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Prefeito de São José dos Campos promete início da obra do sistema BRT para este ano

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), afirmou nesta sexta-feira (17) que pretende iniciar neste ano as obras para a implantação do modelo BRT (Bus Rapid Transit), projeto que consiste basicamente em corredores exclusivos para ônibus. A obra, que deve ficar pronta até 2016, irá custar R$ 800 milhões.

Após desistir de implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o projeto do modelo BRT foi apresentado à população na noite de sexta-feira durante uma audiência pública. Segundo o prefeito Carlinhos Almeida, a intenção é iniciar a obra em 2014.
"A nossa meta é começar a obra neste ano. Não é um desafio fácil porque temos que fazer todo esse projeto, toda concorrência e contratar, mas nós vamos correr bastante porque em três, quatro anos é possível implantar pelo menos cinco linhas - duas na região sul, uma na região leste, uma na região norte e uma na região sudeste, que envolve o Putim e o Jardim da Granja", afirmou.

O projeto do BRT em São José dos Campos conta com centrais de embarque e desembarque, centro de controle dos ônibus por GPS, pré-pagamento da passagem, transferência sem custos como o atual bilhete único, integração com outros modos de transporte e prioridade nos semáforos. O traçado terá 78 quilômetros. O principal modelo está em execução na cidade de Bogotá, na Colômbia, e no Brasil em Curitiba (PR).

Na audiência pública, o prefeito também explicou à população os motivos que levaram a administração a optar pelo BRT ao VLT, que inicialmente estava previsto. Segundo ele, a mudança se deve ao fato do modelo atual ser economicamente mais viável.

"O BRT, com R$ 800 milhões, nós conseguimos fazer aproximadamente 80 quilômetros de corredor enquanto que com o mesmo recurso a gente faria pouco mais de 10 quilômetros de VLT. Além da implantação e obra ser mais barata, também a operação é mais barata o que vai permitir ter um sistema mais viável, que possa ser sustentável do ponto de vista da tarifa e que possa ser ampliado com o tempo. Porque com o sistema do VLT o recurso era suficiente apenas para atender a região central, já com esse modelo podemos atender praticamente toda a cidade", explicou.

O pedido de financiamento do projeto, que será custeado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento 2, já foi aprovado pelo Tesouro Nacional. Segundo a prefeitura, o próximo passo para a implantação do sistema é a apresentação do projeto para a Caixa Econômica Federal, que irá fazer a análise técnica, e a partir daí desenvolver o projeto técnico para fazer a concorrência e contratar a obra.

Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

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Em Mauá, Fiscalização em faixa exclusiva começa dia 27

Em entrevista exclusiva ao RD, o secretário de Mobilidade de Mauá, Paulo Eugenio Pereira, revelou que a multa para quem desrespeitar a faixa exclusiva de ônibus começa a vigorar no dia 27 de janeiro.

Hoje, a faixa exclusiva está implantada de forma educativa, ou seja, sem a cobrança de multa ainda, na Barão de Mauá. O trajeto tem 5,9 Km e segue do Termina Central até o Terminal Itapeva.

"Já temos um resultado significativo desta ação. Temos estudos que apontam que o tempo de deslocamento entre uma estação e outra passou de 30 para 20 minutos. E o nosso objetivo é baixar para 15 minutos", disse o secretário.

Ainda no primeiro trimestre, será implantada a segunda faixa exclusiva que vai abranger a região do Zaíra, pela Castelo Branco. "Essas duas vias juntas são responsáveis por 53% de todo o deslocamento do transporte coletivo-ônibus", explica Paulo Eugenio Pereira.

Neste primeiro momento, a faixa exclusiva vigora no horário de pico, das 5h as 8h e das 17h as 20h.

Licitação sai até o início de fevereiro

Paulo Eugenio reiterou que o edital da licitação para renovação de toda a frota de ônibus será concluído nos próximos dias. Até o final de janeiro, como prevê a legislação, ocorrerá uma audiência pública antes da abertura da concorrência entre as empresas interessadas.

Quem ganhar a licitação,terá de oferecer ao município 240 novos ônibus 0KM com acessibilidade. Os coletivos farão o transporte dos 100 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente.

"Até o fim da licitação, a Suzantur, empresa contratada emergencialmente em novembro do ano passado, por seis meses, seguirá prestando o serviço", destaca o petista. O contrato emergencial poderá ser prorrogado, caso haja necessidade.

Ao longo de 2013, a cidade viveu uma verdadeira guerra jurídica na operação dos dois lotes. No final do ano passado, a Leblon, conseguiu uma liminar do Tribunal de Justiça com o direito de retomar a operação das 18 linhas do transporte público local.

A empresa havia sido notificada pela prefeitura para deixar a integralidade do sistema devido a um processo movido pelo município contra a concessionária, declarada inidônea para continuar a operação de ônibus. Porém, a liminar durou pouco e a Suzantur segue na operação.

MauaTrans - A prefeitura também idealiza a criação da MauaTrans que, segundo Paulo Eugenio, irá devolver o controle do transporte ao município. "Vamos discutir com calma esse projeto com a Camara. É um órgão que vai fiscalizar a operação dos coletivos", salientou. Na prática, a empresa pública terá o mesmo perfil da SaTrans, responsável pelos coletivos em Santo André.

Transito - A secretaria de Mobilidade ainda foi protagonista da colocação de nova sinalização nos locais de grande fluxo da cidade, como escolas e centros comerciais.

Informações: Reporter Diário

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Faixa exclusiva para ônibus em Maceió será implantada em fevereiro

A Faixa Azul, que prioriza a circulação de ônibus da capital e Região Metropolitana de Maceió nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, está dividindo opiniões entre os motoristas e usuários do transporte público. Muitos têm dúvidas de como vai funcionar o sistema e se a nova medida adotada nas vias vai ou não ser acompanhada de fiscalizações eficientes.

Para saber a opinião de motoristas e passageiros, a reportagem do G1 entrevistou 60 pessoas que se encaixam neste perfil. Do total, 35 responderam que não acreditam que a mudança será positiva, 17 falaram que sim, 5 disseram não ter opinião formada sobre o assunto e apenas 3 não sabiam da implantação.

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), órgão que fiscaliza o tráfego de veículos, a intenção é priorizar o transporte público. “Desde o início da gestão da prefeitura nosso propósito é oferecer um melhor transporte para as 350 mil pessoas que precisam pegar ônibus diariamente”, disse o superintendente Tácio Melo ao lembrar que os ciclistas também poderão circular pela rodovia enquanto a ciclovia não é feita.

Para o motorista de ônibus Sérgio Rufino, que trabalha há 20 anos no ramo, o novo sistema de trânsito só terá êxito se a fiscalização for permanente. “A medida foi favorável para a nossa categoria e também para os passageiros, mas se a prefeitura não cumprir com a promessa, vai dar na mesma. No entanto, se cada um fizer sua parte, a história é outra. O grande fluxo vai continuar, isso é fato, mas acredito que não vamos ficar parados, a fila vai andar”, disse.

De acordo com a prefeitura, o novo sistema, que passará a valer a partir do dia 17 de fevereiro, vai funcionar da seguinte forma: o condutor que deseja virar à direita para entrar em alguma rua ou estabelecimento poderá rodar com o seu veículo até duas quadras antes do destino ou virar diretamente no trecho pontilhado. A mesma regra se aplica para quem sai da direita e precisa virar à esquerda.

Entretanto, o estudante Felipe Machado que faz faculdade de administração no bairro do Farol e mora em um condomínio na Gruta, duvida que o sistema vá funcionar. “A ruas são estreitas para o grande número de veículos. Tem locais que os ônibus vão poder circular em duas faixas. Vai virar um funil para quem dirige carro”.

Segundo a SMTT, este tipo de medida foi adotada para que os ônibus tivessem como ultrapassar em certos pontos mais cheios ou também desviar de algum acidente.

Fiscalização
De acordo com a prefeitura, do dia 03 a 16 de fevereiro, a população será alvo de ações de educação no trânsito que deverão explicar o objetivo da implantação da faixa exclusiva para ônibus. Entre os dias 17 de fevereiro e 09 de março, a prefeitura informou que os condutores que não respeitarem a delimitação para os ônibus serão notificados. E a partir do dia 10 de março, os motoristas que infringirem a nova determinação de trânsito deverão ser multados.

O superintendente da SMTT, Tácio Melo, disse que as fiscalizações serão rígidas. “O condutor que insistir no erro será multado e, se for autuado por mais de oito vezes, vai perder a carteira”.

Ainda de acordo com Melo, para monitorar todo o tráfego, a SMTT vai contar com câmeras do videomonitoramento e também com as que são colocadas na parte frontal dos próprios ônibus. Além disso, as avenidas vão ganhar novos guichês de fiscais e gelos baianos serão implantados para evitar ultrapassagem.

Novas faixas
Segundo Tácio Melo, a prefeitura está planejando implantar o mesmo sistema de Faixa Azul em outras avenidas da cidade. “Pretendemos estender essa ideia em outros pontos como a as avenidas Comentador Leão, Dona Constança e João Davino. Em grandes cidades brasileiras, o sistema deu certo. É o caso de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Acreditamos ser uma questão cultural. Em breve as pessoas vão se acostumar e perceber as mudanças positivas, já que melhorando o transporte público o fluxo de carros diminui”.

Quem precisa utilizar os coletivos acredita na eficácia da medida a ser adotada. É o caso da empregada doméstica Marizete Bezerra, que mora no Benedito Bentes, mas precisa se deslocar até a Ponta Verde para trabalhar. “Agora vai ser bom porque eu acordo 4h30, arrumo a casa, faço a comida das minha filhas e depois vou trabalhar. Demoro mais de 1h para chegar no serviço, mas com uma faixa só para os ônibus vou conseguir chegar mais cedo”, comemora.

Informações: G1 Maceió

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Porto Alegre: EPTC vai orientar motoristas sobre paradas fora de ponto à noite

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) garante que a lei que permite a parada de ônibus fora dos pontos em períodos noturnos já vigora em Porto Alegre. O diretor-presidente Vanderlei Cappellari esclarece que desde a sanção, há 15 dias, a nova norma já é seguida pelos motoristas. Ainda assim, a EPTC elabora um regramento, que será enviado às empresas, com orientações sobre o cumprimento da medida, como os locais onde há permisisão. 

A lei prevê o embarque e desembarque de passageiros fora dos corredores entre 22h e 5h, de segunda a sexta-feira, e das 21h às 6h aos sábados, domingos e feriados. O objetivo é possibilitar maior segurança aos moradores de áreas mais desabitadas para sair e chegar em casa.

Cappellari explica que serão contempladas ruas de menor movimentação, dentro dos bairros, no Extremo Sul e em trechos ermos das regiões Leste e Norte. Outros locais, porém, não poderão contar com paradas fora do ponto. Entre eles áreas da II Perimetral (ruas e avenidas José de Alencar, Silva Só, Félix da Cunha, Mariante, Azenha, Princesa Isabel, Goethe, Farrapos e São Pedro) e em avenidas maiores, como Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Serraria. Segundo o presidente, nesses locais não há necessidade pois já existem várias paradas, normalmente com iluminação e insfraestrutura.

Usuários que tiverem dúvidas sobre a possibilidade de os ônibus que utilizem parar fora do ponto, podem perguntar diretamente aos motoristas ou ligar para o telefone 118 da EPTC.

Informações: Correio do Povo


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Rodoviários marcam assembleia para decidir greve em Manaus

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) convocarão uma assembleia, na próxima semana, para votar uma possível greve por conta do dissídio coletivo 2012/2013. A decisão foi tomada após reunião na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta sexta-feira (17). 

O MPT afirmou que o STTRM não poderá fazer nenhum movimento grevista até o dia 23 de janeiro, devido ao calendário do Ministério. 

Participaram da reunião o prefeito de Manaus, Arthur Neto; procuradora-chefe Alzira Melo Costa; a procuradora-chefe substituta Fabíola Bessa Salmito Lima; representantes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU); e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). 


A convocatória acontece após várias tentativas de assinatura em comum acordo entre o sindicato patronal e os rodoviários, visto que, segundo o STTRM, o dissídio foi assinado por uma junta governativa que não possuía autoridade para assiná-la, tornando o documento inválido. 

Na época, o acordo foi inferior ao pretendido pelos rodoviários, porque "a gestão anterior perdeu os prazos para o ingresso com ação de dissídio".

"Tentamos uma forma de entrar em acordo com o Sinetram, já que a junta era ilegítima. O Sinetram não trouxe propostas. Caso não haja um acordo, entraremos com o procedimento de greve, onde 70% poderá parar", afirmou Givanci Oliveira, presidente do STTRM. 

De acordo com o advogado do Sinetram, Ney Bastos, caso aconteça, a greve será discutida legalmente. "Eles (o Sindicato dos Rodoviários) estão isolados na defesa da greve. É um movimento que tem interesses políticos. Não podemos ceder", afirmou o advogado. 

Para o prefeito de Manaus,Arthur Neto, é preciso buscar um acordo entre as duas partes. "Temos que buscar uma decisão razoável para evitar que a população sofra. A greve deve ser o último recurso", afirmou. "Esperamos que até o dia 23 se chegue a uma conclusão", concluiu.

A procuradora-chefe substituta Fabíola Bessa afirmou que aguarda o posicionamento tanto do sindicato patronal, quanto dos rodoviários. "Desde dezembro, tratamos deste assunto. Caso não haja o comum acordo entre as partes, vamos tentar discutir quais as obrigações desse dissídio. Estaremos de portas abertas". 

Informações: d24am.com
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Metrô de SP abre estação Adolfo Pinheiro dia 1º

Depois de quase dois anos e meio sem nenhuma inauguração, o metrô de São Paulo ganhará a mais nova estação no dia 1º.

Trata-se da parada Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, na zona sul da capital paulista. O anúncio foi adiantado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta sexta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul.

"A Estação Adolfo Pinheiro deve ser (entregue) dia 1º, que é na outra semana", declarou. Essa data cai num sábado, dia de menor movimento na rede metroviária.

De acordo com Alckmin, a estação começará a funcionar em horário reduzido. "Eu não tenho detalhes, mas já começa a operar primeiro experimental, depois comercial, aquela regra que tem seguir por segurança."

Em dezembro, a gestão Alckmin tinha prometido entregar a estação perto de 25 de janeiro, quando a capital completa 460 anos. A parada está em construção desde 2009 e acrescentará mais 1,2 quilômetro de trilhos à Linha 5-lilás.

As últimas estações do metrô entregues pelo governo de São Paulo, República e Luz, na Linha 4-Amarela, abriram as portas em setembro de 2011. Atualmente, o metrô tem 64 estações e 74,3 km em cinco linhas.

por Caio do Vale
Informações: Exame Abril

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