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Número de falhas no metrô de São Paulo mais que dobrou

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O número de falhas no metrô de São Paulo mais do que dobrou em três anos. Dados obtidos pelo Estado, com base na Lei de Acesso à Informação, revelam que em 2010 o sistema registrou 1,51 incidente notável (evento que prejudica o funcionamento da linha) a cada milhão de quilômetros percorridos. Em 2012, a quantidade chegou a 3,31. 

Com 4,14 interferências por milhão de quilômetros percorridos pelos trens, a Linha 3-Vermelha, que liga Itaquera, na zona leste, à Barra Funda, na zona oeste, foi a que teve o maior crescimento de falhas. Há três anos, o índice era de 1,2. Trata-se do ramal mais carregado de todos, com quase 1,2 milhão de pessoas transportadas a cada dia útil.

Na manhã de ontem, quem depende dessa linha teve de ter mais paciência do que o normal, pois um incidente em um equipamento de via na altura da Estação Bresser-Mooca afetou a circulação das composições. Foi a segunda ocorrência no local em menos de uma semana. Na sexta-feira, um problema parecido prejudicou os passageiros em pleno horário de pico da manhã.

A analista de recursos humanos Tathiane de Paula, de 30 anos, foi uma das prejudicadas naquele dia. Segundo ela, as informações dadas pelos funcionários quando há problemas são imprecisas. "Eu queria algo mais objetivo por parte do Metrô."

Também usuária do ramal, a auxiliar financeira Camila Gonçalves, de 25 anos, demorou quase 30 minutos só para conseguir passar as catracas na Estação Tatuapé e embarcar em um trem superlotado. Isso porque as composições circulavam com a velocidade reduzida. "As falhas estão cada vez mais comuns."

Demanda. O presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino de Melo Prazeres Júnior, afirma que o sentimento de parte dos funcionários do Metrô é de que os transtornos estão mais comuns. "O sufoco está aumentando. E por quê? Pela quantidade crescente de passageiros, o que acarreta o desgaste dos materiais e amplia os riscos de incidentes notáveis."

Entre 2011 e 2012, a demanda total nas quatro linhas administradas pelo Metrô cresceu 1%, atingindo 1,098 bilhão de passageiros transportados na rede.

Além da Linha 3-Vermelha, a 1-Azul registrou aumento considerável do número de falhas: foram 3,18 incidentes notáveis por milhão de quilômetros percorridos em 2012, ante 1,53 dois anos antes. Por sua vez, a Linha 2-Verde passou de 2,30 para 2,76 no ano passado. Esse número, porém, é menor do que o verificado em 2011 naquele ramal: 5,68. A Linha 5-Lilás, a menor, foi a única a ter redução de falhas, caindo de 1,60 para 0,70. A Linha 4-Amarela está fora dos dados computados por ser operada pela concessionária ViaQuatro.

Em nota, o Metrô informou que, para atender à maior demanda, "se estruturou com a compra de novos trens, redução de intervalos e oferta de novas viagens". Fora isso, a empresa só alegou que os Serviços de Informação ao Cidadão, de onde a reportagem obteve os dados, "são transparentes". 

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Quatro dos 15 novos trens do Metrô do Recife já chegaram

Quem precisa usar o Metrô no Recife se depara com superlotação e no caso especial aos usuários da linha sul devido à entrada de dois terminais integrados e com a programação de mais 03 nos próximos meses, em especial ao terminal integrado de Tancredo Neves, na qual será o teste final da Linha Sul devido à alta demanda de usuários a serem integrados.

Quatro dos 15 trens comprados pelo Metrorec, que custaram R$ 200 milhões já chegaram ao Recife e estão na fase testes e a previsão é que todos estejam em solo pernambucano até novembro deste ano. Somando aos 15 novos trens, já estão em operação também os VLT’s, (Veículos Leves sobre Trilhos), que já estão fazendo viagens de segunda a sábado no trecho Cajueiro Seco/Cabo.

Hoje o Metrô do Recife conta com duas linhas (Centro e Sul) onde são transportados cerca de 300 mil usuários todos os dias e com a chegada dos novos trens essa quantidade poderá chegar a meio milhão de usuários.

O metrô hoje é um dos modais mais importantes no sistema integrado de passageiros da Região Metropolitana, para se ter uma ideia, todos os terminais integrados da Região Oeste e Sul da cidade do Recife, bem como os terminais nas cidades de Jaboatão e Camaragibe são integradas ao Metrô, na qual possibilita ao usuário uma melhor locomoção a seu destino.

Com a entrada em operação dos novos trens, espera-se diminuir ainda mais os intervalos das duas linhas, na qual a intenção é diminuir a superlotação, principalmente nos horários de pico, confira abaixo a relação dos intervalos nas linhas Centro e Sul.

Horários do Metrô 
A Linha Centro tem intervalo de 5 mim no horário de pico e 7,5 mim no horário extra pico;
Na linha Sul o intervalo é de 8 min. no horário de pico e 12 min no horário extra pico.
As Linhas Centro e Sul funcionam das 5h às 23h, todos os dias (dias úteis, feriados, sábados e domingos).

A Linha Diesel (Cajueiro Seco / Cabo), na qual agora funciona com  VLT, o intervalo é de 42 min (pico e horário extra pico), das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira e feriados. Aos sábados das 5h às 14h. Domingos não funciona.

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Maceió deve ganhar estação integrada de trem e ônibus

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estuda construir uma estação integrada de trem e ônibus em Maceió. De acordo com o assessor especial de Trânsito do órgão, Roberto Barreiros, a capital alagoana também deve ganhar uma nova avenida, que margeará os trilhos.

Barreiros explica que o projeto prevê um terminal intermodal nas proximidades do Mutange, que servirá para embarque e desembarque de passageiros de ônibus e de trem. Segundo ele, a ideia é construir também um novo viaduto interligando os bairros de Bebedouro e Bom Parto. “Ele vai margear a lagoa e os trilhos”, explica.

Outra medida estudada é a redução ao máximo dos cruzamentos entre ruas e a linha do trem, as chamadas passagens de nível. “Com isso, nós queremos possibilitar que a viagem de trem possa ser mais rápida, além de ajudar a evitar acidentes com outros veículos”, observa.

O assessor da SMTT também ressalta outra modificação dentro deste pacote de mudanças para a capital alagoana. Segundo ele, a Rua José Dionísio Sobrinho, nas proximidades do Shopping Farol e da Avenida Rotary, vai ficar maior, possibilitando uma ligação direta entre as avenidas Fernandes Lima e Major Cícero de Góes Monteiro, que percorre os bairros de Bebedouro e Mutange.

A extensão dessa rua, inclusive, proporcionaria uma ligação quase direta entre os bairros de Barro Duro e Bebedouro ou Mutange, pelo fato de a Rua Muniz Facão, de um lado, e a Avenida Márcio Canuto, do outro, darem acesso, através da Avenida Rotary, à via que vai ser estendida no Pinheiro.

“Todas essas modificações já estão no papel faz um tempo. É um projeto estruturante de médio e longo prazo”, revela Barreiros, ao mencionar que as mudanças devem trazer benefícios para diversos bairros de Maceió.

Informações: http://tnh1.ne10.uol.com.br/


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CET proíbe carros no Largo 13 de Maio em horário de pico

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passou a restringir a circulação de automóveis na área do Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Na região, veículos de passeio já não podem mais rodar nos horários de pico, de segunda a sábado.  Apenas ônibus, táxis e motocicletas são autorizados a trafegar. A medida, de acordo com a CET, visa melhorar o desempenho do transporte coletivo na área.

Segundo a nova regra, de segunda-feira a sábado, das 5h às 10h, a interdição será feita nos trechos da Alameda Santo Amaro (entre a Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho e Largo 13 de Maio), da Rua Paulo Eiró (entre Alameda Santo Amaro e Avenida Padre José Maria), da Avenida Padre José Maria (entre Rua Barão do Rio Branco e Largo 13 de Maio) e da Avenida Adolfo Pinheiro (entre Largo 13 de Maio e Rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez).

No período da tarde, das 16h às 20h, os veículos não poderão circular na Rua
Rua Barão do Rio Branco, entre a Avenida Mário Lopes Leão e Avenida Padre José Maria.

Alternativas
No periodo da manhã, a CET orienta os motoristas provenientes da Rua Barão do Rio Branco e da Avenida Padre José Maria a seguir pela Rua Barão do Rio Branco, virar à esquerda na Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, à direita na Rua Iguatinga, à esquerda na Rua João Alfredo, à esquerda na Rua Borba Gato, à direita na Rua Carlos Gomes, à esquerda na Rua Isabel Schmidt, à direita na Rua São Benedito e à esquerda na Rua Padre José de Anchieta até Avenida Adolfo Pinheiro.

Os veículos provenientes da Alameda Santo Amaro deverão virar à direita na Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, à direita na Rua Iguatinga, à esquerda na Rua João Alfredo, à esquerda na Rua Borba Gato, à direita na Rua Carlos Gomes, à esquerda na Rua Isabel Schmidt, à direita na Rua São Benedito e à esquerda na Rua Padre José de Anchieta até Avenida Adolfo Pinheiro.

Os carros provenientes da Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, sentido bairro, deverão virar à esquerda na Rua Iguatinga, à esquerda na Rua João Alfredo, à esquerda na Rua Borba Gato, à direita na Rua Carlos Gomes, à esquerda na Rua Isabel Schmidt, à direita na Rua São Benedito e à esquerda na Rua Padre José de Anchieta até a Avenida Adolfo Pinheiro.

Já na parte da tarde, os motoristas provenientes da Rua Barão do Rio Branco e da Avenida Mário Lopes Leão deverão seguir pela Avenida Mário Lopes Leão, virar à esquerda na Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito e à esquerda na  Avenida Padre José Maria. Aqueles que utilizam a Rua  Amador Bueno, sentido bairro, deverão seguir até virar à esquerda na Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito e novamente à esquerda na Avenida Padre José Maria.

Para os veículos provenientes da Rua Amador Bueno, sentido centro, a orientação é seguir até virar à esquerda na Rua Paulo Eiró, novamente à esquerda na Avenida Mário Lopes Leão, à esquerda na Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito e à esquerda na  Avenida Padre José Maria.

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Em João Pessoa, Prefeitura garante passe livre para 65 mil alunos da rede municipal

O passe livre no transporte coletivo de João Pessoa será uma realidade para os 65 mil estudantes da rede municipal de ensino a partir do próximo mês, quando a atual gestão completa 100 dias. A promessa foi feita nesta quarta-feira (27) por Zenedy Bezerra, chefe de gabinete do prefeito Luciano Cartaxo. Ele recebeu uma comissão de alunos que após realizarem passeata, protestaram em frente ao Paço Municipal. Cerca de 350 estudantes participaram da mobilização que saiu do bairro de Tambiá e seguiu até o Paço Municipal. 

“Ainda não estamos satisfeitos, porque a meta é estender o benefício para todos os estudantes que residem em João Pessoa, inclusive os que estão matriculados nas redes estadual e federal. A proposta é ampliar a gratuidade na Região Metropolitana. Nossa luta não acaba aqui”, declarou. Ele relatou que essa reivindicação foi feita, mas não houve sinalização de que será atendida. “A justificativa é que o município não pode tirar recursos da Prefeitura para suprir a demanda da rede estadual”, afirmou o diretor da Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas (Apes) Athamir Araújo.

Para a estudante do 1º ano do ensino médio Maria Karollayne Macêdo de Souza, 14, a gratuidade no transporte coletivo para todos os estudantes (não só para os da rede municipal) é importante, porque a maioria dos alunos da rede pública é carente. “Moro no bairro Colinas do Sul e estudo no bairro Costa e Silva. Mesmo pagando meia-passagem, tem um custo para os meus pais. Com o passe livre, poderemos economizar esse dinheiro e investir em outras coisas da casa”, opinou. Lucas Matheus Nascimento, 15, que cursa o 1º ano do ensino médio, concordou com a colega. “O passe livre é um direito dos estudantes”, completou.

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"Temos que fortalecer o transporte público", diz Fernando Haddad

Os prefeitos estão se organizando para buscar no Ministério da Fazenda uma forma de economizar. A comentarista da Globo News Cristiana Lôbo contou que eles não estão pedindo mais dinheiro nesse instante, mas sim buscando a possibilidade de desembolsar menos recursos para fazer mais investimentos em suas capitais. “Há duas semanas houve a reunião dos governadores dos estados com os presidentes da Câmara e do Senado, e eles falaram em um novo indexador da dívida dos estados e do corte de alguns impostos, projetos que o governo não quer que sejam aprovados porque aumentariam o gasto da União e reduziriam a receita”, explicou Lôbo.

Os recursos arrecadados do Cide, o imposto pago sobre a gasolina, foram bastante utilizados pelo governo para baratear o preço do combustível, que é de utilização individual, para carros. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em entrevista para Cristiana Lôbo, explicou que os prefeitos estão pedindo que esse dinheiro seja utilizado para baratear as passagens de ônibus nas capitais. “Nós estamos em uma situação, sobretudo nas regiões metropolitanas, em que temos que fortalecer o transporte público. Ninguém nunca tinha imaginado um subsídio cruzado, o transporte individual financiando o transporte público, e aí surgiu a ideia do Cide  ser usado para baratear a tarifa de ônibus. Com isso, você retiraria carro da rua e fortaleceria o transporte público das cidades”, explicou Haddad.

Informações: Metrô SP
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