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São Paulo: Linhas de ônibus da EMTU fazem trajeto até aeroportos

sábado, 8 de setembro de 2012


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) implantou um serviço de linhas executivas e suburbanas de ônibus, operado pelo Consórcio Internorte de Transporte. Os "Airport Bus", como são chamados, partem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, Praça da República, Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda, Itaim Bibi, Circuito dos Hotéis Paulista/Augusta e Metrô Tatuapé.

Com uma frota de 22 ônibus e oito ônibus suburbanos, o Sistema Aeroporto atende em média 155 mil usuários por mês. O sistema foi planejado para facilitar o tráfego de ida e volta dos usuários da região metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região.

Para informações como tarifas, horários e itinerários dos ônibus, acesse o site da EMTU.

Do Portal do Governo do Estado

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O adeus à ciclovia na zona norte do Recife: Prioridade aos carros revolta ciclistas


Não adiantou o protesto de grupos de ciclistas recifenses, no último dia 4, que reinvindicavam a permanência de um trecho da ciclofaixa implantada na Zona Norte. Aproveitando o feriadão da Independência, quando a cidade ficou “vazia”, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) retirou, durante a madrugada deste sábado, os 350 metros da ciclofaixa localizada na Estrada do Arraial.

Quem passou pela localidade durante o dia de hoje, percebeu que o espaço exclusivo para os ciclistas foi pintado de preto, no trecho entre a Rua Cônego Barata e o Hospital Agamenon Magalhães. A ciclofaixa foi implantada junto com o binário da Zona Norte, que deu sentido único para as Estradas do Arraial e do Encanamento. Desde a implantação, no final de julho, o binário vem provocando polêmica, uma vez que os congestinamentos estavam ocorrendo com frequência.

De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompeia, a retirada dos 350 metros da ciclofaixa foi a solução mais rápida para tentar melhorar o fluxo de veículos no binário. “Retiramos esse trecho porque percebemos que a Avenida Rosa e Silva também estava passando por problemas no fluxo de veículos. Temos que tomar essa medida", atestou.

Pelo visto, a polêmica ainda vai durar muito tempo. A retirada de parte da ciclofaixa revoltou os ciclistas, que fizeram um protesto contra o ato. Na ocasião, cerca de 40 ciclistas fizeram uma vigília no trecho e impediram a ação da CTTU. Confira o protesto realizado na noite da última terça-feira (4).


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Ampliação do Metrô em BH: Os impasses e desafios da capital

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Faltando 14 dias para completar um ano da visita da presidente Dilma Rousseff a Belo Horizonte, quando anunciou a liberação de recursos para a expansão do Metrô Metropolitano, começou nesta semana a sondagem do solo para a Linha 3. E já se completaram duas décadas, desde a primeira promessa do governo de que duas novas linhas do metrô seriam construídas. Neste meio tempo, governo de Minas e prefeituras da capital e de Contagem criaram a empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas). Agora são duas estatais – a outra é a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – envolvidas no cumprimento da velha promessa.

A boa notícia é que o novo superintendente da CBTU-Metrô BH, Nilson Ramos Nunes, é doutor em Engenharia de Transportes e ex-chefe do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG. Ou seja, não se trata de outro político dirigindo uma estatal.

Lamente-se a falta de ambição de nossos políticos em relação ao metrô. Em 2008, quando se definiu que Belo Horizonte seria uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Linha 3 teria extensão de 12,5 km, indo da Savassi à Pampulha. Agora terá apenas 4,5 km, da Savassi à Lagoinha. Em vez de metrô, torcedores serão levados ao Mineirão por ônibus, via BRT.

Se não for apenas mais uma imagem bonita para o período eleitoral, o trabalho de sondagem iniciado agora deve ficar pronto até dezembro. Nas próximas semanas, estará selecionada a empresa que fará o projeto de engenharia. E as obras vão começar no segundo semestre do ano que vem e terminar em 2017.

Porém, para cumprir a promessa feita há um ano, é preciso também construir a Linha 2 e ampliar e modernizar a Linha 1, que transporta, em dia útil, pouco mais de 160 mil passageiros. Dilma prometeu que o metrô transportaria 1 milhão de pessoas por dia. Desse modo, haveria menos ônibus e automóveis circulando nas ruas sempre mais congestionadas.

O que a presidente fez de fato foi cortar tributos para a indústria automobilística, no primeiro semestre. As montadoras ganharam mais fôlego, esvaziaram seus pátios e aumentaram a produção em 4,9% em julho. Em agosto, a vendas atingiram novo recorde: 405 mil veículos, um aumento de 31,5% comparado com um ano atrás. Dilma Rousseff pode comemorar o sucesso dessa política, pois conteve a retração da indústria brasileira, que subiu 0,3% em julho, em relação a junho.

Esse fato não deve ser encarado, contudo, como um desestímulo ao metrô.


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Em Porto Alegre, Projeto de Lei visa disponibilizar bikes racks nos ônibus


Com o objetivo promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte, a Bancada do PSOL na Câmara Municipal, vereadora Fernanda e vereador Pedro Ruas, elaboraram um Projeto de Lei que obriga as empresas de transporte público coletivo a disponibilizar bikes racks nos ônibus.

Os bike racks são ideais para pessoas que percorrem grande distâncias, podendo fazer uma parte do percurso de bicicleta e outra de ônibus.Ttambém são uma segurança para imprevistos, como temporais inesperados ou problemas mecânicos.

O suporte é instalado na parte dianteira dos coletivos efunciona de maneira parecida aos racks de automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até quatro bicicletas por vez. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus.

Suporte para bicicletas em ônibus já são usados em diversas cidades do mundo. Los Angeles e San Francisco implementaram o uso há anos. Em Bagé (foto), o suporte está sendo usado desde 2010. Lei o projeto na íntegra aqui. Ele está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre desde dezembro de 2011.


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Novos ônibus começam a circular na 2ª em Niterói


A Prefeitura de Niterói apresentou, ontem, o novo modelo de ônibus das linhas de transporte público coletivo que começará a circular na cidade na próxima segunda-feira. Os novos coletivos (nas cores vermelho ou verde) contam com entrada e saída de passageiros em piso baixo, apropriado ao usuário de cadeira de rodas, e dispositivos sonoros para melhor orientação dos deficientes visuais. Toda a frota também terá ar-condicionado e televisão com programação da TV aberta para os usuários.

Os três primeiros veículos vão operar na linha 61 (Venda da Cruz-Icaraí) pelo Consórcio TransNit. Cerca de 50 coletivos serão substituídos por ano e serão duas áreas de atuação – Consórcio TransNit com a Área Operacional 1 e o Consórcio Transoceânico com a Área Operacional 2.
Os ônibus de cor vermelha são das linhas da Área 1, que circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno. A Área II (verde) fará São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santa Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim. 

Gratuidade – Os passageiros com direito à gratuidade – idosos, estudantes de escolas públicas e portadores de necessidades especiais – também poderão utilizar os novos ônibus.

Informações: O São Gonçalo 

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Tarifa dos ônibus em Natal voltará a custar R$ 2,20


Os vereadores de Natal revogaram o o decreto legislativo que reajustou em R$ 2,40 a passagem de ônibus na capital potiguar. O valor retornará aos R$ 2,20 assim que a revogação for publicada no Diário Oficial do Município, e a previsão é de que isto ocorra até esta sexta-feira (7).

A votação na Câmara Municipal ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), e contou com a presença de estudantes, que acompanharam a sessão. Desde que a Prefeitura anunciou o aumento, aconteceram manifestações pela cidade contra o reajuste. Os vereadores presentes decidiram, à unanimidade, pela revogação.

Além de revogarem o decreto que concedeu o aumento da passagem, os vereadores votaram contra a regularização da dupla função dos motoristas. Além de dirigir, muitos motoristas de transporte coletivo em Natal, atuavam também como cobradores. Empresas deverão regularizar situação a partir da publicação do decreto no Diário Oficial do Município (DOM).

Durante esta manhã, um telão foi colocado do lado de fora da CMN para que se pudesse acompanhar a sessão.

Fonte: G1 RN

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