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Em Fortaleza, Rodoviários sinalizam uma greve de ônibus

domingo, 10 de junho de 2012

A campanha salarial dos motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) parece se encaminhar para uma greve. A categoria aprovou, em assembleia na manhã deste sábado, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro), no Centro, pelo estado de greve, com manifestações e paralisações, e por manter a proposta de reajuste salarial de 15%, cesta básica no valor de R$ 80,00, e vale alimentação de R$ 12,00. A greve poderá ser instaurada em nova assembleia a ser realizada na próxima quinta-feira, 14.


A categoria segue mobilizada e promete manifestações e paralisações até a próxima assembleia, marcada para quinta-feira Foto: Viviane Pinheiro

A sétima rodada de negociação ocorreu na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), com o Sindicato das Empresas de Ônibus do Estado do Ceará (Sindiônibus), que manteve a proposta patronal de 4,88% e nenhum aumento para o vale-refeição ou cesta básica.

"Eles esquecem que nós somos seres humanos, com esposa e filhos. Faremos greve para negociar um salário digno para os trabalhadores. É um protesto para dizer à população a situação em que nós vivemos", afirmou Valdir Pereira, assessor político do sindicato laboral.

O presidente do Sintro, Domingos Neto, acredita que as negociações não avançarão mais, sendo a greve inevitável. "Se eles quisessem resolver sem a implantação de uma greve já teriam feito. Nenhuma das cláusulas econômicas avançou", acrescentou. Neto ressaltou que é da responsabilidade da categoria buscar uma vitória que objetive alcançar melhores condições de vida para o trabalhador.

Fonte: Diário do Nordeste

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No Rio, Passear no BRT Transoeste vira programão da Barra a Santa Cruz

Depois de almoçar com 15 pessoas de sua família, a aposentada Ruth Moreira de Carvalho, de 79 anos, se arrumou toda, fez maquiagem e levou seus filhos e netos — “do mais velho ao caçula, veio todo mundo” — para um passeio ontem entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca. O programão da família foi percorrer o trecho de 32 km do corredor expresso do BRT Transoeste para conhecer os ônibus articulados e climatizados. O novo sistema de transporte estreou na quinta-feira.
Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia
“A gente queria conferir como ficou a obra. É bom, bonito e rápido. E nada melhor do que fazer o trajeto com a família reunida. Passeamos e nos divertimos”, disse a moradora de Santa Cruz. O sistema que ela aprovou diminuiu o tempo de viagem de uma hora e meia para 55 minutos entre o Terminal Alvorada, na Barra, e a Estação Pingo D’água, em Santa Cruz.

Teve gente que enfrentou chuva e muito trânsito só para circular pela Zona Oeste nos novos ônibus. “Sai de São João de Meriti só para isso. Levei 45 minutos para chegar no Alvorada e quero muito passear nos BRTs. Fiquei muito curioso”, conta Leandro Santos da Silva, 26 anos.

Para transportar os passageiros, motoristas com autoestima para lá de elevada. Marcos Gonçalves, 48 anos, disse que se sentia “o cara” com o trânsito todo liberado para ele. “As pessoas precisam entender que isso não é uma ciclovia e parar de correr ou caminhar aqui”, alerta ele, que volta e meia tem que parar para não atropelar quem invade a pista exclusiva.

Passageiros surpresos com viagem rápida
O motorista Marcos Gonçalves, que há 16 anos transporta passageiros na Zona Oeste, está há dois dias em contato com os usuários do BRT Transoeste. Segundo ele, o que mais tem chamado a atenção é o sorriso no rosto de quem precisa fazer o percurso. Principalmente quando ele ouve o passageiro dizer: ‘Ih, já chegou’. “Tem sido um prazer”, afirma.

Já entre os parentes da aposentada Ruth Carvalho, só uma queixa. “Ô, fiscal. Cadê o moço do biscoito? Não vai passar ninguém vendendo um lanchinho, não?”, questionou Cátia Regina Cunha, 46 anos. “Biscoitinho não tem, não. Mas toda sexta vai ter o BRT do Pagode. O ônibus é grande e cabe a banda toda”, brincou o funcionário, arriscando uma sambadinha.

O BRT também virou opção para distrair crianças, que ficam impressionadas com a forma sanfonada da articulação dos carros. “Foi uma maneira divertida de entreter a criançada e uma forma de conhecer o novo sistema de transporte”, contou a vendedora Camila Souza, 29 anos, ao lado dos filhos Vitória 11, Letícia, 10 e Mateus, 8.

Fonte: O Dia Online


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Série de reportagens apresenta sistemas BRT na Cidade do México, Los Angeles e Rio de Janeiro

sábado, 9 de junho de 2012

BRT Transoeste - O primeiro corredor expresso de ônibus vai transportar 120 mil passageiros por dia, com uma redução de 1h no trajeto entre Barra e Santa Cruz / Campo Grande. A partir de agosto, quando todo o sistema estiver em operação, o BRT terá 56 km de extensão e 63 estações. O intervalo entre os ônibus será de aproximadamente 1 minuto meio. A passagem custa R$ 2,75 e só pode ser comprada nas bilheterias das estações. O passageiro também pode usar o Bilhete Único carioca.

As nove estações são: Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.

Os repórteres Marcelo Castilo e Sérgio Meirelles, da “TV Brasil”, prepararam uma série de reportagens para o programa “Repórter Rio” sobre o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Eles apresentaram as características e pontos fortes de cada um. Além disso, a série de reportagem mostra como vai funcionar o BRT no Rio de Janeiro.

BRT na Cidade do México
BRT em Los Angeles
BRT Transoeste - Rio de Janeiro
Informações: TV Brasil

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Novo sistema de bilhetagem nos ônibus de João Pessoa prevê a validação de quase 500 mil cartões

Diferente do que aconteceu em 2006 quando, gradativamente, os usuários do sistema de transporte coletivo de João Pessoa foram se adaptando ao projeto de Bilhetagem Eletrônica implantado nos ônibus, a modernização da tecnologia utilizada na cobrança de passagens, realizada na madrugada desta sexta-feira (08), tem sido um grande desafio para os empresários do setor na capital paraibana.

A constatação, feita pelo diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, durante entrevista concedida aos jornalistas na manhã desta sexta, explica parte dos problemas enfrentados por alguns usuários que tentaram validar seus cartões nas primeiras horas de funcionamento dos novos equipamentos instalados nos ônibus.

Segundo Mário Tourinho, a validação de quase 500 mil cartões em poucos dias tem um encargo muito maior se comparado à instalação do projeto há seis anos e que, apesar dos esforços, os contratempos são naturais em qualquer transição. 
“Quando instalamos o sistema em 2006, ninguém tinha o cartão de passagem, só necessitaria adquiri-lo. Mas agora, com a modernização do sistema, temos que validar quase 500 mil cartões. É uma tarefa desafiadora, sem dúvida, mas estamos fazendo tudo com razoável velocidade, sem que o usuário tenha que trocar de cartão”, disse o diretor executivo da AETC, frisando também que grande parcela dos problemas enfrentados pelos usuários na manhã desta sexta-feira ocorreu em função da pressa de alguns usuários que, acostumados a ‘passar o cartão pelo leitor’, não seguiram as orientações de aguardar cerca de 2 a 5 segundos na aproximação do cartão ao validador, visto que neste primeiro contato com o novo equipamento, é preciso tempo para a validação.

Ele também salientou que a má conservação de alguns cartões também pode estar invalidando os dados e prejudicando a migração das informações. “Existem pessoas que colocam o cartão no bolso, jogam na bolsa e isso, com o tempo, danifica o material. Além disso, têm pessoas que tentam passar a carteirinha estando ela envolvida em capinhas ou dentro de suas carteiras, isso também pode impedir a validação”, alertou.
 De acordo com Mário Tourinho, o usuário que não conseguiu validar seu cartão no interior do próprio ônibus também pode realizar a operação na sede da AETC-JP (Rua Treze de Maio, 103), no posto de atendimento da AETC no terminal rodoviário de João Pessoa, no Terminal de Integração do Varadouro ou em uma tenda instalada no Parque Solon de Lucena para exclusivo atendimento de validação de cartões. O diretor executivo da AETC-JP destacou ainda que todos esses postos funcionarão neste sábado (09), das 6 às 20 horas.

Após um dia inteiro de demanda por validação de cartões nestes postos, Mário Tourinho afirmou que a expectativa é de que até o final deste sábado o sistema já esteja em pleno funcionamento.
“Colocamos a segunda-feira, dia 11, como prazo final para que tudo esteja em pleno funcionamento. Mas como a procura pela validação foi grande no primeiro dia, acreditamos que já neste sábado estejamos com tudo normalizado, com poucas pessoas ainda para validar seus cartões”, explicou o dirigente, lembrando que técnicos da empresa Transdata, responsável pelos novos equipamentos de bilhetagem eletrônica, acompanharão a transição e estarão a postos para a resolução de qualquer problema. Vale destacar, no entanto, que o sistema de bilhetagem eletrônica continuará o mesmo. A ação consistiu apenas na mudança da companhia que fornece o serviço nos ônibus e na troca dos equipamentos por outros mais modernos.
“A intervenção teve o objetivo de modernizar os equipamentos. Para isso mudamos a empresa que fornece o serviço nos ônibus e fizemos a troca dos equipamentos por outros mais modernos, que inclusive permitirão que em um futuro próximo se faça a leitura digital”, argumentou Mário Tourinho.


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Em Petrolina, Nova empresa de ônibus começa a operar nesta segunda-feira

Está prevista para a próxima segunda-feira (11), a apresentação dos primeiros ônibus da nova empresa de transporte coletivo, Viva Petrolina.

Segundo o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), a empresa começará atendendo a partir da próxima quinta-feira (14) os bairros São Gonçalo e João de Deus, além da linha Circular.

A nova frota deverá ser incorporada às demais linhas gradativamente, até o sistema atender toda a demanda.

Em entrevista concedida a imprensa o prefeito Júlio Lóssio garantiu que serão ônibus novos e o dono da empresa será apresentado à imprensa e a sociedade petrolinense.

Fonte: Petrolina1

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Em Natal, Motoristas e patrões retomam negociações segunda-feira

Os sindicatos patronal e dos trabalhadores do sistema de transportes de passageiros em Natal não fecharam, ainda, o acordo coletivo de trabalho, embora já tenham transcorridos oito dias da data-base para a negociação salarial e de cláusulas sociais entre as partes, que é o mês de maio.  Uma nova rodada de negociação entre as partes está prevista para segunda-feira, dia 11, na Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego (STRE), na Ribeira. A possibilidade de uma nova greve, por enquanto, está descartada.

O impasse na negociação entre patrões e empregados persiste a respeito de duas cláusulas: o percentual de reajuste salarial, o qual chegou a 6,52% por parte das empresas de ônibus e a unificação do vale-alimentação, cujo valor é de R$ 159,00 para os motoristas. A reivindicação é que esse valor seja estendido aos cobradores, despachantes, mecânicos e asg, que também atuam nas garagens das empresas de ônibus.

A possibilidade de uma nova greve no sistema de transporte coletivo foi, momentaneamente, afastada na assembléia geral que o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) realizou na tarde da quinta-feira, dia 7, quando se chegou a um consenso quanto ao desconto no contracheque dos quatro dias de greve, ocorrida entre os dias 14 e 17 do mês passado.

O diretor do Sintro, Moacir Rosa de Almeida, informou, ontem à tarde, que as empresas vão descontar dois dias parados dos salários dos trabalhadores, enquanto estes "vão pagar dois em dias feriados". Ele disse, ainda, que os dias já descontados no contracheque de maio, vão ser repostos até a próxima terça-feira, dia 12, pelas empresas.

No dia 17 de maio, quando empresários e empregados chegaram a um acordo sobre o fim da greve de quatro, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) ofereceu um reajuste salarial de 6,0%. Na quarta-feira, dia 6, elevou a proposta em 0,52%, mas os trabalhadores não concordaram e insistem num percentual entre 7% e 8%, segundo relatou Moacir de Almeida.

Pela proposta feita na audiência de conciliação  realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT/21ª Região), com os 6,0% de aumento, o salário de um motorista de ônibus passaria de R$ 1.267,14 para R$ 1.347,17. O reajuste seria de R$ 76,03.

Com a proposta de 6,52%, o valor do salário dos motoristas passaria a ser de R$ 1.349,76 ou um aumento nominal de R$ 82,62.

Os trabalhadores do sistema de transporte coletivo, a depender do resultado da reunião com os patrões, devem marcar uma assembléia para a manhã ou tarde do dia 12.



Informações: Tribuna do Norte
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