Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Blumenau pode enfrentar greve de ônibus nesta quinta-feira

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os cobradores e motoristas decretaram estado de greve na última quinta-feira. De acordo com o prazo legal, a partir desta quinta-feira (08) eles podem paralisar as atividades. Questionado se haverá greve em Blumenau, o assessor do sindicato dos trabalhadores diz que espera que patrões e empregadores entrem em acordo nesta quarta-feira.

O prazo das 72 horas para que motoristas e cobradores possam paralisar as atividades encerra amanhã.

A medida é resultado da assembleia em que cerca de 700 trabalhadores rejeitaram, na quinta-feira, a proposta patronal. Os trabalhadores pedem 5,5% de aumento real dos salários, 100% do INPC, vale-alimentação de R$ 351, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, entre outras reivindicações.

Liminar do Tribunal Regional do Trabalho garante a circulação mínima do transporte coletivo em Blumenau no período de greve

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu no fim da tarde de terça-feira liminar parcial determinando que seja mantida durante o movimento de paralisação dos funcionários das empresas de ônibus os serviços necessários ao atendimento do transporte coletivo à população de Blumenau. 

A juíza relatora, Teresa Regina Cotosky, determinou que o serviço circule com 50% da frota no período das 5h e 8h e das 17h às 19h30min (horário de pico), e com 30% da frota nos demais horários. A decisão assegura o direito de greve dos trabalhadores do transporte coletivo e determina uma carga de trabalho inferior ao que o Seterb pediu que se mantivesse: reduz a proposta de atendimento de 70% nos horários de maior movimentação de passageiros e 50% no demais.

Levando em conta a notificação de greve do Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol), na última segunda-feira, o Seterb entrou com o pedido no TRT, para garantir a circulação mínima do transporte coletivo no período de greve. Em caso de descumprimento dos trabalhadores, a juíza fixou multa diária no valor de R$ 50.000 para o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo.


Informações: Jornal de Santa Catarina

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Novos trens do Metrô do Recife terão conexão entre os quatro vagões

O primeiro dos 15 trens que devem reforçar a operação do metrô até o fim de 2013 foi apresentado na manhã desta quarta-feira (07). O veículo, que custou pouco mais de R$ 13 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), chegou ao Recife nas últimas semanas e já está em fase de testes. A previsão é que o trem comece a funcionar em fevereiro.

A máquina não deve nada aos padrões utilizados em países da Europa, com design e mecanismos que priorizam o melhor aproveitamento da energia e a acessibilidade dos passageiros. Há rampas e espaços para cadeirantes, bem como 20 assentos para idosos, obesos e gestantes, todos devidamente sinalizados com cores diferenciadas. Outra novidade é a conexão entre os quatro vagões, o que vai proporcionar maior mobilidade ao usuário. A capacidade é para 1,2 mil pessoas, com 228 passageiros sentados.
O trem também dispõe de câmeras de monitoramento, interfone entre o salão e a cabine do maquinista, telas e painéis informativos, além de botões de acionamento das portas descentralizados. A fabricação é de uma empresa espanhola com sede em Hortolândia, no interior de São Paulo. O segundo veículo deve chegar ao Recife em janeiro. De março em diante, duas composições estarão disponíveis a cada mês, totalizando os 15 trens até novembro de 2013. O custo é de R$ 196 milhões.

Atualmente, o número de usuários transportados, por dia, no sistema operado pela CBTU/Metrorec ultrapassa os 280 mil, nos horários de pico. Um total de 19 trens se dividem entre os trechos Centro e Sul. Com o incremento, 40 composições vão operar nas duas linhas, transportando mais de 400 mil passageiros até 2014.

Informações: Folha de Pernambuco

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BRT da Linha Verde de Curitiba é eleito a melhor obra de infraestrutura do Prêmio PINI

A rodovia BR-116, também conhecida como Régis Bittencourt no trecho entre Curitiba e São Paulo, cortava a capital paranaense de Norte a Sul da cidade, rumo a Porto Alegre. A convivência do perímetro rodoviário com a mancha urbana curitibana trazia diversos conflitos ao município e seus cidadãos, como alto risco de acidentes, difícil travessia da rodovia e tráfego intenso.

Mas o que antes era foco de problemas urbanísticos hoje é a matéria-prima para a criação de um novo eixo de desenvolvimento da cidade: a Linha Verde, obra em andamento e que está transformando o trecho urbano da BR-116 em Curitiba na maior avenida da cidade, com 18 km de extensão. Ao final das empreitadas em 2016, 20 bairros que antes ficavam separados pela rodovia serão interligados pela nova via municipal com sistemas integrados de transporte público.

O perfil de ocupação ao longo da avenida (agora antiga BR-116) também será expressivamente modificado a partir da mudança de zoneamento das áreas que a permeiam e da implantação de: transposições em desnível (viadutos e mergulhões), novas edificações comerciais e habitacionais, áreas verdes e espaços públicos, vias locais marginais, ciclovias, além de melhorias na infraestrutura viária, considerando pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação pública, paisagismo, canteiros e calçadas padronizadas.

A avenida Linha Verde terá dez pistas de rolamento, sendo seis para o sistema viário (três em cada sentido), duas vias locais de passagem (uma em cada sentido) e duas exclusivas para a circulação rápida de ônibus biarticulados - o sexto eixo de Bus Rapid Transit (BRT) de Curitiba.

Esse modelo de transporte, criado pelos curitibanos na década de 1970 e que serviu de modelo para países como Estados Unidos, França, México e Colômbia, aumentou em 47% a capacidade de transporte de passageiros em Curitiba, segundo a prefeitura. Apenas na Linha Verde, circularão três novas linhas do Sistema Expresso Ligeirão - ônibus curitibanos que transitam nos corredores expressos e fazem paradas a cada 1 km em média. Com isso, o novo eixo de BRT será integrado à rede de transportes local, que atualmente já conecta 13 dos 29 municípios da região metropolitana de Curitiba, e também à primeira linha de metrô da cidade, que está em processo inicial de licitação.

"A intenção é que a Linha Verde seja expandida tanto ao Norte, na direção do município de Colombo, quanto ao Sul, chegando até a cidade Fazenda Rio Grande, onde a duplicação da BR 116, no trecho entre Curitiba e Mandirituba, já está em curso", comenta Cléver de Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curituba (IPPUC).

O novo corredor de BRT terá pistas separadas por canteiros, sinalização específica, 13 estações para embarque e desembarque de passageiros, gradis no entorno das estações, ilhas de descanso e semáforos, além dos próprios ônibus biarticulados, com 28 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros.

Devido ao solo de turfa e à necessidade de suportar o tráfego intenso, a base da pavimentação do BRT da Linha Verde foi executada em concreto com acabamento em asfalto. O pavimento está sendo restaurado nos pontos de coincidência do traçado da rodovia com a nova linha.

As calçadas da linha serão amplas, antiderrapantes e em cores diferenciadas, com faixas e placas indicando o trajeto mais seguro a ser feito pelos pedestres. Em vias marginais à grande avenida, ao longo de toda sua extensão, serão implantadas ciclorrotas com trechos de uso exclusivo dos ciclistas e outros compartilhados com transeuntes.

Nos pontos de travessia de pedestres, as pistas têm 10,5 m e são intercaladas com canteiros, rampas no meio-fio, calçadas amplas, praças para estações-tubo, gradis, semáforos e sinalização adequada para o conforto e segurança dos usuários. Já nos trechos de travessia de veículos, serão implantados binários e trinários na avenida, permitindo o cruzamento em mão única e por ruas largas. Até então, nos bolsões da antiga BR a circulação era restrita a um veículo por vez, sendo a conversão feita na pista da própria rodovia.

O projeto de iluminação da Linha Verde e do corredor do BRT prevê a instalação de 352 superpostes de 16 m de altura (que iluminam áreas maiores e dificultam atos de vandalismo), 480 postes comuns ornamentais, 608 luminárias de alto rendimento de 400 W e 460 luminárias de 250 W, além de 40 mil m de cabos de iluminação e 26 mil m de fiação. Os antigos postes serão reaproveitados em outras áreas da cidade.

Dados do empreendimento

Iniciadas em 2007, as obras de implantação da Linha Verde têm previsão de término para 2016 e foram divididas em dois trechos: Sul e Norte. O primeiro, entregue em 2009, liga o bairro do Pinheirinho ao Jardim Botânico e foi construído em dois lotes pelos consórcios Rendram/Delta e Camargo Correa/Empo. Já a linha Norte vai do Jardim Botânico ao Atuba, somando 10 km de extensão, e foi dividida em quatro lotes. Numa terceira etapa, a Linha Verde Sul será ampliada até o município vizinho de Fazenda Rio Grande. Veja detalhamento das obras:

LINHA VERDE SUL (ENTREGUE EM MAIO/2009)
Trecho: 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico
Investimento: R$ 121 milhões
Bairros: Pinheirinho, Xaxim, Capão Raso, Fanny, Parolin, Novo Mundo, Hauer, Guabirotuba, Prado Velho e Jardim Botânico
Vias urbanas: 30 ruas dos bairros foram reformadas para formar quatro binários e completar o sistema trinário da Marechal Floriano
Estações: são seis no total (Vila São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal Floriano, Avenida das Torres)
População atendida pelos ônibus: 37 mil passageiros por dia
Ciclovia: 10 km (6 km de ciclovia exclusiva e 4 km de ciclovia compartilhada)
Parques: está pronto o Parque Linear da Linha Verde, com área total de 21 mil m² distribuídos ao longo do trecho entre Pinheirinho e Hauer. Será implantado ainda o Horto-Parque, área do Horto Municipal do Guabirotuba
Viadutos: melhorias nos viadutos Xaxim e Hauer
Zoneamento: a região deixou de ser enquadrada como "setor de serviços" e passou a "setor especial", de acordo com a lei de zoneamento de janeiro de 2000. Com isso, já é possível a construção de prédios (antes proibida) e a implantação de comércio em geral na região

LINHA VERDE NORTE
Etapas: serão feitas no total quatro licitações para todo o trecho de quase 9 km entre o bairro Jardim Botânico, sob a passarela do Centro Politécnico, até o extremo norte de Curitiba, no Atuba, passando por 11 bairros que hoje são separados pela antiga rodovia
● Primeiro trecho: 2,3 km entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã (R$ 52 milhões)
● Segundo trecho: Viaduto da Victor Ferreira do Amaral (R$ 36,700 milhões)
● Terceiro trecho: Victor Ferreira do Amaral - Solar (R$ 37,100 milhões)
● Quarto trecho: Solar - Atuba (R$ 66,500 milhões)
Construtora do trecho em obras: Consórcio Empo/Marc
Bairros envolvidos na primeira etapa das obras: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã
Obras em andamento: drenagem, canaletas para ônibus, pistas marginais e locais, sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, trincheiras e a Estação Jardim Botânico
Bairros por onde a Linha Verde Norte passará: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim Social, Bairro Alto, Bacacheri, Tingui e Atuba
Mergulhões: serão sete ao todo (dois no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru; um na Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã; três no Atuba e um entre os bairros Bacacheri e Bairro Alto
Viadutos: ampliação das obras de arte da Avenida Victor Ferreira do Amaral e da Avenida Affonso Camargo
Estações: são nove no total (Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, Avenida das Torres, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica)
Binários: nas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

Por Mirian Blanco / Revista Construção Mercado

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No Rio, Secretário de Transportes vai aumentar frota de ônibus BRT

Diante de várias reclamações de passageiros a respeito do BRT Transoeste, que liga o bairro de Santa Cruz à Barra da Tijuca, o novo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse, na manhã desta terça-feira (6), que vai realizar melhorias no sistema. Segundo ele, o sistema deve receber mais coletivos.

“A solução é aumentar a frota. Já na semana que vem teremos cinco novos ônibus sendo agregados ao sistema e também exigimos que a concessionária também contrate a construção de mais 12, num prazo de até quatro meses”, conta.

Os usuários reclamam que nos horários de grande movimentação os coletivos ficam lotados e as estações têm grandes filas de acesso, como na estação Pingo d’Água, em Guaratiba. No local, os passageiros contam que há duas filas: uma para quem quer ir em pé e outra para quem prefere viajar sentado, como mostrou o RJTV.

O secretário Carlos Roberto Osório admite que o sistema tem problemas. “Está muito claro que, no horário de pico, o BRT Transoeste, está tendo mais passageiros do que o previsto inicialmente para esse trecho.”

O BRT Transoeste foi inaugurado há cinco meses, com o objetivo de reduzir pela metade o tempo de percurso entre a estação inicial e a terminal, além de oferecer conforto aos passageiros.

Informações: RJTV

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São Paulo: Monotrilho na zona sul pode não ficar pronto até a Copa

O monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até a estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), a chamada Linha 17-Ouro do metrô da capital paulista, pode não ser concluído até a Copa de 2014, que será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (6) pelo secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, durante a feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo. "Nós não estamos garantindo para a Copa. Mas continuamos firmes até o fim de 2014. Se por ventura não der tempo para a Copa, nós vamos ajustar com fartas linhas de ônibus, linhas especiais para levar o pessoal de Congonhas para todos os destinos", disse. O trajeto de cerca de oito quilômetros entre o aeroporto de Congonhas e a região do Morumbi deve ser feito em 12 minutos com o monotrilho.

Sobre a linha 13, que ligará o aeroporto internacional de Guarulhos à capital paulista, o secretário disse que o governo do Estado enviou uma carta à concessionária que ganhou a licitação do aeroporto, liderada pela Invepar, solicitando autorização para começar logo após o feriado de 15 de novembro prospecções para sondagens geológicas no local onde está prevista a construção da estação, em frente a onde é hoje o estacionamento.

"A nossa proposta firme é fazer a estação onde ela já está projetada, onde já temos que é na frente onde hoje é o estacionamento. Eles vieram propor uma outra posição ali perto, mas essa não é uma proposta nossa. Ninguém aceitou nada até agora. Nós queremos fazer no local onde temos as licenças da Infraero", disse o secretário. "Estamos aguardando a manifestação deles agora."

Informações: Agência Estado

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Na Região Metropolitana do Recife, Cartões VEM possui mais de 350 pontos credenciados para carga de créditos

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os usuários dos cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante e Comum já contam com mais de 350 pontos de recarga espalhados pela Região Metropolitana do Recife. São estabelecimentos comerciais como lanchonetes, padarias, papelarias, farmácias, entre outros que foram credenciados para prestar o serviço. O aumento da capilaridade do sistema foi possível graças a parceria entre a Urbana-PE e a Rede Ponto Certo, empresa líder na carga e recarga em créditos eletrônico para transporte de passageiros no País. A opção de recargas pela Internet também continuam.

No período de quatro meses, 225 mil pessoas foram atendidas pela rede de credenciados e a meta é duplicar o atendimento até o primeiro trimestre do ano que vem, com 600 pontos instalados. “Esta capilaridade permite atender ao usuário com conveniência e praticidade. Ou seja, as milhares de pessoas que utilizam a rede credenciada não necessitarão ir ao posto de atendimento para ter seus créditos de transporte, o que significa conforto para a população”, explica o presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins.

A Rede Ponto Certo opera em Recife desde junho deste ano e é responsável também pela instalação das 20 máquinas de autoatendimento no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade.

Entre no site VEMGRANDERECIFE.COM.BR para conferir um ponto próximo a sua residência ou escola.

Sobre a Rede Ponto Certo
A Rede Ponto Certo é a maior rede de recarga de transporte do País. Conquistou cerca de 50% de market share no segmento de recarga para os usuários do transporte público paulista com 12 mil pontos na Grande São Paulo espalhados pelo varejo e mais de 200 unidades de autoatendimento nas estações de Metrô e nos terminais de ônibus.

Atualmente, a empresa realiza cerca de 11 milhões de transações por mês. Expandiu suas atividades para os sistemas RIOCARD, no Rio de Janeiro, Urbana, em Pernambuco (Recife e região Metropolitana), e AMTU, em Mato Grosso (Cuiabá e Vargem Grande).

A Rede Ponto Certo chegará ao fim do ano de 2012 com cerca de 5,5 milhões de usuários que realizarão 18,2 milhões de transações por mês. A movimentação anual atingirá R$ 2,2 bilhões em 2012.


Rede credenciada
Abreu e Lima - 6 pontos
Cabo de Santo Agostinho - 6 pontos
Camaragibe - 4 pontos
Igarassu - 5 pontos
Ilha de Itamaracá - 6 pontos
Ipojuca - 4 pontos
Itapissuma - 2 pontos
Jaboatão - 65 pontos
Olinda - 55 pontos
Paulista - 36 pontos
Recife - 212 pontos

Informações: Urbana-PE

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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