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Além do Metrô, Curitiba ganhará mais canaletas e faixas exclusivas para ônibus

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Um dos motivos dos protestos realizados em Curitiba em junho deste ano, a mobilidade, é o foco para investimentos de R$ 5,2 bilhões anunciados ontem pelos três governos — federal, estadual e municipal. O valor será aplicado nos próximos anos em investimentos para melhoria do transporte coletivo e a mobilidade nas ruas, incentivo a novos modais e ampliação dos existentes. O anúncio reuniu no mesmo local a presidente Dilma Rousseff, o governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet.

Os R$ 5,2 bilhões é o maior investimento da história da capital e faz parte do projeto de transformar Curitiba numa cidade efetivamente multimodal. Os recursos vão custear a implantação do metrô e de mais três projetos: a conclusão do corredor de transporte da Linha Verde, a revitalização da Linha Inter 2 e o aumento da capacidade das canaletas de ônibus.


Segundo a Prefeitura, o anúncio marca o início de um período de retomada do planejamento e da qualidade do sistema de transporte da capital. O valor anunciado inclui recursos do governo federal, do Município e do Estado. Além de finalmente ganhar sua primeira linha de metrô, Curitiba ampliará de 80 para 148 quilômetros a rede de canaletas e faixas exclusivas para ônibus, reforçando a prioridade para o transporte coletivo.

A maior parte dos recursos será aplicada na implantação da primeira fase do metrô curitibano, que terá 17,6 quilômetros, com 14 estações entre a Cidade Industrial e o Cabral (o projeto prevê mais 4,4 quilômetros até o terminal de Santa Cândida, com duas estações no trecho, numa segunda fase).

O governo federal investirá R$ 1,8 bilhão na primeira fase do projeto, com recursos do Orçamento Geral da União. A Prefeitura entrará com R$ 700 milhões e o Estado com mais R$ 700 milhões — valores a serem financiados pela União, provavelmente via BNDES. A iniciativa privada deverá aportar R$ 1,365 bilhão.

A presidenta destacou que, além de colocar recursos do Orçamento Geral da União, o governo federal vai financiar a parcela do Município e a do Estado no projeto do metrô, “em condições absolutamente diferenciadas”. Os recursos deverão ser pagos em 30 anos, com cinco anos de carência, e correção pela TJLP mais 2,5% ao ano.
“O futuro de Curitiba como cidade multimodal começa a ser escrito hoje”, disse o prefeito Gustavo Fruet, lembrando que os projetos aprovados  integram o ônibus a outros modais, como o metrô e a bicicleta. “É o maior aporte de recursos que a cidade já recebeu. Um dia histórico para Curitiba, que graças à união de esforços realiza um sonho antigo.”

O governador Beto Richa destacou a necessidade de investimentos permanentes em mobilidade. “É preciso investir em novos modais, em integração e tecnologia, e hoje um grande avanço é garantido, por meio da união entre diferentes esferas de governo”, afirmou.

Informações: Bem Paraná
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Cinco linhas de ônibus da 3ª Perimetral de Porto Alegre mudam itinerário

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o corredor de ônibus da Terceira Perimetral ficará bloqueado entre a avenida Ipiranga e a rua Veiga para as linhas transporte coletivo a partir desta quarta-feira, 30. O motivo do bloqueio são as obras para o viaduto da Terceira Perimetral com a avenida Bento Gonçalves. Os trabalhos serão realizados durante 60 dias.

As linhas de ônibus T2, T4, T11 e T11A terão seu itinerário alterado, no sentido Norte/Sul. A modificação na rota das linhas T2, T11 e T11A vai acontecer na altura da avenida Salvador França. Neste local, os ônibus acessarão a rua Valparaíso até a rua Barão do Amazonas. Os coletivos percorrerão a avenida Bento Gonçalves até a rua Doze de Outubro e seguirão até a rua Mário de Artagão, para então retornar ao caminho normal, pela avenida Cel. Aparício Borges.


A linha T4, que vem pela avenida Ipiranga, acessará a rua 18 de Setembro até a rua Valparaíso até a rua Barão do Amazonas. A partir deste ponto, a mudança é a mesma das outras linhas: os coletivos percorrerão a avenida Bento Gonçalves até a rua Doze de Outubro e seguirão até a rua Mário de Artagão, para então retornar ao caminho normal, pela avenida Cel Aparício Borges.

Na quarta-feira, primeiro dia da modificação, um grupo de profissionais da Carris estará orientando os passageiros na parada que ficará desatendida pelas linhas T2, T11 e T11A, localizada na esquina da 3ª Perimetral com a avenida Ipiranga.

Outra linha que será alterada é a 280.2 - Otto/HPS/3ª Perimetral, no sentido Centro-bairro, a partir da Ipiranga (pista Centro-bairro), acessando a Barão do Amazonas, Bentro Gonçalves (centro-bairro), 12 de Outubro, Mário de Artagão, 3ª Perimetral (sentido norte-sul).

Agentes de trânsito reforçarão o monitoramento na região. Outras informações no fone 156.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Grande Recife: Linhas de Timbi passarão por mudanças

Os moradores do bairro de Timbi devem ficar atentos as mudanças em algumas linhas que trafegam pela região. Para atender a solicitação da população, a linha 475 – Timbi (Integração), que integra no TI de Camaragibe, terá acréscimo de frota e viagens a partir da próxima segunda-feira (04.11). A linha, que já realiza dois itinerários com três veículos, um Via Céu Azul e outro Via Expansão, passará a circular com mais três carros, totalizando seis veículos e 75 viagens para cada destino. 

Com essa alteração, a linha 481 - Timbi/Derby deixará de circular. Os usuários que utilizam a integração de Camaragibe e seguem destino Derby, poderão utilizar a linha 480 - Camaragibe/Derby que será reprogramada e terá acréscimo de mais cinco carros e 27 viagens em dias úteis. 

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Em BH, Pista exclusiva para ônibus será interditada na Av Antônio Carlos para obras do BRT

As obras do sistema rápido por ônibus (o BRT, da sigla em inglês), batizado de Move pela BHTrans, vão interromper mais uma via em Belo Horizonte. A partir da próxima quinta-feira, a pista exclusiva de coletivos (Busway) será interditada na Avenida Antônio Carlos, entre as ruas Jequitaí, localizada em frente ao Hospital Belo Horizonte, e Rua Rio Novo, no Complexo da Lagoinha. 

Por causa da interdição, que vai começar apenas no sentido Bairro / Centro e na terça-feira se estenderá para as duas direções, os ônibus e o táxis irão trafegar na pista mista. Isso deve aumentar ainda mais o congestionamento na via, que diariamente sofre com lentidão, principalmente, nos horários de pico. De acordo com a empresa que administra o trânsito na capital, a avenida receber mais de 80 mil veículos diariamente. 


As obras também irão causar a transferência de 102 linhas, sendo 44 da BHTrans e 58 do Departamento de Estradas de Rodagens, para a pista mista. Serão criados sete pontos de ônibus na via para receber os coletivos que foram desviados da busway. Ao todo, serão fechados 1,3 quilômetros da pista exclusiva da Avenida Antônio Carlos. 

Foram criados desvios para os motoristas de veículos leves que desejam uma opção para não enfrentar o trânsito pesado da via. Os carros que seguem em direção ao Centro podem seguir pela Avenida Antônio Carlos, Rua César Jorge, Rua Belmiro de Almeida, Rua Popular, Rua Araribá, Avenida José Bonifácio, Rua Formiga, Rua Itapecerica, e retornar ao Complexo da Lagoinha. 

No sentido contrário, os veículos podem seguir pela Avenida Antônio Carlos, Rua Rio Novo, Rua Diamantina, Rua Formiga, Rua Manoel Macedo, Rua Itapetinga, Rua Aporé, e retornar na Avenida Antônio Carlos. 

De acordo com a BHTrans, agentes uniformizados com colete amarelo irão orientar os usuários de transporte coletivos sobre os novos pontos de ônibus. Os desvios e os acessos e saídas dos veículos serão sinalizados com faixa de pano. 

Informações: Estado de Minas

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No Recife, GRCT divulga horários de linhas troncais do TI Tancredo Neves

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Para facilitar a vida dos usuários, o GRCT começou a informar os horários das linhas troncais que saem dos terminais integrados. Essa informação tem como objetivo aumentar ainda mais o poder de fiscalização dos usuários referente aos horários de saída dos ônibus.
Com esta informação, os usuários podem cobrar e reclamar junto a Grande Recife Consórcio de Transporte o não cumprimento da tabela de horários através do número 0800 081 0158.

Segundo o diretor do GRCT, Mário Sérgio, essa foi uma reivindicação das comunidades atendidas e que será estendida para os outros terminais.

Confira os hoarários das linhas troncais que saem do TI Tancredo Neves



Blog Meu Transporte
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Dilma anuncia investimento de R$ 5,3 bilhões no transporte coletivo e metrô de Curitiba

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (29) o investimento de R$ 5,3 bilhões no transporte coletivo de Curitiba e da região metropolitana. Os recursos serão investidos em conjunto com os governos estaduais e municipais. A parcela federal faz parte dos R$ 50 bilhões destinados à mobilidade urbana contidos nos cinco pactos firmados pela presidente para atender às reivindicações das manifestações de junho e julho deste ano.

O transporte urbano, disse a presidente , "é uma questão essencial, porque diz respeito à vida das pessoas, não é só a qualidade e a segurança no transporte, mas quantidade de tempo que as pessoas gastam no transporte público do trabalho para a casa e de casa para o trabalho e a quantidade de tempo que as crianças e os jovens gastam para ir e voltar da escola".

Dilma destacou que, em Curitiba, a maior parte dos recursos, R$ 4,56 bilhões, será investida na construção do metrô, com 17,6 quilômetros de extensão. Desses recursos, R$ 1,8 bilhão será do Orçamento Geral da União. Mais R$ 1,4 bilhão serão financiados em condições privilegiadas, com 30 anos de amortização, cinco anos de carência e juros subsidiados.

O governo, segundo Dilma, é o primeiro a oferecer financiamentos desse tipo. "Isso explica por que, durante muito tempo, não se fez metrô neste país, porque não tinha linha de financiamento do governo federal". Mais cidades também serão beneficiadas com investimentos em metrô: Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

"Nossa prioridade é garantir qualidade ao sistema e gerar incentivos para que a população deixe o carro em casa e passe a usar o transporte coletivo e, com isso, todos nós vamos ganhar tempo para as nossas vidas".

Informações: Agência Brasil

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