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Belo Horizonte terá mais 114 km de ciclovias

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tão logo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) terminar recapeamento do asfalto, a BHTrans começará a construir mais ciclovias. A capital tem 114 quilômetros de projetos executivos já elaborados. A Avenida Olegário Maciel, na Regional Centro-Sul, receberá uma ciclovia, com tachões na pista para separar a área exclusiva. Na Avenida Otacílio Negrão de Lima foi feito recapeamento para completar a ciclovia da orla da Pampulha. Até julho, serão instalados mais 7,5 quilômetros, mas os projetos em outras avenidas da região – como na Atlântica, Tancredo Neves e Heráclito Mourão – estão parados.

Orçada em R$ 1,2 milhão, a obra no entorno da lagoa começou na quarta-feira. Segundo o supervisor do projeto Pedala BH, Mauro Luís Cardoso, esse trecho não pôde ser feito no mesmo nível que a calçada, como os 11,5 quilômetros já existentes, e uma parte da pista será separada aos ciclistas, a exemplo da Rua Professor Moraes. A pista de rolamento da Otacílio Negrão de Lima ficará com duas faixas para veículos, com 3,3 metros cada, e a ciclovia terá pista de 2,5 metros.
“A ciclovia bidirecional será feita de forma segregada na via. Mas a pavimentação ali estava muito deteriorada e por isso tivemos de esperar o recapeamento asfáltico para fazer um serviço de qualidade, ou correríamos risco de perder recursos”, explicou Mauro Luís, lembrando que o novo trecho ganhará sinalização vertical e horizontal, além de pintura.
Já na Avenida Fleming, entre a Otacílio Negrão de Lima e a Rua Sena Madureira, o trecho de pouco mais de um quilômetro, orçado R$ 150 mil, foi concluído. A ciclovia vai ligar o Bairro Ouro Preto e adjacências até o entorno do principal cartão0postal de BH, mais precisamente perto da Igreja de São Francisco de Assis. Segundo o supervisor do Pedala BH, foi preciso conciliar parte da ciclovia no asfalto e parte no canteiro central, que foi alargado para facilitar o acesso de pedestres também. 

Para a Olegário Maciel, o projeto será semelhante ao da João Pinheiro, junto ao canteiro central, com a pista separada por tachões. A diferença será a cor. A ciclofaixa não será pintada de verde, para economizar. Mauro Luís informou que o asfalto será mantido e a cor vermelha ficará somente nas interseções, indicando ponto de alerta para ciclistas e motoristas. “É um exemplo de que aproveitamos o recapeamento para avaliar nossos projetos. Nem havia nada previsto para a João Pinheiro, mas o asfalto novo favoreceu. Temos 114 quilômetros de projetos executivos elaborados. Quando a Sudecap finalizar o recapeamento, vamos ver o que dá para antecipar”, disse o supervisor. 

Barbacena

Ainda em 2013, há previsão de se instalar uma faixa para ciclistas na Avenida Barbacena, aproveitando a execução da obra na Olegário Maciel. Com isso, a rota estará ligada ao Bulevar Arrudas. Nas avenidas Santos Dumont e Paraná, no Centro, os projetos dos corredores de ônibus do BRT (da sigla em inglês para Bus Rapid Transit) já contam com ciclovias. No primeiro caso, segundo a BHTrans, o espaço já foi separado e estará posicionado nas calçadas laterais. 

A Sudecap está refazendo o asfalto em alguns corredores viários da cidade, mas não informou as áreas contempladas. O recapeamento começou uma semana depois que o Estado de Minas publicou os gastos do município com as operações de tapa-buracos. No ano passado, as nove regionais gastaram R$ 17.980.873,79 para fechar 247.716 buracos. 

À época, especialistas ouvidos pela reportagem disseram que o trabalho era malfeito e que não resolvia. Assim, durante a madrugada, as primeiras vias que estão ganhando asfalto novo são as avenidas Nossa Senhora do Carmo, do Contorno e Raja Gabaglia. Este ano, a estimativa de gastos é de R$ 55 milhões para cerca de 145 quilômetros de ruas.

Enquanto isso...

…começa obra de integração do BRT

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) autorizou ontem o início das obras do Terminal Metropolitano Morro Alto, em Vespasiano, na Grande BH, que será integrado ao BRT da capital. O custo é de R$ 21,5 milhões e a previsão é que fique pronta no segundo semestre de 2014. O terminal receberá 50 mil passageiros por dia. Ontem, perários das obras do BRT suspenderam a paralisação por melhores condições de trabalho e voltaram ao serviço. Segundo a empresa Constran, eles solicitaram audiência com a gerência da obra para discutir pagamento de hora extra, alimentação melhor e participação nos lucros.

Informações: Estado de Minas
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Ferroviários de Salvador decidiram manter a greve que já dura 6 dias

Sem receber os salários de abril e o Cartão Refeição/Alimentação de maio, os trabalhadores da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) decidiram manter a greve (que já dura 6 dias), em assembleia de avaliação realizada na Estação da Calçada, no final da tarde dessa terça (14/5).

Na ocasião, diversos assuntos foram abordados pela categoria no sentido de mobilizar a população e os governantes, entre eles: atos públicos em pontos estratégicos da cidade.

Mesmo depois da Câmara Municipal de Salvador aprovar, por unanimidade, o projeto de lei da transferência da CTS, o Governo do Estado continua sem se posicionar sobre os pagamentos, fazendo com que dezenas de famílias de ferroviários sigam prejudicadas.

Prejuízo no bolso da população suburbana
Os ferroviários não são as únicas vítimas de toda essa indefinição. Sem poder andar nos trens, parados há 6 dias, cerca de 15 mil suburbanos que utilizam o modal diariamente estão sofrendo no bolso.

A viagem de trem do Subúrbio para a Calçada custa R$ 0,50, quase seis vezes menos do que a do ônibus, R$ 2,80.

Informações: Tribuna da Bahia

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Em Ponta Grossa, Novo preço do ônibus começa a valer só em junho

A redução da passagem do transporte coletivo em Ponta Grossa, de R$ 2,60 para R$ 2,50, somente no cartão eletrônico, começará a valer apenas em junho. A informação é da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda. Segundo o órgão, a regulamentação da lei que determina a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel, um dos principais itens da planilha de custos, deve acontecer em 30 dias. 

Quando anunciou o novo valor, na quinta-feira passada, o prefeito Marcelo Rangel disse que ele começaria a valer domingo, dia 12. De acordo com a assessoria, a regulamentação já estava prevista para acontecer 30 dias após a lei ter sido sancionada, o que aconteceu na última terça-feira.

Enquanto a regulamentação não acontece, a Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte coletivo no município, trabalha na mudança do sistema eletrônico para que ele reconheça o novo valor da passagem. "Acreditamos que após a lei ser regulamentada e a Prefeitura realizar o decreto, o novo valor começará a valer no prazo de 72 horas. Antes, será preciso a realização de alguns testes para que nenhum problema aconteça, como o desconto de um valor errado da tarifa", explica a assessoria de imprensa da VCG.

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Haddad quer unir ciclovias e corredores de ônibus

A principal iniciativa prometida pela gestão Fernando Haddad (PT) para trazer mais segurança a quem tem a bicicleta como principal meio de transporte na cidade de São Paulo está incluída no Plano de Metas do prefeito: construção de 150 quilômetros de ciclovias.

As ciclovias de Haddad surgem no plano do prefeito de fazer 150 quilômetros de corredores de ônibus na cidade. O plano é redesenhar toda a área do entorno desses corredores, incluindo, além de ciclovias totalmente separadas do restante do tráfego (e, portanto, mais seguras), reforma das calçadas e aterramento da fiação aérea.
Ainda não há, no entanto, data exata para que as obras comecem. Nem o financiamento para elas está cravado - o secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, afirma que será possível levantar fundos repassando à iniciativa privada terrenos que serão desapropriados para a construção desses corredores especiais.

Sampa Bike

Outra iniciativa da Prefeitura ligada às bicicletas está mais madura: o aluguel de bicicletas para pagamento com bilhete único. Segundo a Prefeitura, o serviço já está disponível em paradas no Parque Trianon, no Shopping Eldorado e no Shopping Santa Cruz. Usuários cadastrados podem usar o cartão de transporte para retirar as bicicletas.

Atualmente, o empréstimo de bicicletas, em parceria com o Banco Itaú, funciona em cerca de 100 locais. Até 2014, a promessa é que o número de pontos de retirada de bicicleta chegue a 300. Há ainda um programa com outro banco, o Bradesco, mas que, por enquanto, não tem serviço de empréstimo ligado ao bilhete único.

Informações: Agência Estado
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Em Minas, Começam obras para construção do Terminal Rodoviário de Vespasiano

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) iniciaram, nesta segunda-feira, a construção do Terminal Metropolitano Morro Alto, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, serão investidos R$ 21,5 milhões na obra que faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes da Grande BH. A previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2014. Em média, cerca de 50 mil passageiros devem passar pelo local por dia.

As obras dos terminais de Sarzedo e Ibirité, que já estavam previstos no Sistema Metropolitana de Transportes, começaram em março deste ano. Nos três terminais, as intervenções consistem na construção de plataforma de embarque e desembarque, um prédio de apoio com salas para operadores, manutenção, administração, tesouraria, postos médico e policial, bilheteria, sanitários públicos e, ainda, um bicicletário anexo.
Ao todo, serão construídos 10 terminais e três serão reformados. Destes, sete farão a integração com o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.

O terminal de Vilarinho, que será reformado, está com o processo licitatório de obra em andamento e as intervenções deverão ser iniciadas no mês de julho. O terminal São Gabriel, que também será reformado, terá a abertura da licitação da obra no próximo dia 05 de junho. Os avisos de licitação das obras dos outros terminais metropolitanos deverão ser publicados ainda este ano. 

Paralisação do BRT

Nesta segunda-feira, operários que trabalham nas obras do BRT da Avenida Cristiano Machado fizeram uma paralisação e ameaçam entrar em greve protestando por melhores condições de trabalho. Os funcionários se reuniram com representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais (Siticop) no canteiro de obras, perto do Bairro São Gabriel, Região Nordeste da capital, mas o sindicato não divulgou informações sobre o encontro.

Informações: Estado de Minas
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Salvador poderá ter uma nova greve de ônibus

Os rodoviários devem deflagrar greve por tempo indeterminado. Segundo informações do sindicato da categoria, após oito rodadas de negociações os donos de empresas não atenderam as reivindicações da categoria e a diretoria que representa os rodoviários seguem reunidos nesta quarta-feira (15) para definirem os rumos das paralisações.

“Solicitamos 15% de aumento, mas o patronato oferece 3,21%, muito aquém do que merecemos. Estamos tentando exaustivamente não prejudicar a população, não queremos parar, mas infelizmente a possibilidade de greve são eminentes”, informou um representante do sindicato.

Além do aumento de 15%, os rodoviários querem aumento no valor do ticket de R$11 para R$ 15; redução da jornada de trabalho de 7h para 6; plano de saúde gratuito para toda família, e manutenção das conquistas anteriores. Mesmo com o movimento iminente, o sindicato afirma que ainda não existe uma data para o início da greve.

Informações: Bocão News

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