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Sorocaba ganha mais uma linha Interbairros que ligará as Zonas Norte e Leste

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Entra em operação no dia 1º de outubro mais uma linha Interbairros para atender os usuários do Transporte Coletivo de Sorocaba. A nova linha receberá a denominação 307 – Interbairros VII Ipanema / Av. Três de Março e interligará a região da Avenida Ipanema à Unesp, cortando a cidade de Norte a Leste de forma mais ágil, sem utilizar a região central da cidade.

A nova linha irá circular pelo Complexo Ulisses Guimarães, Alameda do Horto Florestal, seguindo pela Avenida Edward Fru Fru Marciano da Silva, pela Área de Transferência Itavuvu, Avenida Ulisses Guimarães, Avenida Tadao Yoshida, Avenida Camilo Júlio, Avenida Fernando Stecca, Avenida Carlos Reinaldo Mendes e Avenida Três de Março.
A Interbairros VII, além de beneficiar os trabalhadores da região Industrial e dos condomínios do bairro Altos da Boa Vista, facilitará também o acesso aos novos empreendimentos comerciais que a cidade está recebendo como o Shopping Cidade, já que faz parada na Área de Transferência Itavuvu.

Esta será a primeira linha Interbairros a passar pelo Parque São Bento e que utiliza parte do sistema viário do Sorocaba Total em seu itinerário. A linha também atenderá os estudantes da Unesp e, na volta, os alunos da Unip, já que o retorno do itinerário será realizado na Avenida Independência, em frente a esta universidade, para depois acessar a Avenida Fernando Stecca.

Outras seis linhas Interbairros

O transporte coletivo sorocabano oferece aos cidadãos outras seis Linhas Interbairros. São elas:

301 - Interbairros I – AT Ipiranga/Campolim
302 - Interbairros II - AT Ipiranga / AT Itavuvu / AT Ipanema
303 - Interbairros III - R. Otto Alfred Geissleir / AT – Éden
304 - Interbairros IV - AT Éden / AT Brigadeiro Tobias
305 - Interbairros V - AT Brigadeiro Tobias / Campolim
306 - Interbairros VI – AT Nogueira Padilha / R. Laurindo de Brito

Todos os horários e itinerários podem ser consultados em www.urbes.com.br ou através do telefone 118, na opção Transportes, 24 horas por dia.

Sorocaba possui seis Áreas de Transferências (Ipanema, Itavuvu, Ipiranga, Éden, Brigadeiro Tobias e Vila Hortência). Os passageiros contam também com a Integração Temporal e, juntamente com os terminais Santo Antonio e São Paulo, permitem aos usuários se deslocarem por toda a cidade com o pagamento de uma tarifa única.

Informações: Portal Sorocaba Fácil
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No Recife, Empresas de ônibus pedem faixa exclusiva nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, aproveitou o debate do JC News sobre mobilidade, ainda há pouco, para fazer um desafio ao secretário João Braga, no sentido de que ele instituísse faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa.

O empresário disse que o sistema de ônibus está preso e não consegue andar e precisaria andar mais rápido, para ser mais eficiente. Além de pintar faixa, pediu que a PCR colocasse câmaras para fiscalização. João Braga já havia prometido no ar ampliar a fiscalização.

“As faixas exclusivas são uma solução para o engarrafamento. Para melhorar, tem que andar mais rápido (o ônibus). Vejam o exemplo de São Paulo, que aumentou a velocidade média de 13 quilômetros para 20 quilômetros por hora, com mais faixas exclusivas. Recebe apoio de 77% até de quem possui carro”, diz.

O secretário João Braga disse que aceitava o desafio, mas não se comprometeu com prazos. Ele disse que primeiro precisava resolver gargalos na Avenida Norte. De forma vaga, sinalizou que poderia ficar para março do ano que vem, quando se espera que ficará pronto o túnel da abolição. Com a obra, parte da população tem optado pela via, ajudando a congestioná-la ainda mais.

O Blog de Jamildo perguntou a Fernando Bandeira o que ele achava da qualidade do sistema e se ele andava de ônibus, para aferir essa qualidade. “Precisamos melhorar, sim, mas o nossos sistema não é o pior do Brasil”, afirmou, garantindo que todo empresário precisa andar de ônibus para conhecer o setor.

Informações: Blog do Jamildo

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Campinas tem emissão gratuita de 2ª via do Bilhete Único

Os passageiros do transporte público de Campinas (SP) podem emitir a segunda via do cartão Bilhete Único gratuitamente a partir desta terça-feira (1º). De acordo com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), organização que reúne as concessionárias que operam o setor na cidade, o público-alvo da campanha são as 18.149 usuários que tiveram o cartão extraviado. Os interessados terão até o dia 31 de outubro para aderir ao serviço sem a taxa progressiva que varia de R$ 6 a R$ 24.

Em Campinas, são 844 mil pessoas cadastradas no sistema de cobrança eletrônica. O Bilhete Único, que é um cartão que armazena créditos e de caráter pessoal e intransferível, permite que o passageiro faça integração com até três ônibus municipais pagando uma passagem no período de duas horas.
Serviço
Os passageiros que tiverem interesse em fazer a segunda via do cartão podem ir até o Terminal Central ou à sede da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), que fica na Rua 11 de Agosto, 757, Centro.

Recarga
O Bilhete Único pode ser recarregado em um dos pontos de vendas da Transurc, localizados nos terminais de ônibus Central, Mercado, Barão Geraldo, Ouro Verde, Campo Grande e Poupatempo Centro ou ainda em um dos 290 estabelecimentos que fazem parte da rede credenciada (Veja aqui os pontos de recarga credenciados).

Informações: G1 Campinas
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São Paulo: Obras do metrô interditam parte da avenida dos Bandeirantes até segunda-feira

A avenida dos Bandeirantes ficará parcialmente interditada, tanto no sentido Imigrantes quanto na direção da marginal do Pinheiros, a partir das 23h de amanhã até as 5h da próxima segunda-feira. 

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o bloqueio acontecerá em razão das obras da linha 5-lilás do Metrô sob a avenida. Serão interditadas duas faixas da direita da avenida dos Bandeirantes, sentido Imigrantes, entre as ruas Gil Eanes e Princesa Isabel.
Para aliviar o impacto no trânsito, será montada uma faixa adicional, reversível, no sentido marginal na mesma região. Com a ativação desta faixa reversível, serão três faixas de rolamento em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes. 

A CET promete monitorar a interdição e orientar o tráfego na área, para melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.  

Informações: FolhaPress
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Estacionamento é um problema particular e não público

Enquanto a cultura do transporte público não estiver consolidada na Capital e na Região Metropolitana, a situação da Mobilidade Urbana continuará insustentável. A priorização do transporte individual inviabiliza a cultura de um transporte coletivo e solidário, Goiânia assim caminha para uma situação de insustentabilidade do ponto de vista do transporte coletivo. Se formos priorizar só o veículo, vamos travar a cidade inteira e ninguém anda mais.

Para que Goiânia e sua Região Metropolitana alcancem índices melhores de qualidade de vida, a questão da mobilidade urbana é bandeira número um da ação que tem que ser empreendida. O poder público e a sociedade civil organizada tem que estar comprometida com a busca por uma mudança de comportamento  relacionado à mobilidade urbana.
Na busca para a solução do problema o Fórum de Mobilidade Urbana adotou  como base as sete diretrizes para melhorar o transporte coletivo: primeiro a Implantação de Bus Rapid System BRS; segundo é priorizar o pedestre; a terceira é garantir infraestrutura para os ciclistas; o quarto é regular os estacionamentos; o quinto é melhorar o trânsito; e o sexto é implantar projetos estruturantes para o transporte coletivo: o Bus Rapid Transit – BRT e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e finalmente o sétimo que é planejar a mobilidade urbana.

A quarta diretriz, ou seja, “regular os estacionamentos”, gera uma crise do trânsito na Capital. Hoje é preciso ter paciência ou simplesmente contar com a sorte para encontrar uma vaga de estacionamento nas ruas mais movimentadas de Goiânia. Este problema está longe de acabar e pelo contrário tende a aumentar. Isso se dá em função do aumento da frota de veículos na Capital, fruto da facilidade de financiamentos de carros e motos com parcelas a perder de vista e que contribuem no aumento de veículos no trânsito.

A solução é a priorizar o transporte público, com a criação de corredores exclusivos e a proibição de estacionar nas principais avenidas da cidade. A medida é polêmica e gera protestos de comerciantes que reclamam dos prejuízos financeiros. Na visão da Prefeitura de Goiânia, a falta de estacionamento é problema único e exclusivo do dono do veículo. Não cabe ao município, ao órgão gestor de trânsito gerar espaço para acomodar os veículos. Os veículos são particulares e o problema gerado para estacioná-lo é particular. Cada um tem que saber onde guardar o seu veículo antes de adquiri-lo.

A Prefeitura não pode obrigar um edifício antigo a ter vagas para atender seus clientes, mas com os novos empreendimentos sim, para a construção de novos empreendimentos imobiliários, o novo Plano Diretor exige a oferta de um número mínimo de vagas para veículos. Quem pretende abrir um novo negócio precisa passar ainda pelo Relatório de Impacto de Trânsito (RID). Porém, ainda assim essas exigências parecem ser insuficientes para acabar com o transtorno pela falta de compromissos de novas empresas que não preveem em seus projetos vagas de veículos para funcionários e clientes com o objetivo de diminuir o impacto nas áreas onde se instalam.

Prefeito de Bogotá de 1998 a 2001, Enrique Peñalosa ficou conhecido por dividir opiniões com soluções urbanas bastante ousadas, como a restrição ao estacionamento de carros no centro da cidade, a construção de uma rede de ciclovias com mais de 300 km e o afamado TransMilenio, sistema de ônibus integrados e de alta velocidade nos moldes dos de Curitiba, no Paraná, no lugar de metrôs. O ex-prefeito adotou o conceito de que as ruas são para as pessoas, ciclistas, transporte público e os carros, nessa ordem. Lá, ele deu início ao fim dos estacionamentos nas vias públicas e onde havia carro estacionado, abriu espaço para as ciclovias e garantiu acessibilidade dos pedestres nas calçadas. Funcionou.

E quando perguntado sobre o espaço para estacionar o carro, ele respondeu: “Estacionamento não é um problema público”. Por trás dessa resposta está também a seguinte mensagem: o problema do estacionamento é do dono do carro e do dono dos estabelecimentos, que têm demanda de clientes motorizados. O restante do público que circula pelas vias não tem nada a ver com seu “problema”. Na verdade, o que acontece hoje é exatamente o inverso, quem atrapalha o fluxo de uma via, sem a menor cerimônia, está pouco se importando com as necessidades de mobilidade da maioria. Talvez por isso, no Japão, antes de alguém comprar um carro precisa provar que tem lugar para estacionar o veículo, que não será na rua.

(Garibaldi Rizzo, arquiteto; presidente do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Estado de Goiás)
Informações: Diário da Manhã
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CTTU dará início a manutenção de sinalização horizontal nesta noite na Zona Sul do Recife

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai começar, na noite desta terça-feira (01), a manutenção da sinalização horizontal nas avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira, ambas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Serão pintadas as divisórias de pista, as faixas de pedestres e os símbolos que ficam no asfalto. A ação faz parte da Operação Verão, lançada nessa segunda-feira (30).

A expectativa é de que, até o final de novembro, 114 faixas de pedestres, 53 na Avenida Conselheiro Aguiar e 61 na Avenida Domingos Ferreira, e 10,5 quilômetros de divisórias de pista passem por manutenção nas duas vias. O serviço acontecerá sempre durante a noite para evitar retenções de veículos. O investimento para a pintura será de R$ 500 mil.

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