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Maioria das ocorrências do Move BH envolve falhas mecânicas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Como todo novo sistema de transporte em implantação, o que requer ajustes, o Move tem apresentado problemas desde o início de operação, em 8 de março – na Estação São Gabriel. A maioria das ocorrências, entretanto, envolve falhas mecânicas de carroceria ou chassi dos ônibus, conforme levantamento elaborado pelo blog com o auxílio do colega Landercy Hemerson. O que confirma eficiência da BHTrans na implantação do transporte rápido por ônibus em fases, com o objetivo de reduzir o tempo de viagem em 50% entre a Região Norte e o Hipercentro, beneficiando cerca de 700 mil usuários. Não foram registradas ocorrências graves envolvendo a transição entre as antigas e novas linhas, situação diferente à implantação do Move metropolitano, marcada pela desorganização. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte tem, por outro lado, um grande desafio pela frente: reduzir os acidentes na região central por invasão da faixa exclusiva, o que já levou a pelo menos uma morte por atropelamento. 

As falhas na frota acendem o alerta para os fabricantes dos ônibus, em especial a Mercedes-Benz. O principal fornecedor dos quatro consórcios operadores do transporte coletivo de Belo Horizonte soma dois casos graves com o modelo articulado Mercedes-Benz O-500 MA: um incêndio e uma perda de freios, além de outras ocorrências. 

O O-500 MA é o mesmo modelo que levou à paralisação de parte da frota do Transoeste, no Rio de Janeiro, por superaquecimento na parte traseira. O episódio levou, inclusive, a um teste de refrigeração da Marcopolo para o Move, embora a Mercedes-Benz tenha alegado que as razões foram a contaminação do motor pelo corte da grama ao longo da pista exclusiva do Transoeste (corrigida com a aplicação de uma chapa lateral) e o compressor do ar-condicionado. 

Ônibus Marcopolo equipado com o chassi Mercedes-Benz O-500 MA 

Todos os fornecedores do BRT de BH tiveram prazo curto para iniciar a entrega da nova frota de 428 coletivos. O primeiro lote de ônibus, articulados (o que inclui o Move que pegou fogo na Pedro I), foi entregue em fevereiro, semanas antes do início da operação. Os consórcios só fecharam a encomenda dos ônibus no fim do ano passado, por incertezas com o prazo de conclusão dos corredores Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I/Vilarinho, adiado sucessivas vezes. 

Fotos: Marcos Michelin/EM/D.A Press 
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Aplicativo facilita a vida de usuário do transporte em Ribeirão Preto

Quem nunca acordou atrasado e ficou em dúvida se dava tempo de tomar banho antes de esperar o ônibus no ponto? Quantas vezes você foi para ponto de parada achando que estava no horário certo, mas teve que esperar muito tempo?

Com a ajuda de tabletes e celulares, esses dois cenários, em breve, vão fazer parte do passado. Em cumprimento ao TAC (termo de ajustamento de conduta) assinado há três meses, a Transerp (Empresa de Transporte e Trânsito de Ribeirão Preto) e o Consórcio PróUrbano, vão disponibilizar, a partir de 6 de agosto, dois aplicativos para os usuários do transporte coletivo terem informação de itinerário e de localização dos ônibus em tempo real.

Bem-vindos
Os usuários do transporte coletivo já comemoram a nova tecnologia. “O celular está sempre na minha mão e com certeza vou usar os aplicativos. Vou poder ir para o ponto só na hora que o ônibus vai passar”, comemorou Emanuelly Saes, de 16 anos, que utiliza diariamente a linha Marincek.

Francine de Souza Lopes, de 17 anos, também é usuária do transporte coletivo urbano e adepta dos aplicativos. “Pretendo usar [os aplicativos] sim. A gente vai para o ponto de parada sem saber a hora exata que o ônibus vai chegar. Às vezes até na chuva”, lembrou a jovem.

O auxiliar de administração Carlos Santos, de 19 anos, vai ser outro adepto da tecnologia. “Tem dia que acordo atrasado e deixo de tomar banho ou de tomar café para correr para o ponto porque não sei se o ônibus está para passar. Com os aplicativos vou poder me programar e não perder mais tempo”, explicou.

Gratuito
Os aplicativos, que de acordo com o TAC precisam estar disponíveis até o dia 7 de agosto, ainda não têm nomes definidos.

“Estamos na fase final de testes e depois vamos escolher os nomes”, explicou José Mauro de Araújo, gerente de transportes da Transerp.

Os programas serão gratuitos e devem ser disponibilizados pelos portais da prefeitura e da Ritmo (Rede Integrada do Transporte Municipal por Ônibus). As plataformas compatíveis são a IOS (iPhone) e Android. 
Futuramente, o aplicativo também deve ganhar plataforma para o Windows Phone.

Programa é usado em outras cidades
O aplicativo (APP) que vai informar os 100 mil usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto é semelhante aos que estão em funcionamento nas cidades de Sorocaba-SP, Recife-PE e Colatina-ES.

“Estamos realizando todos os testes necessários, mas o programa já é utilizado em outras cidades com sucesso”, disse José Mauro de Araújo, gerente de transportes da Transerp. “Ele [o APP] é simples. Ele mostra o nome e o número da linha e o tempo que demora para o ônibus passar. Assim que o veículo deixa o ponto, já aparece o seguinte”, acrescentou.

Além do aplicativo, a partir de 1º de outubro de 2014, os ônibus do transporte coletivo urbano não vão vai mais aceitar dinheiro. Tudo será feito com Cartão Cidadão. A meta é acabar com os assaltos e facilitar a tarefa dos motoristas, que hoje trabalham como cobradores.

Tecnologia ajuda no dia a dia da população

O uso de aplicativos (APP) para facilitar a vida da população não é novidade. Em abril, o A Cidade mostrou várias tecnologias que caíram no gosto dos ribeirão-pretanos.

O WikiCrimes e o QAP Mobile mostram quais regiões da cidade são perigosas e quais os tipos de crime mais comuns. O banco de dados é atualizado pelos usuários e por dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).

O Checkplaca é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Justiça para combater furtos e roubos de veículos, o sistema engloba os dados do Denatran e das polícias civis de todos os estados.

O Detran.SP também tem o aplicativo Consultas Detran, para apontar débitos e restrições de veículos registrados no Estado de São Paulo. 

O aplicativo é voltado para o cidadão que pretende comprar um veículo usado e deseja saber se o veículo está regular.

Informações: EPTV

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Bilhete Único em Salvador terá terceira etapa após fim da licitação

A terceira etapa do programa Bilhete Único, que prevê a ampliação de duas para três horas do intervalo de tempo para usuários do sistema de ônibus pagarem o valor de uma passagem para utilizar duas linhas, será implantada após a finalização do processo de licitação do transporte coletivo em Salvador.

A informação foi divulgada pela prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), que conduz o processo licitatório.

De acordo com o subsecretário da Semut, Orlando Santos, a medida só será implantada após a reformulação do sistema, o que está previsto na licitação.

"A ampliação do benefício terá um impacto grande, pois aumenta o número de viagens e reduz a arrecadação. Para evitar essa perda, é preciso que o sistema atual, extremamente defasado, seja racionalizado, tanto nas linhas como nos trajetos e tempo de viagem. Essa racionalização é uma das exigências do edital de licitação, que prevê, ainda, a integração com modais como o metrô", explicou Santos.

Os programas Bilhete Único e Domingo é Meia (que determina a cobrança de 50% do valor da tarifa aos domingos), implantados em 2013, totalizaram mais de 25 milhões e 54 milhões de passagens, respectivamente, segundo dados da Semut.

O Bilhete Único foi implantado em duas etapas. A primeira contemplava quem se deslocava de uma das regiões da cidade para outra: subúrbio, orla, Itapagipe e centro. Quem precisava passar de uma região para outra pagava R$ 2,80 ao pegar dois ônibus no intervalo de duas horas.

Na segunda etapa, em vigor atualmente, os usuários pagam R$ 2,80 ao pegar dois ônibus, independentemente da região, dentro de um período de duas horas.

A medida vale para quem utiliza o Salvador Card, que corresponde aos cartões para estudantes, trabalhadores que recebem vales-transporte e proprietários do cartão para bilhete avulso. A Semut planeja que a terceira etapa seja implantada após a conclusão da licitação, no prazo máximo de um ano.

Consórcios

Três consórcios - Jaguaribe, Plataforma e Salvador Norte - apresentaram propostas, segunda-feira passada, e o resultado da concorrência tem previsão de ser divulgado em até oito dias após a entrega das proposições.

Apesar das vantagens apontadas pela prefeitura, o processo da licitação do sistema vem sofrendo críticas.

As mais contundentes partem do governo estadual, que chegou a oficializar pedido para adiamento do início, o que não foi atendido pela prefeitura. O Movimento Passe Livre também é contrário.

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Tecnologia em teste permite comprar passagem pelo celular em Curitiba

Foi-se o tempo em que era preciso carregar fichas para andar de ônibus ou metrô. Mesmo o pagamento em dinheiro é preterido por grande parte dos usuários, que prefere utilizar o cartão-transporte. Para facilitar ainda mais a vida de quem usa transporte coletivo, muitas empresas de bilhetagem eletrônica estão investindo no desenvolvimento de tecnologias que otimizem o tempo dessas pessoas, e o futuro parece estar na tela do celular. Em São Paulo, a SPTrans implantou um sistema de recarga de créditos que é feito inteiramente pelo aparelho.

Quem desenvolveu o sistema foi a Rede Ponto Certo, que fornece a tecnologia do Bilhete Único, usado na capital paulista. De acordo com o presidente da rede, Nelson Martins, foram cerca de nove meses de desenvolvimento do produto. O sistema é simples (veja no gráfico desta página): basta baixar um aplicativo no celular para efetuar a compra de novos créditos. O próprio aparelho fará a recarga no cartão. “Atualmente, você precisa ir em loja ou entrar na fila para fazer uma recarga do bilhete único. Com o aplicativo, todo mundo tem um encriptador para fazer as transações”, conta.

Como a tecnologia já foi desenvolvida, pode ser replicada rapidamente por todo o país. A Rede Ponto Certo atua em cerca de 300 cidades brasileiras, que já poderiam receber um sistema igual. Por enquanto, cerca de 100 mil pessoas já baixaram o aplicativo na Google Play e as avaliações são positivas. Segundo Martins, o próximo passo é transformar o próprio celular em cartão e usá-lo para liberar as catracas.

Curitiba

Embora a Ponto Certo seja a única empresa que tenha recebido a homologação da SPTrans para operar essa tecnologia em São Paulo, outras companhias também realizam projetos semelhantes. Esse é o caso da curitibana Dataprom, que desenvolveu o sistema de bilhetagem eletrônica em operação na Rede Integrada de Transporte (RIT).

A empresa está criando duas soluções para pagamento utilizando o celular, conforme explica o gerente de integração, João Franqueto. A primeira é substitui o chip SIM CARD de celulares por um modelo compatível com a tecnologia dos validadores. “Isto permitirá que qualquer celular possa se tornar um meio de pagamento, dispensado o usuário da necessidade de utilizar o cartão-transporte, pois o mesmo estará incorporado ao celular”, explica.

Outra é a Comunicação por Campo de Proximidade (NFC, na sigla em inglês), similar ao que já é realizado pela Rede Ponto Certo no sistema Bilhete Único, em São Paulo. “Esta tecnologia, apesar de não ser recente, ainda é muito pouco associada ao transporte público, pois os celulares compatíveis são relativamente caros”, pondera. Ele também acredita que esse modelo não é tão difundido porque não é usado pela Apple, detentora dos iPhones.

Reconhecimento facial será usado em Araucária

As inovações na bilhetagem não servem apenas para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo, mas também são aliadas da gestão pública. Como em muitas cidades há registro de fraude com o cartão-transporte, especialmente aqueles que são isentos de pagamento, a empresa curitibana Dataprom desenvolveu um sistema biométrico por imagem. A tecnologia está presente nas cidades de São José dos Campos (SP) e Manaus (AM) e será testada em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, em 30 ou 40 dias.

De acordo com Sandro José Martins, diretor presidente da Companhia Mu­nicipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC), a ideia da biometria facial surgiu da necessidade de melhoramento do transporte urbano e também para ajudar a conter os custos do sistema. “Em Araucária, a utilização de cartões com isenção custa em torno de R$ 360 mil a R$ 380 mil por mês. O interesse em implantar o sistema é diminuir a fraude, porque nas fiscalizações pegamos muitos casos de uso indevido do cartão. Tenho certeza de que esse custo vai cair pela metade”, explica.

Na cidade, a fiscalização já percebeu que os cartões de isentos circulam pelas mãos de filhos, netos e companheiros dos verdadeiros donos do benefício. Por isso, há cerca de cinco meses o município já vem recadastrando esses usuários. A medida, que é periódica, agora é acompanhada de uma foto, que vai servir de comparação com o que for registrado nos validadores, que já foram instalados em toda a frota.

O gerente de integração da Dataprom, João Fran­­queto, explica como o sistema funciona. Ele registra três fotos do usuário no momento do embarque: um segundo antes de encostar o cartão, ao encostá-lo no validador, e um segundo depois. Assim, são obtidas três imagens que são usadas para identificar uma possível fraude. A comparação entre a foto tirada no validador e a registrada no cadastro é feita automaticamente, por meio de algoritmos.

“Se confirmarmos a frau­­de, o cartão é bloqueado no dia seguinte”, explica Martins. Ele conta que o sistema custou cerca de R$ 900 mil para implantação – só falta realizar o treinamento para os motoristas. A estimativa da prefeitura é de que em até cinco meses seja recuperada essa verba, só com o que for economizado em fraudes. Na cidade, o valor da passagem é de R$ 2,70, assim como na rede integrada.

Por Fernanda Trisotto
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Usuários do transporte coletivo de Teresina disputam sombra nas paradas

Faz sol ou faça chuva, os teresinenses já sabem que se precisarem das paradas de ônibus para se protegerem contra um desses fatores climáticos, ficarão apenas na vontade. Isso porque as estruturas deixam a desejar e expõe os usuários do transporte público às intempéries.
Marcela Pachêco/O Dia
Quando o ponto de ônibus conta com a estrutura, muitas vezes, de nada protege. Com uma cobertura pequena, impedindo que a luz solar avance até os assentos, os usuários precisam subir nos bancos para evitar que fiquem expostos. Outros, apenas possuem uma placa indicando que o local é uma parada de coletivo. Para esses usuários, a única solução é se esconder atrás da mínima sombra do poste.

O estudante Robert Fernando Melo, de 19 anos, disse que disputar a sombra dos postes de energia elétrica ou subir nos bancos dos pontos de ônibus é algo comum em sua rotina. “Eu sempre faço isso para tentar me proteger do sol ou em período de chuva. Essas paradas não protegem nada, porque a cobertura é muito curta”, aponta. 

Ainda segundo ele, muitos pontos estão instalados em locais inadequadas, deixando as pessoas, diariamente, expostas e sem qualquer tipo de proteção. “Deveriam pensar em pontos que tivessem árvores para amenizar o clima, além de paradas que oferecessem um pouco mais de conforto”, sugere.Robert disse que as únicas paradas de ônibus que são um pouco mais adequadas e que protegem os usuários são as da Praça da Bandeira e da Praça do Fripisa, por apresentarem uma cobertura maior.

O aposentado Mauro Roberto, de 43 anos, sofre de problemas renais e constantemente faz visitas ao médico. Sem ter um transporte particular, ele precisa aguentar as altas temperaturas nos pontos de ônibus. “Eu não posso pegar sol porque sou doente, mas essas paradas não protegem nada. Deveriam mudar essas e colocar umas maiores, que protegessem mais. Quando chove também não resolve, porque molha todo”, lamenta.

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Muitas avenidas de São Luís não têm espaço destinado aos ciclistas

A bicicleta é um dos meios de transporte utilizado por muitas pessoas para chegar ao local de trabalho e também na prática de atividades físicas e de lazer. Mas o percurso pode se tornar perigoso por causa da falta de ciclovias, equipamentos de segurança, e também de alguns cuidados no trânsito.

Pedro Batista, que é pintor, usa como meio de transporte diariamente a bicicleta. Ele mora no Residencial Paraíso, perto da Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga. Trabalha no Renascença dois, próximo à Lagoa da Jansen. No esforço diário, a recompensa é principalmente com a economia no bolso e no tempo.
"É mais rápido do que andar de ônibus e dá para diminuir mais os gastos no fim do mês com transporte", afirmou o pintor.


Assim, são milhares de trabalhadores que usam a bicicleta. Um meio de transporte barato e com pouco gasto de manutenção. Mas nas principais avenidas de São Luís não há espaço destinado aos ciclistas. Eles são obrigados a andar lado a lado com o perigo. Com o fluxo intenso de veículos na capital, é cada vez mais arriscado pedalar.

Para quem anda de bicicleta, há algumas obrigações no trânsito e com o próprio meio. O Código de Trânsito Brasileiro diz que é obrigatório campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e ainda espeçho retrovisor do lado esquerdo. Na magrela de seu Aluízio, com quase 30 anos de uso, não há nada disso. Mesmo assim, ele não troca a bicicleta que ele chama de "Florentina" pelo transporte coletivo.

As regras também atingem a condução, segundo o Código de Trânsito. "Ele tem que se manter o máximo possível do lado direito da via. O Código de Trânsito também protege os ciclistas, pois afirma que ao passar por um deles, o motorista tem que manter uma distância mínima de um metro e meio, para facilitar a segurança", explicou Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito.
Outro detalhe é na travessia de uma pista, na faixa de pedestre. Não pode ser montado, segundo o código de trânsito. O correto é descer e atravessar empurrando a bicicleta.

De acordo com a  Secretaria de Trânsito e Transporte de São Luís, a capital maranhense possui atualmente cerca de 13 quilômetros de vias específicas para o trânsito de bicicletas, e esse número deverá dobrar com o projeto do novo corredor de transporte.

O corredor vai interligar as principais avenidas entre os bairros do São Francisco e Cohab, e terá faixas exclusivas para ônibus e bicicletas.

Informações: G1 MA
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