Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Boa Vista recebe ônibus moderno e com maior capacidade para a população

domingo, 21 de outubro de 2012


A Prefeitura de Boa Vista está trabalhando para melhorar o transporte coletivo urbano em Boa Vista. Em setembro, a empresa Viação Cidade de Boa Vista, responsável pelo serviço no município, recebeu um novo ônibus com capacidade para 120 lugares.

O novo veículo está circulando fazendo três viagens para cada rota dos bairros Caçari e Equatorial. Com 100% de acessibilidade, o transporte é adaptado com elevador e espaço para cadeirante, buscando atender às pessoas com necessidades especiais.

O transporte sanfonado já existe nas grandes cidades brasileiras e conta com espaço para 60 pessoas sentadas e 60 em pé.

Conforme a presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Maria Helena Veronese, esta foi uma aquisição importante para o município, que irá contribuir muito para a melhoria do transporte coletivo em Boa Vista.

“Dessa forma estamos modernizando nossa frota, oferecendo mais conforto à população e o veículo irá diminuir o número de viagens e o tempo de espera devido à maior capacidade de pessoas”, ressaltou Maria Helena.

A aquisição foi uma solicitação da Emhur à empresa responsável, como é feito sempre que necessário, conforme a demanda. Com este novo ônibus a população de Boa vista dispõe agora de 76 veículos circulando nas 12 linhas que atendem aos 53 bairros da capital. O ônibus tradicional tem capacidade para 60 pessoas com assento para 30 usuários. 

Também foi ampliada a acessibilidade no serviço de transporte coletivo que hoje, corresponde a 27 veículos adaptados para atender às pessoas com necessidades físicas especiais, incluindo os cadeirantes.

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No DF, Corredores exclusivos melhora a vida dos usuários de ônibus

De acordo com DFTrans, as faixas trouxeram economia de tempo para os passageiros. Mas muitos motoristas são frequentemente flagrados invadindo os corredores. Em quatro meses, mais de cinco mil motoristas foram multados por não respeitarem a faixa. 
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No Rio, Vans serão proibidas de circular na Avenida Brasil

A prefeitura vai licitar de uma única vez o sistema de vans para todas as regiões da cidade, com exceção da Zona Oeste, onde já foi realizada a concorrência pública. A novidade é que o transporte alternativo terá horários para circular e não vai passar pelos grandes corredores, como as avenida Brasil, Rio Branco e Presidente Vargas. Os topiqueiros também serão obrigados a oferecer equipamento para o uso do Bilhete Único. O edital deverá sair até 15 de novembro.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“É um transporte complementar que tem que ter horário. Não é táxi, que a pessoa trabalha na hora que quer. No caso de van, não pode ser (assim). Se a gente está pegando uma área da cidade que não tem nenhum transporte, então ela (van) vai entrar onde tem espaço. Eu não exijo isso dos ônibus? Eles (topiqueiros) não querem ser formalizados? Não querem entrar na regra? A regra é essa: não pode circular a hora que quer pelo percurso que quiser”, antecipa o prefeito Eduardo Paes, com exclusividade para O DIA.

Na avenida Brasil,  em Bonsucesso, vans concorrem com ônibus e embarcam passageiros no meio da pista da via expressa, atrapalhando o trânsito.

Hoje, há 450 contratos individuais assinados na Zona Oeste, referentes a 13 lotes licitados, e cerca de 5.500 vans no cadastro. “A gente tem um superproblema, que é o negócio das vans. É uma área sob intervenção do prefeito. Onde tem transporte, não precisa de van. O modelo é de licitação individual, de transporte complementar, alimentando os grandes troncos, os grandes modais. Não vai ter nenhuma van fazendo grandes corredores. Vai ter horário de circulação, noturno, diurno”, detalha.

Força-tarefa vai fiscalizar

De acordo com o prefeito, será montada força-tarefa para fiscalizar vans. O grupo terá integrantes do Ministério Público, da Justiça e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Vamos organizar o sistema e acabar com eventuais delinquentes deste sistema”, completa o prefeito.

Em nove meses, 1.287 vans punidas

De janeiro a setembro, motoristas de 1.287 vans cadastradas na prefeitura foram punidos por irregularidades. A maioria estava sem documentação completa, com a vistoria vencida ou apresentou veículo em mau estado. As operações foram feitas pela Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Transportes. No mesmo período, 451 vans, que circulavam sem autorização do município, foram paradas e levadas para depósito público.

Manifestantes serão excluídos

O prefeito ameaça tirar da licitação topiqueiros que participarem de carreatas. Manifestações serão filmadas, e o motorista identificado será excluído da concorrência. A fiscalização das vans será chefiada pelo ex-titular da Draco, delegado Claudio Ferraz, que atuou no combate às milícias.

“Se eu vir uma carreatazinha, vai ter fotografia e não participará da licitação. Minha sugestão é que não o faça”, ameaça o prefeito.

Informações: O Dia Online

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Em Belo Horizonte, Aparelho ajuda deficientes visuais a pegar ônibus

sábado, 20 de outubro de 2012


Uma novidade tecnológica começou a ser testada no transporte urbano de Belo Horizonte. O objetivo é beneficiar pessoas com deficiência visual.
Andar sem ver o caminho é uma tarefa difícil. No ponto de ônibus, muitos deficientes visuais ainda precisam contar com a boa vontade de outros passageiros para pegar a linha correta.

Em Belo Horizonte está em teste um transmissor com uma frequência de rádio e um alto falante instalados dentro dos veículos. Com o deficiente visual fica um aparelho, que é programado de acordo com a linha desejada.

Flávia aciona o controle, e quando o ônibus chega a menos de cem metros, um apito é emitido para que o motorista saiba que, no ponto, haverá um deficiente visual. Ao chegar lá, o alto-falante entra em ação.

Pelo som, fica mais fácil saber onde o coletivo está parado, e quando ele entra é o próprio passageiro quem desliga o aviso.
“Eu parava a porta dianteira em frente a eles e chamava. Agora acabou o sofrimento”, diz o motorista Edson Duarte dos Santos.

Em Araucária, no Paraná, o sistema já passou pelo teste e agora foi implantado em todas as linhas. Na capital mineira, por enquanto, só uma que passa por uma instituição para deficientes visuais tem os aparelhos. Se for aprovado, o sistema deve ser instalado em toda a frota da cidade.

“Está nos trazendo tanta independência que até a noite a gente pode dar uma voltinha, não vai ter perigo de perder o ônibus de madrugada, ir para as festas sem problema de perder o ônibus”, comemora a professora Flávia Manicardi.

Informações: G1 Minas

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São Paulo terá cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea em 2013

A partir de 2013, com o início das obras de expansão da Linha 2-Verde em direção a Guarulhos chega-se a um fato inédito na cidade de São Paulo: cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea. As obras em realização são o prolongamento da Linha 5-Lilás (Largo Treze-Chácara Klabin), a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e a construção dos monotrilhos da Linha 15-Prata (Vila Prudente-Hospital Cidade Tiradentes) e da Linha 17-Ouro (que terá ligação com o aeroporto de Congonhas).

Hoje, São Paulo conta com uma malha metroviária de 74,3 quilômetros e  até 2014 deverá ultrapassar 100 km de extensão. No início de 2013 está prevista a licitação de mais duas obras: a Linha 6 - Laranja (Brasilândia-São Joaquim), de metrô convencional, e a Linha-18 Bronze (Tamanduateí-ABC), com monotrilho.

Publicado o Edital para expansão da Linha 2
Conforme anúncio realizado na segunda-feira (15/10) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi publicado nesta quarta-feira o edital de licitação para as obras de expansão da Linha 2-Verde (que funciona atualmente entre Vila Madalena e Vila Prudente) de Vila Prudente a Dutra.

Após a publicação do edital, as empresas interessadas  deverão apresentar propostas no dia 23/11 em Sessão Pública de Recebimento e Abertura. E depois da análise das propostas, a Companhia do Metrô divulgará o vencedor.

Leia:



O novo trecho da Linha 2 terá 13,5 km de extensão e 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. Com o prolongamento, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, e com a futura Linha 6-Laranja de metrô (na estação Anália Franco) e também com três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.

Autorizado empréstimo para obras da Linha 5
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (16/10) o Projeto de Lei 554/2012, de autoria do governador Geraldo Alckmin, que autoriza a Companhia do Metrô a contratar empréstimo junto a instituições financeiras federais no valor de R$ 1,95 bilhão.

O recurso será utilizado no prolongamento já em obras da Linha 5-Lilás, da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, até a Estação Chácara Klabin (local de integração com a Linha 2), passando pela estação Santa Cruz (integração com a Linha 1). Com a conclusão dessas obras, em 2015, a Linha 5 terá 19,9 km de extensão e 17 estações, com estimativa de atender 770 mil passageiros diários.  

A Linha 5 contará, futuramente, com mais uma ampliação já prevista: da estação Capão Redondo até o bairro de Jardim Ângela. O novo trecho prevê  3,7 quilômetros de extensão e três estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela.

Informações: Metrô SP

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Corredores exclusivos aumentam a velocidade média dos ônibus em Blumenau

Com a implantação do corredor de ônibus que entrou em operação dia 30 de setembro, na Rua das Palmeiras, o sistema operacional do transporte coletivo já obteve ganhos, conforme análise divulgada pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb).

O trecho entre o terminal Fonte e a primeira estação de pré-embarque, na avenida Beira Rio, era um dos principais desafios do sistema.

Na avaliação preliminar realizada pelos fiscais do Seterb e do Consórcio Siga, durante 15 dias, em horário de pico, os resultados foram expressivos.

A velocidade do ônibus no percurso entre Terminal Fonte e Avenida Beira-Rio era de 3 km/h. Com o corredor liberado, a velocidade passou a ser de 15 km/h, sendo 23 km/h a velocidade média desejada.

Os usuários do transporte coletivo tiveram uma ganho de tempo por viagem significativo. Um exemplo é o Troncal 10 (Terminal Fonte - Aterro - Garcia), que tanto o trecho de ida, quanto o de volta, passa pelos corredores de ônibus.

Informações: Jornal de Santa Catarina

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