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Governo e Prefeitura do Rio pedem ao governo federal R$ 4,3 bilhões para obras de mobilidade urbana

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O governo do Rio de Janeiro pleiteia R$ 4,3 bilhões do governo federal para investimentos em obra de mobilidade urbana, informou hoje (8) a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Segundo a ministra, caso a quantia seja aceita, o montante será acrescido à carteira de R$ 18,6 bilhões do estado, dos quais 67% já estão aplicados em obras.

“As propostas feitas pela prefeitura e pelo governo do Rio de Janeiro estão em sintonia com a orientação da presidenta [Dilma Rousseff] de melhoria do transporte público de massa”, disse Miriam, depois de receber o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

Segundo Cabral, os R$ 2 bilhões de recursos solicitados pelo estado serão destinados à construção da Linha 3 por monotrilho, que ligará os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Com isso, a capacidade do transporte público aumentará para 300 mil por dia. “Hoje, menos de 25% da população do Rio andam em transporte de alta capacidade. Com as obras em andamento no setor e, se forem concretizadas essas para as quais pedimos recursos, chegaremos na região metropolitana a mais de 70% da população transportada.”


Sérgio Cabral disse que o governo do estado “não tem mais capacidade para custear essa obra, porque toda a carteira de investimentos já está comprometida”. A outra parte dos recursos pedidos ao governo federal, R$ 2,3 bilhões, a prefeitura pretende destinar à segunda fase do BRT Transbrasil, que ligará as zonas oeste e norte e o centro do Rio.

No fim da tarde, a ministra do Planejamento e o ministro de Cidades, Aguinaldo Ribeiro, vão se reunir com o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto. Antes de Cabral e Paes, foram recebidos o governador de São Paulo, Gerado Alckmin, e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, que pleitearam R$ 17,3 bilhões do governo federal.

Até quarta-feira (10), governadores e prefeitos de oito estados e oito capitais se reunirão com os ministros do Planejamento e das Cidades. Também vão participam da primeira etapa de reuniões os governadores de Minas Gerais, Pernambuco, do Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul e os prefeitos das capitais destes estados.

Edição: Nádia Franco
Informações: Agência Brasil
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Cidade de Dourados terá transporte coletivo urbano de qualidade em 2014

Prefeitura de Dourados está trabalhando para que a cidade tenha transporte coletivo urbano de qualidade em 2014, com veículos novos e com ar condicionado, pontos com abrigo para os passageiros, itinerários mais frequentes e pontuais, tudo isso com tarifa justa para todos que andam de ônibus. Atualmente a passagem custa R$ 2,50, valor congelado desde 2011. A empresa que explora o serviço chegou a pedir aumento em fevereiro deste ano, mas o prefeito Murilo disse não.

“Queremos transporte público ‘padrão Fifa’ em Dourados, com qualidade e segurança, cobrando uma tarifa justa e dentro da realidade dos trabalhadores e demais usuários do sistema. Para isso estamos ouvindo a sociedade, contratamos uma empresa especializada em transporte público para ajudar a elaborar esse novo modelo, fizemos duas audiências públicas, uma pesquisa com os passageiros e abrimos espaço para que os universitários participem dessas discussões”, afirmou Murilo.


De acordo com o prefeito, as reivindicações feitas pelos universitários, como redução da tarifa, passe-livre para estudantes e municipalização do transporte público, são demandas nacionais que estão em discussão em praticamente todas as cidades brasileiras. “A presidente Dilma já chamou para o governo federal essas discussões porque são assuntos que precisam da participação de todas as esferas do poder público”, disse o prefeito.

Murilo disse que também é a favor da redução da tarifa e da volta do passe-livre em Dourados, mas é preciso planejar a implantação desses benefícios e principalmente programar de onde sairão os recursos para bancar os custos. “Também defendo o passe-livre, também quero uma tarifa mais barata. Mas antes precisamos decidir qual modelo de transporte coletivo é o mais ideal para a realidade atual e aí sim fazer a concorrência pública e falar para a empresa vencedora: ‘é esse modelo de transporte público que nós queremos’”.

O prefeito concorda com as críticas ao atual sistema e aos ônibus utilizados no transporte público, mas afirma que a solução só virá com uma nova concorrência. “Vamos definir esse novo modelo e fazer uma nova concorrência porque a atual concessão vem sendo renovada há 15 anos. Entretanto, não podemos fazer essas mudanças de um dia para o outro, por isso estamos preparando tudo para implantar o novo transporte público de Dourados em 2014”, disse Murilo.

A prefeitura também prepara investimentos de R$ 52 milhões já garantidos no Ministério das Cidades para mobilidade urbana, incluindo melhorias nas linhas e estruturação de pelo menos 800 paradas de ônibus. “Isso não é promessa, é compromisso que já estamos executando e vamos licitar as obras ainda neste ano”, afirmou o prefeito.

Vereadores

O vereador Sérgio Nogueira avalia que o estudo desenvolvido pela prefeitura mostra o retrado real da situação do transporte público e o que é necessário para seja adequado à nova realidade da cidade. Os dados apresentados pelo estudo servirão como base para as exigências a serem propostas dentro da licitação que será feita nos próximos meses para resolver definitivamente a questão do transporte coletivo em Dourados.

Para o vereador Madson Valente, o prefeito Murilo acertou ao contratar estudos sobre o transporte coletivo. Segundo ele, a proposta representa um modelo futurista, que vai colocar a cidade em um padrão moderno. “É a visão de planejamento que o prefeito tem. Esse modelo apresentado pela prefeitura foi muito bem pensado. Vejo que isso é investir no futuro”.

Outro vereador a comentar o modelo em discussão, o Pastor Cirilo, afirma que o sistema vai permitir serviço de qualidade. “Não está sendo colocado ‘goela abaixo’ como estamos acostumados a ver na política. O prefeito levantou o problema, sugeriu soluções e colocou o projeto em discussão. Foi feito de maneira inteligente, bem pensado e isso pode dar a Dourados a condição de cidade do interior do Brasil com o melhor sistema de transporte coletivo”, afirmou.

Informações: O Progresso
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Governo do Ceará apresenta projetos de mobilidade urbana no valor de R$ 1,8 bilhão

Três projetos de mobilidade urbana para o Ceará - pertencentes ao Pacto Nacional da Mobilidade Urbana anunciado pela presidente Dilma Rousseff durante audiência com governadores e prefeitos de capitais - serão apresentados nesta terça-feira, 9, para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, às 11h30min, em Brasília.

Além do governador Cid Gomes (PSB), participarão da apresentação secretários de Estado, técnicos e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB). Os três projetos somam R$ 1,8 bilhão e incluem a duplicação da Linha Oeste – que liga o Centro de Fortaleza a Caucaia -, a ampliação dessa Linha até o Porto do Pecém (mais 54 km de extensão) e a eletrificação da Linha Oeste.

Segundo informações do Governo estadual, a previsão inicial era que os projetos fossem apresentados na próxima semana. Entretanto, a própria ministra Miriam Belchior soliciou ao governador Cid Gomes que as ações fossem apresentadas nesta terça-feira, 9.

Redação O POVO Online 

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São Paulo ganhou 1,5 milhão de carros em uma década

domingo, 7 de julho de 2013

Em dez anos, o número de carros em São Paulo aumentou quase 1,5 milhão. Passou de 3,4 milhões em abril de 2004 a 4,9 milhões em abril último --um salto de 43%.

Isso ocorreu por causa da elevação da renda e da redução de impostos sobre os carros populares desde 2009.

O aumento do congestionamento tem um custo astronômico, segundo estimativa do engenheiro Eduardo Vasconcellos: consome R$ 8 bilhões por ano, quando se contam os gastos de combustível, depreciação da frota e perda de produtividade das pessoas paradas no trânsito.


A maior perda, diz ele, que é assessor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), é dos usuários de ônibus, que passam mais tempo no congestionamento.

O aumento do trânsito também tem impacto nas finanças públicas. Um projeto de corredores da Prefeitura de São Paulo para dobrar a velocidade dos ônibus em horários de pico, hoje de 12 km por hora, está orçado em R$ 8 bilhões, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes.

Como a prefeitura não tem recursos, Fernando Haddad (PT) vai a Brasília tentar obter o dinheiro para cumprir a promessa de campanha.

"Baratear o transporte privado aumenta o custo do público a médio prazo", diz o engenheiro Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas). "Menos pessoas usando ônibus significa um custo maior por passageiro".

A Associação Nacional de Transportes Públicos estima que o trânsito onera em 25% o preço da passagem de ônibus.

O congestionamento maior eleva o preço porque os ônibus gastam mais diesel e mais tempo num trajeto.

Como a passagem em São Paulo custa R$ 3, pelo menos R$ 0,75 são decorrentes de congestionamentos.

O aumento do trânsito obriga as empresas a colocar mais ônibus na mesma linha --isso chama-se perda de produtividade em economês. Há 18 anos um ônibus fazia oito viagens por dia. Hoje, faz cinco.

SUBSÍDIOS

Vasconcellos comparou as desonerações que o governo dá a carros, táxis e motos e aos ônibus (não paga IPI e desde o começo do ano, não recolhe PIS e Cofins).

O resultado é que o transporte individual recebe isenções e subsídios de R$ 16 bilhões ao ano, enquanto os ônibus recebem R$ 2 bilhões.

A proporção das desonerações de carro e ônibus é de oito para um. Enquanto o ônibus ganha R$ 1 de incentivo, o carro, a moto e o táxi têm isenções de R$ 8.

Informações: Folha SP

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No DF, Governo investe R$ 5 milhões para construir 38 quilômetros de ciclovias

O GDF (Governo do Distrito Federal) irá construir, até o final deste ano, 38 quilômetros de ciclovias para atender aos moradores de 13 quadras do Park Way, região administrativa do DF. Os gastos somam R$ 5 milhões.     

De acordo com o administrador da cidade, José Benevenuto Estrela, cidades como Copenhague, na Dinamarca, Bogotá, na Colômbia, e Amsterdam, na Holanda, colecionam importantes avanços com a priorização de ciclovias, ao invés de veículos.     

— O objetivo da construção das pistas exclusivas para bicicletas é deixar o DF "mais humano", ou seja, com a convivência harmônica entre carros e ciclistas.    

Outro ponto positivo das obras, segundo Benevenuto, é a redução da poluição e os ganhos para o meio ambiente.    

Segundo a moradora da quadra 23 do Park Way, Juliana Albuquerque, a chegada das ciclovias é bem-vinda.     

— Com a ciclovia, vou deixar meu carro em casa e realizar com mais frequência as minhas atividades físicas.     

As obras estão previstas no Caderno das Cidades, da Casa Civil do DF, que reúne outros projetos e ações que o GDF planeja realizar nas demais regiões administrativas.  

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Em Fortaleza, 19 linhas de ônibus têm sentido alterado com obras na Washington Soares

Os usuários do transporte coletivo que trafegam pela avenida Washington Soares, em Fortaleza, serão afetados com as mudanças causadas pelas obras de alargamento da via e construção de dois túneis, iniciadas neste sábado, 6, pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER). A interdição na Washington Soares, no sentido leste-oeste, entre as avenidas Cel. Miguel Dias e Sebastião de Abreu, afeta 19 linhas de ônibus, que seguirão os mesmos desvios dos demais veículos. Assim, motoristas que estiverem no sentido CE-040-avenida Engenheiro Santana Júnior terão que seguir no contra fluxo e continuar normalmente no sentido sertão-praia.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informou que 12 agentes de trânsito vão monitorar o trecho diariamente, orientando os motoristas e controlando o tráfego nas rotas que serão utilizadas como desvios.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), usuários das linhas atingidas estão sendo informados por meio de cartazes no interior dos coletivos e de colaboradores nos pontos de paradas, que também terão de ser alterados por conta dos desvios.

Confira abaixo as linhas alteradas e seus novos itinerários:
019 – Messejana/Papicu/Manibura
021 – Luciano Cavalcante/Papicu
023 – Edson Queiroz/Papicu (Corujão)
035 – Av. Paranjana (Corujão)
041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu
050 – Siqueira/Papicu/W.Soares
052 – Grande Circular 2
053 – Messejana/Papicu/W.Soares
056 – Grande Circular 2 (Corujão)
066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto
068 – Messejana/Papicu/Cambeba
074 – Antônio Bezerra/Unifor
075 – Campus do Pici/Unifor
093 – Expresso/Messejana/Papicu
705 – Canindezinho/Iguatemi
755 – Cj. Alvorada/North Shopping
806 – Edson Queiroz/Papicu
816 – Edson Queiroz/Centro
820 – Papicu/Cj. Alvorada

Confira os percursos alternativos devido bloqueio da pista norte da avenida Washington Soares:

Opção 1 - Av. Rogaciano Leite (sentido sertão/praia): direita na Av. Atilano de Moura, esquerda na Av. Miguel Dias e esquerda novamente para retornar à Av. Washington Soares.

Opção 2 - Av. Washington Soares (sentido praia/sertão): direita na Av. Miguel Dias, esquerda na Des. Manoel de Sales Andrade e direita novamente para retornar à Av. Washington Soares.

Opção 3 - Av. Washington Soares (sentido sertão/praia): não será necessário realizar desvio, apenas trafegar pelo contrafluxo pela própria avenida.

Opção 4 - Av. Sebastião de Abreu (sentido praia/sertão): Av. Washington Soares direto, direita na R. Firmino Rocha Aguiar, direita na Av. Miguel Dias para retornar à Av. Washington Soares.

Veja o mapa de desvio de tráfego aqui.

Veja o mapa com os desvios do transporte coletivo aqui.

OBRAS
Segundo o DER, atualmente as obras encontram-se 70% concluída e tem previsão de entrega em agosto de 2013. O investimento é de R$ 30 milhões, sendo R$ 25 milhões do tesouro estadual e R$ 5 milhões recurso privado.

Redação O POVO Online
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