Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Confira as linhas de ônibus que atenderão os vestibulandos da Universidade Federal do Paraná

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Tendo em vista a segunda fase do Processo Seletivo 2015 da Universidade Federal do Paraná no domingo (30) e na segunda-feira (1º de dezembro), a URBS já definiu as linhas que atenderão os diversos locais das provas que serão realizadas das 14h às 19h. Nos dois dias, os portões serão fechados às 13h30.

No domingo, as linhas especiais terão início de operação entre 10h e 10h30. Os eventuais reforços de algumas linhas se darão entre 10h e 11h. Também domingo, a Linha Direta Centro Politécnico e a Linha Universidades, que não operam nesse dia de semana, excepcionalmente terão programações especiais nos dois dias.

Na ida, as linhas especiais operam entre 10h e 11h até o início das provas; a volta se dará a partir das 15h, até o término dos horários das provas. Nos dois casos, os ônibus estarão à disposição dos fiscais da URBS.

Já na segunda-feira, as linhas de ônibus farão atendimento normal, com reforço de linha se necessário. Ainda na segunda-feira, as provas serão realizadas em todos os locais abaixo, exceto a PUC – Pontifícia Universidade Católica, no Prado Velho.

Confira as linhas e horários disponíveis nos dois dias e provas:

• Colégio Estadual Júlia Wanderley – Avenida Vicente Machado, 1.643 – Batel

Linhas DETRAN/ Vicente Machado e Itupava/Hospital Militar – embarques na Praça Zacarias. Interbairros

• Colégio Estadual Paulo Leminski – Av. Cel. Augusto de Almeida Garret, 135 – Tarumã – 908 inscritos.

Linhas: Tarumã – Praça Carlos Gomes;  Linha Direta Inter II ­ - embarques nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Campina do Siqueira, Portão, Capão Raso e Hauer. Interbairros II - embarques nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Campina do Siqueira, Capão Raso e Hauer. DETRAN/Vicente Machado  - Praças Tiradentes e Santos Andrade. Linha Direta Bairro Alto/Santa Felicidade – Praça Tiradentes, ou nos terminais Bairro Alto e Santa Felicidade.

• Colégio Estadual Pedro Macedo – Av. República Argentina, 2.376 – Portão

Linhas: Expresso Pinheirinho – Praça Rui Barbosa e terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho. Descer na estação-tubo Morretes. Expresso Santa Cândida/Capão Raso – Estação Central, na Rua Presidente Faria, e terminais Portão, Capão Raso, Cabral, Boa Vista e Santa Cândida. Descer na estação-tubo Morretes.

• Colégio Estadual Xavier da Silva -  Av. Silva Jardim, 613 – Rebouças

Linhas: Expresso Santa Cândida/Capão Raso -  terminais Santa Cândida; Boa Vista; Cabral; Estação Central, Portão e Capão Raso.Expresso Centenário/Campo Comprido – Praça Rui Barbosa e terminais Capão da Imbuia, Oficinas, Centenário, Campo Comprido e Campina do Siqueira. Expresso Pinhais/Rui Barbosa – Praça Rui Barbosa e Terminais Capão da Imbuia e Pinhais. Expresso Boqueirão – Praça Crlos Gomes e terminais Boqueirão, Carmo e Hauer. Expresso Pinheirinho – Praça Rui Barbosa e terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

• PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba - Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho

A PUC abrigará candidatos apenas no domingo.

Servido por duas linhas especiais, nos seguintes horários: Especial Universidades – saídas do ponto Raquel Prado : 10h02; 10h50; 11h38; 12h22; 13h10; 13h54; 15h23; 16h12; 16h52; 17h45; 18h21 e 19h16. Saídas da Rua José Loureiro:  10h18; 11h04; 11h52; 12h37; 13h24; 14h08; 15h37; 16h26; 17h06; 17h59; 8h35 e 19h30. Saídas da PUC, no Prado Velho: 10h58; 11h42; 12h31; 13h17; 14h46; 15h35; 16h15; 17h06; 17h44; 18h37; 19h13 e 20h09. Saídas do ponto na Av. Marechal Floriano, entre as ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro – 11h18; 12h02; 12h50; 13h35; 15h04; 15h53; 16h33; 17h26; 18h02; 18h57; 19h31 e 20h29.

Linha Especial José Loureiro/PUC – saídas da Rua José Loureiro, entre Alameda Dr. Muricy e Rua Desembargador Westphalen, no ponto da linha Bom Retiro/PUC: saídas a partir das 10h30.

Linha Direta Especial PUC, com saída da estação-tubo Centro Cívico10h30, 11h23, 12h07 e 12h51.. Embarques também nas estações-tubo Prefeitura, Círculo Militar e Rodoferroviária (que fica na esquina da Av. Sete de Setembro e Rua Mariano Torres).

 Uberaba – sai da Praça Rui Barbosa; Interbairros I – linha circular, com passagem em vários bairros. Cabral/Portão – terminais Cabral e Portão. Interbairros V – terminais Fazendinha, Portão e Oficinas. Linha Direta Aeroporto – embarques nas estações-tubo Centro Cívico, Prefeitura, Círculo Militar, Rodoferroviária, Paiol, PUC e Aeroporto. Linha Direta/Fazenda Rio Grande – tubo fica na Rua Lourenço Pinto, entre Rua André de Barros e Avenida Visconde de Guarapuava.

• UFPR – Centro Politécnico -  Av. Cel. Francisco H. dos Santos, s/n – Jardim das Américas

Servido por duas linhas especiais, nos seguintes horários: Especial Universidades – saídas do ponto Raquel Prado : 10h02; 10h50; 11h38; 12h22; 13h10; 13h54; 15h23; 16h12; 16h52; 17h45; 18h21 e 19h16. Saídas da Rua José Loureiro:  10h18; 11h04; 11h52; 12h37; 13h24; 14h08; 15h37; 16h26; 17h06; 17h59; 8h35 e 19h30. Saídas da PUC, no Prado Velho: 10h58; 11h42; 12h31; 13h17; 14h46; 15h35; 16h15; 17h06; 17h44; 18h37; 19h13 e 20h09. Saídas do ponto na Av. Marechal Floriano, entre as ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro – 11h18; 12h02; 12h50; 13h35; 15h04; 15h53; 16h33; 17h26; 18h02; 18h57; 19h31 e 20h29.

Linha Direta Especial Centro Politécnico, com saída da estação-tubo Círculo Militar:  10h; 10h18; 18h36; 10h54; 11h12; 11h30; 11h48; 12h06; 12h24; 12h42; 13h e 13h18.

Linha Direta Centenário – saídas do Terminal Centenário e da estação-tubo da Rua Marechal Deodoro, no centro.

• UFPR  - Setor de Ciências Agrárias – Rua dos Funcionários, 1.540 – Juvevê

Linha Direta Inter 2 – terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Capão Raso, Portão e Campina do Siqueira. Interbairros II- terminais Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Capão Raso e Campina do Siqueira.

Juvevê/Água Verde – ponto central na Av. Marechal Floriano, entre ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro, e também na Praça Tiradentes.

• UFPR – Setor de Ciências de Saúde – Sede Botânico e Sede Botânico Didático II, e também UFPR – Setor de Ciências Sociais – Sede Botânico  -  – Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, respectivamente, com 552, 470 e 1.826 inscritos.

Servido por duas linhas especiais, nos seguintes horários: Especial Universidades – saídas do ponto Raquel Prado : 10h02; 10h50; 11h38; 12h22; 13h10; 13h54; 15h23; 16h12; 16h52; 17h45; 18h21 e 19h16. Saídas da Rua José Loureiro:  10h18; 11h04; 11h52; 12h37; 13h24; 14h08; 15h37; 16h26; 17h06; 17h59; 8h35 e 19h30. Saídas da PUC, no Prado Velho: 10h58; 11h42; 12h31; 13h17; 14h46; 15h35; 16h15; 17h06; 17h44; 18h37; 19h13 e 20h09. Saídas do ponto na Av. Marechal Floriano, entre as ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro – 11h18; 12h02; 12h50; 13h35; 15h04; 15h53; 16h33; 17h26; 18h02; 18h57; 19h31 e 20h29.

Linha Direta Especial Centro Politécnico, com saída da estação-tubo Círculo Militar:  10h; 10h18; 18h36; 10h54; 11h12; 11h30; 11h48; 12h06; 12h24; 12h42; 13h e 13h18.

Endereços também são servidos pelas linhas Petrópolis e Santa Barbra, saindo da Praça Rui Barbosa, e Solitude, na Praça Carlos Gomes.

Informações: URBS

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No Recife, Recursos aprovados para construção do BRT na Av. Agamenom Magalhães

Suspensas em junho do ano passado, as obras do ramal Agamenon Magalhães do Corredor de BRT (ônibus de trânsito rápido, em português) Norte-Sul vão, enfim, ser retomadas. Na última sexta-feira, a Caixa Econômica Federal aprovou a liberação dos R$ 96 milhões para execução do projeto, por meio do PAC Mobilidade. As empresas contratadas – o Consórcio Heleno Fonseca Construtécnica S.A. e a Consbem Construções e Comércio – estão sendo convocadas a reinstalar os canteiros de obras e a previsão é de que os serviços tenham início em janeiro de 2015, com prazo de 18 meses.

O projeto – que passou por vários ajustes – prevê a construção de nove estações de embarque e desembarque de passageiros sobre o Canal Derby-Tacaruna, numa extensão de 4,8 quilômetros entre a altura da antiga fábrica Tacaruna e o Terminal Integrado de Joana Bezerra. Os dois viadutos sobre a Avenida João de Barros serão alargados, permitindo faixas exclusivas para ônibus. E uma passarela de pedestres será erguida nas imediações das comunidades do Chié e Ilha do Joaneiro, em Campo Grande.

A Agamenon Magalhães é considerada a espinha dorsal do trânsito no Recife, por ligar a cidade de norte a sul, além de ser passagem para municípios vizinhos. Várias intervenções já foram projetadas para a via, inclusive a polêmica construção de quatro elevados que fariam parte desse projeto, posteriormente descartada.

No plano atual, a via será um dos dois ramais do Corredor Norte/Sul, que tem início em Igarassu, bifurcando na altura do Shopping Tacaruna. O outro ramal é o da Avenida Cruz Cabugá, que vai até o Centro do Recife e conta com oito das 28 estações projetadas em funcionamento, embora a previsão seja de que as obras fiquem prontas em dezembro.

“Trabalhamos com essa perspectiva, mas se houver atraso não vai passar de dois meses, pois falta pouca coisa para concluir as estações”, declara o secretário estadual das Cidades, Evandro Avelar. “Também estamos pensando em eliminar uma das estações (perto do Cemitério dos Ingleses), que ficaria muito próxima da outra”. 
Usuários são prejudicados nas calçadas estreitas da via
Obras projetadas para a Copa do Mundo, os corredores de BRTs ainda funcionam de forma tímida, cinco meses depois de inaugurados. Pelos 33 quilômetros do Norte-Sul, circulam apenas duas linhas de ônibus. Dos 90 BRTs previstos para o percurso, apenas 28 estão operando. 

No Leste-Oeste (que liga o Recife a Camaragibe), 11 das 26 estações estão em funcionamento, com 33 dos 96 BRTs previstos. A maioria dos ônibus já foi adquirida e está se depreciando nas garagens. Cada um custa R$ 750 mil. 

Além das estações inacabadas, as pendências incluem o alargamento de duas pontes: uma sobre o Rio Beberibe, nas proximidades do Parque Memorial Arcoverde, e a outra sobre o Canal da Malária, ambas em Olinda; o túnel da Abolição, na Madalena; e os terminais da III e IV perimetrais.

Apesar do atraso, Avelar destaca a importância e dimensão do trabalho realizado. “O Sistema Estrutural Integrado (SEI) ganhou os dois corredores que faltavam (Norte-Sul e Leste-Oeste). Estruturamos um serviço de primeiro mundo, aprovado pela população. Desenvolvemos e implantamos ferramenta de gerenciamento eficaz (a licitação). Se chegarmos ao final de uma mudança desse porte com um atraso de 1 ano e 5 meses (tudo deve estar pronto em maio), não é nada significativo para um governo que investiu mais de R$ 1,3 bilhão e deu um novo rumo ao serviço de transporte do Grande Recife”, conclui.

Por Margarette Andrea

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Tarifa de ônibus em São Paulo pode chegar a R$3,40‏

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Prefeitura de São Paulo estuda reajustar o valor da tarifa dos ônibus municipais da capital paulista a partir de janeiro de 2015 para R$ 3,40, segundo estudos da São Paulo Transportes (SPTrans). O anúncio do aumento deve ser feito no fim de dezembro.
Com o reajuste, o valor do subsídio que a Prefeitura paga às empresas de transporte urbano cai do atual R$ 1,6 bilhão para R$ 1,4 bilhão ao ano, de acordo com dados da administração municipal. Se o reajuste não for aplicado, a Prefeitura terá que pagar R$ 2 bilhões para subsidiar o valor das passagens.

Em junho de 2013, o prefeito Fernando Haddad (PT) revogou o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 3,20 e manteve o preço da passagem nos atuais R$ 3 após - vigente desde 2011 - após uma série de protestos, organizados pelo Movimento Passe Livre (MPL). Nesta terça-feira (25), manifestantes foram à Prefeitura, no Viaduto do Chá, Centro da capital, para cobrar que a tarifa não sofra reajuste.

De acordo com o estudo, se fosse levado em conta somente a inflação acumulada no período, a tarifa seria reajustada em R$ 3,75. No entanto, esse valor pesaria muito no bolso dos usuários do transporte público e poderia gerar uma nova onde de protestos.

Na tentativa de diminuir o impacto nas finanças dos passageiros, a previsão é que o preço não seja superior a R$ 3,50.

Três medidas podem contribuir para diminuir os custos dos cofres públicos com o subsídio: a primeira é a sanção da presidente Dilma Rousseff do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com a União e alivia a situação fiscal desses entes da federação. Com a lei vigorando, o município de São Paulo recuperaria a médio e longo prazo a possibilidade de fazer novos empréstimos.

Auditoria vai influenciar
A segunda medida depende da conclusão da auditoria sobre o sistema de transporte público de São Paulo, realizado pela consultoria Ernst & Young, que deve ser entregue no dia 10 de janeiro.

A auditoria foi realizada após os protestos contra o aumento das passagens, para examinar as planilhas de custos e de remuneração das empresas de ônibus. Com os dados em mãos, a Prefeitura pretende realizar uma nova licitação mais equilibrada do sistema.

IPTU
O aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , barrado por liminar na Justiça no passado, seria uma terceira alternativa para custear o subsídio dado às tarifas, segundo Haddad.  A possibiliade de reajuste - de até 20% para imóveis residenciais e de 35% para comerciais - será julgada nesta quarta-feira (26) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Subsídio
Atualmente, 70% do valor da passagem é custeada pelos passageiros; 10% do valor são custeados pelos empresários do setor e 20% pelo poder público, ou seja, pela Prefeitura através de subsídios.

Em 2012, as empresas de ônibus receberam cerca de R$ 1 bilhão em subsídios. Em 2013, com o lançamento do Bilhete Único Mensal, a contrapartida para o sistema de ônibus foi de R$ 1,25 bilhão. E, neste ano, foi gasto R$ 1,6 bilhão.

CPTM e Metrô
Em semtembro, o secretário de Transpotes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou que Metrô e CPTM "provavelmente" não terão aumentos em 2015. Ele ressalvou, no entanto, que ainda seria feita uma análise para verificar a necessidade de realizar reajustes.

Assim como ocorreu com os ônibus na capital, as tarifas do Metrô e dos trens da Grande São Paulo tiveram o aumento suspenso por causa dos protestos de junho de 2013. A tarifa do transporte sobre trilhos, que havia sido elevada para R$ 3,20, voltou a custar R$ 3,0 depois das manifestações.

Por Tatiana Santiago 
Informações: Do G1 São Paulo

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Prefeitura do Recife garante junto ao Governo Federal recursos para obras de BRS e projeto de VLT

terça-feira, 25 de novembro de 2014

O prefeito Geraldo Julio garantiu, durante encontro com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, na manhã desta terça-feira (25), em Brasília, o repasse de R$ 122,3 milhões para a melhoria da mobilidade urbana no Recife. Desse total, R$ 98,3 milhões serão destinados à implantação de cinco corredores do sistema Bus Rapid Service (BRS) e R$ 24 milhões para elaboração de projeto das linhas Centro e Sul de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O encontro do prefeito com o ministro aconteceu no Ministério das Cidades.

No caso do BRS, serão implantados corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Abdias de Carvalho (7,5 km), Beberibe (5,2 km), Recife (5,0 km), Mascarenhas de Moraes/Av. Sul (23,1 km), Binário Domingos Ferreira/Herculano Bandeira com Conselheiro Aguiar/Antônio de Gois (9,8 km). Os corredores serão contemplados com sinalização, monitoramento, fiscalização com câmeras, reforma de calçadas e pavimento, iluminação, instalação de painéis de mensagem variável, detectores de fluxo veicular e substituição de abrigos.

Ao todo são 50,6 quilômetros de vias que receberão o investimento para priorização do transporte público de passageiros e pedestres. Atualmente, 401 mil passageiros circulam nessas vias diariamente de ônibus e serão beneficiados pelo serviço. A estimativa aponta ainda que moradores de 23 bairros poderão usufruir do sistema. As obras devem começar quatro meses após a assinatura do contrato de repasse dos recursos.

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, a implantação do BRS na cidade vai resultar na redução do tempo de viagem e consequentemente no ganho de qualidade de vida dos recifenses. “O único caminho para melhorar a mobilidade é priorizar o pedestre e o transporte público. Com estes corredores mais de 400 mil recifenses serão beneficiados por 50 km de calçadas requalificadas e por viagens mais rápidas e confortáveis de ônibus”destacou o prefeito, que estava em Brasília acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife, Victor Vieira, do chefe do Gabinete de Projetos Especiais, João Guilherme Ferraz, e da presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Evelyne Labanca.

Na reunião, o prefeito Geraldo Julio também tratou das cartas-consultas para os estudos de viabilidade técnica e econômica e elaboração de projetos de engenharia para dois trechos de VLT no Recife, a linha Centro, saindo da Ilha Joana Bezerra, e o trecho Sul, que segue pela Avenida Domingos Ferreira. Após a elaboração do projeto, a obra terá que ser licitada. O repasse dos recursos será realizado através de financiamento junto ao governo federal.

“Uma cidade que planeja seu futuro tem que ter projetos inovadores sempre a mão. Estes sistemas de VLT vão transformar o Recife” afirmou Geraldo Julio.

Bairros beneficiados com o BRS – Bongi, Torrões, Cordeiro, Prado, Derby, Imbiribeira, Ibura, Santo Antônio, São José, Afogados, Pina, Boa Viagem, Encruzilhada, Ponto de Parada, Água Fria, Fundão, Porto do Madeira, Beberibe, Areias, Jiquiá, Cidade Universitária, Ipsep e Jordão.

Informações: Prefeitura do Recife
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Metrô de Salvador transporta mais de 23 mil pessoas por dia e bate recorde

O metrô de Salvador, administrado pela CCR Metrô Bahia, registrou novo recorde nesta segunda-feira (24/11). Ao todo, foram transportados 23.017 passageiros entre às 8h e 18h, nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

“Cada vez mais, os soteropolitanos estão incorporando o metrô à sua rotina diária,pelo transporte ser rápido, seguro e confortável. Pelos registros, nota-se que houve um acréscimo de embarques no horário entre às 17h e 18h, nas estações Lapa e Acesso Norte, contribuindo para este novo recorde”, avalia o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Harald Peter Zwetkoff.

Desde o início da Operação Assistida (fase experimental), em 11 de junho, o metrô transportou mais de 1,8 milhão de passageiros. Com uma média diária de 21 mil passageiros, a concessionária espera atingir a marca de 2 milhões de usuários na primeira semana de dezembro.

O transporte continua funcionando de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h, sem cobrança de tarifa. Em dias de jogos na Arena Fonte Nova, o metrô opera em horário especial.

Informações: Tribuna da Bahia

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Solicitação para segunda via do seu Bilhete Único é até o próximo dia 30 de novembro

A SPTrans informa que os estudantes que precisarem da segunda via do seu Bilhete Único 2014, podem fazer sua solicitação  até o próximo dia 30 de novembro.

Já a partir do dia 8 de dezembro, os estudantes podem solicitar o cartão que será utilizado em 2015. Para isso, eles precisarão estar matriculados em uma instituição de ensino cadastrada no sistema de Bilhete Único Escolar da SPTrans e já terem manifestado a intenção de obter o cartão na instituição em que estudam.

A solicitação é feita pelo próprio estudante, através do site do Bilhete Único. É necessário se cadastrar, informar o RG, CPF e enviar o arquivo de uma foto digitalizada. 

Vale lembrar que para obter o benefício é necessário residir a uma distância superior a um quilômetro da instituição de ensino, e que o percurso entre a residência e a escola tenha oferta de transporte público.

Informações: SPTrans

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