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SPTrans homologa a recarga do Bilhete Único pelo telefone celular

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A São Paulo Transportes (SPTrans) anunciou a homologação do procedimento de recarga do Bilhete Único pelo telefone celular, no dia 2 de julho. Outro benefício que estará disponível é a consulta de créditos do cartão. 

O novo programa foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, que já atua na comercialização de créditos do BU. 

Até então, a recarga era feita em caráter experimental. A medida é mais um passo para a modernização do sistema de transportes de São Paulo e dá aos usuários mais conforto e comodidade ao utilizar o cartão. Outro reflexo previsto será a diminuição de filas nos pontos de recarga, principalmente nos períodos de pico, como o início de cada mês.

Opção

O novo sistema faz com que o celular seja um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos disponíveis aos usuários, com a vantagem que ele pode ser levado para qualquer lugar. Inicialmente, até 2,5 milhões de pessoas que utilizam o Vale-Transporte na cidade podem se beneficiar com o lançamento do aplicativo.

Os estudantes e usuários de crédito do tipo comum, incluindo aqueles que preferem a política de tempo (Mensal, Semanal e Diário) também poderão utilizar o aplicativo, bastando adquirir seus créditos pela internet, na Loja Virtual da SPTrans ou da rede credenciada, neste caso, a Ponto Certo.

Outras empresas credenciadas também poderão desenvolver aplicativos similares.

Aplicativo

Para utilizar a novidade, os passageiros deverão baixar o aplicativo em seu celular equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC e preencher um cadastro com o CPF e-mail, número do cartão e senha. O programa está disponível na Google Play, em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.embryo.rpc.android.

Aparelhos com a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade em português) permitem a troca de informações sem fio, apenas com a aproximação entre dois equipamentos.

No caso do Bilhete Único, será necessário colocar o cartão próximo ao celular para que ele o reconheça. O saldo disponível será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar seu bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte.

Compra de crédito

Para fazer a recarga do cartão, é necessário fazer uma compra de créditos na internet. Já o Vale Transporte é comprado pelos empregadores, em benefício de seus funcionários. Os créditos ficam disponíveis para carregar os cartões, o que pode ser feito em qualquer um dos 10 mil pontos de recarga e, a partir de agora, também no celular com o aplicativo instalado.

Atualmente, a recarga é feita após a quitação de um boleto bancário, emitido pelas lojas virtuais. A partir de 4 de agosto, o aplicativo permitirá também, comprar o crédito na hora, por meio de um cartão de débito bancário e já recarregar o cartão com o celular.

Mais conforto e comodidade

Desde junho, o pedido do Bilhete Único Idoso pode ser feito pelos correios e desde o início do ano, os estudantes fazem suas solicitações pela internet.

Novas tecnologias

A SPTrans continua trabalhando na modernização do sistema de transportes. Além do lançamento deste aplicativo, desde o mês passado que os pontos de ônibus da cidade vêm recebendo adesivos com QR Code, que permitem aos usuários o acesso a informações atualizadas sobre a operação no local. O site Olho Vivo também permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS.

Relação de aparelhos compatíveis

Samsung Galaxy S3
Motorola Moto X
Motorola DROID RAZR
Sony Ericsson Xperia L
Sony Ericsson Xperia ZL
Sony Ericsson Xperia SP
Motorola DROID RAZR HD
Motorola RAZR D3
Sony Ericsson Xperia
Sony Ericsson Xperia

Assessoria de Imprensa  SPTrans
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Linha Leste do metrô de Fortaleza terá R$ 1 bilhão do BNDES

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Recursos de R$ 1 bilhão serão concedidos em empréstimo ao governo do Ceará pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação da Linha Leste do metrô de Fortaleza. O anúncio da aprovação do financiamento foi feito hoje (2) pelo banco.

A estimativa é que durante as obras serão gerados 2,5 mil empregos diretos e 3,2 mil indiretos, enquanto a fase de operação da nova linha envolverá em torno de 1,2 mil novos empregos diretos.

Segundo informou o BNDES, por meio de sua assessoria de imprensa, a Linha Leste do metrô vai complementar a rede de transporte urbano local, integrando-se aos demais modais de transporte, com vistas a reduzir o tempo de deslocamento dos usuários e diminuir também a poluição ambiental.

Informações: Exame Abril
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João Pessoa pode enfrentar greve de ônibus

Motoristas e cobradores de transporte coletivo da Grande João Pessoa ameaçam greve a partir desta quinta-feira. A decisão,no entanto, só será tomada em assembléia geral, no início da noite de hoje, na sede do Sindicato.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas da Paraíba, Antônio de Pádua, a categoria está em campanha salarial e aguardam  contraproposta da classe patronal às reivindicações dos profissionais.

Os motoristas reivindicam além dos 14% de reajuste salarial, a unificação do vale alimentação para R$ 500,00 e ainda o pagamento integral do plano de saúde, que atualmente é pago somente pelos trabalhadores.

Cinco mil motoristas trabalham nas 82 linhas de ônibus de João Pessoa e nas 20 linhas que cortam as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Bayeux.

Cerca de 280 mil pessoas utilizam diariamente os 480 ônibus da frota na região metropolitana.

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Em Porto Alegre, Justiça determina licitação do transporte coletivo em até 60 dias

Após a Justiça determinar que a prefeitura de Porto Alegre lance o edital da licitação do transporte coletivo em até 60 dias, o prefeito José Fortunati anunciou nesta quarta-feira que a concorrência será internacional. O motivo para a mudança (a primeira licitação tinha abrangência nacional) é o desinteresse das empresas, que não apresentaram propostas na primeira concorrência, concluída no mês passado.

A decisão judicial é do dia 26 de junho e ocorre a partir de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público em dezembro do ano passado. O MP sustenta que há inconstitucionalidade e ilegalidade nas permissões do serviço de transporte coletivo, bem como nas normas que as prorrogaram indefinidamente.

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Prefeitura de Uberaba homologa resultados de licitações do BRT/Vetor

A previsão era de que o sistema de transporte rápido BRT, em Uberaba, começasse a funcionar neste mês. No entanto, os usuários vão ter que esperar mais um pouco. O secretário municipal de Planejamento revela que o problema foi nos processos licitatórios. A Prefeitura irá homologar nesta quarta-feira (2) o resultado de duas licitações. "Só agora estão sendo homologadas as licitações. Cada empresa está pedindo quatro meses para executar as obras. Nós acreditamos que esse prazo será cumprido e devemos inaugurar até o final deste ano", disse Cláudio Junqueira.

A homologação será publicada na edição do Porta-Voz, jornal oficial do município. Uma das licitações é referente ao certame para prestação de serviços de engenharia e execução de 180 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico em diversas vias de Uberaba e que foi vencida pela Construtora Nóbrega Pimenta Ltda., e a outra é a licitação para contratação de empresa para prestação de serviços de adequação das obras viárias, vencida pela RCA Construtora Ltda.

A licitação que previu a contratação de empresa para execução de serviços de sinalização viária, horizontal, vertical e semafórica, vencida pela Sitran – Sinalização de Trânsito Industrial Ltda., de Belo Horizonte, já foi homologada e aguarda a publicação da ordem de serviço para ser executada. A quarta licitação aberta, referente à readequação de postes de iluminação pública, ainda não foi concluída. Após a contratação de todas as empresas envolvidas, será criado um cronograma de execução das obras do BRT/Vetor.

As obras do sistema de transporte rápido BRT estão sendo realizadas. Uma equipe trabalha na construção do Terminal Oeste. Do outro lado da Avenida Leopoldino de Oliveira, o Terminal Leste está mais avançado. Entre um e outro, serão 17 quilômetros de linha do sistema BRT. No corredor, as doze estações para embarque e desembarque de passageiros já estão instaladas.

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Em BH, Carros invadem faixas exlusivas do BRT no Centro e na Pampulha

terça-feira, 1 de julho de 2014

Depois de quatro meses de operação e com as quatro estações de integração funcionando no sistema BRT/Move, muitos motoristas ainda ignoram a faixa exclusividade dos ônibus. Ontem, no dia em que mais duas linhas do BRT foram inauguradas e que o terminal Vilarinho, em Venda Nova, passou a fazer parte da rede do Move, as invasões das faixas e corredores exclusivos ainda desafiavam as manobras dos articulados. De dentro de um desses ônibus, a reportagem do Estado de Minas flagrou carros particulares circulando livremente nos corredores Santos Dumont e Paraná, no Centro, e nas pistas reservadas ao Move das avenidas Antônio Carlos e Vilarinho. 

A passagem dos automóveis em meio aos ônibus, já detectada pela BHTrans, não é o único empecilho no meio do caminho do BRT. Há ainda muitos pedestres que se arriscam fora da faixa ou atravessam na frente dos coletivos articulados, mesmo com o sinal aberto. 

As duas linhas que passaram a operar ontem dentro do sistema – a 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha) e a 65 (Estação Vilarinho/Centro) – são paradoras e têm embarque e desembarque nas estações da Pedro I. Os dois itinerários já existiam e operavam com veículos convencionais. A capacidade de transporte, de 5 mil passageiros/dia nas duas linhas, e o intervalo de viagens (10/10 minutos na 63 e 15/15minutos na 65) foram mantidos, mas com o aumento da capacidade de transporte. “De 70 passageiros transportados nos convencionais, agora 140 usuários podem ser levados a cada viagem”, afirma o diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marx Couto, que ontem explicou a nova etapa de operação. 

USUÁRIOS O professor Kelson Leite, de 27 anos, diz que a viagem foi pelo menos 10 minutos mais rápida e saiu na frente pelo conforto do ar condicionado e do ônibus novo e moderno. Já a artesã Maria das Graças Delfino, de 47, fez ressalvas no itinerário de volta. “Esperei muito tempo na estação no Centro. No fim das contas, não sei se o tempo ganho no corredor exclusivo vai compensar. Além disso, ainda falta mais informação sobre os pontos de parada”, disse. 

De acordo com Daniel Couto, equipes da BHTrans estão nas estações para orientar os passageiros. Sobre as invasões de faixa, ele afirmou que há fiscalização para identificar as irregularidades. “Além disso, há uma licitação para aquisição de radares e eles serão instalados para coibir a infração.

Por Valquiria Lopes
Informações: Estado de Minas
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