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Em Olinda, Corredor de ônibus da Presidente Kennedy se tornou uma obra sem fim

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Uma obra que vinha para melhorar a situação dos usuários de ônibus, se tornou em um problema sem fim, o primeiro corredor de ônibus a ser construido em Olinda parece não que nunca será inaugurado devido a prazos e mais prazos para sua conclusão.

A obra só inclui a implantação de um corredor central de ônibus com oito paradas, parecido com o que existe na Avenida Caxangá no Recife. Orçada em R$ 7,5 milhões, ela deveria ser entregue no mês de setembro de 2011, isso já somado os atrasos.

A faixa de ônibus tem 4 km foi projetada para diminuir o tempo de viagem de quem precisa do transporte público, mas essa faixa hoje é usada até de estacionamentos.

São paradas de ônibus construídas e já precisando de manuntenção, mesmo sem ser utilizadas, num verdadeiro desperdicio do dinheiro público.
Além das paradas inutilizadas, acidentes acontecem com frequencia devido a falta completa de sinalização.

Usuários de ônibus são desrespeitados e as vezes não sabem se pegam ônibus na nova parada que não tem nemnhuma placa de aviso ou nas improvisadas.

A bagunça é tamanha que os ônibus circulam nas faixas dos carros e os carros nas faixas destinadas aos ônibus e nenhuma fiscalizaçlão é encontrada para amenizar o caos que se torna nos horários de pico.

Sem ciclovias
Um perigo também para quem precisa usar suas bicicletas, pois acidentes graves com ciclistas acontecem com frequencia, num total desrespeito aos ciclistas.

Sem prazo
E para piorar, está grandiosa obra não tem prazo para ser entregue, ou seja, isso mostra a falta de prioridade dada a quem precisa do transporte público em Olinda.


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São Paulo: Tarifas de ônibus da EMTU também ficam mais caras com aumento do pedágio

domingo, 1 de julho de 2012

Com o reajuste da taxa de pedágio nas praças instaladas nas rodovias do Estado de São Paulo, que ocorre a partir deste domingo (1º), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também vai aumentar o preço das passagens das linhas de ônibus que passam pelas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Segundo a empresa, o reajuste foi autorizado em reunião do Conselho Diretor de 28/06/2012 da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29).

...O cálculo para a nova tarifa das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU é feito por meio da divisão entre o novo valor do pedágio e a média de passageiros transportados por viagem.

Veja abaixo as linhas que terão aumento.

Na região metropolitana de São Paulo

Consórcio Anhanguera (15 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,10:
054, 055, 116, 120, 120PR1, 188, 261, 310, 352, 378, 378PR1, 386, 467, 565 e 583
Consórcio Unileste (5 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0, 05:
201, 206, 214, 214VP1 e 379

Na região metropolitana de Campinas
Metrópolis (7 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,05:
612, 612EX1, 616 ,618 , 714 , 715 e 734
Salamanca (1 linha)
A linha 693 terá acréscimo de R$ 0,05
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Aprovado projeto de Lei que proíbe aparelhos sonoros no transporte público de Fortaleza


Foi aprovado em discussão única, na sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza do dia 21 de junho, o projeto de lei 0071/12, de autoria do vereador José do Carmo (PSL), que proíbe a utilização de aparelhos sonoros ou musicais no interior de veículos de Transporte Público Coletivo.

O objetivo do Projeto, segundo o parlamentar, é preservar o cidadão e o trabalhador usuário do transporte coletivo, que já sofre com a lotação dos veículos; com o calor; com o tráfego intenso; com a falta de conforto no traslado, e ainda tem que tolerar música alta e que muitas vezes não é de seu gosto.

Em justificativa a sua proposta, José do Carmo disse que é crescente, em todo o país, o número de campanhas exigindo a proibição do uso de aparelhos sonoros ou musicais, sem o devido uso de fones de ouvido, no interior dos veículos de transporte coletivo.

“A indústria de eletrônicos produz hoje aparelhos de diminutos tamanhos, mas com alto poder de reprodução sonora, que pode chegar a níveis intoleráveis e que muitas vezes são utilizados de forma egoística por algumas pessoas despreocupadas com o bem estar do próximo”, afirmou o vereador. O projeto ainda deve ser aprovado em redação final e, em seguida, encaminhado para a sanção da Prefeita Luizianne Lins (PT).

Fonte: Câmara Municipal

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Brasil vai ter 71 novos aeroportos até 2014


O ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou nesta segunda-feira que o número de aeroportos atendidos pela aviação comercial deverá passar de 129 para 200 até 2014. Segundo ele, o número total de aeroportos será identificado em estudo do plano regional de aviação que está sendo conduzido pelo órgão e deverá ficar pronto até o fim do ano.

Com a expansão, segundo Bittencourt, 94% da população brasileira passará a contar com um aeroporto com voos comerciais a menos de 100 quilômetros de distância – hoje esse total é de  79%. “Temos visão de longo prazo e todos os nossos projetos são nesse sentido”, afirmou. Já o plano de outorgas da aviação, que vai definir a melhor forma de administração de cada aeroporto (municipal, estadual, privada ou pela Infraero) ainda não tem data para ocorrer. “Tudo depende. Pode sair antes ou até depois das novas concessões, um não está atrelado ao outro. Estudamos as melhores formas de atender aos usuários”, diz.

Informações: Valor Econômico

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Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é solução imediata para regiões metropolitanas

Em que tipo de cidade queremos viver? Segundo o especialista em planejamento e mobilidade urbana e diretor da C40 (órgão internacional que reúne os prefeitos das principais cidades do mundo), Adalberto Maluf Filho, não se pode pensar em mobilidade sem falar sobre uso de solo, integrando planejamento, meio ambiente e transporte eficiente de massa. Para o especialista o sistema de ônibus em via exclusiva, como o implantado no corredor ABD, tem inúmeras vantagens sobre a solução do monotrilho com o mesmo atendimento da demanda e um custo operacional muito inferior.
O especialista participou ontem (26) do seminário “Transporte Coletivo: Sustentabilidade, Mobilidade e Saúde”, organizado pela Metra, empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, e a Eletra, empresa brasileira que desenvolve tecnologia de tração elétrica para ônibus urbano, em São Bernardo do Campo.

Monotrilho versus BRT
Maluf Filho falou sobre as diferenças entre os modais Metrô, Monotrilho e BRT (Bus Rapid Transit ou ônibus de velocidade rápida). Explicou que o Metrô é um transporte de massa para altos volumes de passageiros (superior a 50 mil por hora), e que a demanda de passageiros destinada às novas linhas de monotrilho poderiam ser atendidas por sistemas de BRT, como em várias cidades do mundo: Bogotá, Cidade do México, Curitiba, em 12 províncias chinesas entre outros exemplos.

As grandes cidades, segundo Maluf Filho, tendem a optar por corredores de ônibus, devido à sua funcionalidade (que permite a integração com o espaço público), ao baixo custo na construção de vias exclusivas e ao baixo impacto ambiental, no caso dos ônibus de tração elétrica ou híbrida. “Mais de quatro mil ações sendo feitas nas cidades da C40 Cidades que estão evoluindo e apostando no corredor de ônibus", disse o especialista.

Maluf citou como exemplo a cidade de Bogotá (Colômbia) onde em duas faixas exclusivas os ônibus de trânsito rápido levam 35 mil pessoas/hora enquanto em outras cinco faixas, os carros levam apenas sete mil pessoas/hora. Na China as autoridades deixaram projetos de monotrilho em favor dos corredores de BRT usando a experiência de técnicos brasileiros. Na província de Ghuangzou o sistema atende até 45 mil passageiros/hora nos horários de pico, demanda equivalente a suportada pelo metrô.
O especialista em planejamento e mobilidade urbana considera importante a integração do transporte de massa com ciclovias, corredores exclusivos e metrô e reforçou que as melhores cidades do mundo privilegiam o sistema de transporte coletivo em detrimento do individual. Tomou como exemplo negativo as cidades Turim, na Itália, invadida por carros, e Seattle, nos EUA, que tem espaço destinado apenas aos automóveis, com baixa integração das pessoas no espaço público. Disse que ao contrário dessas duas, Nova York se reinventou com espaços de convivência, ruas completas com calçadas, proteção ao pedestre, sinalização, ciclovias e integração do espaço público. Disse que em São Paulo 82% das pessoas vão ao metrô de ônibus e que em Londres 76% das pessoas utilizam o ônibus nos deslocamentos. Na opinião de Maluf, o cenário ideal para uma cidade como São Paulo é que um sistema eficiente de BRT´s abasteça estações de metrô com linhas troncais, de forma integrada.

Exemplo de eficiência no corredor ABD
A solução apontada por Adalberto Maluf Filho pode tomar como exemplo o corredor metropolitano ABD, construído na década de 80, e há 15 anos operado pela Metra, com índice de satisfação de 80% segundo pesquisa feita com seus usuários.

Construído sobre vias segregadas, o corredor ABD tem extensão de 33 quilômetros e liga as zonas leste e sul de São Paulo, passando pelas de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. Circulam mensalmente pelo sistema, cerca de 7,5 de passageiros, em 13 linhas operadas, contando com 110 pontos de parada e 10 terminais.

Mobilidade, sustentabilidade e saúde
Participaram do seminário, além de Adalberto Maluf Filho, Vitor Seravalli, especialista em Desenvolvimento Sustentável e presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU; Paulo Saldiva, médico coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP) e os convidados Adriano Murgel Branco (ex-secretário de Transportes do Estado de São Paulo) e Oscar Silveira Campos, secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo.

O Seminário é organizado no mês da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro.

Informações: Casa da Notícia

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Viagens de ônibus interestaduais e internacionais ficam mais caras


A partir deste domingo as passagens para transporte rodoviário interestadual e internacional terão um reajuste de aproximadamente 3%. O preço máximo da tarifa para ônibus convencional simples, com banheiro, para uma viagem interestadual de 500 quilômetros, será de R$ 63,00. Para os veículos leito com ar-condicionado a tarifa máxima cobrada pelo mesmo trajeto será de R$ 145,00.

A Agencia Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) calculou o reajuste anual com base nos gastos com combustível, lubrificantes, rodagem, pessoal, peças e acessórios, veículos e ativos e despesas pessoais. A decisão é válida para o transporte de passageiros de longa distância, ou seja, viagens acima de 75 quilômetros.

Informações: Extra Online

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