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Em Goiânia, Corredores aumentam fluidez e qualidade do transporte coletivo

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A implantação de corredores preferenciais e exclusivos permite que os ônibus circulem com prioridade em vias de grande fluxo. Consequentemente, a velocidade média aumenta, viabiliza-se o cumprimento dos horários programados, os passageiros chegam mais rápido ao seu destino, e, assim, o ônibus se torna uma boa opção de transporte. Priorizar o transporte coletivo na política de mobilidade e sustentabilidade é crucial para beneficiar a cidade com garantia de maior velocidade operacional e mais qualidade para o transporte público.

A cidade de São Paulo tem dado um bom exemplo neste sentido. Na última segunda-feira (19), a Prefeitura implantou mais 10,5 km de faixas exclusivas para ônibus em quatro vias do município. Ao todo já são 250,71 km de corredores, 128,62 km implantados só este ano. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou dados que comprovam a eficácia da medida. De acordo com estudo realizado na primeira semana de agosto, a velocidade dos ônibus cresceu quase 60% no segundo trecho de faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul, que passa por importantes avenidas da capital paulista e atende cerca de 470 mil passageiros por dia.

Em Goiânia, o Corredor Preferencial Universitário proporcionou ganho em rapidez no deslocamento dos ônibus em todas as faixas de horário e nos dois sentidos do itinerário, utilizado por cerca de 50 mil passageiros diariamente. De acordo com dados da Central de Controle Operacional da RMTC (CCO), do mês de maio de 2011 ao mês de maio deste ano, o aumento da velocidade média de quem segue sentido Terminal Praça da Bíblia foi de 40%. Quem segue sentido Praça Cívica, comprovou aumento de 27%. Além disso, segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o índice de acidentes e mortes apresentou queda no primeiro ano de vigência do Corredor.

Outro corredor preferencial está em implantação: o Corredor Preferencial da Avenida T-63, em operação parcial desde o mês de março deste ano. Pesquisa realizada pelo Instituto Verus, no mês de junho, aponta que 84,7% dos usuários do transporte coletivo apoiam os corredores de ônibus. A pesquisa entrevistou 900 pessoas e foi feita a pedido do Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Goiânia.

A RMTC vive a expectativa da construção de novos corredores de ônibus. O projeto de um corredor preferencial para a Avenida T-7 já foi elaborado. Também há previsão de projetos a serem implantados nas avenidas T-9, 85, Independência e 24 de Outubro.

Informações: RMTC Goiânia

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No Recife, Ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT

A Avenida Conde da Boa Vista, principal artéria de acesso ao Centro do Recife, terá seu formato modificado, com um novo conceito de uso. Sairão os ônibus convencionais para dar lugar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) do corredor Leste/Oeste. As mudanças, que incluem intervenções urbanísticas para trazer de volta a importância da via, ocorrerão cinco anos depois que a avenida passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões, com a proposta de fazer parte do Leste/Oeste. A modificação é voltada a adequar a via ao modelo do corredor projetado pelo governo do estado, que vai até o Derby e deve ficar pronto em março de 2014.

Atualmente, 54 linhas circulam pela avenida. com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e seus 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas à avenida. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, ruas como Mário Melo, Palmares, Visconde de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e Barão de São Borja passarão por adequações para receber os ônibus convencionais que precisam chegar ao Centro.


O plano da prefeitura só deverá ficar pronto até o fim do ano, mas segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, isso não atrapalhará as obras das estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista. Ainda de acordo com Braga, as ruas transversais também serão modificadas. “A proposta é devolver o glamour da avenida, com a reurbanização dela e das vias do entorno. Em alguns trechos haverá necessidade de desapropriação para facilitar a circulação dos ônibus”.

A proposta de um novo conceito para a Conde da Boa Vista já foi apresentada ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, responsável pela gerência do transporte público. Segundo o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, o conceito do município de privilegiar o BRT é interessante. “Por enquanto é um conceito. Somente com os estudos teremos condições de saber o tratamento para as demais linhas”, ressaltou.

Segundo Nélson, como o projeto do município só será entregue no fim do ano, as paradas de ônibus atuais vão passar por uma adequação provisória. “A ideia é fechar algumas paradas para instalar catracas para o pagamento antecipado com os ônibus com portas também do lado direito. As estações definitivas só serão feitas com a conclusão do projeto do município”.

Para o especialista em mobilidade César Cavalcanti a priorização da avenida para o BRT é importante. “A Conde da Boa Vista não tem mais como exercer o seu papel de eixo de transporte e ao mesmo tempo proporcionar as condições de bem-estar para o comércio e quem frequenta a via”, afirmou. Outro especialista que preferiu não se identificar diz que será complicado adequar as demais linhas para as vias paralelas, principalmente para quem tem como destino a Conde da Boa Vista.

Saiba Mais

A trajetória da Conde da Boa Vista

Em 1840, o governador Francisco do Rego Barros, o conde da
Boa Vista, executou o aterramento do que chamou Caminho Novo, que ligaria o Centro do Recife ao então bairro de Camaragibe

Em 1870, com a morte de Rego Barros, o nome da via foi alterado para Rua Conde da Boa Vista, em homenagem ao ex-governador

Com seu alargamento em 1956, na administração de Pelópidas da Silveira, a rua passou à categoria de avenida, chamando-se, então, Avenida Conde da Boa Vista.

Entre 2007 e 2008, a avenida sofreu modificações no seu corredor viário, passando a fazer parte do chamado Corredor Leste-Oeste, um corredor exclusivo de ônibus, juntamente com a Avenida Caxangá e a Rua Benfica

A Conde da Boa Vista passou por ampla e polêmica reforma, sendo reinaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou paradas de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio

A atual proposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é deixar a avenida exclusivamente para o BRT do corredor Leste/Oeste nas duas faixas destinadas aos ônibus. As demais linhas seguirão por vias paralelas. Os carros vão permanecer com uma faixa por sentido

Perfil da Avenida Conde da Boa Vista

Hoje

54 linhas de ônibus circulam pela via

537 ônibus passam pela avenida

6 paradas

Com BRT

16 linhas

160 ônibus

3 paradas

2008 – o início do corredor Leste/Oeste

6 paradas centralizadas

R$ 14 milhões foi o custo da implantação do atual traçado

Antes da mudança em 2008

9,7 mil veículos

400 mil pessoas

Fonte: Grande Recife e Prefeitura do Recife

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Sorocaba terá app com localização de ônibus

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os usuários do transporte coletivo de Sorocaba que possuem tecnologia 3G poderão, em breve, baixar um aplicativo semelhante ao que os munícipes da capital utilizam em celulares, smartphones e tablets.

De acordo com a Urbes, através do sistema Global Positioning System (GPS), será possível informar ao usuário onde está o seu ônibus além da distância e do tempo deste em relação ao destino.

A Urbes já oferece o app Infobus com horários e itinerários de linhas de ônibus que, após ser baixado, não mais é necessário conexão com a Internet.

Nos terminais Santo Antonio e São Paulo, além dos painéis de led instalados na área de transferência da Av. Nogueira Padilha, há também 32 monitores que orientam os usuários sobre a previsão de chegada das linhas de ônibus.

Informações: Viva Cidade

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Governo de São Paulo publica edital de obras do trecho Sumaré - Santa Bárbara do Corredor Noroeste

Com a Licença Ambiental Prévia emitida pela Cetesb nesta sexta-feira (16/08), a EMTU/SP, empresa do Governo do Estado de São Paulo, publicou sábado (17/08), no Diário Oficial do Estado, o edital de obras do trecho Sumaré – Sta. Barbara D’Oeste do Corredor Metropolitano Noroeste.

A sessão pública para abertura de propostas das empresas interessadas está marcada para 20 de setembro e o início de obras está previsto para outubro. O trecho tem previsão de conclusão em setembro de 2014.

A EMTU/SP protocolou o Plano de Prospecção Arqueológica no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e desenvolverá, ainda em agosto, o Plano Básico Ambiental, passos do processo de licenciamento ambiental que permitirão a emissão da Licença de Instalação do empreendimento.


O trecho prevê a execução das seguintes obras: Terminal Americana; Terminal Santa Barbara; Reforma Terminal de Nova Odessa; Estação de Transferência São Paulo - Santa Bárbara D´Oeste; Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos – Santa Bárbara D´Oeste; Estação de Transferência Amizade - Divisa Americana/Santa Bárbara D´Oeste; Estação de Transferência Nova Odessa; Complexo Viário Jean Nicolini, em Nova Odessa; transposição do Ribeirão dos Toledos - Santa D´Oeste; Transposição do Córrego Mollon - Santa Bárbara D´Oeste.

O Corredor Noroeste faz parte de um total de 158km previstos no plano de expansão do transporte metropolitano no Estado, dos quais 60km estarão prontos ate dezembro de 2014. O plano também prevê corredores com o sistema  BRT (Bus Rapid Transit) nas regiões metropolitanas, onde os sistemas intermunicipais são gerenciados pela EMTU/SP. Alguns corredores já estão em obras ou em processo de contratação. Faz parte da relação o Corredor Guarulhos – São Paulo, com 3,5km em operação entre os Terminais Taboão e Cecap, e já em obras em seu segundo trecho (Cecap-Vila Galvão). Na Baixada Santista, as obras do 1º trecho do VLT (Barreiros, em São Vicente, até Av. Conselheiro Nébias, em Santos) foram iniciadas em maio.

Licenciamento ambiental
A legislação de licenciamento ambiental no Brasil prevê três etapas:
• Licença Prévia (LP) - deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento e o detalhamento dos projetos, não autorizando o início das obras.
• Licença Instalação (LI) - Aprova os projetos e programas ambientais previstos, autorizando o início da obra. É concedida depois de atendidas as exigências da Licença Prévia.
• Licença de Operação (LO) - Autoriza o início do funcionamento do empreendimento e é concedida depois de atendidas as exigências da Licença de Instalação.

Informações: EMTU SP
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Na Grande Recife, Cartão VEM Livre Acesso vai substituir carteira de gratuidade nos ônibus

O Grande Recife Consórcio de Transporte iniciou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma ação que beneficiará cerca de 93 mil pessoas que possuem direito a gratuidade. A partir desta quarta-feira (21/08), os usuários da Carteira de Livre Acesso deverão trocar o documento pelo Vem Livre Acesso. A medida do Consórcio, realizada em conjunto com a Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), foi adotada como forma de moralizar o uso do documento. 

Para a troca do documento é necessário que o beneficiário faça o agendamento através do site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h. No momento da troca é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF e a Carteira de Livre Acesso. Caso o deficiente tenha perdido a Carteira de Livre Acesso é necessário que ele retire a segunda via, para só então fazer a troca. 


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Para o presidente do Consórcio, Nelson Menezes, com essa ação a fiscalização será mais rigorosa. “Vamos acabar com as fraudes verificadas nesse sistema, pois será usado o VEM que não é falsificável. Além disso, vamos saber quantas pessoas de fato usam a gratuidade por deficiência”, explicou. 

Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. 

Embarque – No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca. 

Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento. 

Informações: GRCT
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Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina ganha ciclovia

Os motoristas que trafegam pela  avenida Marechal Castelo  reclamam que a pintura da  ciclovia que beneficiará os ciclistas está deixando o trânsito no local lento. "Pela manhã estava quase congestionado. Além disso, tenho dúvidas sobre como vai ficar a questão do estacionamento. Por essa região, principalmente para quem trabalha próximo à Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, não há vagas suficientes para estacionar. Um espaço para os ciclistas é importante para evitar acidentes, mas é preciso pensar como melhorar  também  para os ou-tros veículos", reclama Carmem Lustosa, motorista.

Sobre o espaço que existe entre a Ponte Juscelino Ku-bitschek e a Assembleia Le-gislativa, onde aparamente havia interrupção da pintura da ciclovia, com espaço para estacionamento, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - Strans - informou que o espaço será pintado em breve. Segundo informações da Strans, a faixa será contínua e terá cerca de 2,5 km de cumprimento e será proibir estacionar em cima da ciclovia.
O projeto da ciclovia foi pensado para proporcionar uma maior mobilidade urbana, bem como facilitar a prática do ciclismo esportivo. A obra integra várias ações traçadas pelo projeto "Operações Ciclovias Parque do Poti", elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento - Semplan - e executado pela Strans. Estas operações têm a meta de implantar ciclovias integradas no circuito entorno do rio Poti, que abrange avenidas como a Raul Lopes e as pontes da Primavera e Wall Ferraz.  Além da ciclovia da avenida Marechal Castelo Branco, foi pintada  uma faixa exclusiva para ciclistas e pedestres na avenida Raul Lopes, zona Leste da cidade, e a Prefeitura mandou recuperar algumas ciclovias já existentes.

Em agosto, dentro da programação do aniversário da cidade, a Prefeitura de Teresina vai entregar à população um circuito de ciclovias de 15 quilômetros para incentivar a prática do ciclismo na capital.

O circuito de ciclovias envolverá as avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes.  Teresina já possui cerca de 62 Km de ciclovias espalhadas em várias regiões da cidade que incentivam os esportes.

Fonte: Jornal de Luzilandia
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