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Fetranspor quer que transporte de massa no Rio suba de 18% para 64%

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os empresários de ônibus se reuniram nesta segunda-feira (9) para fazer um balanço das atividades do setor em 2013 e anunciaram que pretenderm que o transporte de massa -  representando 18% em 2011 na cidade - passe para 64%. O órgão quer atingir a marca em 2016. O presidente da Federação de Transportes do Rio de Janeiro (Fetranspor) e da Rio Ônibus, Lélis Marcos Teixeira, falou dos avanços no transporte de massas na cidade em 2014.

"É um ganho enorne na qualidade, no tempo de viagem e tudo isso vai ser feito em pouco tempo, nos próximos dois anos", disse o presidente.

O encontro foi para fazer um balanço dos últimos 12 meses e falar das expectativas e propostas para os anos seguintes no transporte público. Lélis Teixeira aproveitou para anunciar que até o fim do mês de dezembro serão instalados painéis que informarão em tempo real a chegada dos ônibus no BRS.
Para o presidente da Fetranspor, 2013 foi um ano simbólico, marcado pela derrubada da primeira via que deu prioridade ao automóvel - a Perimetral - abrindo assim uma nova fase de planejamento urbano para o centro e dando prioridade para o transporte coletivo.

Além disso, grandes obras foram consolidadas, como as do BRT, da Transcarioca e Transolímpica.

Ainda segundo Lélis Teixeira, os intermináveis engarrafamentos foram o grande desafio do ano, mas para ele os resultados positivos já começaram a aparecer com a inauguração da Transoeste e vão melhorar com a chegada da Transcarioca - prevista para entrar em operação nos próximos três meses. O projeto vai mexer na vida de mais de 400 mil pessoas diariamente.

Na quinta-feira (5), o prefeito Eduardo Paes admitiu que vai haver aumento nas passagens em 2014. A data e o valor ainda não foram anunciados. De acordo com a Fetranspor, o reajuste está em contrato. Segundo Lélis Marcos Teixeira, a definição do reajuste na tarifa é uma decisão do governo, mas ele crê que a mudança de preço no setor dos transportes deve se alinhar aos reajustes ocorridos em outras áreas da economia.

"Entenda, se teve aumento no diesel, se teve no salário minimo, se teve nos alimentos, eu acho que o transporte não é o unico setor que não tenha, até porque temos o compromisso com os nossos funcionários, nós temos 40 mil rodoviários no município e 110 mil no estado. Então nós temos que prover salários melhores para eles também", disse o presidente, que ainda depende da decisão municipal e estadual para aplicar qualquer mudança.

Em junho, por causa das manifestações, o governo suspendeu o aumento de 20 centavos que já estava em vigor.

As manifestações também provocaram a criação da CPI dos ônibus na Câmara Municipal. A Comissão Parlamentar de Inquérito está suspensa pela Justiça desde setembro.

Painéis com tempo de chegada
Os equipamentos foram encomendados na China, estão em fases de testes, e devem começar a funcionar no dia 13 de dezembro em oito pontos do BRS na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Zona Sul do Rio. Os primeiros oito equipamentos custaram cerca de R$ 100 mil, mas, segundo a Fetranspor, o mais caro desse sistema é a manutenção. Se houver boa receptividade da população, especialmente em relação a possibilidade de vandalismo, o sistema deverá estar em pleno funcionamento em janeiro de 2014.

"Em relação ao vandalismo, acredito que a escolha dos painéis equipados com gps foi uma boa decisão já que se houver roubo, não há como utilizar ele de outra forma, como televisão, por exemplo. Os primeiros painéis já chegaram, estamos em fases de testes e até o mês de janeiro esse sistema estará redondo."

Teixeira comentou também sobre a inauguração de um novo trecho no BRT Transoeste até o dia 28 de dezembro. O corredor viário, que vai atualmente até a Estação de Santa Eugênia, em Santa Cruz, no sentido Zona Oeste, vai chegar até a Estação Vilar Carioca, passando por Inhoaíba. A ideia de completar o trajeto até Campo Grande só deverá ser concluída em janeiro, após o término da construção das estações por parte da Prefeitura. O presidente da Fetranspor disse também que já foi feita uma licitação para a expansão do BRT até a região do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, no sentido contrário.

Em relação as obras da Transcarioca, o executivo disse que o sistema viário chega em abril até Madureira e em maio no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Informações: G1 Rio
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Em Niterói, Carros e motos são rebocados no primeiro dia da ciclofaixa

Teve início ontem o funcionamento da ciclofaixa implantada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, com início na altura da Câmara de Vereadores, seguindo até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes. A mudança, que faz parte do projeto de mobilidade da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), pegou muitos ciclistas de surpresa e ocasionou no reboque de seis veículos e suas motos, que desrespeitaram a faixa especial e as placas de proibido estacionar.
Foto: Marcelo Feitosa
Para o casal de ciclistas, Rubens Silveira e Fabiana Marques, a ciclofaixa vem para contribuir com aqueles que optam por um meio de transporte mais saudável e ambientalmente sustentável. Acostumados a utilizar a bicicleta principalmente próximo a Icarái, onde moram, os dois foram surpreendidos com a implantação da faixa especial. Contudo, eles alertam para o desrespeito dos motoristas, mesmo com a determinação de um espaço específico para o tráfego de ciclistas.

“Utilizamos a bicicleta por conta do trânsito. Em Icaraí nós temos algumas ciclofaixas e ciclovias, mas aqui na Avenida Ernani do Amaral Peixoto não sabíamos que seria implantada. Ajuda, mas o risco ainda é muito grande, porque os motoristas não respeitam, é preciso um reforço na fiscalização para que o ciclista possa desfrutar dessa via”.

De acordo com a NitTrans, para a fiscalização da ciclovia na avenida, que fica ao lado esquerdo da circulação, foram destinados três agentes e operadores de trânsito para orientar os motoristas, juntamente com três reboques, para evitar o estacionamento irregular no local e liberar a via, se necessário. Tendo sido retirados no primeiro dia de funcionamento seis carros e duas motos por pararem na ciclofaixa.
Para a criação da faixa para ciclistas foi necessária a remoção dos estacionamentos existentes à esquerda da avenida, no sentido da mão da via. Para o motorista Bruno Freire Teixeira Valdas, a mudança ainda não faz muito sentido, por não ver uma movimentação efetiva de ciclistas utilizando o espaço. No entanto, se é para melhoria da mobilidade, ele concorda com a implantação, mas solicita, em contrapartida, quanto a área de estacionamento na via e próximo a ela.

“A maioria dos carros que ficavam estacionados aqui são de pessoas que trabalham na avenida e achar vaga no Centro de Niterói, até mesmo em estacionamento, está cada vez mais difícil, espero que nesse projeto eles elaborem um planejamento para melhorar essa situação”, diz Valdas.

Vagas – Quanto aos estacionamentos, a NitTrans informou que foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marques de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, 9 para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.

Por: Paula Valviesse
Informações: O Fluminense
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Em SP, Haddad recua e autoriza estacionamento de carros em faixas de ônibus

O prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu ontem (9) autorizar o estacionamento de carros, durante parte do dia, em uma série de faixas exclusivas de ônibus que foram implementadas neste ano na zona leste da capital paulista.

Trata-se do primeiro recuo do petista em uma de suas principais políticas para a mobilidade urbana.

A decisão ocorreu após pressão dos comerciantes da região, que alegam queda no faturamento com a abertura das vias restritas.

Agora, os veículos poderão estacionar nas faixas exclusivas de ônibus das Avenidas Mateo Bei, Conselheiro Carrão, Vila Ema e João 23 e na Rua do Orfanato nos intervalos dos horários de pico. Ou seja, essas vias só não estarão livres para o estacionamento das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Condutores que não respeitarem os horários ficarão sujeitos a multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Prefeitura deve instalar áreas de zona azul nas faixas exclusivas, para garantir a rotatividade das vagas.

Informações: Portal Uol


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Cidade de Mauá ganhará primeiro corredor de ônibus neste mês de dezembro

A Prefeitura de Mauá, chefiada pelo petista Donisete Braga, pretende implantar corredores de ônibus ainda este mês. A medida será adotada entre 5h e 8h e das 17h às 20h. Nos demais horários não haverá restrição aos veículos individuais, que poderão circular normalmente na faixa da direita. A ação é semelhante à implantada na capital paulista e recentemente em Santo André.

A avenida tem cerca de cinco quilômetros e é considerada uma das mais congestionadas do município. Atualmente, a cidade ainda não dispõe de faixas específicas para o transporte coletivo municipal e intermunicipal. O trecho irá interligar dois terminais rodoviários municipais - Jardim Itapeva e Centro.

Inicialmente, a proposta da Prefeitura é promover apenas ações educativas no sentido de conscientizar os motoristas a respeitarem a medida. Numa segunda fase, a Administração municipal estuda a implantação de multas para os condutores que trafegarem na pista em horários de pico. O valor deste tipo de infração considerada leve é R$ 53,20. Além da multa, quem desrespeitar a restrição perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira Júnior, será feita uma avaliação inicial na faixa da Barão de Mauá e a partir daí a Prefeitura vai analisar a possibilidade de estender a proposta à avenida Castelo Branco, no Jardim Zaíra, outro ponto de grande fluxo. A via liga o bairro à região central de Mauá. Caso seja aprovada, a medida deve ser implantada neste trecho em 2014.

Ao todo, os projetos de Mobilidade Urbana em Mauá devem receber em torno de R$ 51 milhões. Outros R$ 59 milhões se destinam a investimentos em pavimentação de vias. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Entre as obras e melhorias no trânsito e transporte local já está em andamento a integração dos ônibus municipais aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), programada para início de 2014 - os equipamentos do novo sistema que será utilizado nas catracas já estão sendo comprados. Até março, os usuários também terão um novo tíquete eletrônico que permitirá a conexão ônibus-trem, o cartão Sistema Integrado de Mauá (SIM).

Informações: Reporter Diário



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Prefeitura de Vila Velha revitaliza mais de seis quilômetros ciclovias da orla

Mais de seis quilômetros de ciclovias da orla de Vila Velha estão passando por revitalização de pintura. O serviço de manutenção teve início nesta segunda-feira (09/12) e segue até o final do mês. São duas frentes de trabalho que estão realizando o serviço simultaneamente, em cada ponta da orla. Uma equipe segue do Libanês até Itaparica e outra vem no sentido contrário.

Para abril, está prevista a revitalização de 25 quilômetros de ciclovias, representando um investimento de R$ 1,5 milhão.  Até 2016, há previsão da ampliação do anel cicloviário para mais 22 quilômetros, interligando todas as regiões de Vila Velha.

A Avenida Carlos Lindenberg terá ciclovia ao longo da sua extensão, atende aos seguintes bairros: São Torquato, Cobi de Cima, Cobi de Baixo, Cobilândia, Jardim Planalto, Alvorada, Alecrim, Nossa Senhora da Penha, Santos Dumont, Ibes, Aribiri, Santa Rita, Santa Inês, Glória, Ilha dos Aires, Jaburuna e Soteco. O Centro de Vila Velha e Praia da Costa também estarão interligados por ciclovias.

Informações: Prefeitura de Vila Velha
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Boa Vista vai ganhar 44 quilômetros de ciclovias para unir zonas Leste e Oeste ao Centro

Por falta de vias dedicadas a quem usa bicicletas, ciclistas disputam espaço com pedestres e automóveis nas calçadas e no asfalto da capital de Roraima. Para resolver a situação, a Prefeitura Boa Vista está finalizando um estudo para implantar ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade. A partir de janeiro o projeto entra na fase de licitação. Serão construídas ciclovias para interligar a zona Oeste da Cidade, Centro e zona Leste em um trajeto de 44,6 quilômetros. Haverá, ainda, 50 vagas em estacionamentos para bicicletas.

“Boa Vista é uma cidade planejada e as ciclovias já deviam existir. Qualquer pessoa que passear à noite pela [Avenida] Ville Roy verá uma grande quantidade de ciclistas”, disse o empresário Miguel Nogueira, que pratica ciclismo há mais de 10 anos.

O estudo é realizado pela Comissão de Calçadas e Ciclovias e elaborado pelas Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo, de Segurança e Trânsito, e pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional. De acordo com nota da Prefeitura enviada ao Portal Amazônia, as ciclovias vão interligar os bairros Senador Hélio Campos até o Centro, passando pelos bairros Caçari e Dos Estados.

“Com a destinação de vias exclusivas às bicicletas, espera-se também que haja maior respeito às calçadas como vias exclusivas aos pedestres, além de evitar o estacionamento de automóveis”, consta na nota. As ciclovias vão custar R$ 5 mil. “Esse valor é parte de um investimento maior, de mais ou menos R$ 68 mil, em um conjunto de obras para melhorar a mobilidade urbana em Boa Vista. Esses investimentos serão licitados e executados ao longo do ano de 2014”.

Corredor para ônibus
As faixas exclusivas para ônibus são para dar agilidade aos tráfego do transporte público. As faixas serão instaladas apenas em algumas vias principais para aumentar a velocidade média dos veículos em horários de pico. A Prefeitura espera incentivar o uso de ônibus nestes horários.

Informações: Portal Amazônia
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