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Obras do VLT em Fortaleza avançam em novas frentes de trabalho

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Novas frentes de trabalho foram abertas para as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Fortaleza. No ramal Parangaba-Mucuripe, os trabalhos já alcançaram as proximidades do viaduto da BR-116, no trecho sobre a Avenida Borges de Melo, nas imediações do Conjunto Residencial Maravilha. Nesse ponto, estão sendo erguidos os pilares do elevado por onde o VLT circulará. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenidas Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continua, agora avançando após a Rua Júlio Abreu.

Os trabalhos estão sendo executados inicialmente em áreas onde não são necessárias desapropriações de moradores na faixa de domínio da linha. Também está sendo realizado o trabalho de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do VLT. Estão sendo construídos dois elevados nas avenidas Germano Frank e Aguanambi, passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas em vários locais. Com aproximadamente 21% da obra concluída, o VLT tem prazo para ser entregue à população em dezembro de 2013.

O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O VLT,  que cruzará 22 bairros de Fortaleza e deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas por dia, é uma das obras de mobilidade urbana na capital cearense para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

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Em Brasília, Ônibus executivo ligará Sudoeste à Esplanada dos Ministérios por R$ 5

A partir da próxima segunda-feira (14), uma linha de transporte coletivo executivo fará o trajeto entre o Sudoeste e a Esplanada dos Ministérios com passagem a R$ 5. De acordo com o DFTrans, os veículos da linha 0.165, da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), terão capacidade para 26 passageiros sentados, com poltronas reclináveis de tecido e ar-condicionado.

DFTrans informou que os micro-ônibus sairão a cada 15 minutos do Terminal Rodoviário do Cruzeiro, com passagem pelo Terraço Shopping, Hospital das Forças Armadas e Palácio do Buriti antes de chegar à Esplanada. Quatro veículos operarão no percurso de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h. Segundo a TCB, os ônibus também terão internet wi-fi grátis. O trajeto completo de 23 quilômetros será feito, em média, em uma hora.

De acordo com o DFTrans,  o objetivo da implantação da nova linha é diminuir a quantidade de veículos que circulam na área central de Brasília e incentivar o uso de transporte coletivo.

A Secretaria de Transporte do Distrito Federal reabriu, no último dia 2, o edital para operação das linhas de ônibus coletivos comuns que vão circular em três diferentes áreas do DF, incluindo o Sudoeste. A linha entre o Sudoeste e a Esplanada que começa a circular na segunda não passa por licitação por ser transporte executivo, modalidade com operação exclusiva da TCB, empresa pública.

Segundo o presidente da  TCB, Cralos Alberto Koch, existem planos para o aumento das linhas executivas no DF. “Já operamos a linha executiva do aeroporto, que funciona desde abril e atende cerca de 16 mil passageiros por mês. A linha do Sudoeste é algo novo, com um público diferente, de alto poder aquisitivo. A idéia é estender esse tipo de serviço para outras áreas do Plano Piloto, como as Asas Norte e Sul, além de regiões como Octogonal, Águas Claras e Taguatinga”, afirmou.

Segundo o DFTrans, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), aponta que 54,4% dos moradores do Sudoeste e da Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto.


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SPTrans altera itinerários de linhas na Região de Pinheiros

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que três linhas de ônibus terão seus itinerários alterados a partir do dia 7 de janeiro, devido à interdição da Rua Amaro Cavalheiro, entre as ruas Sumidouro e Pais Leme.

Para mais informações sobre linhas e itinerários ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br

Linhas e itinerários:

117Y/10 COHAB Antartica – Pinheiros
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Costa Carvalho, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Rua Paes Leme, Rua Amaro Cavalheiro, prosseguindo normal.

177Y/10 Metrô Barra Funda – Pinheiros 
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua Costa Carvalho, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Rua Paes Leme, Rua Amaro Cavalheiro, prosseguindo normal.

719P/10 Pinheiros – Metrô Armênia 
Ida: Normal até a Rua Costa Carvalho, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Rua Paes Leme, Rua Amaro Cavalheiro, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

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Implantação do VLT em Cuiabá ganhará mais quatro frentes de trabalho em janeiro

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, sede de quatro partidas da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, passará a contar, a partir deste mês, com mais quatro novas frentes de trabalho. Atualmente, 650 operários trabalham nas obras do VLT. Esse número subirá para 4 mil em 2013. Os viadutos MT-040, Sefaz e as vias permanentes da Av. XV de Novembro e João Ponce de Arruda são os novos pontos de obras, que somam-se ao viaduto da Universidade Federal do Mato Grosso(UFMT) e a trincheira da FEB, já em andamento. Cuiabá e Várzea Grande terão, assim, seis frentes de trabalho para implantação do metrô de superfície.
Edson Rodrigues/ Secopa-MT
“Estamos adotando todas as providências necessárias para cumprir o cronograma e minimizar os transtornos no trânsito em decorrência das interdições”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Mato Grosso, Maurício Guimarães.

De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade continuam dentro do cronograma e 2013 será um ano de inaugurações.  “Este será um ano decisivo para as obras da Copa. Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado”, afirmou.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal do VLT será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

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Prefeitura de Manaus se arma para evitar greve do transporte coletivo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), mostrou estar ‘armada’ para futuras situações de greves de alto impacto na população. Na manhã de domingo (6), o órgão recebeu uma informação, interceptada pelo Comando de Inteligência da Polícia Militar (PM), sobre uma possível paralisação dos rodoviários marcada para esta segunda-feira (7). Hoje, policiais vão ficar de sobreaviso nos terminais de ônibus e garagens das empresas de transporte público.

O titular da SMTU, Pedro Carvalho, afirmou que também recebeu a informação, a partir de uma ligação do prefeito Arthur Neto (PSDB), e logo acionou a PM. “Mesmo sendo um possível ‘boato’ de uma greve, organizada por um grupo de oposição que não está no comando do sindicato (dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus - STTR), já estamos deixando de prontidão guinchos para retirar ônibus que venham atrapalhar o trânsito. A preocupação maior é não prejudicar o povo”, declarou o superintendente. 

Ciente da ameaça, o comandante-geral da PM, o coronel Almir David, informou que a partir das 4h de hoje será acionado um plano específico para greves, criado pela corporação. No plano, criado há dez anos e aperfeiçoado desde então, inclui o policiamento reforçado nos terminais de ônibus e nas garagens das empresas, a fim de evitar tumultos e piquetes.

Além disso, cabe à PM fazer o acompanhamento de possíveis negociações e a criação de um comitê de gerenciamento de crises no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), se necessário. “Foi um informe que nos alertou e estamos de sobreaviso. Temos um histórico não muito bom com esse tipo de greve no passado, mas queremos dar ênfase no diálogo e a força é usada só em últimos casos”, ressaltou o coronel da PM.

O atual presidente do STTR, Josildo Oliveira, negou qualquer possibilidade de paralisação da categoria e atribuiu o boato ao grupo de oposição da administração atual da entidade.

“Não nos procuraram, não procuraram o prefeito. Se isso acontecer será totalmente ilegal e quem perde isso é o passageiro, por causa de uma briga do sindicato”, completou o superintendente da SMTU.

Reajuste

O prefeito Arthur Neto disse, durante a reunião de secretariados realizada na semana passada, que não vai aceitar nenhuma pressão dos empresários do sistema do transporte público de Manaus para reajustar a tarifa, hoje fixada em R$ 2,75.

Na ocasião, ele se mostrou irritado com a possibilidade dos empresários recorrerem à Justiça pedindo o aumento na tarifa. “Não estou gostando nem um pouco do tratamento que está sendo dado a mim. Já avisei que não criem um problema para a cidade, pois se criarem eu devolverei em triplo. Eu conto com a solidariedade do governador Omar Aziz e não hesitarei em pedir ao governador para que reveja a isenção do ICMS. Por isso peço que me tratem com respeito”, disse na reunião.

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São Paulo está rodeada de 13 cidades com ônibus a R$ 3,30

Nos últimos dias, o preço da passagem de ônibus subiu em várias cidades da Região Metropolitana. Agora, São Paulo está no meio de um cinturão de municípios com tarifas padronizadas a R$ 3,30 — 10% mais caras do que na capital. Entre as que tiveram o aumento estão Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco. Segundo avaliação de especialistas, poderá ser essa a tarifa adotada também na capital.

Congelado em R$ 3 há dois anos, desde 5 de janeiro de 2011, o bilhete da capital será reajustado neste ano, conforme já antecipou a gestão Fernando Haddad (PT). A medida evitaria a necessidade de elevar o subsídio a empresas e cooperados responsáveis pelo sistema de ônibus da capital, que consumiu, até junho do ano passado, R$ 772 milhões dos cofres públicos.

Os reajustes vêm acontecendo aos poucos na Grande São Paulo. Desde dezembro, das 38 cidades no entorno da capital, 13 reajustaram suas passagens para R$ 3,30. As últimas foram Santo André e Ribeirão Pires, no ABC paulista. Nessas cidades, o bilhete ficou R$ 0,40 mais caro desde a semana passada.

Em Jandira, Cajamar, Santana de Parnaíba e Osasco, o aumento ocorreu há aproximadamente um mês. Já São Caetano do Sul, Mauá, Guarulhos, Taboão da Serra, Itapevi e Barueri tiveram o reajuste ao longo de dezembro.

A Secretaria Municipal dos Transportes vem reiteradamente afirmando que ainda não sabe qual o porcentual do reajuste nem quando ele entrará em vigor. O governo estadual sugeriu que o novo valor passe a ser praticado na mesma data do aumento da passagem do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O diretor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) Rogério Belda suspeita de que o reajuste na capital deve ocorrer em breve, pois não houve aumento no ano passado.

— (O subsídio) Representa um peso muito grande no orçamento da Prefeitura.

Para ele, a cidade poderia copiar a tarifa de suas vizinhas, mas isso não necessariamente precisa acontecer.

— Aliás, no passado, era o contrário. Elas é que esperavam o reajuste na capital para copiá-lo.

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