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Governo Federal quer assinar contrato do trem-bala até fevereiro de 2014

terça-feira, 11 de junho de 2013

O governo não alterou o cronograma de concessão do trem de alta velocidade, previsto para ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. De acordo com o sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), divulgado nesta segunda-feira, o prazo de entrega de propostas permanece em 13 de agosto, com a realização do leilão em 19 de setembro.

A previsão do governo é de que a concessionária esteja devidamente contratada até 27 de fevereiro de 2014. O trem-bala, com seus 511 km de trilhos, já teve seu leilão adiado em três ocasiões. O governo estima que o projeto tem custo de R$ 33,2 bilhões, mas o mercado calcula que o preço chega aos R$ 50 bilhões.

Nas últimas semanas, empresários e governantes de diversos países tiveram contato com o governo, na expectativa de compreender o modelo de negócios proposto pelo governo. Espanha, França e Japão estão entre os principais interessados.

Neste ano, o governo vai contratar o consórcio que fornecerá a tecnologia do trem, além da montagem da superestrutura, operação e manutenção do sistema. Para o ano que vem, está prevista a contratação da infraestrutura do projeto, com a concessão do direito de exploração comercial das estações.

Informações: Em Tempo Real

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Anunciado novo visual na nova frota de ônibus do Distrito Federal

Os novos ônibus que começam a circular no Distrito Federal a partir do dia 1º de julho serão de cor clara, com detalhes em marrom, laranja, vermelho, amarelo ou azul. Cada cor corresponde a bacia selecionada para fazer a exploração da linha. A nova identidade visual dos veículos foi divulgada na edição do Diário Oficial do DF desta segunda-feira (10).

Segundo o governo, os primeiros 576  veículos fazem parte da bacia 5 e vão atender as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga. Esses novos ônibus terão a cor marron.


De acordo com o GDF, os ônibus articulados que vão fazer o percurso no Expresso DF , ligação entre Santa Maria e Gama ao Plano Piloto, serão os únicos a ter um padrão diferente. Os veículos serão totalmente amarelos.

O GDF concluiu na semana passada o processo de seleção das empresas que irão prestar os serviços básicos de transporte público no Distrito Federal pelos próximos dez anos.  A Viação Piracicabana, de São Paulo, foi a última empresa a assinar o contrato para explorar a  bacia 1 da nova frota de ônibus do DF.

A Secretaria de Transporte calcula que daqui a seis meses todos os novos ônibus do Distrito Federal estejam em circulação. O  processo de renovação de quase 90% da frota de ônibus do DF, lançado em 2 de março de 2012, foi marcado por questionamentos. De acordo com a Secretaria de Transporte, 165 ações administrativas e judiciais tentaram paralisar o processo.

Bacias
A concorrência pelo transporte público do DF foi dividida em cinco bacias. A empresa que vence uma etapa ficou impedida de disputar outro lote. Ao todo, 3 mil novos ônibus estarão nas ruas. A previsão do governo é que 700 veículos entre os 3.900 da frota atual permaneçam em operação.
A Viação Pioneira, que já assinou contrato com o GDF, será responsável pela bacia 2 com 640 ônibus. Esse lote se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.

A Expresso São José foi a vencedora da concorrência para a bacia 5, que atende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, e terá 576 veículos circulando.

A bacia 3, sob responsabilidade do Consórcio HP-ITA, terá uma frota de 483 ônibus e vai atender as regiões do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II
A  Auto Viação Marechal prestará serviços na bacia 4, que contará com 464 veículos que vão atender parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way.

A bacia 1 atende as regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. É a menor bacia, com uma frota de 417 ônibus. A empresa selecionada foi a Viação Piracicabana.

Informações: G1 DF
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Desrespeito a idosos indica despreparo de motoristas em Salvador

Parar distante do ponto ou ignorar o pedido do passageiro, agressões verbais e outras ações desrespeitosas com o passageiro. Reclamações comuns aos usuários de transporte público em Salvador são mais danosas no trato com o público idoso.
Fernando Amorim | Ag. A TARDE
Nos últimos três anos, foram registradas 18.855 queixas na Transalvador. Destas, 8.152 são relativas a maus tratos englobando: atitudes inconvenientes, não esperar o embarque e desembarque, não parar no ponto ou parar distante dele, além de parar e não abrir a porta.
Com base nos dados, o vereador Leandro Guerrilha (PSL) apresentou um projeto de lei que visa a obrigatoriedade anual de cobradores, fiscais e motoristas de ônibus, micro-ônibus e vans serem submetidos a treinamento anual com carga horária mínima de 20 horas/aula.


O aperfeiçoamento é voltado ao tratamento aos idosos, crianças, mulheres gestantes e pessoas com deficiência. "O programa abrange noções de responsabilidade civil e penal, por danos e lesões corporais aos usuários, gestão de crises  decorrentes de tumulto e insatisfação e direção defensiva", explicou o vereador. O documento deve ser colocado em discussão no início do próximo mês.

Dificuldade
"Recebemos esse tipo de reclamação, no entanto, a apuração esbarra na dificuldade de identificar o veículo e o motorista. Nem sempre o idoso tem esses dados", disse o promotor Ulisses Campos,  do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Idosos (Geido), do Ministério Público da Bahia.

Para tentar inibir atitudes desse tipo, o promotor Ulisses Campos está elaborando uma recomendação, que deve ser concluída até o início da segunda quinzena deste mês, determinando providências e exigindo imagens do interior do coletivo a partir das informações sobre o fato.
"Quando saio com minhas netas peço para elas pedirem a parada. Sozinha, conto com a sorte. Às vezes não respondem, mas continuo  cumprimentando, agradecendo e desejando que Deus acompanhe", disse Maria Bernadete dos Santos, 78 anos.

Apesar de não contabilizar violações específicas em coletivos, a Delegacia do Idoso, localizada nos Barris, recebe e apura queixas relativas ao assunto. "Não há legislação específica. Esse tipo de desrespeito está incluso no Artigo 3º, que fala sobre a responsabilidade social com relação ao idoso", explicou a delegada plantonista da unidade policial Izabel Garrido.

"Vários chamam a gente de 'atrasa lado' e '0800'. Não tem respeito.  Em março, peguei o Base Naval/Lapa, dei boa tarde e o motorista não respondeu. Um tempo depois, ele ficou falando que eu não cumprimentei, comentou com outros passageiros e, quando reclamei, ele disse que era para sentar no colo dele", contou o pescador Raimundo Nonato dos Santos, 67 anos.
Já a aposentada Noêmia Teixeira dos Santos, 73 anos, caiu ao tentar entrar em um coletivo da empresa Central, pois o motorista acelerou o veículo antes dela conseguir subir o primeiro degrau.

Aperfeiçoamento frequente é a solução mais eficaz para o coordenador da Casa do Aposentado (Asaprev-BA) e vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marcos Barroso.
"Pelo menos cinco pessoas relatam problemas em coletivos por dia aqui. O ideal seria um curso a cada seis meses para garantir a segurança dos passageiros".

Em Salvador, a população com 60 anos ou mais chega a 247.989, do total de 2.675.656 habitantes, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
O diretor do Setps, Jorge Castro, diz que os rodoviários já são qualificados. "O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já determina esse tipo de qualificação e toda vez que se renova a habilitação, esse tipo de curso é obrigatório. Em 2011, todos os rodoviários passaram por 50 horas de aulas que incluia práticas de relacionamento".
Apesar de alegar não ter registro da quantidade de queixas apuradas e punições sofridas pelos rodoviários que desrespeitam usuários, o diretor do Setps afirma que a quantidade não é grande.

População
O desrespeito com esse público não se restringe aos rodoviários. Os assentos preferenciais quase sempre são ocupados por passageiros que não atendem aos requisitos de prioridade.
"Eles fingem dormir, viram o rosto pra janela e quando levantam sob pressão de outras pessoas ainda dizem que não sabem o que a gente vai fazer na rua", disse Edberto Cardoso de Jesus, 64 anos.

Informações: A Tarde
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Trem-bala em testes no Japão poderá correr até 500 quilômetros por hora

Um novo trem-bala capaz de atingir até 500 quilômetros por hora entrou em testes no Japão. Quando entrar em operação, em 2027, ele deverá fazer o trajeto entre Tóquio e Nagoya, que atualmente é de 1h30, em apenas 40 minutos.

O trem utiliza a técnica de levitação magnética e atingiu a velocidade de 311 quilômetros por hora nos primeiros testes. O sistema tem ímãs que fazem o trem flutuar acima da pista, eliminando totalmente o atrito.

Além de mais rápido, o trem também é mais silencioso e confortável. Os trens são fabricados pela Central Japan Railway Co (JR Tokai).

Os testes oficiais começam em setembro. Os trens são os mais aerodinâmicos e os mais rápidos já fabricados. O Japão fez o primeiro trem-bala em 1964 e ocupa hoje a liderança mundial nessa tecnologia.

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Grande Florianópolis enfrenta 2º dia de greve de ônibus

No segundo dia de greve no transporte coletivo da Grande Florianópolis, os ônibus novamente não saíram das garagens na manhã desta terça-feira (11). Em reunião na noite de segunda (10), o sindicato dos trabalhadores decidiu não cumprir a frota mínima de 100% em horários de pico e 50% nos demais estabelecida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC).

Os participantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Floriantópolis (Sintraturb) votaram no final da noite de domingo (9) pela greve. Na segunda (10), os ônibus não saíram das garagens.


Nesta terça, a Secretaria Municipal de Transportes de Florianópolis vai disponibilizar novamente um transporte alternativo através de vans que saem do Centro em direção aos bairros. Sobre o preço das passagens para esses veículos, que custam entre R$ 5 e R$ 7, o secretário Valmir Piacentini afirmou, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, que "não dá para comparar a capacidade um ônibus e de uma van. Há um custo para ser dividido por menos pessoas do que no ônibus". Ele também disse que a posição do executivo da capital é "determinar ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Florianópolis (Setuf) que coloquem os ônibus nas ruas".
A Justiça convocou uma rodada de negociações com todos os envolvidos para as 14h desta terça (11).

Sem acordo
O secretário de comunicação do Sintraturb, Dionísio Linder, disse que os grevistas só cumprirão a decisão com a catraca livre. Já o presidente do Setuf, Waldir Gomes da Silva, afirmou que fez a chamada dos empregados e disponibilizou a frota, mas aqueles que queriam trabalhar foram impedidos por colegas. A proposta de 'catraca livre' feita pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Florianópolis na tarde desta segunda-feira (10) foi considerada uma "palhaçada" pelo secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da prefeitura, Valmir Piacentini, que defendeu a manutenção de frota mínima determinada pela Justiça.

Trânsito
Às 7h da manhã desta terça (11), o trânsito já começava a ficar complicado na capital. A situação já era de congestionamento na Via Expressa em direção à Ilha, até a Ponte Pedro Ivo Campos. O fluxo também já começava a ficar lento nas saídas do Continente, em Coqueiros e no Estreito, também indo para a Ilha. Havia lentidão também na Avenida Beira-Mar Norte.
O trânsito fluía bem na Avenida Gustavo Richard e na SC-401, no Norte da Ilha. É preciso lembrar, porém, que a partir das 9h o fluxo deve ficar em meia pista no quilômetro 19 devido às obras que estão sendo realizadas na chamada "curva da morte".

Transporte alternativo
A Prefeitura elaborou um plano de ação para o transporte dos usuários. Serão cerca de 200 vans e micro-ônibus do serviço de turismo e escolar, distribuídos em cinco pontos da cidade, todas com saída do centro em direção aos bairros. Para levar os passageiros às regiões da capital, entre às 6h e 23h, a condução terá dois valores: R$ 5 e R$ 7.

Os veículos que vão para o Continente saem da frente do Terminal Rodoviário Rita Maria, com o custo de R$ 5. Já os que têm destino ao Centro-Leste, partem da parada de ônibus localizada embaixo da passarela da Avenida Paulo Fontes. Será cobrado R$ 5 de quem desembarcar até o ponto do Morro da Lagoa e R$ 7 para quem descer nas paradas posteriores. As pessoas que vão ao Norte da Ilha devem embarcar em frente ao camelódromo do Terminal de Integração do Centro. O camelô defronte ao Terminal Cidade de Florianópolis será o ponto do moradores do Sul. Ambas as viagens terão o custo de R$ 7.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os veículos cadastrados na Prefeitura tem número de registro colado na traseira. Além disso, está sendo fixado no para-brisa dos veículos um papel com a bandeira da cidade durante o período em que as vans e micro-ônibus estiverem operando.

Informações: G1 SC
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Prefeitura de Curitiba abre licitação para obras na Avenida das Torres e na Marechal Floriano

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (5) dois editais de licitação para a execução de obras em projetos financiados pelo PAC da Copa (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal). O primeiro edital contempla quatro trechos de pavimentação da Avenida das Torres, o corredor Rodoferroviária/Aeroporto. O segundo seleciona empresas para a execução de alargamento de viaduto da Avenida Marechal Floriano.

Os editais fazem parte do esforço da Prefeitura para acelerar as obras de mobilidade previstas para a Copa do Mundo de 2014. "Encontramos várias obras atrasadas e assumimos com o governo federal o compromisso de acelerar e concluir no prazo as obras do PAC da Copa", disse o prefeito Gustavo Fruet.


Na Avenida das Torres serão executados quatro trechos de pavimentação, entre a Vila Torres e a divisa com São José dos Pinhais. Estão previstos, entre outros, serviços de drenagem, calçamento e instalação de fibras óticas. Essas obras complementam as já em andamento - o viaduto Estaiado e a trincheira Guabirotuba - e fazem parte da revitalização da avenida que dá acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

No corredor da Avenida Marechal Floriano será feito o alargamento do viaduto sobre a linha férrea, após o terminal do Boqueirão, com a duplicação das pistas. O objetivo é melhorar o tráfego da rua, tornando-a uma alternativa de ligação com São José dos Pinhais e acesso ao aeroporto.

Um primeiro trecho de obras já está sendo executado na Marechal Floriano, entre os terminais do Carmo e do Boqueirão, com reformas do asfalto, calçadas e  iluminação.

O diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Mario Padovani, disse que as obras trarão grande ganho em termos de mobilidade. "Dependendo de onde a pessoa estiver em Curitiba, ela poderá também utilizar a Marechal Floriano para ter acesso ao aeroporto, não precisado passar pela Avenida das Torres. A obra dará maior fluidez ao trânsito, principalmente no viaduto, que vai ser alargado e terá duas faixas em cada sentido", afirmou.

A entrega das propostas para as obras previstas nos editais deve ser feita, de forma presencial, no dia 27 de junho, nos seguintes horários: às 9h30 para o edital da Avenida das Torres e às 14h30 para o da Marechal Floriano. As propostas devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Obras Públicas, na Rua Emílio de Menezes, 450.

Informações: URBs
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