista. Gosto da rapidez que ele proporciona”, disse a estudante Larissa Morena, 16. A colega Daniela Norma, 16, destacou a conservação do equipamento.
“É limpo e agradável, sempre a gente vê funcionários limpando. Acho que são diferenças cruciais dos ônibus convencionais”, disse.

Larissa Morena, no entanto, teme que quando começar a cobrar passagem, possa encher mais e ter poucos lugares. “Acho que tem poucos lugares, e quando tiver um fluxo maior de pessoas podem ficar tipo de São Paulo, muito cheio”, ressaltou.

Dentro do vagão, a caminho da Estação da Lapa, o vigilante David Lima mostrou que já é veterano no metrô. “Pego diariamente, desde que inaugurou. Trabalho no Centro e moro em Matatu de Brotas, então para mim é uma mão na roda. Hoje chego na Lapa em 2 minutos”, disse. Íntimo, ele já sabia onde situava as escadas rolantes, acesso aos terminais, saídas e entradas.

A Lapa é a Estação com o fluxo maior de pessoas, por conta do acesso ao grande centro da cidade. Para a comerciante Viviane Dias, 42, a chegada do metrô reduziu seu tempo de espera para a chegar ao trabalho em 40 minutos. “Moro na Rótula do Abacaxi, e venho todo dia de metrô. Antes eu levava 35 a 45 minutos até o Centro, hoje é menos de cinco minutos. Só de não pegar o congestionamento é uma maravilha”, afirmou.

Os advogados que utilizam o Fórum Rui Barbosa, no Campo da Pólvora, também já se adaptaram ao novo trajeto. A servidora pública Taisa Lacerda disse que utilizou a primeira vez para conhecer, e logo depois passou a utilizar para o trabalho. “Deixo o carro estacionado no shopping e vou para o Fórum. É prático e rápido”, disse.

Pontos positivos
Se a rapidez, o conforto e a segurança foram características pontuadas por todos os entrevistados, a acessibilidade também é um ponto positivo no local. Logo ao chegar à Lapa, uma deficiente visual entrou na Estação, pelo acesso adaptado a portadores de deficiência e piso em alto relevo. Ela se deslocou, sem precisar de ajuda de estranhos, até o elevador que dá acesso ao vagão do metrô, quando a funcionária da CCR a acompanhou.

Já Rosemary Ferreira é deficiente física, mora em São Marcos e costuma utilizar o Metrô. “Eu fico sempre no Campo da Pólvora porque preciso resolver alguns problemas no local”, conta. Assim que ela apontou na Estação, a funcionária veio em sua direção com uma cadeira de rodas. Ferreira descreve a sensação. “Tratamento vip aqui. Deveríamos ser tratadas com esse respeito em todo lugar”, desabafou.

Quem vai da Estação de Brotas até a Lapa pode ter o privilégio de visualizar alguns pontos turísticos da cidade, como a Arena Fonte Nova. Seguindo até a Estação do Retiro, é possível acompanhar uma parte da cidade do alto, o que atrai a atenção, principalmente dos pequenos. E se para os adultos utilizar o equipamento é sinônimo de praticidade e economia de tempo e dinheiro, para as crianças é só diversão.

Em todos os vagões, a equipe de reportagem encontrou crianças que estavam a passeio acompanhados de seus pais ou avós. O pequeno João Leal, 3 anos, ficou encantado com o passeio e mostrava ao pai todos os lugares que passava. “Ele sempre pede para vir, aí trago para dar um volta. É uma diversão para ele”, revelou o pai de João, David Lima.

Já o garoto Gustavo Magalhães, 6 anos, diz que quer ser “maquinista do metrô”, de tanto que é fissurado pelo meio de transporte. “Ele pede para vir direto, agora de férias então. Aí sempre que venho resolver algum problema na rua trago ele”, disse o pai Eduardo Magalhães, engenheiro. Ele conta que deixa o carro no Shopping Bela Vista e faz o percurso com o filho. “Eu quero morar aqui no metrô”, disse o garoto, sorridente.

Ainda de graça
Em relação à cobrança para utilização do metrô, tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado afirmaram que as reuniões continuam para viabilizar a integração com os ônibus, bem como a cobrança tarifária.

A Secretaria de Desenvolvimento informou que já há condições técnicas para a integração. A expectativa é que a partir do ano que vem o sistema passará a ser pago e integrado ao transporte coletivo da cidade.

Segundo a CCR, o Sistema Metroviário de Salvador alcançou a marca de milhões de passageiros transportados desde o início da operação assistida, no mês de junho deste ano. “Desde que atingiu um milhão de usuários, em outubro, o modal dobrou o fluxo de pessoas nos últimos dois meses”.

A extensão atual é de 7,3 quilômetros com cinco estações em funcionamento – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. A próxima estação a entrar em operação é Bom Juá, com previsão para o primeiro semestre de 2015, segundo a Sedur.
Após Bom Juá, a prioridade é concluir a Estação Pirajá e iniciar as obras da Linha 2, que deve estar pronta em 2017.

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Tarifa de ônibus deve subir em São Paulo só para quem paga em dinheiro

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Terminada a auditoria das contas no sistema de ônibus da cidade de São Paulo, a prefeitura estuda agora adotar, pela primeira vez, três tarifas diferentes para o transporte coletivo: estudantes de baixa renda teriam tarifa zero, usuários de bilhete único continuariam desembolsando 3 reais e passageiros que pagam a viagem com dinheiro, na catraca, pagariam mais caro, a partir do ano que vem. A decisão sobre essa nova forma de cobrança ainda não está tomada, mas a expectativa da gestão Fernando Haddad (PT) é de que seja batido o martelo ainda neste ano.

A ideia de o reajuste, tido como inevitável, ser anunciado juntamente com um "pacote de bondades" já vinha sendo analisada há pelo menos um mês, mas só na semana passada, quando a empresa Ernst&Young terminou a auditoria das contas do sistema de transporte municipal, a proposta passou a ser estudada em detalhes.

Com o último reajuste ocorrido em janeiro de 2011, a tarifa de 3 reais seria corrigida para 3,70 reais, caso o aumento tomasse como base a inflação acumulada no período – 23,2%. Para manter a passagem em 3 reais, a prefeitura fez o subsídio pago às empresas de ônibus chegar a 1,7 bilhão de reais neste ano. A expectativa é de que esse valor permaneça igual no ano que vem.

O resultado da auditoria externa nas contas frustrou setores da gestão Haddad. Havia expectativa de que fosse descoberto um lucro das empresas perto dos 30%. Mas a chamada Taxa de Retorno Interno (TIR), índice usado para aferir contratos de empresas privadas com o setor público, revelou um índice de 18%. Mesmo assim, a avaliação é de que há "gordura a ser queimada", reduzindo a remuneração das empresas para cerca de 7% a partir de 2015.

Não foi confirmado se a proposta já foi apresentada para o governo do Estado, responsável pelo Metrô e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na manhã desta segunda-feira, em entrevista à Rádio Estadão, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que, por enquanto, ainda não há nenhum pedido vindo do governo Geraldo Alckmin (PSDB) para reajuste de tarifas.

Dinheiro – De 90 milhões de viagens por dia feitas nos ônibus, apenas 8% são pagas em dinheiro, segundo informações disponíveis no site de transparência da São Paulo Transporte (SPTrans), empresa da prefeitura que gerencia a frota de ônibus.

Os estudantes equivalem a 6% das viagens – mas o dado inclui todos, não só os de baixa renda. Além disso, cerca de 10% das viagens são feitas por passageiros que não pagam – na maioria, idosos. Mas, na prática, de cada três viagens de ônibus, uma é gratuita: são decorrentes da integração gratuita que dá direito a usar até três ônibus durante a viagem.

Para garantir a circulação de todos os coletivos, a prefeitura precisa de cerca de 6 bilhões de reais por ano. A arrecadação com venda de créditos do bilhete único é de pouco mais do que 4 bilhões de reais. Entretanto, parte dos valores precisa ser repassada ao metrô e à CPTM, que mantém acordos de integração tarifária.

Mais mudanças – Além de definir a nova tarifa, a prefeitura deve anunciar, nos próximos dias, como será a licitação das empresas que vão operar os ônibus da cidade. Uma das alterações em estudo é o fim das cooperativas de lotações, transferindo toda as linhas para empresas regulares – a gestão Haddad pretende atrair companhias internacionais para o setor, hoje controlado por quatro famílias.

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Obras do BRT Salvador começam no primeiro semestre de 2015

As obras do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus de Salvador terão início no primeiro semestre de 2015. A informação é do secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador (Semut), Fabio Mota, em audiência pública realizada no Centro Cultural da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 16.

Segundo Mota, as obras devem começar pela construção de quatro complexos de viadutos no trecho entre a Lapa e o Iguatemi, que ajudarão a otimizar a mobilidade urbana na cidade. Eles devem ficar prontos até dezembro de 2016.

Segundo o secretário, serão dois complexos nas proximidades do Parque da Cidade, um na Lucaia, um na avenida ACM, próximo ao Hiperposto, e um mergulho na Praça Newton Rique (Iguatemi), ligando o local à avenida Tancredo Neves.

As obras serão financiadas pelo BNDES, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e por recursos da Prefeitura de Salvador, que terá gastos de cerca de 180 milhões oriundos das licitações das empresas de ônibus, realizadas este ano.

Enquanto os viadutos não ficam prontos, Mota informou que, a partir de janeiro, 700 novos ônibus estarão em atividade, com o intuito de amenizar os problemas de transporte público da cidade.
"Compreendo os problemas. Não é preciso ser secretário para notar a deficiência do transporte público em Salvador", disse ele, ao ouvir críticas da população e dos representantes do fórum "A Cidade Também é Nossa".

Plano de otimização
O novo sistema de transporte público de Salvador, conforme foi discutido na audiência, ainda terá um plano de otimização de mobilidade urbana.

Entre os objetivos do plano estão alterar, criar e extinguir linhas que não oferecem boa utilização do serviço à população. As mudanças terão como prioridade um melhor planejamento do transporte público em cima dos locais e períodos de maior demanda dos usuários.

Entre as exigências dos representantes da população estão ônibus com 100% de acessibilidade e novas medidas de segurança, a exemplo de veículos de GPS, com ventilação forçada e acesso de entrada pela frente. 

O encontro foi liderado pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e reuniu na bancada, além do secretário Fabio Mota, do Sindicato dos Rodoviários, do fórum "A Cidade Também é Nossa" e da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Mariana Mendes, com informações de Luan Santos
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Tarifa de ônibus em Ponta Grossa pode chegar a R$ 2,90

O Conselho Municipal de Transportes de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, vai apresentar ao prefeito Marcelo Rangel (PPS) o preço de R$ 2,90 na tarifa do transporte coletivo na cidade. O preço sugerido para quem usa bilhete eletrônico vai para R$ 2,70.

Os novos valores, no entanto, ainda não estão em vigor. A definição vai depender de decreto municipal, após análise do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

A reunião começou às 16h30 desta segunda-feira (15) e durou cerca de quatro horas, na sala da Secretaria Municipal de Planejamento. Os conselheiros levaram em conta a análise da planilha de custos e dos documentos contábeis apresentados pela operadora do sistema, que é a Viação Campos Gerais (VCG). O prefeito ainda não se manifestou sobre a decisão do Conselho de Transportes.

O preço em vigor é de R$ 2,60 para quem paga em dinheiro e R$ 2,50 para quem usa bilhete eletrônico. O reajuste foi pedido no início de novembro pela VCG. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, que fiscaliza a prestação do serviço, tinha apontado a tarifa de R$ 2,88. A empresa agora aguarda decisão da prefeitura para se manifestar.

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Empresas de ônibus de Curitiba dizem estar operarando no vermelho

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lembrada pelos constantes atrasos de pagamentos por parte da Urbs, a debilidade das finanças do sistema de transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana pode ser ainda mais grave. Mesmo tendo recebido, de 2011 para cá, R$ 241 milhões como lucro, as empresas alegam que o sistema está mais deficitário do que o previsto.

O contrato assinado após a licitação previa investimentos em garagens, novos veículos e renovação da frota que já existia na cidade. Segundo as empresas, foram investidos R$ 877 milhões naquele ano para atender esse item contratual. Ocorre que as projeções das empresas para despesas e receitas não estariam se concretizando. Com isso, o déficit atual que deveria ser de R$ 485 milhões está em R$ 760 milhões – 57% a mais do que o previsto.

Além disso, apesar da receita 5% maior do que a projetada, os empresários alegam que tiveram R$ 2,2 bilhões em custos de 2010 para cá – 16,6% a mais do que o previsto (R$ 1,8 bilhão).

A Urbs diz reconhecer nessas projeções apenas uma demonstração da capacidade dos consórcios que participaram da licitação e afirma que a tarifa técnica é o único instrumento válido a partir da assinatura do contrato. Essa tarifa é um valor calculado com o custo por quilômetro, os passageiros transportados e a quilometragem percorrida. Nela, entra uma porcentagem de lucro denominada ‘rentabilidade justa’.

O peso da rentabilidade justa variou ao longo dos primeiros quatro anos de contrato por causa das alterações no valor e na base de cálculo da tarifa técnica. Na composição de custos do edital, ela seria de 10,75 %. Mas hoje está em 11,44%. Pela média anual dessa taxa, de janeiro de 2011 a 30 de novembro de 2014, o lucro repassado foi de R$ 241 milhões. Mas toda essa quantia, dizem os empresários, teria sido destinada a custos da operação e investimentos.

Sem lucro e com um saldo negativo maior do que o esperado, o setor não realizou qualquer investimento neste ano. Em outubro do ano passado, as empresas conseguiram uma liminar na Justiça que as desobrigava de investir na renovação da frota que circula na cidade. Essa liminar ajudou a empacar, por exemplo, a implantação do Ligeirão Norte, que demanda a aquisição de 24 novos veículos.

Contraponto

Quem trabalhou nas recentes auditorias do setor garante que os dados informados pelos empresários estão superestimados. “As empresas não investem o que deveriam e os custos de operação não são auditados. O resultado disso é qualidade em queda, custos aumentando e quantidade de passageiros diminuindo”, disse um técnico que esmiuçou documentos do setor e pediu anonimato para não atrapalhar as fiscalizações que buscam anular a licitação de 2010.

De 2010 até 2013, a quantidade média diária de passageiros transportada pela RIT caiu 3%. A qualidade também pode ser questionada. Em julho de 2013, a Urbs havia divulgado que as empresas do setor cumpriam integralmente apenas um de cinco indicadores de qualidade. Pelo contrato, em caso de descumprimento desses itens, 3% do valor devido às empresas pode ser retido. Dois meses depois, os empresários conseguiram uma liminar para que o valor não fosse descontado sem que antes eles pudessem se manifestar.

Em São Paulo, auditoria indica que lucro das empresas cairá

Com a aproximação do fim do contrato de concessão dos ônibus de São Paulo, a prefeitura da capital paulista contratou a Ernest & Young para auditar o sistema do município. Uma das conclusões a que os auditores chegaram é de que o lucro dos empresários deve cair até um terço na próxima licitação. A margem média de lucro por lá foi de 18,6% ao ano. As informações são da Agência Brasil.

À época da licitação de São Paulo, a margem de 18% era considerada satisfatória para concessões públicas. Mas esse porcentual vem caindo e hoje há concessões que giram em torno de 7% de lucro ao ano. A nova licitação deve ocorrer em 2015.

O secretário dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, já afirmou que o lucro dos empresários deverá ser menor que os atuais 18,6%, mas não cairá ao patamar de 7%. “Com certeza não será 18%, mas há o risco de operar em São Paulo. Não é como um pedágio Rio-Niterói [em que a taxa de retorno é por volta de 7%]”.

Além da taxa de lucro, a auditoria concluiu que os custos do sistema paulista podem cair 7,4%. Isso porque, segundo os auditores, as empresas estariam deixando de realizar uma em cada dez viagens programadas sem que essa viagem fosse descontada dos custos.

Para Urbs, operadoras projetaram mais passageiros sem melhorar a qualidade

Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a Urbs disse que as empresas de ônibus colocaram em suas projeções um aumento gradual de passageiros pagantes como receita, mas não melhoraram a oferta. Disse também que o risco do negócio é das concessionárias e não pode ser absorvido pelo poder público.

A empresa que administra a RIT informou ainda que o fluxo de caixa apenas é uma demonstração da capacidade de execução da proposta comercial de cada proponente à época da licitação e que a regra do edital, aceita pelos consórcios vencedores da licitação, é baseada no custo por quilômetro.

Sobre a alegação das empresas de que a Urbs reajusta a tarifa técnica com parâmetros abaixo do previsto em contrato, a empresa informou que a licitação foi realizada por custo quilômetro e não por fluxo de caixa justamente para evitar o engessamento do sistema durante os 15 anos de contrato, permitindo adequações operacionais sempre que necessário.

Por Raphael Marchiori
Informações: Gazeta do Povo
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