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Pernambuco terá R$ 2,4 bilhões do PAC da Mobilidade

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pernambuco terá um investimento de R$ 2.4 bilhões do PAC da Mobilidade, dos quais R$ 1,6 bilhão será repassado ao Governo do Estado e R$ 800 milhões ao município do Recife. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (24), em Brasília. Ao todo serão R$ 32 bilhões para 18 estados brasileiros.

O programa é um incentivo do Governo Federal para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras e promete implantar, nos 51 municípios beneficiados, 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 Estações e Terminais, 200 km de linhas de metrô e a aquisição de mais de 1 mil veículos sobre trilhos.

Em Pernambuco, os recursos serão empregados para a construção de empreendimentos como os corredores exclusivos de ônibus na II Perimetral/Via Metropolitana Norte e IV Perimetral (BR-101), o programa de Navegabilidade do Rio Capibaribe - projeto pioneiro da Secretaria das Cidades onde o barco se transformará em um novo modal de transporte público da RMR, além da construção das obras de arte e estações dos corredores Norte Sul e Leste Oeste, que já estão em andamento pelo Governo do Estado.

De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral presente no anuncio oficial dos projetos contemplados no PAC da Mobilidade, os investimentos destinados ao Estado eram aguardados desde fevereiro do ano passado, após o anuncio da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a decisão vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas que utilizam, diariamente, o transporte público, uma vez que os Corredores Exclusivos de Ônibus vão atender às cidades de Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.

Ainda de acordo com Danilo, o Governo do Estado vai aguardar ser chamado pelo Ministério das Cidades para discutir as regras de financiamento, uma vez que os recursos do PAC são parte da OGU e outra parte oriunda de empréstimo.

Conheça os projetos aprovados no PAC da Mobilidade
II Perimetral - A nova avenida se chamará Via Metropolitana Norte e funcionará como prolongamento da II Perimetral Metropolitana, que será triplicada no trecho entre a avenida Presidente Kennedy e a PE-15 (com 4 km). A Via Metropolitana Norte começará no entroncamento com a Rodovia PE-15, a partir do Terminal Integrado da PE-15, onde será construído um viaduto. Depois seguirá margeando o Rio Fragoso. A estrada prossegue até a PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, que separa as cidades de Olinda e Paulista.

IV Perimetral / BR 101 - Na IV Perimetral (BR-101), o estado também irá construir um corredor exclusivo de transporte nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). A rodovia terá o pavimento requalificado ao longo do seu contorno (30,7 km). O canteiro central será usado para implantação das estações de embarque no padrão TRO: pagamento antecipado e embarque no nível da porta de entrada, a exemplo do metrô. No percurso será implantado ainda um elevado nas proximidades da reitoria da UFPE até a altura da BR-232. Com a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, a via será alargada.
Além da faixa do ônibus haverá outras três faixas para os veículos. O projeto também prevê dois viadutos: um sobre o viaduto da Caxangá e outro próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal nas imediações do Colégio Militar. O TRO da 4° Perimetral terá 39 estações de embarque e será interligado a cinco terminais de integração: Abreu e Lima, Macaxeira, Caxangá, Barro e Cajueiro Seco. A requalificação do contorno da BR-101 também trará benefícios no tráfego das avenidas Caxangá e 17 de Agosto. Para este projeto serão investidos R$ 723 milhões.

Corredores Fluviais: o projeto visa o aproveitamento da calha do rio Capibaribe para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa e que por meio de suas estações de embarque e desembarque de passageiros, se realize o transbordo e a integração com o sistema de transporte metropolitano existente.

A implantação do corredor possibilitará a integração entre o Corredor Fluvial e o Sistema Estrutural Integrado (SEI) por sentido. Ou seja: com uma só passagem de ônibus para ir e outra para voltar, os passageiros podem integrar com o barco sem precisar pagar nova tarifa. Cada embarcação poderá receber até 86 passageiros sentados, transportando em média 80 mil passageiros por mês. Os barcos serão climatizados e acessíveis para pessoas com deficiência. Outro diferencial será a regularidade das viagens, sem interferência de trânsito. Para este projeto serão investidos R$ 289 milhões.
Sistema de Transporte Rápido de Ônibus - Ainda dentro do PAC da Mobilidade, os corredores Norte Sul e Leste Oeste, cujas obras já estão em andamento (com recursos do próprio Tesouro Estadual - contrapartida), serão contemplados com a construção de estações e diversas obras de arte.

No Corredor Norte-Sul – uma obra de R$ 390 milhões e que vai atender 328 mil passageiros/dia dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife – o PAC MOB vai financiar 9 das 42 estações, os viadutos que estão sendo construídos nos Bultrins e Ouro Preto e ainda os viadutos da Agamenon Magalhães. Todo o corredor tem uma extensão de 37,9 km, saindo de Igarassu e indo até o Terminal de Joana Bezerra, com bifurcação, no Tacaruna, para o centro do recife, via Cruz Cabugá.

No Leste-Oeste – uma obra de R$ de R$ 145 milhões e que vai beneficiar 126 mil passageiros/dia que circulam no trecho que vai da Praça do Derby (em Recife) até o Terminal Integrado de Camaragibe (12,5 km de extensão), serão implantadas além das 22 estações e dos dois Terminais de Integração (III Perimetral, IV Perimetral) – recursos do PAC Copa -, serão construídos com recursos do PAC da Mobilidade, um túnel na Praça João Alfredo, um viaduto.

Informações: Folha PE


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Recursos para metrô de Curitiba estão garantidos

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta terça-feira (24/04), em Brasília, a liberação de R$ 1 bilhão em recursos federais para o metrô de Curitiba. A obra, orçada em R$ 2,33 bilhões, terá também um aporte de R$ 300 milhões do Governo do Estado. O restante dos recursos será de responsabilidade do município e da iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

A verba para a obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento 2 - Mobilidade de Grandes Cidades. “A confirmação da transferência do recurso demonstra o bom entendimento entre o Paraná e o governo federal, que não se nega a liberar recursos para bons projetos”, afirmou o governador Beto Richa. Segundo ele, o metrô terá investimentos do Estado porque é fundamental para sustentar o crescimento e o desenvolvimento da capital e dos municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o País precisa investir em metrôs para assegurar a sustentabilidade urbana nas grandes cidades. “Vamos apoiar projetos consistentes em conjunto com prefeitos e governadores, que conhecem a realidade local", disse a presidente ao liberar R$ 22 bilhões do governo federal para o PAC 2 para várias obras no País.

O prefeito Luciano Ducci, que participou da solenidade no Palácio do Planalto, afirmou que dará início ao processo de execução da obra nos próximos dias. Segundo ele, serão realizadas audiências e consultas públicas para a elaboração do edital da concorrência. “O objetivo é que possamos começar as obras do metrô até o fim deste ano", disse.

TRAJETO - O projeto do metrô de Curitiba deve ser concluído em quatro anos a partir do início das obras. A linha ligará os bairros da zona Sul da cidade, uma das mais populosas do município ao Centro. O trajeto terá 14,2 quilômetros de extensão e 13 estações.

Além de Curitiba, também foram contempladas com recursos para a implantação de sistemas de metrô as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. No total, as obras nessas capitais somarão 107 quilômetros de linhas de metrô.

Os recursos do PAC 2 Mobilidade de Grandes Cidades atenderão outros 51 municípios de 18 estados brasileiros. O investimento permitirá a da implantação de 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus. "Com melhor mobilidade ganha toda a sociedade", afirmou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Também participaram da cerimônia de assinatura de liberação dos recursos do PAC da Mobilidade o vice-presidente, Michel Temer, e os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento).

Fonte: Governo do Paraná

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Com cones, empresa improvisa corredor de ônibus em São Paulo

O desrespeito dos motoristas num trecho exclusivo para ônibus na avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte de São Paulo, levou uma empresa de transporte que opera ali, o Consórcio Sambaíba, a criar um corredor improvisado para os coletivos.

Há cerca de seis meses, das 16h às 20h, horário de maior movimento, a empresa instala cones nas proximidades de dois pontos. O objetivo é evitar que os carros estacionem nos locais proibidos e invadam a faixa de ônibus.

Um dos pontos, onde há um recuo para a parada dos coletivos, fica ao lado da estação Santana do metrô. O outro, a cerca de 50 metros.

Isadora Brant/Folhapress

No trecho, a circulação de carros já é proibida das 6h às 20h durante os dias de semana. Na prática, porém, os carros invadem a faixa reservada para os ônibus, principalmente para o desembarque de passageiros do metrô.

No fim da tarde de ontem, com cones instalados e fiscais da empresa presentes, carros estacionavam nos locais proibidos. "Sei que corro risco de tomar uma multa. Não tem outra opção, teria que fazer um retorno muito grande", diz o analista de sistemas Gabriel Ribeiro, 29, que deixava a avó no metrô.

A multa para quem invadir a faixa exclusiva é de R$ 85,13.

Segundo a SPTrans (empresa de transporte urbano de São Paulo), não há ilegalidade na ação, uma vez que ela "é operacionalizada pelo Consórcio Sambaíba, em conjunto com a SPTrans e CET (Companhia de Engeharia de Tráfego), cujos técnicos acompanham o funcionamento da faixa diariamente".

Em nota, a empresa afirma ainda que "durante os horários de pico, é implantada segregação temporária com cones, visando priorizar a fluidez do transporte público".

A reportagem esteve no local entre as 17h e as 18h de ontem e não encontrou funcionários da CET ou da SPTrans no local.

Informações: Bol Notícias

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Sistema BRT deve aumentar em 30% passageiros no sistema de transporte de João Pessoa

Com a implantação na cidade de João Pessoa do sistema BRT (Bus Rapid Transit), a Secretaria de Mobilidade Urbana – Semob estima que vai haver um crescimento entre e 25 e 30 por cento do número de pessoas que vão usar o sistema de transportes públicos na cidade.

O Secretário de Mobilidade, Nilton Pereira de Andrade, revelou que o sistema de transporte usado na cidade hoje transporta por dia cerca de 300 mil pessoas e com o novo sistema de transporte de passageiro, o crescimento vai ser uma conseqüência da migração de pessoa que hoje utilizam carro como meio de transporte e com a melhoria do sistema eles vão deixar o carro em casa.

Ele explicou que os BRT’s vão circular em quatro grandes corredores nas avenidas: Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dois de Fevereiro e Pedro II, onde vão ser construídas estações e as avenidas vão ser alargadas e o sistema de semáforos (sinais de trânsito) vão ser adaptados para abrir com a aproximação dos ônibus.

Nilton Pereira que os ônibus vão ser do tipo articulados e bi articulados, que vão circular em velocidade média e interligando terminais e o Terminal de Integração no Centro da cidade. Ele revelou que o Pac da Mobilidade, lançado pela Presidente Dilma Roussef nesta terça-feira em Brasília, vaio investir na cidade cerca 166 milhões de reais.

O secretário de mobilização adiantou que trata-se de um projeto grandioso, advertindo que se o Pac da Mobilidade tivesse sido lançado ano passado, o novo sistema estaria implantado na cidade em sua totalidade em 2014, mas como o Pac só foi lançado agora e a obra só deve começar nos próximos meses, ainda não há uma previsão para a implantação total do projeto.

Fonte: PB Agora


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Principais avenidas de São José dos Campos vão ganhar corredores para ônibus


São José dos Campos vai ganhar faixas exclusivas para ônibus. A medida ainda gera desconfiança de comerciantes, já que em algumas avenidas não haverá mais vagas de estacionamento. Mas eles também veem com bom olhos, assim como passageiros e motoristas, já que se der certo, a medida pode melhorar o trânsito na cidade.

A Adhemar de Barros é uma das vias que vai receber o corredor de ônibus. A novidade é recebida com desconfiança pelos comerciantes. “A dúvida são as vagas para estacionamento”, reclama um dos comerciantes. Já os passageiros defendem a ideia. “Vai ser ótimo, os carros atrapalham muito, principalmente às 18h00”, declarou um morador.

As modificações começarão pelo centro. Nas avenidas São José, São João, José Longo, Adhemar de Barros e João Guilhermino serão implantadas as faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo em horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Pontos de ônibus devem ser ampliados e, em alguns casos, será possível pagar a passagem antes de entrar no veículo. “Elas são exclusivas para ônibus. O carro pode entrar, não pode é trafegar. E, ao lado, tem uma faixa preferencial, do ônibus, para que ele possa fazer a ultrapassagem”, comentou Anderson Ferreira, secretário de Transportes.

Ainda não há um prazo para a implantação do projeto. A prefeitura pretende disponibilizar ainda esse ano as faixas exclusivas, sinalizações e começar algumas campanhas de conscientização. Obras e modificações de alguns pontos devem vir só depois. "É um projeto que temos um prazo de 6 meses para concluir", declarou o secretário.
Fonte: VNews
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PAC da Mobilidade Urbana destina 1,1 bi para duas obras no Ceará

A presidenta Dilma Rousseff, anunciou na manhã desta terça-feira (24), o chamado PAC da Mobilidade. Para o Ceará, foram contemplados dois projetos, num total de R$ 1,1 bi do Orçamento Geral da União (OGU) e mais R$ 1,2 bi, via financiamento da Caixa Econômica Federal.

Para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza, serão destinados R$ 1 bi do OGU, financiado igual valor pela Caixa e o restante, cerca de 1,033 bi, virá de recursos do governo do Estado do Ceará e da iniciativa privada, via Parceria Pùblico-Privada (PPP).

O Metrofor é o projeto que receberá mais recursos do PAC da Mobilidade, R$ 2 bilhões, somando recursos diretos e financiamento. Essa também é a obra mais cara entre as contempladas e deve custar cerca de 3,033 bilhões.  Os trabalhos da Linha Leste devem começar até setembro.

Já para o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza II (Transfor II), serão destinados R$ 100 milhões da União, R$ 200 milhões da Caixa e R$ 69 milhões da Prefeitura de Fortaleza. Em ambos os casos, as entidades beneficiadas (Estado e Município) terão 18 meses para concluir os projetos.

PAC da Mobilidade contempla dezenove estados
Outros estados contemplados pelo PAC da Mobilidade são Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.

No total, o governo federal vai investir cerca de R$ 22 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União e financiamento para as obras de transporte público em22 municípios com mais de 700 mil habitantes.  Com as contrapartidas estadual e municipal, o investimento total deve chegar R$ 32 bilhões.

O PAC Mobilidade Grandes Cidades destina recursos para a implantação de sistema de transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras. Está prevista a construção de 600 km de vias, 200 km de trilhos, 381 estações e terminais e a aquisição de 1.060 veículos para sistemas sobre trilhos.


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