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Rodoviários paralisam 11 linhas de ônibus da Zona Sul de Manaus

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cerca de 300 funcionários da empresa de ônibus Vega, responsável pelo transporte público em parte da Zona Sul de Manaus, cruzaram os braços na manhã desta quarta-feira (4), desde às 5h30, para reivindicar pagamento de benefícios e horas extras. A paralisação afeta mais de 20 mil usuários do transporte coletivo da capital.

As negociações entre o Sindicato dos Rodoviários e a empresa estão em andamento, sem previsão de acordo formal. Uma nova reunião está marcada para 12h.

Segundo o membro do Sindicato, Givancir Oliveira, apenas 40% da frota da Vega Transportes foi liberada para trabalhar, sendo que o restante está parado na garagem, locaizada no bairo Tarumã, Zona Oeste da cidade. Os ônibus parados são das linhas 001 (Interbairros), 007 e 009 (Japiim-Hiléia), 601 (Japiim-São Francisco), 612 (Japiimlândia), 613 (Japiim-Atílio Andreazza), 614 (Japiim-Tefé), 623 (Petrópolis), além das linhas 407 e 409 (Jardim Primavera) e 427 (Conjunto Rio Maracanã).

Givancir explicou que os trabalhadores exigem o pagamento das horas extras trabalhadas nos últimos meses, além de salário família às cobradoras, e benefícios como plano de saúde e abono de insalubridade, por causa do risco da profissão.

O diretor da Vega, Marco Aurélio Feitosa, criticou a paralisação e a considerou um movimento político. Segundo ele, o pagamento de horas extras e a concessão de plano de saúde já vêm sendo feitos pela empresa desde o ano passado, quando assumiu o transporte coletivo em alguns bairros da Zona Sul.
 
Fonte: G1 Amazonas

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Edital de licitação do sistema de transporte público do Recife e região será publicado em maio

A Secretaria das Cidades promoveu hoje (03/04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às 15 horas, uma audiência pública com o objetivo de apresentar e prestar esclarecimentos ao público em geral sobre o lançamento do edital de licitação das linhas de ônibus, que integram o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). O encontro foi presidido pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, e o presidente do Consórcio Grande Recife, Nelson Menezes, com a participação de vários segmentos da sociedade, entre usuários do transporte público, técnicos do setor e representantes dos municípios consorciados (Recife e Olinda).

Foto: Clayton Leal
A meta é regulamentar a prestação do serviço por parte da iniciativa privada, dando condições e garantias na operação das 385 linhas e dos 3 mil ônibus que trafegam pela RMR. A licitação será a primeira do setor de transporte em âmbito metropolitano e a maior concorrência pública em volume de recursos já feita no Estado. A proposta do Governo prevê um contrato com as empresas e/ou consórcios vencedores no período de 15 anos, renováveis por mais cinco.

Empresas nacionais e internacionais poderão participar da licitação. Com o aumento na concorrência pelos lotes o Governo visa à contratação de empresas com melhores condições técnicas, com propostas financeiras mais atrativas. Com o sistema licitado, as empresas terão obrigações contratuais que caso não sejam cumpridas poderão ocasionar a perda da concessão para operar.

O Grande Recife Consórcio de Transporte analisará, em um prazo de 15 dias, as contribuições e propostas dos participantes. Após a publicação do Edital em Diário Oficial, o que deve acontecer no mês de maio, o processo deve durar cerca de quatro meses.

Critérios - No contrato estarão previstos quais os tipos de equipamentos (ônibus convencionais, articulados, com ar-condicionado e etc) e o serviço que será proposto pelo Consórcio, cabendo à empresa operadora cumprir na íntegra todos os requisitos estabelecidos no contrato.

A proposta do Grande Recife, prevista no edital, condiciona que qualquer uma das empresas ou consórcio de empresas não poderão operar com mais de 20% das linhas licitadas, prevalecendo o equilíbrio do sistema. O contrato, também prevê que até junho de 2014, todos os veículos que operam no Sistema Estrutural Integrado (SEI) (cerca 900 atualmente) terão ar-condicionado. O restante dos veículos irá contar com o sistema de refrigeração de acordo com a renovação da frota. A previsão é de que em sete anos todos os três mil ônibus estejam equipados, proporcionando mais conforto aos 2 milhões de usuários que utilizam o serviço diariamente.

O processo também estabelece que as empresas ou consórcios de empresas que vencerem a licitação não operem com mais de 20% do total de linhas existentes, e que a exploração dos serviços seja feita por um prazo determinado no edital. O descumprimento das obrigações contratuais acarretará em penalidades, advertência escrita, multa contratual, apreensão do veículo e até a perda da concessão.

Todas as empresas operadoras e/ou consórcios vencedores, serão avaliados semestralmente tendo que obter, de acordo com os critérios técnicos do edital, nota igual ou superior a 7,0.

Principais Funções dos Operadores
•Executar os serviços de transportes de acordo com o estabelecido nos contratos;

•Realizar, de acordo com o estabelecido pelo Consórcio, os serviços a serem prestados e seus custos, considerando a programação atual das linhas, o Regulamento do STPP/RMR e o que estabeleceu o Edital e seus Anexos; e contrato.

•Assumir inteira responsabilidade na formação dos preços e na Tarifa de Remuneração proposta na licitação.

Abrangência da Licitação

•Linhas intermunicipais da RMR (ônibus), exceto metrô;

•Linhas do município de Olinda (ônibus);

•Linhas de ônibus do município de Recife, exceto as linhas da CRT; e VPP

•Todas as linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI)Concepção do modelo

•Cada lote será operado por uma Empresa ou Consórcio de Empresas;

•Durante o Contrato de Concessão, a Empresa ou Consórcio deverá ajustar-se as melhorias na infra-estrutura, modificações no perfil de sua frota e implantação de novos sistemas de gestão, conforme estabelecido no Edital e seus Anexos.

Os lotes:

LOTE 01 - Corredor Av. Engº. D. Ferreira e BR-101 Cabo/ Ipojuca 381

LOTE 02 - Corredor Masc. de Moraes 300

LOTE 03 - Corredor José Rufino (Metrô) e Corredor Abdias de Carvalho 429

LOTE 04 - Corredor Belmino Correia 251

LOTE 05 - Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Av. Norte 337

LOTE 06 - Corredor Beberibe e Corredor Kennedy 378

LOTE 07 - Corredor BR-101/PE-15 (Norte/Sul) e Corredor PE-01 Olinda 510



Informações: GRCT


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Em São Paulo, Prefeitura prorroga autorização para táxis nos corredores de ônibus até setembro

A Prefeitura de São Paulo renovou, até 30 de setembro, a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital. A determinação só vale se os veículos estiverem transportando passageiros.

De acordo com a SMT (Secretaria Municipal de Transportes), a ação foi tomada porque o serviço de táxi contribui para a redução de congestionamentos.
Para ter acesso ao benefício, os veículos não podem ter película de escurecimento nos vidros para não dificultar a visualização do interior do carro durante fiscalização.

A autorização só não vale para o corredor Metropolitano Diadema - São Paulo (Morumbi), que é de responsabilidade da EMTU.
Circulação no fim de semana

A secretaria também informou que vai renovar até 30 de setembro a autorização para a circulação de veículos de passeio nos corredores nos fins de semana, feriados e diariamente durante as madrugadas.

Diariamente, a liberação ocorre das 23h às 4h. Já nos fins de semana, das 15h do sábado às 4h da segunda-feira e, nos feriados, da 0h às 4h do dia seguinte.
Os motoristas de veículos de passeio que transitam pela faixa exclusiva de ônibus, fora dos horários e dias permitidos, estão sujeitos à multa por infração grave, de R$ 127,69 e com cinco pontos na carteira de habilitação.

Fonte: R7.com

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Rodoviários aceitam reajuste de 10% e encerram greve no Rio

Depois de cinco dias de greve, os rodoviários das empresas de ônibus de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na região metropolitana do Rio, aceitaram proposta do sindicato patronal - das empresas de ônibus - e decidiram encerrar paralisação. As informações são do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj).

Ainda de acordo com o Setrerj, o sindicato dos rodoviários, em assembleia realizada na noite segunda-feira, aceitou a proposta de reajuste salarial em 10% e da cesta básica em 25%, com manutenção da gratuidade irrestrita para a categoria e do auxílio para compra de uniforme. Os rodoviários devem retomar suas atividades e o serviço deverá estar normalizado nas próximas horas.

Informações: Terra

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Projeto de Lei que proíbe som nos ônibus de Salvador é aprovado

terça-feira, 3 de abril de 2012

O Projeto de Lei (PL) que prevê a proibição do uso de aparelhos de som com autofalantes ou similares nos coletivos de Salvador foi aprovado em sessão da Câmara Municipal na segunda-feira (2). A aprovação foi unânime. Agora, o PL segue para o gabinete do prefeito João Henrique para ser sancionado.

Criado pela vereadora Andrea Mendonça (PV) o Projeto tem co-autoria do vereador Isnard Araújo (PR). Segundo Andrea Mendonça, ela resolveu propor o PL depois de receber apelos da população. "Muitas pessoas ligavam para mim reclamando do som alto nos ônibus. Tinha gente doente, que andava com criança, pessoas que falavam que voltam cansadas do trabalho e têm que ouvir o som dos outros, ou que vão trabalhar muito cedo também. Muita gente reclama também que quer estudar, ler ou dormir no coletivo e o som alto atrapalha", explica.

O Projeto de Lei foi proposto no final de 2011, mas só foi aprovado agora. Conforme consta no artigo 2º do PL, "as empresas de transporte público autorizadas a operar no município ficam responsáveis pela sinalização adequada no interior dos veículos com número de telefone para denúncias".
câmara municipal de salvador; dj do buzu; bahia (Foto: Arte)
Projeto de Lei partiu após reclamações do som de alto de ônibus.  (Foto: Arte)
O Projeto de Lei não proibe a utilização de equipamentos de som com fone de ouvido e nem a reprodução de música em baixo volume nos autofalantes dos veículos. Segundo a vereadora Andrea Mendonça, inicialmente, quem não obedecer a Lei não vai ser multado. "A fiscalização é por parte da população, caso não haja um acordo verbal pode-se acionar uma autoridade policial. Por enquanto, não há previsão de multa", explica.

DJ do BuzúApós se sentir incomodado com o aparelho de som do passageiro de um ônibus, o músico Alexandre Santana, 27 anos, resolveu criar uma música sobre o "DJ do Buzú", adjetivo atribuído pelos baianos a quem ouve som alto dentro do ônibus. "Um dia estava no ônibus e um pessoa estava ouvindo som alto do meu lado. Um amigo meu falou: esse cara é chato para caramba. Surgiu a ideia da música. Cheguei em casa e escrevi", relata.

Morador do bairro da Liberdade, Alexandre trabalho no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e, quando não está de carro, usa o ônibus para chegar ao local de serviço. De casa para o trabalho ele percorre 22 km. "Demoro mais ou menos uma hora para chegar lá de ônibus pela manhã. Se volto de ônibus também, chego a ficar até 1h40 dentro do coletivo, às vezes até mais tempo", afirma.

A música não ficou só no papel. Batizada de "DJ do Buzú", a canção foi gravada no ritimo de arrocha, tipicamente baiano e ganhou até um clipe oficial. A letra relata a situação de passageiros de ônibus incomodados com um DJ do Buzú.

O clipe foi gravado em um ônibus saindo da Estação da Lapa, uma das principais de Salvador. Segundo Alexandre, toda produção contou com a ajuda e participação de amigos. "Um amigo conseguiu o ônibus, outros fizeram figuração e ajudaram na edição. A minha intenção foi, como cidadão, conscientizar as outras pessoas. Fico feliz em saber da aprovação do projeto, ao mesmo tempo, fico triste por ver que é necessário a aprovação de lei para intervir no que pode partir apenas do bom senso das pessoas. É preciso respeitar o direito do outro", pontua.

Fonte: G1 Bahia


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Curitiba: Linha Verde Norte ganha mais 1 km de canaleta

Equipes da Prefeitura de Curitiba estão concluindo o canteiro central da Linha Verde Norte, onde ficará a canaleta para o transporte coletivo. Já foi construído mais de um quilômetro de pista de concreto, por onde vai circular futuramente o Ligeirão, que interligará Atuba ao Pinheirinho. ´
“Estas canaletas vão se unir as que formam a Linha Verde Sul, fazendo a ligação direta entre o Atuba e o município de Fazenda Rio Grande, transformando em um dos maiores eixos de transporte da cidade”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Ao todo, nesta primeira etapa da Linha Verde Norte, serão construídos 1.700 metros de canaletad, entre o Jardim Botânico e o viaduto da rua Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Neste trecho as equipes já concluíram mais de um quilômetro.

A canaleta central será concluída quando forem feitas as concretagens das duas trincheiras, das ruas Roberto Cichon e Agamenon, e a construção do novo viaduto sob a avenida Afonso Camargo, onde será construída uma estação de ônibus.

Alargamento - Além das canaletas, as equipes estão alargando as pistas da antiga BR-476, para construção das novas pistas. Também estão sendo alargadas as alças de acesso ao viaduto sob a BR-476, que dá acesso a BR-277, em direção às praias. As alças de acesso estão sendo ampliadas e pavimentadas, ganhando camada extra de asfalto para suportar o grande fluxo de veículos.
Quando concluir as obras, a antiga rodovia BR-476 vai ganhar mais oito pistas, totalizando 12 pistas para a circulação de veículos. Serão mais sete quilômetros de ruas  sinalizadas, pavimentadas e iluminadas que vão melhorar a mobilidade na região.
 
Laje – Em outra frente de trabalho, equipes trabalham na construção das lajes superiores das trincheiras das ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, na Linha Verde. Guindastes estão ajudando a colocar placas de concretos sobre as trincheiras, que formarão o novo binário ligando o Cristo Rei ao Tarumã.Também estão em construção as ruas marginais, que darão acesso aos bairros.
O trabalho está concentrado na rua Agamenon Magalhães, no lado do Cristo Rei, e também na Roberto Cichon, no lado do Tarumã. Somente depois de concluir a colocação das placas pré-moldadas serão feitas as concretagens das lajes superiores das duas trincheiras, permitindo depois a escavação para a abertura das ruas.
 
A Linha Verde Norte conta com obras de drenagem, canaletas exclusivas para os ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
 
O viaduto da Avenida Affonso Camargo será duplicado e ganhará um mini-terminal de ônibus, interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o Pinheirinho. Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação tubo, que será construída embaixo do viaduto, na avenida Affonso Camargo.

Conheça detalhes da Linha Verde Norte:Extensão do primeiro trecho da Linha Verde Norte: 2.350 metros
Valor desta etapa: R$ 51.902.093,30
Obras: drenagem, canaleta, pistas marginais e locais, calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento
População beneficiadas:  160 mil pessoas

Bairros beneficiados nesta etapa: - Jardim Botânico
- Jardim das Américas
- Cajuru
- Cristo Rei
- Capão da Imbuia
- Tarumã
Duas trincheiras:
- Duas no binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon, ligando os bairros Cristo Rei e Cajuru
Ampliação de um viaduto:
- Avenida Affonso Camargo
Estação:
- Jardim Botânico
Binários:
- Ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon (não vinculado a estação de embarque e desembarque)
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