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No Rio, BRS(Corredor exclusivo para ônibus) na Presidente Vargas entra em operação

terça-feira, 6 de março de 2012

No primeiro dia do BRS da Avenida Presidente Vargas, o corredor exclusivo para ônibus da principal via do Centro, os motoristas enfrentam trânsito congestionado na pista central, no sentido Candelária, até a altura do Terreirão do Samba, onde a agulha de acesso à pista do canto forma um gargalo. A partir desse trecho, a circulação de veículos na pista central começa a melhorar. Já a via lateral, permanece com tráfego bem complicado. A dificuldade dos ônibus de acessar o recuo em frente à parada na altura do prédio da prefeitura, na pista central, também prejudica a circulação de coletivos dentro do BRS. Muitos coletivos ficam parados em cima do Viaduto dos Pracinhas, enfileirados na faixa do lado direito, esperando para entrar no recuo. Com isso, param o trânsito. Motoristas desavisados também estão prejudicando a movimentação. Alguns chegam a parar em cima do viaduto para aguardar uma oportunidade de sair do BRS.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, a grande movimentação já era esperada para esta terça-feira.
— O motorista (de ônibus) ainda está se acostumando com os pontos de parada. Também com o trânsito bom, a essa hora da manhã, os ônibus chegam mais rápido ao Centro — explica o secretário, que vai circular pela Presidente Vargas durante o dia para monitorar o novo corredor.

Sansão acredita que não há muitas diferenças entre este e os BRS já implantados em outras ruas da cidade, como na Nossa Senhora de Copacabana e na Ataulfo de Paiva, na Zona Sul. Em vez de transversais - quando o motorista de carro de passeio pode entrar no BRS para entrar em uma rua -, a Avenida Presidente Vargas tem agulhas para mudança de pistas. A partir de semana que vem, os motoristas passam a ser multados se trafegarem no BRS.

O BRS da principal via do Centro funciona apenas na pista central. Posteriormente os corredores serão implantados nas pistas laterais, mas ainda não há previsão para que isso aconteça. O BRS da Presidente Vargas funciona apenas nos dias de semana. Devido à movimentação na Saara aos sábados, a prefeitura decidiu liberar o tráfego nesses dias. O corredor também não fica ativo aos feriados.

Para a implantação do novo BRS, houve redução de 15% na frota de ônibus, segundo a Secretaria municipal de Transportes. Circularão 187 linhas de ônibus ao longo dos 3,5 km do corredor. Os 17 pontos de cada lado da via serão divididos entre BRS1, BRS2, BRS3, BRS4 e BRS5, além de um exclusivo para ônibus intermunicipais. Ao todo, 25 linhas terão os trajetos modificados.

O secretário afirmou que a pasta ainda tem planos de implantar outros BRS na cidade, mas ainda não há previsão para a divulgação de mais informações.



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No Recife, Novos ônibus são adquiridos pela Expresso Vera Cruz

E vêm novidades por aí, além da futura inauguração dos novos terminais de ônibus nos próximos dias, a Expresso Vera Cruz já adquiriu cerca de 50 novos ônibus que entrarão em circulação já nesses terminais, são ônibus adaptados para deficientes e todos com bancos acolchoados para dar mais confortos a seus usuários.



Os novos ônibus Marcopolo estão passando por reparos finais e tão logo sejam inaugurados os terminais entrarão em operação. As lideranças comunitárias que se fizeram presente nesta segunda-feira parabenizaram essa grande renovação da Vera Cruz, na qual também puderam colocar os problemas e avanços da empresa na prestação de serviço as comunidades.


Dentro desta grande renovação, está a aquisição de 22 novos ônibus articulados que farão parte das futuras linhas troncais do sistema integrado de transporte.
E o Blog Meu Transporte tem o prazer de mostrar aos usuários da Expresso Vera Cruz e seus leitores algumas fotos desta visita na página do Facebook.com/meutransporte



Clayton Leal / Blog Meu Transporte

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Monotrilho de São Paulo deverá atender a uma demanda diária de 550 mil passageiros por dia

O Metrô de São Paulo, em conjunto com a canadense Bombardier, apresentou nesta sexta-feira (02/03) um software do tipo CAD que permite visualizar, em três dimensões, o trem do monotrilho. A ferramenta de engenharia está sendo utilizada para projetar o veículo que irá circular no Expresso Tiradentes – linha que ligará os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo.

Com o programa é possível visualizar o monotrilho tanto externa quanto internamente, verificando todos os detalhes do projeto e detectando possíveis problemas que só seriam descobertos com o veículo já em operação. De acordo com a fabricante, o software já auxiliou a detectar em torno de 500 problemas de interferência de fios, cabos, condutores e outros.

O programa 3D também auxilia na questão ergonômica, já que é possível projetar os passageiros no interior do veículo, adaptando a altura dos bancos e pegadores à estatura média do brasileiro. O software está sendo utilizado em Kingston, no Canadá, onde a Bombardier possui uma unidade fabril.

Cronograma

A primeira etapa do monotrilho do Expresso Tiradentes, já em construção, irá ligar os bairros de Vila Prudente e Oratório em uma linha de 2,9 km, e deve entrar em operação no final de 2013. Em 2014 fica pronta a segunda fase, de Oratório a São Matheus, com mais 10,1 km. Por fim, em 2016, a linha estará completa até Cidade Tiradentes, com extensão total de 24,5 km.

O primeiro trem – de um total de 54 – está sendo fabricado em Kingston, no Canadá. Os demais serão fabricados na unidade da Bombardier em Hortolândia, no interior de São Paulo, a partir de abril. De acordo com Paulo Meca, gerente responsável pela obra, esse trem irá servir como base de testes para os demais, não sendo, portanto, o primeiro a entrar em operação.
A operação do trecho entre Vila Prudente e Oratório será feita pelo Metrô, mas outros operadores poderão entrar na linha. “O governo nunca descartou a possibilidade de uma parceria público-privada para operação e manutenção dos demais trechos, no futuro”, afirmou Meca.


Com velocidade média comercial de 35 km/h, 90 segundos de intervalo entre trens e capacidade para transportar 1.000 passageiros por trem, sendo 120 passageiros sentados, o monotrilho deverá atender a uma demanda diária de 550 mil passageiros por dia.

Fonte: Revista Ferroviária e Diário da CPTM

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Justiça mantém integração gratuita com ônibus da EMTU em Diadema

segunda-feira, 5 de março de 2012

Os usuários vão continuar pagando apenas uma passagem quando utilizarem um ônibus do transporte coletivo e um da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), em Diadema (Grande São Paulo). A integração gratuita existe desde 2001, mas desde janeiro deste ano a EMTU pede que seja cobrado R$ 1 dos passageiros que vieram das linhas municipais.

Diante da possibilidade de cobrança, no último dia 23 de fevereiro a Justiça concedeu uma liminar (decisão provisória) impedindo que o contrato seja recindido e que o usuário pague um valor adicional para fazer a integração. A decisão vale até o dia 10 de abril. Até lá, a Prefeitura de Diadema diz que espera firmar um acordo com a EMTU.
Caso a empresa descumpra a liminar, a multa diária é de R$ 248 mil.

A gratuidade da integração funciona atualmente nos terminais Diadema e Piraporinha. Em 10 de janeiro, porém, a EMTU decidiu finalizar o contrato e no prazo de 90 dias começaria a cobrança.
De acordo com a prefeitura, a empresa afirma que o fim da gratuidade se deve ao preço da manutenção das linhas do sistema.

O Ministério Público entrou com uma ação civil pública e conseguiu na Justiça manter provisoriamente a integração gratuita.
Segundo a Prefeitura de Diadema, cobrar um valor a mais para a integração entre ônibus municipais e linhas da EMTU pode penalizar cerca de 40 mil usuários por dia.

Em nota, a EMTU informou que aguarda ser citada oficialmente no processo para poder se manifestar sobre a decisão da Justiça de manter a gratuidade entre as linhas municipais e intermunicipais nos terminais Diadema e Piraporinha.

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Em Fortaleza, Alunos começam a receber as primeiras carteiras estudantis

Cerca de 20 mil carteiras estudantis de alunos da rede pública e privada de Fortaleza serão entregues a partir desta segunda-feira (5). Esse número corresponde apenas à primeira remessa das carteiras de estudante 2012. No total, serão entregues, em torno de 580 mil documentos.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já foram registrados pela internet cerca de 240 mil pedidos de novas carteiras de estudante. 
As entidades estudantis iniciarão a entrega nas escolas e universidades particulares, não havendo necessidade do comparecimento do aluno ou do responsável na sede da Etufor.
O documento, que garante a meia passagem ilimitada no transporte público da cidade, será desbloqueado automaticamente. No caso dos alunos veteranos, estará programado para valer no dia primeiro de maio. Já os novatos, que não possuíam carteira antiga, poderão utilizá-la de imediato, assim que receber.

Para realizar o requerimento online, os interessados devem
acessar o site das entidades estudantis e preencher os dados corretamente.

Entidades particularidades
Especificamente no caso dos estudantes de escolas e universidades particulares, será emitido também o boleto com as taxas de R$ 13,00 e R$ 15,00, respectivamente, para ser pago nas agências lotéricas. A carteira só será entregue mediante confirmação da matrícula, que deve ser efetuada pela instituição de ensino, e pagamento do boleto.



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A Explosão dos Ônibus Articulados no Recife e Região Metropolitana


Sistema SEI terá mais de 300 ônibus articulados
Hoje a Região Metropolitana do Recife conta com uma frota de quase 2.900 ônibus para atender a mais de 02 milhões de passageiros todos os dias nas mais de 300 linhas espalhadas pela cidade.
E o lado positivo do sistema de transporte da cidade hoje, é que existe já um grande número de ônibus articulados em circulação e com as futuras inaugurações dos novos terminais integrados de ônibus, será possível aumentar ainda mais este número.
Segundo o sindicato das empresa de ônibus de Pernambuco(URBANA-PE) existe 222 ônibus articulados em circulação na cidade.
Estes ônibus são bem comuns no sistema de transporte de Curitiba, que se expandiu ao longo dos anos 80 em outras cidades brasileiras e também no mundo. A capital paranaense também saiu na frente e já colocou em 2011 o maior ônibus do mundo, o chamado biarticulado, com capacidade de transportar 250 passageiros por viagem.
Aqui no Recife, estes ônibus chegaram em 1990 com a empresa Borborema com o apelido de Gonzagão devido a sua amarração ser igual a uma Sanfona.
E com a inauguração dos terminais de Cajueiro Seco, Aeroporto e Tancredo Neves, serão mais de 300 ônibus articulados no sistema SEI, que visará mais conforto e agilidade no transporte das cidades atendidas, visto que os ônibus articulados podem transportar mais de 150 passageiros por viagem, melhorando consequentemente o sistema.
Somente a Expresso Vera Cruz adquiriu 22 novos articulados, sendo que 15 já estão a caminho do Recife sem falar nas outras operadoras que também terão que comprar seus novos articulados para se integrarem aos novos terminais da linha sul do metrô.
Blog Meu Transporte



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