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Rio de Janeiro: Conheça o Ligeirão, a nova opção de transporte para o carioca

sábado, 12 de maio de 2012

Em breve o carioca vai poder usufruir de um novo sistema de transporte. O Ligeirão vai fazer com que o usuário de transporte público ganhe duas horas a mais no dia graças à diminuição do tempo de deslocamento pela cidade. Serão, ao todo, quatro corredores expressos: Transoeste, Transcarioca, Transbrasil e Transolímpica.

Os ônibus do BRT, o Ligeirão, farão paradas apenas em estações específicas. Pode parecer simples, mas é uma grande mudança. Para que o sistema corra segregado do resto do trânsito e tenha as estações à sua disposição, um novo modelo de ônibus vai circular pelas ruas do Rio de Janeiro. “Esse carro é automático, possui seis velocidades e consegue colocar a 6ª marcha com 40km/h. Isso significa uma viagem segura e econômica”, conta Aldeir Lopes Pereira, gerente operacional do Consórcio Santa Cruz, um dos que vai operar o sistema.

Com 18,3m de extensão e capacidade para transportar 160 passageiros, o Ligeirão conta com um sistema de câmeras internas para total controle do que acontece no carro. Uma delas está logo acima do motorista e é bastante importante. “Ela auxilia nas manobras de marcha à ré e também nas laterais quando há algum obstáculo”, explica Aldeir. Como é comum em aviões, o Ligeirão tem portas de emergência, independentes das portas usuais. “Quando o veículo enguiça, ela é usada para o desembarque dos clientes”, continua.

Isto porque há uma grande diferença para o ônibus comum. No BRT, o embarque é feito pelo lado esquerdo do carro, o mesmo do motorista. “E elas só abrem se as do lado direito, de emergência, estiverem fechadas”, esclarece Aldeir. Embora as portas de emergência sejam rigorosamente iguais às dos outros ônibus, as de embarque e desembarque são mais altas. “Aqui nós temos uma altura de 90cm, então impossibilita o embarque e desembarque fora das estações”, afirma.

Para Aldeir, todas essas diferenças são exatamente o que vai garantir o sucesso do Ligeirão. “O BRT vai ser muito importante para a população de modo geral. Você vai ter uma viagem rápida, segura e barata. Isso é importante”, encerra Aldeir.

Fonte: Cidade Olimpica

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Ministro garante licitação do trem-bala até o fim do ano

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, afirmou que o governo fará a licitação do trem-bala até o fim deste ano. Em audiência na Câmara, Passos disse que o projeto do trem de alta velocidade, que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, está em fase de conclusão. “Estamos finalizando alguns estudos com os ministérios do Planejamento e da Fazenda. Vamos concluir esses últimos ajustes e faremos a licitação.”

A licitação será feita em duas etapas. Nesse primeiro leilão, será contratada a empresa que fará a operação do trem. Em 2013, será feita uma segunda licitação, para contratar a companhia que assumirá a construção civil do projeto.

Paulo Passos admitiu que a saída de Bernardo Figueiredo do comando da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) paralisou o andamento do projeto. Figueiredo teve sua recondução barrada pelo Senado. “A saída de Bernardo produziu algum tipo de descontinuidade, mas estamos trabalhando no projeto”, disse Passos, que está na Câmara nesta quarta-feira para debater as condições das estradas do Rio de Janeiro, em audiência da Comissão de Viação e Transportes.

Fonte: Valor, Por André Borges

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Em Belo Horizonte, TCE suspende obras do BRT Antônio Carlos/Pedro I

A promessa feita há três meses pela BHTrans, de entregar as obras do BRT até a Copa das Confederações, em julho do ano que vem, caiu por terra. Apesar de não precisar quanto tempo a mais as intervenções vão durar, a empresa já admite que a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), que manteve suspensa na quinta-feira a licitação da obra na Pampulha, vai alterar o cronograma. O atraso foi confirmado pelo presidente do órgão, Ramon Victor Cesar, que em fevereiro afirmou haver tempo hábil para que a nova aposta de transporte público entrasse em operação. Para o BRT da Área Central, o secretário municipal de Obras, Murilo Valadares, já adianta: “O cronograma é outubro de 2013”.

A suspensão determinada pelo TCE se refere ao processo licitatório da Estação da Pampulha do BRT Antônio Carlos/Pedro I, equipamento fundamental para que a operação do sistema comece. Será nela, bem como na Estação São Gabriel (Cristiano Machado) que os usuários de linhas alimentadoras, vindas dos bairros, poderão acessar o BRT em direção à Região Central. A interrupção da concorrência pública foi decidida em sessão plenária na quarta-feira por três votos a um. O problema identificado no edital da licitação, conforme é tribunal, é o critério de pontuação da proposta técnica, apontado como irregular pelo órgão.

Na semana passada, a Justiça liberou a licitação da Estação São Gabriel, que também havia sido suspensa pelo TCE. Na ocasião, a PBH afirmou que, caso o impasse continuasse, as obras poderiam atrasar em até três meses. Apesar da mudança de prazo, Ramon Cesar é categórico em afirmar que não haverá atrasos para a Copa do Mundo. “Temos prazo suficiente para a realização das obras e os projetos já estão todos prontos e o recursos disponível”, diz.

O procurador-geral do Município, Marco Antônio Rezende, informou ontem que a PBH entrará hoje com mandado de segurança no Tribunal de Justiça para retomar o processo licitatório do BRT da Estação Pampulha.

Plano para a Copa 2014

A BHTrans prepara um plano operacional para gerenciar o transporte e o trânsito durante a Copa do Mundo de 2014. Os trabalhos, iniciados em janeiro, estão sendo elaborados por uma empresa de consultoria de experiência internacional, a Logit. Entre as ações estão previstos planos de contingência para identificar gargalos, alterações de tráfego e fechamento de vias. Uma das saídas capazes de melhorar o trânsito foi aprovada pelo Congresso Nacional anteontem. De acordo com a Lei Geral da Copa, estados e municípios poderão decretar feriado nos dias de jogos, o que vai diminuir o fluxo de veículos na cidade.


Fonte: Estado de Minas

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Metrô terá a 1ª estação fora da capital paulista só em 2016

A inauguração da primeira estação de Metrô fora da capital paulista deve ocorrer só daqui a quatro anos, em 2016, segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A licitação para a contratação do projeto básico da terceira fase da Linha 4-Amarela, a extensão até Taboão da Serra, está em fase final. O projeto inclui uma nova estação, a Jardim Jussara, nas proximidades da Avenida Francisco Morato. Haverá, ainda, a Taboão, no centro da cidade.

Atualmente, a linha tem seis estações. Sai da Luz, na região central, e vai até o Butantã, na zona oeste. Quando estiver pronta, terá 13 paradas e cerca de 16 km de extensão. As próximas inaugurações, Morumbi e Vila Sônia, devem ocorrer em 22 meses. Mas, segundo Alckmin, o governo já trabalha em sua extensão. "O Estado está executando o túnel em direção a Taboão da Serra. Há 800 metros em obras", disse o governador.

No último dia 3, em visita ao pátio de manobras da Vila Sônia, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o trajeto extra até Taboão terá cerca de 3 km e será todo subterrâneo. E deve custar R$ 1,2 bilhão. Os estudos geotécnicos já começaram e devem ficar prontos dentro de seis meses.

A localização exata das duas novas estações ainda não está definida. A previsão, porém, é que a parada do Jardim Jussara fique no cruzamento das Avenidas Francisco Morato e Guilherme Dumont Villares. Já a parada de Taboão deve ser construída nas proximidades da Praça Nicola Viviléchio, no centro.
O trecho vai beneficiar mais de 700 mil moradores de Taboão da Serra e outros cinco municípios: Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes, São Lourenço e Juquitiba. "O Metrô não tem uma estação fora de São Paulo. E se chama Metropolitano. Agora, pela primeira vez, vai sair de São Paulo, chegando até Taboão da Serra", afirmou Alckmin.

Acabamento

O Metrô desenvolve atualmente a implementação da segunda fase da Linha 4- Amarela, que consiste na execução de obras de acabamento e instalação de sistemas operacionais, como escadas rolantes e programas de comunicação visual em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. Nenhuma, porém, será inaugurada neste ano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Curitiba: Quatro Barras inaugura linha do Ligeirão nesta segunda-feira

Começa a funcionar na próxima segunda-feira (14) o articulado “Ligeirão” no transporte coletivo de Quatro Barras. A linha adicional vai se chamar “Curitiba - Quatro Barras Rápido” e terá dois horários de saída pela manhã e um à tarde, partindo de Quatro Barras. No retorno, o Ligeirão terá mais três horários, partindo de Curitiba, e com isso, desafogando o fluxo dos ônibus que transitam nos horários de pico.
“Sem dúvida é um grande avanço para o transporte coletivo, que vai melhorar o atendimento dos passageiros que circulam na cidade e se deslocam à Curitiba. Quando pleiteamos esta linha, nossa proposta foi garantir mais qualidade e um bom serviço para quem utiliza o transporte e que certamente merece todo o respeito”, disse o prefeito Loreno Tolardo.

Os testes com o Ligeirão ocorreram já no início de março, com técnicos da Urbs, Prefeitura e Viação Castelo Branco, que juntas conseguiram viabilizar esta conquista. Desde então, foram realizadas obras e ajustes tanto nas vias públicas quanto no próprio terminal para a boa circulação do articulado, que apresenta dimensões bem maiores do que os ônibus convencionais. Nele podem ser transportados 43 passageiros sentados e 95 em pé, somando 138 lugares.

Itinerário
O Ligeirão terá duas linhas saindo de Quatro Barras pela manhã, às 6h55 e 7h25, e outra no período da tarde, às 17h40. Haverão dois itinerários: um deles parte do Terminal, passa pelo Jardim Menino Deus, atravessa a trincheira, e segue com destino à Curitiba; e o outro parte do Terminal em direção à Colônia Maria José, acessando a BR 116 com destino à Curitiba, via Bacacheri. O articulado fará paradas nos bairros e também nos pontos em Curitiba, exceto ao longo da BR 116.
No sentido de retorno, serão mais três linhas, às 16h40, 17h50 e 19h, sentido Curitiba - Quatro Barras. Um dos principais diferenciais da linha é que entrará em bairros onde os ônibus não entravam anteriormente, como o Menino Deus e a Colônia Maria José.   

Fonte: Agora Paraná

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Engarrafamento marca nova fase do BRT de Belém

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Iniciado ainda na altura do viaduto do Coqueiro, o engarrafamento intenso que se formou desde as sete horas da manhã de terça-feira (08) na rodovia BR-316 - sentido Entroncamento/São Brás - exigiu paciência de motoristas e pedestres. Já na Avenida Almirante Barroso, no perímetro que vai do conjunto Costa e Silva até a avenida Tavares Bastos, a causa do problema podia ser vista através do trabalho de operários e máquinas que iniciavam mais uma fase das obras de implantação do BRT (Bus Rapid Transit), sistema de transporte que promete agilizar o deslocamento de passageiros de Icoaraci até o Ver-o-Peso, quando finalizada.

Ocupando duas faixas da pista, os tratores e caminhões faziam, desde cedo, o serviço de retirada da camada de asfalto que fica bem ao lado da ciclovia central da avenida. No lugar, de acordo com o secretário Municipal de Saneamento, Ivan Santos, será implantada uma nova camada de concreto por onde deverão passar os ônibus do BRT. “Iniciamos a retirada da camada de asfalto para serem colocadas placas de concreto rígido que é por onde passará o sistema de transporte do BRT”.

Segundo ele, são essas placas de concreto que possibilitarão que os passageiros desembarquem dos ônibus do sistema BRT no mesmo nível das paradas. “Apenas nos cruzamentos haverá um rebaixamento onde o ônibus fará uma pequena decida e depois, ao final do cruzamento, fará a subidinha novamente”.

Ivan Santos ressalta que essa fase das obras também servirá para alterar a grade que, hoje, faz a proteção da ciclovia da avenida Almirante Barroso. “No lado direito do sistema de ciclovia, vamos tirar a grade para colocar um mais adequado para quando estiver implantado o sistema do BRT”.

CICLOVIA

Com isso, segundo o secretário, durante a substituição da grade, os ciclistas poderão trafegar pela ciclovia apenas pelo lado esquerdo - tomando como referência o sentido Entroncamento/São Brás - que funcionará, temporariamente, como uma faixa de sentido único da ciclovia. “A ciclovia funcionará, quando pronta, como um sistema único de ida e volta passando por trás das estações e paradas, por isso, terá um formato sinuoso (que faz curvas)”.

O secretário informou, ainda, que a previsão é de que essa fase da obra seja concluída no prazo de três meses. “Vamos trabalhar de forma mais enérgica para deixar pronto no período de 90 dias”, disse. “Daqui pra frente o trabalho está mais acelerado”.

Sobrou também para os clandestinos

Além dos operários, homens da Guarda Municipal de Belém e agentes da Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel) também atuavam no local por onde foi iniciada mais essa fase da obra. Para tentar diminuir os inevitáveis transtornos causados ao trânsito em decorrência do estreitamento da pista, o coordenador de operações de trânsito da CTBel, Isaías Reis, informou que estava proibida a circulação de vans e microônibus que fazem o transporte alternativo clandestino e de caminhões com mais de 3,5 toneladas. “Seis fiscais de transporte vão permanecer aqui durante o período de realização da obra. Vamos coibir o tráfego de caminhões e intensificar a fiscalização ao transporte clandestino para que não circule nenhum durante a obra”.

Segundo Isaías, a medida pretende diminuir o trânsito de veículos no local e, consequentemente, aliviar o engarrafamento, já que, segundo ele, não haverá alterações nas linhas de ônibus convencionais. “Não vamos modificar as linhas de ônibus, então, sugerimos que os motoristas de veículos particulares utilizem as vias alternativas como a João Paulo II, Pedro Álvares Cabral e a Centenário, para quem vem da Augusto Montenegro. Para quem vier da Cidade Nova, sugerimos que utilize a avenida Independência”.

Apesar da apreensão de seis veículos de transporte alternativo ainda no início da manhã, o engarrafamento percebido na rodovia BR-316 era fora do comum. Na entrada do túnel do Entroncamento, além das filas de ônibus e carros, era possível acompanhar uma extensa fila de motos, que não conseguiam transitar nem pelos estreitos corredores. Na hora de maior sufoco, a dificuldade em transitar afetou também uma ambulância que vinha do município de Paragominas. “Eu levei uma hora para andar oito quilômetros. Está péssimo (o trânsito) desde a BR. Não tem como dar espaço pra ninguém passar”, esclareceu Ademir Júnior, motorista de um caminhão que também ficou preso no engarrafamento.

Teve gente que preferiu ir andando

Nos ônibus, além da grande quantidade de passageiros que se espremiam nos corredores, os motoristas temiam pelo atraso na corrida devido a lentidão extrema. “Tá caótico, já estou dez minutos atrasado”, disse o motorista José Júnior, que trabalha para uma linha de ônibus que faz o transporte de Icoaraci a São Brás. “Isso aqui ainda vai piorar muito porque eles querem começar tudo junto (as obras)”.

Nas paradas de ônibus, a espera pelo transporte também era grande. Com o engarrafamento atípico, os ônibus demoravam mais do que o normal para chegar até as paradas. “Fazer o quê? A gente tem que enfrentar”, convencia-se o autônomo Roberto Assis. “A pessoa que sai de Ananindeua pra chegar no Ver-o-Peso vai ter que sair 5h30 de casa pra chegar no trabalho no horário”.

Fora do comum também era o fluxo de pessoas que seguiam a pé desde a entrada do túnel. Preocupada com o atraso que já chegava aos 30 minutos, a empregada doméstica, Kátia Regina, preferiu fazer o trajeto do Entroncamento até a Almirante Barroso andando. “Eu desci no shopping e vim a pé porque não tem condições”, disse ofegante e sem parar com destino ao trabalho que fica em frente à sede da Tuna Luso Brasileira. “Ou esse negócio (BRT) melhora, ou piora de vez”.


Fonte: Diário do Pará

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