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Vale transporte de papel deixará de ser aceito na Região Metropolitana do Recife

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) devem ficar atentos as mudanças quanto ao vale transporte de papel. O Grande Recife, considerando toda a modernização que o Sistema de Transporte está passando, deixará de receber o VT PAPEL. No município de Camaragibe, o passe estudantil de papel também deixará de ser aceito nos ônibus.

Os passageiros utilizarão o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), aceito em toda a frota de ônibus que circula pela RMR. A mudança é necessária, também, por causa da chegada dos BRTs, onde os passageiros realizarão embarque nas estações, que aceitam apenas os vales eletrônicos. 

Os bilhetes em papel deixarão de ser aceitos a parir do dia 1º de julho de 2014. É importante que os usuários que ainda não possuem o VEM, que compareçam ao Posto de Atendimento do VEM, localizado na Rua da Soledade, Nº259, Boa Vista, e solicitem uma das modalidades do vale eletrônico (VEM Trabalhador, VEM Estudante, VEM Comum, VEM Infantil ou VEM Livre Acesso). 

Os usuários podem tirar as dúvidas sobre o VEM no site www.vemgranderecife.com.br ou na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

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Porto Alegre, Aeromóvel começa a operar em horário integral

O Aeromóvel começou nesta quinta a operar em horário integral na conexão Metrô-Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Agora, a linha funciona durante o mesmo horário das estações do metrô, das 5h às 23h20min, todos os dias, o que acresce em nove horas o atendimento que, até então, era das 6h30min às 16h. 
Foto: Marco Prass
Nos dias úteis, o intervalo entre partidas em cada um dos terminais é de 10 minutos. Nos sábados, os intervalos variam entre 10 (das 7h às 20h30) e 15 minutos (das 5h às 7h e a partir das 20h30). Nos domingos e feriados, as partidas acontecem a cada 15 minutos. 

Outra novidade é que a partir da próxima quarta-feira, dia 7, começa a cobrança de passagens no terminal localizado junto ao aeroporto, a R$ 1,70. A Trensurb também lembra aos usuários que, quem já está dentro dos sistema metroviário e embarca no aeromóvel na Estação Aeroporto da Trensurb não precisará pagar passagem adicional.

Por Cíntia Marchi 
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Prefeito de Fortaleza garante entrega em maio de três obras de mobilidade

Maio marcará a entrega de importantes obras de mobilidade e o início de outras em Fortaleza, garantiu o prefeito Roberto Cláudio (Pros), durante reunião com os secretários da gestão. Entre as obras a serem iniciadas no próximo mês estão as alças do túnel da avenida Padre Antônio Tomás e do elevado do cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges.

No primeiro momento, as obras serão nas áreas já desapropriadas, forma de não atrapalhar o trânsito. Após a Copa do Mundo, as intervenções deverão ser intensificadas. O túnel da Via Expressa com a avenida Alberto Sá também deve ser iniciado até o começo de agosto. A expectativa do prefeito é de que todas essas obras de mobilidade sejam entregues à população até agosto de 2015.

Maio animado

Mesmo com a greve dos operários, que durou mais de 20 dias, o prefeito garantiu a entrega de três obras para o fim de maio: finalização da calçada da Alberto Craveiro, túnel da Santos Dumont e túnel da rotatória do Castelão. Segundo Roberto Cláudio, as pendências no túnel da rotatória do Castelão são o aterramento da drenagem, a pavimentação e a urbanização, o que inclui paisagismo com grama e flores. 

Como o fim de maio é o prazo para a implantação do binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, o prefeito ressaltou a importância da entrega do túnel da Santos Dumont para que o trânsito ganhe ainda mais fluidez.

A decisão sobre o futuro da Praça Portugal será apresentada pela Prefeitura no meio do mês de maio, no entanto, qualquer intervenção no local só acontecerá em agosto. Segundo o prefeito, algumas sugestões ao projeto estão sendo incorporadas e, mesmo sem a intervenção na praça, a implantação adaptada do binário permitirá testes sobre as melhorias, subsidiando projetos para outros binários na cidade.

Mesmo com a Aldeota monopolizando as discussões da cidade, outras ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) começarão a acontecer em junho em Fortaleza. Uma delas é o aumento do contingente operacional da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), por meio de funcionários terceirizados.

A integração de linhas para o redesenho das rotas de transporte público, operações para reduzir os gargalos no trânsito da avenida Osório de Paiva e da Messejana e a fiscalização no Centro também serão iniciadas em junho.

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Edital para construção de novas ciclovias em Santos é publicado

O processo licitatório para a construção de novas ciclovias em Santos, no litoral de São Paulo, foi publicado nesta quarta-feira (30). Novas ciclovias serão instaladas nos canais 4 e 5.

O projeto prevê a construção de ciclovia no canal 4 com 2.700m de extensão e outra no canal 5 com 1.950 de extensão. As duas farão a ligação das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Perimetral. De acordo com a Prefeitura de Santos, as obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano no canal 4 e no primeiro semestre de 2015 no canal 5. O custo total da obra está orçado em 11,66 milhões e a construção será realizada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Os envelopes do processo licitatório serão abertos no dia 2 de junho. A Prefeitura de Santos estima que as novas ciclovias fiquem prontas em, no máximo, 18 meses. Atualmente, a malha cicloviária do município é formada por mais de 33 km.

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A volta dos ônibus superlotados no Recife

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cerca de 2,1 milhões de habitantes, esse é o número de usuários transportados todos os dias na Região Metropolitana do Recife segundo o GRCT, mas algo está acontecendo nos últimos meses, pois a sensação é que os ônibus estão sumindo.

Só quem usa o transporte coletivo que pode perceber na realidade que andar de ônibus ultimamente na Região Metropolitana do Recife está ficando pior a cada dia que passa, pois além do desconforto, falta de pontualidade e segurança, é notável vermos novamente ônibus e terminais superlotados deixando a sensação de piora para os usuários.
É como se pudéssemos voltar ao passado, pois é fácil vermos ônibus circulando com passageiros em cima do motor na qual não cabe mais ninguém, expremidos nas portas ou com as portas abertas, deixando outros usuários prejudicados nas paradas.

Muitos usuários também reclamam dos terminais integrados, pois toda semana a relatos de mini protestos dos passageiros que reclamam da demora e superlotação.

Agente trabalha o dia inteiro e fica numa parada escura e cheia dessas, porque não passa ônibus, e quando vem, passa cheio demais relata Josenilda Silva, moradora de Camaragibe.

O sistema não paga
Um dos fatores que pesam na falta de ônibus é o déficit que as empresas estão tendo com a política tarifária do governo, pois informações extra-oficiais relatam que as mesmas estão tendo sérios prejuízos financeiros, ou seja, estão operando no vermelho.

Isto também tem a ver com muitas pesquisas já realizadas na qual não somente o preço é atrativo para um transporte coletivo, pois o principal fator que os usuários relatam é a eficiência e a qualidade, pois melhor seria pagar um valor a mais e ter qualidade e quantidade, sinal que ter uma tarifa barata não atende aos anseios da maioria dos usuários que pagando R$ 2,15, sofrem com a superlotação dentro dos ônibus e terminais, ou seja, esses mesmos R$ 2,15 acabam se tornando caro demais para o sistema hiperlotado que se encontra hoje.

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Entrega do primeiro trem da Linha 17 fica para 2015

A entrega do primeiro trem do monotrilho para a Linha 17-Ouro foi adiada. No ano passado, o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, havia dito que os testes começariam neste ano. (Relembre aqui)

A empresa Scomi será responsável pela fabricação dos 24 trens, que serão de alumínio. O primeiro carro protótipo virá da Malásia e todos os demais estão sendo produzidos no Rio de Janeiro, na empresa MPE, onde estão sendo fabricadas caixas estruturais dos carros das composições e montados os subsistemas do trem. A chegada do primeiro trem depende da conclusão de parte do Pátio Água Espraiada.

A Linha 17-Ouro está orçada em quase R$ 5 bilhões. Quando estiver pronto, o ramal deverá transportar cerca de 500 mil passageiros por dia. Em sua primeira fase, a linha ligará o aeroporto de Congonhas a estação Morumbi da CPTM. Posteriormente será levado até a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 do Metrô, e depois na outra ponta, até a estação Jabaquara, passando por 18 estações em um pouco mais de 17 km de extensão.

As informações foram obtidas pelo Serviço de Informações ao Cidadão, do Governo do Estado de São Paulo, divulgadas em fóruns de discussão especializados.

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